5 passos essenciais de como limpar seu nome

7 minutos para ler

É muito comum se sentir frustado quando se está com o nome sujo, sem contar os possíveis momentos de limitações por falta de crédito na praça. Identificou-se com algum ponto descrito? Pois é, se você também deseja se livrar dos débitos em atraso e quer saber como limpar nome, este post é para você!

Preparamos uma série de dicas úteis e superpráticas para você limpar o seu nome e conseguir organizar sua vida financeira. Fique tranquilo pois existem passos para sair da inadimplência de forma leve e tranquila.

Você quer saber quais são eles? Continue esta leitura e fique por dentro de como realizar o seu sonho de ter o nome limpo!

1. Consulte os débitos

Você sabia que, no Brasil, há mais de 62 milhões de pessoas na situação de inadimplência? Na maioria desses casos, não é apenas uma dívida a responsável por sujar o nome da pessoa: os casos podem chegar a até 20 débitos. Segundo a pesquisa do Data Popular, o brasileiro, em média, deve o triplo da sua renda.

É claro que é extremamente comum que a pessoa inadimplente “se enrole” e tenha dificuldades em regularizar a situação. Se você se identifica com o caso e possui contas em atraso, o primeiro passo é reconhecer os valores de tudo e saber exatamente de quem você deve. Além disso, você sabe qual é o valor total das dívidas?

Antigamente, organizar as próprias dívidas era uma tarefa extremamente complicada. Agora, a situação é outra: você não precisa mais se desgastar para consultar as suas pendências e pode fazer isso sentado no sofá. Existem parceiros online que auxiliam na jornada, como nós da Acordo Certo.

2. Faça um planejamento financeiro familiar

Depois de identificar todos os débitos em atraso, o próximo passo é se organizar para pagar tudo e sair dessa situação de aperto. Não se desespere: limpar o seu nome pode parecer uma tarefa bastante árdua, mas fique tranquilo que ela é um sonho possível!

Aqui vai uma dica incrível, relacionada ao planejamento financeiro: reúna-se com os seus familiares e tenha uma conversa franca — as crianças podem (e devem) participar dessa reunião. O que é realmente importante para os membros da casa? Há algo que pode ser deixado para depois? Descarte os luxos e só mantenha os gastos necessários.

Percebeu como é importante manter uma organização nas finanças? Pois é! E para garantir que tudo fique dentro do combinado e que os débitos e créditos se mantenham organizados, vale a pena contar um material de apoio e de anotações: pode ser uma caderneta, uma planilha e até um app de contas. Adote o que melhor se encaixar no seu gosto.

3. Renegocie e quite

Logo após organizar os seus débitos e reordenar os créditos e as contas fixas, o próximo estágio da missão “como limpar nome” é começar a quitar suas contas. Para garantir um bom acordo, será necessário renegociar as tais dívidas em atraso.

Fique sabendo que não é necessário discar o telefone da empresa e pedir para falar com o setor de contas a receber. Um método mais fácil e prático é contar com o nosso auxilio, na Acordo Certo você confere as mais diversas formas de quitar as suas dívidas e pode escolher a que for mais confortável para a sua vida financeira.

Caso seja possível, prefira as opções de quitação à vista. Pagar de uma vez é sinônimo de abertura para descontos maiores. Caso não seja possível, não se preocupe! Nesse cenário, o importante é ter certeza de que você vai conseguir cumprir o combinado e fazer o pagamento da forma que foi acordada.

Busque pelo melhor acordo em todos os sentidos

Para encontrar o melhor acordo é preciso negociar e estudar as possibilidades. Mas isso não precisa mais envolver negociações que demoram uma eternidade para serem concluídas. Hoje em dia é possível fechar o acordo direto do sofá da sua casa, com segurança e sem burocracias.

Lembre-se de que, ao contar com uma empresa séria, a negociação online é feita de modo criptografado e, por isso, os seus dados estão muito seguros e protegidos contra a ação de hackers e quaisquer outros poréns.

Além do conforto e da segurança presentes em todas as fases do processo, os benefícios financeiros também marcam presença: isso ocorre porque empresas de negociação contemplam as ótimas condições, que são conversadas diretamente com a empresa que detém o direito de receber.

Por isso, ao pensar em quitar as dívidas, não coloque em questão apenas os valores, mas também o serviço que pode ser oferecido a você na hora de negociar. Não abra mão de nenhuma vantagem!

4. Estude novos hábitos de consumo

É comum ligar a ideia de qualidade de vida ao gasto expansivo de dinheiro. Mas nem tudo é bem assim: é possível sim manter a vida boa sem gastar horrores. Se você olhar direitinho com o que está gastando, vai perceber que há coisas que não são tão necessárias assim.

Dessa forma, você consegue cortar despesas e juntar dinheiro com mais facilidade para quitar suas dívidas e planejar uma vida ainda melhor a partir daí.

Numa mensalidade de academia, por exemplo, você pode economizar fazendo exercícios de outras formas: uma caminhada no bairro, uma atividade física ou prática de esporte — acompanhado da família ou dos amigos, que tal?

Essa mentalidade pode se estender também para o quesito refeições: quantas vezes você come fora de casa? Uma atitude simples como levar marmita para o trabalho pode fazer bastante diferença no seu bolso. Faça uma varredura sobre os seus hábitos de consumo e desenvolva formas financeiramente saudáveis.

5. Cuide do seu orçamento

Por fim e não menos importante, para garantir que o seu nome continue tão limpo quanto você sempre sonhou, vale a pena tomar alguns cuidados:

  • corte pequenos gastos: sabe aquela garrafinha de água que você sempre compra quando está fora de casa? Ela é um bom exemplo desses gastos que fazem muita diferença no final do mês;
  • crie um orçamento: estipule um valor máximo de gastos e mantenha tudo dentro dele. Vale a pena acompanhar os débitos por meio de apps de controle de contas ou até mesmo usando uma planilha;
  • envolva a sua família no processo: converse e sonhe com todos eles. Incentive as crianças a poupar e promova a consciência de que quando todos se unem em prol de uma meta, ela cria força para se tornar realidade.

Agora que você leu os passos essenciais de como limpar nome, é só arregaçar as mangas e iniciar o processo para pagar as contas! A gente sempre pensa que conquistar o nome limpo é algo praticamente impossível, mas, depois de ler este post, você deve ter percebido como a realização é mais fácil do que parece.

Seus amigos também precisam abrir os olhos para a facilidade de limpar o nome, não acha? Vamos lá! Compartilhe os passos de hoje com todos eles pelas redes sociais, pois, com certeza, isso vai gerar muitas curtidas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta