Como funciona análise de crédito pessoal.

Como é feita a análise de crédito em um empréstimo pessoal?

Acordo Certo

março 27, 2020

4

minutos para ler

Você sabe como é feita a análise de crédito em um empréstimo pessoal? Esta é uma verificação relacionada à solicitação de empréstimos, financiamentos e demais produtos financeiros de bancos, financeiras, plataformas, entre outras instituições.

Mas, o que seria uma análise de crédito? Quais dados sobre você será necessário informar e como eles afetam a análise? Para solucionar estas e mais dúvidas, explicamos aqui as principais informações sobre o assunto. Continue lendo este artigo para aprender mais sobre o tema e garantir que você esteja preparado ao buscar por um empréstimo.

O que é uma análise de crédito?

Ao solicitar crédito, as instituições financeiras analisam a sua capacidade de pagar pelo serviço contratado e o risco de inadimplência.

Em suma, o empréstimo ou financiamento só será cedido ou negado após essa análise, evitando prejuízos e riscos à empresa. Nesse momento, informações pessoais serão analisadas, bem como o perfil de crédito do usuário e sua capacidade financeira.

Por que é preciso solicitar crédito?

Existem muitas razões para as pessoas solicitarem crédito. Algumas delas são:

Quitar dívidas

A busca de empréstimos para quitar dívidas é uma dessas situações, já que costumam apresentar boas condições em termos de taxas e prazos, além de ser possível negociar para garantir o melhor acordo possível para cada caso. Um exemplo é optar por um empréstimo em vez do parcelamento do cartão de crédito ou para fazer uma renegociação de dívida.

Financiar um bem

Outra razão que faz com que as pessoas passem por análises de crédito é a busca por financiamento de um bem, como uma casa própria ou um carro.

Investimento

Também existem aqueles que buscam crédito pessoal na hora de investir em um negócio, por exemplo. Caso a aplicação seja feita respeitando-se o perfil do investidor e seja lucrativa, ela mesma pode pagar, brevemente, pelo empréstimo.

O que é analisado para conceder um empréstimo?

Sabendo o que é e quais são as principais razões que levam alguém a solicitar crédito, é chegada a hora de saber a lista que geralmente é seguida pelas instituições ao analisar o perfil de algum solicitante. Ela inclui a análise de:

  • documentos
  • dados cadastrais;
  • comprometimento da renda;
  • restrições no nome;
  • perfil de crédito

Sendo essa a lista completa de informações solicitadas para análise, é possível dividi-la em dois grandes grupos.

Informações pessoais

As informações pessoas dizem respeito aos dados cadastrais do candidato ao crédito, ou seja, aqueles que ele mesmo preenche ao entrar em contato com a instituição. Em seguida, a documentação é usada para comprovar a veracidade dos dados e prosseguir para a análise financeira do processo.

Perfil financeiro

Comprovando-se a veracidade dos dados do requerente, seu perfil de crédito é analisado, ou seja, o histórico do uso de crédito é resgatado e analisado, bem como quaisquer restrições ou dívidas ativas. O score também é usado para isso.

A seguir, caso o histórico e perfil do solicitante seja aprovado, é pedida uma comprovação de renda que indique que será possível pagar as parcelas da dívida que será adquirida.

Se aprovado em definitivo, o crédito será liberado e deverá ser pago de acordo com prazos, juros, demais taxas e parcelas definidas entre candidato e instituição financeira.

Em suma, a análise de crédito é uma atitude tomada por instituições financeiras para avaliar o perfil financeiro dos solicitantes.

Compartilhe
este artigo

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Receba os posts mais recentes em seu e-mail

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi concluído com sucesso!