Como mandar bem na chamada de vídeo

Como mandar bem na chamada de vídeo

Acordo Certo

novembro 19, 2020

6

minutos para ler

Com a pandemia, muita gente que jamais tinha feito uma reunião ou entrevista pelo computador ou celular teve que aprender rapidinho. A mudança na rotina profissional das pessoas que passaram a trabalhar em casa tornou fundamental o uso dos canais digitais para reuniões, aulas e uma série de eventos que antes eram presenciais. 

A tendência é que a chamada de vídeo, tal como outros hábitos na internet continuem se expandindo, uma vez que otimizam o tempo e trazem grande economia para todo mundo: de transporte, de produtividade, de despesas com alimentação, entre outras coisas. 

Se você tem dúvidas de como se apresentar e se comunicar bem na chamada de vídeo, ocasiões como reuniões corporativas e entrevistas de emprego, este artigo foi feito para você. Confira a seguir algumas dicas de linguagem, equipamentos e ambiente para você mandar bem nas chamadas de vídeo do “novo normal”.

Escolha o ambiente apropriado

Defina o melhor lugar possível da sua casa para suas chamadas de vídeo. Esse lugar deve ter boa iluminação, privacidade e silêncio. É importante que o local te deixe à vontade e dificulte interrupções para que você consiga se concentrar. 

Quanto ao cenário ideal, dê preferência a locais neutros e que não chamem muita atenção. Afinal, muitos elementos visuais podem tirar o foco do que você diz, além de interferirem na imagem que você passa. Um fundo bagunçado pode dar a impressão de que você é uma pessoa desorganizada.

Se o seu cenário não for tão legal, os aplicativos de chamadas de vídeo contam com algumas ferramentas que permitem desfocar o seu fundo ou mesmo criar um personalizado. Outra dica bacana é o cuidado com o posicionamento da tela: coloque a câmera de frente para você e na altura de seus olhos, evitando a necessidade de olhar para baixo, para cima ou para os lados. 

Antes de tudo, teste os equipamentos e a internet

Verifique tudo com antecedência: a internet e a plataforma que será usada na reunião (Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, entre outras). Se for usar o celular, lembre-se de carregá-lo antes e procure apoiar o aparelho em um lugar fixo. Também, é preciso ter cuidado ao tocar na tela durante a transmissão, pois em alguns casos ela vira automaticamente e passa a mostrar o outro lado do ambiente. 

Se for usar o seu notebook, mantenha o carregador já conectado na tomada para evitar surpresas com a bateria. Não se esqueça de testar o microfone, o áudio e o vídeo. É preciso garantir que você ouça e seja ouvido, e que a câmera esteja devidamente focada. Imprevistos podem acontecer, mas é possível minimizar as chances ao testar tudo.

Esteja atento ao seu visual

Assim como em uma reunião ou entrevista presencial, é preciso estar atento ao próprio visual (esteja vestido adequadamente à situação) Se for uma entrevista de emprego, estude as regras de vestimenta da empresa ou até a formalidade que a situação exige. Se a área é mais tradicional como um banco ou escritório de advocacia, vista-se de maneira formal. Por outro lado, se a empresa é mais descolada, tudo bem estar vestido de forma casual.

No geral, o princípio que norteia o visual é a discrição. Na dúvida, dê preferência para uma boa roupa clara e neutra que demonstre simplicidade e elegância. Evite arrumar demais o cabelo, usar muita maquiagem e acessórios. Para os homens em específico, vale estar com a barba feita. 

Treine antes de começar

Como em qualquer apresentação, quem se prepara antes se sai melhor. Defina o que você quer falar, estude o assunto que vai apresentar na reunião ou na empresa onde pretende trabalhar. Busque todas as informações que puder sobre seu público. Quem vai estar na chamada de vídeo? Qual o cargo destas pessoas? Quem responde pra quem?

Se for uma entrevista de emprego, informe-se sobre a empresa, entenda o segmento de atuação, qual é a história da companhia e quais são os concorrentes. Leia o que foi publicado sobre a companhia na imprensa, visite o site e as redes sociais. Essa atitude pode te favorecer na entrevista, pois demonstra seu interesse na vaga. 

E treine antes, é claro! Você pode pedir ajuda de um amigo ou familiar para filmar seu desempenho. Certamente, checar esse vídeo isso trará mais autoconfiança. Por fim, faça uma “cola” em tópicos em alguma folha de papel para você consultar durante a chamada de vídeo.

Atenção ao que você fala e aos seus gestos 

Em uma apresentação virtual, seus gestos ficam mais limitados. Por isso é ainda mais importante ter uma boa linguagem verbal. Fale pausadamente, pronuncie corretamente todas as palavras e não se esqueça dos plurais. Cuidado com gírias e vícios de linguagem como o “né”, “tá”, ou “aaahhh”. 

Mesmo que esteja falando para muita gente, dirija-se ao seu interlocutor como “você” em vez de “vocês”. Isso gera mais empatia. 

Apesar de limitada, a linguagem corporal também exige atenção. Evite mexer no cabelo muitas vezes, esfregar os olhos ou o nariz, apertar os lábios… Fique atento à sua postura, mantenha a coluna reta e os ombros abertos. 

Sente-se bem ao fundo da cadeira e fique concentrado durante toda a transmissão e não use o seu celular enquanto outra pessoa está falando. Resista também à tentação de ficar olhando na tela como se ela fosse um espelho. 

Organização e design de apresentações

Em reuniões ou palestras virtuais, é importante planejar o que você vai apresentar e organizar os arquivos que vai usar. Faça uma pasta da apresentação e coloque lá todos os arquivos que pretende mostrar para não perder tempo procurando durante a chamada de vídeo. 

Outra providência significativa é fechar todas as abas e arquivos que não serão utilizados durante a apresentação. Para facilitar, já deixe aberto o que você vai consultar, como sites e arquivos. 

Cuidado na hora de compartilhar sua tela. Tenha a certeza de que nenhum conteúdo inadequado aparecerá. E, por último, invista em uma boa apresentação virtual. Além do conhecido Power Point, existem sites que oferecem templates gratuitos como o próprio Google Apresentações.

Organização visual de conteúdo é fundamental, além de uma boa apresentação que contribui muito para o sucesso de sua comunicação.

E aí? Gostou das dicas? Aproveite para ler também nosso artigo sobre como lidar com a vergonha por estar desempregado.

Compartilhe
este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Receba os posts mais recentes em seu e-mail

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi concluído com sucesso!