Conheça 5 apps de controle financeiro para ajudar na organização

6 minutos para ler

Uma das formas de equilibrar as suas finanças é planejar os seus gastos e usar o dinheiro apenas com aquilo o que é realmente necessário. Por isso, é importante que você tenha um registro de todos esses gastos e também daqueles que ainda devem ser realizados. Para que essa estratégia funcione da forma correta uma boa alternativa é usar aplicativos que ajudam no controle financeiro!

Você sabia que existem diversas opções gratuitas para ajudá-lo a realizar esse controle de forma eficiente e ainda gerar relatórios, fazer análises, entre outras funções? O nosso objetivo com este artigo é mostrar 5 exemplos de apps de controle financeiro que você pode utilizar para facilitar a sua vida. Acompanhe!

1. Guia bolso

Guia bolso é um aplicativo gratuito que pode ser instalados em smartphones com sistemas operacionais iOS ou Android.

A ideia do aplicativo é simples, auxiliar os seus usuários a fazer um planejamento financeiro completo e com o menor nível de complicação possível. Nessa perspectiva, o Guia bolso faz um trabalho excelente e descomplicado.

O sistema se conecta em sua conta-corrente e realiza alguns lançamentos automáticos, gerenciando suas despesas e receitas.

Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis em compartilhar informações bancárias com o aplicativo, mas a empresa desenvolvedora garante que o App é seguro, assim como os grandes bancos que permitem essa integração, portanto, você pode ficar despreocupado com relação a isso.

2. Money Lover

O Money Lover também é um app de controle financeiro excelente, muito intuitivo e fácil de utilizar. Apesar de não traduzir totalmente para o português, os seus controles são muito simples de entender, mesmo em outro idioma.

Com ele você pode adicionar despesas e ganhos e separá-los em categorias que você mesmo pode criar de acordo com suas necessidades. Dessa forma é bem mais simples organizar o dinheiro que entra e saí.

Também é possível estabelecer um orçamento separado por categoria, que poderá ser confrontado à medida que os gastos e receitas forem efetivados. Além disso, ele também cria gráficos comparativos com períodos anteriores.

3. Minhas economias

O aplicativo Minhas Economias é excelente para quem tem várias fontes de renda, isso porque com ele é possível cadastrar diversas formas de recebimentos, bem como os pagamentos. Você pode, por exemplo, controlar as despesas do cartão de crédito separadamente, programar pagamentos e recebimentos, entre outros.

Esse app também permite a divisão de gastos em categorias e ainda, possui uma funcionalidade que pode ser um grande diferencial em relação aos outros apps de controle financeiro, a integração com o Excel.

Portanto, apesar de não possuir integração com grandes bancos, esse aplicativo é capaz de gerar gráficos e planilhas muito simples e intuitivos, além de ter funções de gerenciamento de receitas e despesas que são muito eficientes, permitindo, inclusive, acompanhar a evolução desses números em seu dia a dia. Dessa forma, é possível identificar possíveis ralos de dinheiro.

4. Money Care

O Money Care, diferentemente dos outros apps de controle financeiro, tem uma limitação que é a integração com a interface dos sistemas iOS, presentes apenas nos equipamentos da marca Apple.

Excluindo-se essa limitação, estamos diante de um dos sistemas de controle financeiro mais simples que existe. Com ele é possível ter muito controle sobre as suas contas, principalmente quando o assunto é relatórios de faturas pagas ou a pagar.

Com uma interface simples e amigável o app permite que o seu usuário saiba rapidamente tudo o que ainda encontra-se em aberto. Ele possui duas versões, uma completa, que também é paga e uma gratuita com as principais funções básicas.

5. Organizze

Entre todos os apps de controle financeiro, o Organizze é o que tem o layout mais intuitivo e fácil de ser utilizado. Assim como outros que mencionamos, nele também é possível adicionar entradas e saídas de dinheiro, bem como controlar a aplicação de recursos em cada tipo de despesa.

Ele possui duas versões, uma gratuita com funções básicas limitadas e outra que oferece aplicações mais completas e que custa R$ 8,00 por mês.

6. Microsoft Office Excel

Não há como falar dos aplicativos de controle financeiro sem destacar a boa e velha planilha de Excel. Acredite, poucos aplicativos que mencionamos neste artigo têm tantas funcionalidades quanto esse programa presente em quase todos os dispositivos fixos ou móveis brasileiros.

Com ele é possível criar planilhas da forma que você bem entender, além disso, o Excel também possui a incrível possibilidade de vincular abas e pastas de trabalho distintas. Você pode, por exemplo, ter uma planilha para cadastro de despesas e outra para receitas, podendo integrar as duas, alimentando dados em uma e alterando a outra.

O Excel também emite relatórios em formas de gráficos de diversos formatos, permitindo análises aprofundadas e completas. Apesar de estar presente na maioria dos aparelhos, esse sistema também oferece algumas limitações.

A primeira e maior delas, sem dúvidas, é o grau de complexidade desse programa. Existem pessoas que o estudam durante anos e, ainda assim, não dominam completamente o software.

Outra questão é o valor, que costuma ser bem salgado, uma vez que, para ter acesso a ele é necessário comprar todo o pacote Office, incluindo Word, Outlook, PowerPoint, programas que não são utilizados na gestão financeira.

Outro detalhe importante a ser mencionado é que, quando o app é utilizado em aparelhos móveis, suas funções podem ser bastante limitadas, dependendo da quantidade de informações que é inserida na planilha, bem como, da memória do seu aparelho.

No entanto, utilizando o aparelho correto e, conhecendo as funcionalidades, o Microsoft Office Excel pode ser uma excelente opção para ajudar no seu controle financeiro e você pode até se divertir descobrindo novas maneiras de organizar as planilhas!

Agora que você conhece os principais apps de controle financeiro, basta selecionar aquele que mais se adapta ao seu perfil, fazer a instalação, aprender a operar e começar a realizar o controle de suas finanças de forma organizada e, principalmente, eficiente.

Gostou do artigo de hoje? Então, compartilhe em suas redes sociais. Assim, mais pessoas terão acesso a essas informações e também poderão começar a usufruir de todos os benefícios desses aplicativos.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-