5 ferramentas de finanças pessoais para te ajudar a se organizar

4 minutos para ler

Organizar sua vida financeira exige alguma dose de disciplina e o desenvolvimento de uma estratégia que se encaixe com seus objetivos e necessidades. Graças ao avanço da tecnologia, já é bem mais fácil mapear sua situação atual e se planejar para o futuro. Basta selecionar as ferramentas de finanças pessoais mais adequadas.

Neste artigo, apresentaremos 5 das principais opções para auxiliar no controle do seu dinheiro. Para isso, listamos soluções bastante acessíveis e fáceis de utilizar. Você poderá compará-las e verificar as que se adaptam melhor ao seu dia a dia. Confira!

1. Finance

O Finance é uma alternativa mais básica, ideal para quem ainda está começando a controlar seus gastos. Sua interface é simples, mas repleta de funções interessantes, mostrando que não é necessário ter um sistema complexo para encontrar o equilíbrio financeiro.

Além do controle de receitas e despesas, permite classificar as transações em categorias. Todo fim de mês, o app apresenta um gráfico com suas receitas e despesas, facilitando a visualização. Está disponível para Android e iOS, em versões gratuita e paga.

2. Guia bolso

O Guia Bolso está entre os apps de gestão financeira mais conhecidos e também é um dos mais completos. Entre as funcionalidades de maior destaque, podemos citar a possibilidade de integração com suas contas bancárias. Assim, ele é capaz de identificar e categorizar automaticamente os itens do seu extrato.

Os gráficos do sistema são bem fáceis de entender e o app ainda dá dicas personalizadas sobre como cuidar do seu dinheiro, quitar dívidas e se planejar para atingir algum objetivo. É gratuito e está disponível para Android e iOS.

3. Sr. Dinheiro

O Sr. Dinheiro também figura entre os apps de planejamento financeiro mais utilizados no Brasil. O sistema permite registrar suas receitas e gastos mensais, além de gerar relatórios periódicos para facilitar a análise do dinheiro que entra e sai da sua conta.

Uma de suas principais características é a versatilidade. Além das versões para Android e Windows Phone, você pode acessá-lo diretamente pelo navegador, por meio da extensão para Google Chrome. O app é gratuito, mas o usuário pode fazer uma assinatura para utilizar recursos adicionais.

4. Minhas Economias

Esta é mais uma ferramenta de finanças pessoais gratuita para Android e iOS. O principal diferencial dela é a função que prevê seu saldo futuro, útil para quem quer passar longe do cheque especial. Se você tem dificuldade para lembrar as datas de pagamento das contas, o app disponibiliza lembretes sobre as transações dos próximos dias.

5. Calculadora do Cidadão

Este sistema foi desenvolvido pelo Banco Central e a ideia é ajudar usuários a entender os custos dos principais produtos e serviços financeiros. Para isso, simula, por exemplo, o custo efetivo total de empréstimos e financiamentos. Além disso, permite verificar as consequências de utilizar o crédito rotativo do seu cartão.

É bom lembrar que a simulação feita pelo aplicativo não considera outros custos que podem ser incluídos pelas instituições financeiras, como seguros e encargos operacionais. Mesmo assim, a ferramenta para Android e iOS ajuda bastante.

Além de usar a tecnologia e aplicar as melhores práticas para gerenciar as finanças pessoais, também vale a pena procurar alternativas que permitam renegociar suas pendências. Você sabia que hoje já é possível fazer isso 100% online, sem sair de casa?

Ficou curioso? Depois de escolher as melhores ferramentas de finanças pessoais para seu perfil, aproveite para entrar em contato conosco. Você descobrirá como se livrar definitivamente das dívidas sem dor de cabeça, optando pela forma de pagamento que caberá no seu bolso.

Posts relacionados

Deixe uma resposta