É possível comprar imóvel com nome sujo?

6 minutos para ler

Comprar uma casa própria é o sonho de muitos brasileiros, mas todos sabemos o quanto este é um objetivo difícil de conciliar com todos os desafios do orçamento familiar. Para quem procura uma casa pela primeira vez, saber se é possível comprar imóvel com nome sujo está entre as dúvidas mais comuns.

Para quem planeja comprar um imóvel a vista, é mais fácil fechar o negócio mesmo com alguma irregularidade. Já para a grande parte das pessoas, que precisam de financiamento, o perfil de crédito é determinante para aprovar a compra. Neste post, você vai entender algumas exigências para financiar uma casa e o que muda quando a pessoa está com o nome sujo.

Como é feita a análise do perfil de crédito?

O perfil de crédito reflete o histórico de compras e pagamentos das pessoas. Por exemplo, quem faz uso de cartões e financiamentos e mantém o pagamento de todas as contas em dia é melhor avaliado pelas instituições de crédito. Por outro lado, quem enfrenta problemas e deixa contas em atraso, acaba perdendo pontos nesta análise.

Por isso, é sempre vantajoso negociar contas em atraso para tentar garantir que o seu nome não fique sujo. Quando você, mesmo passando por dificuldades financeiras, procura as empresas para negociar o pagamento das contas, consegue até mesmo proteger o seu perfil de crédito.

As instituições de crédito se baseiam em três principais componentes para fazer a análise:

Score de crédito e dívidas

Atualmente, as principais empresas de análise de crédito no país são a SPC Brasil, a BoaVista SCPC e o Serasa. No site destas empresas é possível que, usuários cadastrados consultem o score de crédito, ou seja, a nota de crédito dos consumidores. Esse score nada mais é do que um sistema de pontuação que indica a probabilidade de uma pessoa se tornar inadimplente.

Receita Federal e INSS

Além de atrasos em boletos e cartões de crédito, deixar de pagar algum tributo, não entregar a declaração de Imposto de Renda e ter problemas com os dados do CPF também podem atrapalhar um pedido de financiamento junto aos bancos.

Cheque sem fundo

O histórico de cheques sem fundo é outra barreira para quem deseja financiar um imóvel. Se a pessoa já enfrentou algum problema com o retorno de um cheque que não tinha fundos, ela provavelmente integra o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo.

Planejamento é a chave para conquistar o imóvel próprio

Com tantos desafios para a aprovação de um financiamento, o mais indicado é tentar resolver sua situação e esperar mais um pouco, para adquirir um imóvel com o nome limpo. Desta forma, você encontrará menos dificuldade e conquistará o sonho da casa própria mais rápido e de forma mais segura. Por isso, recomendamos que você siga os seguintes passos:

Quitar dívidas

O primeiro passo é quitar as dívidas que deixaram o seu nome sujo. Para isso, procure empresas que fazem a negociação de contas em atraso para identificar todos os débitos e montar um plano de pagamento de todos os valores.

Caso o problema seja uma dívida de imposto ou dados incorretos no CPF, é indicado procurar a Receita Federal para negociar o pagamento de tributos e a correção de informações cadastrais. Lembrando que sempre é possível fazer acordos para que o valor das parcelas não atrapalhe o cumprimento de outras obrigações financeiras.

Já para quem está no registro de emitentes de cheque sem fundo do Banco Central, é preciso levar o cheque que motivou a inclusão no cadastro, comprovar o pagamento e pedir a exclusão da lista. O banco tem um prazo de 5 dias úteis, a contar da data de comprovação do pagamento, para examinar o registro e excluir o nome do correntista. Leia este artigo sobre cheque devolvido.

O ideal é sempre tentar renegociar as dívidas. Existem muitas possibilidades de crédito para pessoas com dificuldades financeiras. É possível equilibrar as contas sem prejudicar o orçamento familiar e, com planejamento, disciplina e paciência é possível ainda, economizar uma quantia para investir na casa própria.

Guardar dinheiro

Montar um plano para guardar dinheiro todo mês e usar esse montante para, num futuro próximo, dar entrada no imóvel, vai garantir condições melhores de financiamento. Procurar formas de aumentar a renda mensal e identificar os gastos que podem ser cortados ou reduzidos do orçamento também contribuem para a sua poupança.

Com o avanço do pagamento de todas as contas em atraso, sobrará cada vez mais dinheiro na sua conta e as economias para a compra do imóvel ganharão um reforço extra. Para isso, é importante que toda a família mantenha o foco e não assuma novas dívidas.

Comprar o imóvel

Sem novos financiamentos e dívidas, o seu perfil de crédito será melhor avaliado pelos bancos. Somado ao score positivo, o montante economizado deixará você mais tranquilo para arcar com as despesas burocráticas da compra do imóvel e oferecer uma boa entrada, o que reduz o tempo e o valor a serem financiados pelo banco.

Cuidados ao comprar imóvel em construção

Se você planeja comprar um imóvel na planta ou em construção, é importante saber que, muitas vezes, é possível pagar as primeiras parcelas direto para a construtora. O financiamento do valor restante só é feito após a entrega das chaves. Portanto, não basta ter o nome limpo apenas na aquisição, é preciso manter um bom perfil de crédito até financiar o imóvel com o banco.

Comprar imóvel com nome sujo, esperando resolver o cadastro negativo até o momento do financiamento não é indicado. Geralmente, as construtoras também verificam as irregularidades e não aprovam a venda para quem tem nome sujo. Caso isso ocorra, se você não limpar o nome e não conseguir financiar a compra, corre até mesmo o risco de perder o valor da entrada.

Neste post, você descobriu se é possível comprar imóvel com nome sujo e qual a importância da análise de crédito para obter financiamentos. Com todas essas informações, ficou mais fácil escolher a melhor estratégia para resolver problemas relacionados ao cadastro negativo e dar os primeiros passos para a conquista da casa própria.

Para receber outras informações sobre finanças pessoais e como conquistar os seus objetivos, assine a nossa newsletter.

Posts relacionados

Deixe uma resposta