Como fazer compras online com segurança

Acordo Certo

outubro 12, 2020

5

minutos para ler

Ao passar por um longo período de pandemia, comprar pela internet se tornou uma necessidade para muita gente. Para outras pessoas, já era um hábito que só se potencializou. Para você ter uma ideia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o volume de compras online aumentou 61% de março a maio de 2020, meses em que o isolamento social foi mais rigoroso no Brasil. Continue a leitura para saber mais!

Em mesmo ritmo, crescem os relatos de crimes online, como acontece com quem teve o cartão de crédito clonado, por exemplo. E pensando em te ajudar a fazer compras online com segurança, conversamos com Waldo Gomes, especialista em segurança digital e diretor de marketing e relacionamento da NetSafe Corp. Confira a seguir algumas dicas para fazer compras online com segurança!

Dê preferência a lojas conhecidas

Ao comprar pela internet, uma boa prática é dar preferência às plataformas de comércio eletrônico/ e-commerce reconhecidas e bem avaliadas por seus clientes. 

O especialista Waldo Gomes também orienta a sempre acessar o portal das lojas diretamente pelo navegador ou aplicativo disponibilizado pelo estabelecimento. É importante evitar o acesso por meio de publicações no Facebook, por exemplo, principalmente quando não são divulgadas pela página oficial da loja.

Aprenda a verificar se um e-commerce é de confiança

Para garantir que uma loja virtual é de confiança, é preciso se atentar a alguns detalhes, como verificar se a loja possui um certificado de validação, o que indica que determinado e-commerce se preocupa com os seus clientes.

Gomes sugere também verificar se o site possui navegação segura, ou seja, se a URL se inicia com “https”. É preciso checar se o e-commerce faz a confirmação dos pagamentos por outros canais, como e-mail ou SMS, o que torna as suas compras online, de fato, seguras.

“Quanto maiores os cuidados de identificação de cada usuário, maior a demonstração da preocupação com as informações inseridas pela loja”, diz o especialista.

Evite acessar links enviados por mensagem

Quando falamos em golpes através de compras online, a maioria dos casos é recorrente de acessos que não foram feitos pelos canais oficiais das lojas, mas sim por links enviados por e-mail, ou mesmo pelo WhatsApp.

Por isso, nunca clique em propagandas enviadas por números desconhecidos. Muitas vezes, os golpistas usam o nome de lojas famosas como armadilhas, em ações de roubo de dados e até mesmo de dinheiro. Acima de tudo, é necessário proteger os seus dados na internet.

Desconfie de preços muito abaixo do mercado

Se você vir uma promoção com produtos com um valor muito abaixo da média do mercado, desconfie. Ao visualizar um anúncio desse tipo no Facebook ou no Instagram, por exemplo, verifique antes o site da loja para saber se o desconto realmente existe.

Gomes ainda recomenda consultar os órgãos de defesa ao consumidor. “Vale a pena também checar a avaliação da loja em sites de reclamação como o Reclame Aqui ou mesmo o Procon para evitar surpresas desagradáveis”.

Usar um cartão de crédito virtual é uma boa opção

A maioria das operadoras de cartão de crédito já disponibiliza uma versão virtual para utilização em compras online, que pode ser acessada pelos aplicativos de internet banking. Eles são recomendados principalmente para fazer compras online. Isso acontece porque os cartões de crédito virtuais têm uma numeração diferente do seu cartão físico, e você pode excluí-lo e criar um novo sempre que quiser. 

Para ter mais segurança em cada compra online realizada, é possível gerar um novo cartão que é excluído logo em seguida. Caso aconteça a clonagem do cartão, os golpistas não conseguirão utilizá-lo porque ele foi cancelado após a sua compra. Procure o seu banco ou instituição financeira e peça mais informações sobre a utilização do cartão de crédito virtual.

Evite fazer compras online por meio de dispositivos compartilhados

Outra dica interessante é evitar fazer compras por meio de dispositivos compartilhados, como pelo computador do seu trabalho ou quando estiver em uma lan house, por exemplo. O risco de você esquecer as suas informações salvas nestes dispositivos é muito grande, por isso, sempre utilize o seu computador, celular ou tablet para fazer as suas compras online.

Sempre leia as condições e termos de pagamento

Pode até parecer cansativo e chato, porém é importante ler os contratos com condições e termos de pagamento, que são disponibilizados antes de finalizar a compra. Vale a pena perder alguns minutinhos com a leitura para evitar futuras dores de cabeça.

Lembre-se: se você concordar em dar acesso aos seus dados para que sejam enviados para terceiros, por exemplo, não há o que fazer para recuperá-los. O que acontece é que, ao selecionar “Eu li e concordo com os termos”, você, de fato, concorda com tudo o que está escrito na lista — por isso que é tão importante ler esses termos com muita atenção antes de concordar.

Fazer compras online é um recurso muito prático e até mesmo recomendado em tempos de distanciamento social. Porém, é necessário ter cuidado para sempre se manter um passo à frente dos criminosos. Siga as nossas dicas e compre online com mais segurança!

A nossa dica final, não menos importante, é ter um bom antivírus no smartphone para que os seus dados não corram o risco de serem roubados. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre os melhores antivírus para celular.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também entendam a importância de fazer compras online com segurança. 😉

Compartilhe
este artigo

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Receba os posts mais recentes em seu e-mail

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi concluído com sucesso!