Em quanto tempo um credor pode sujar meu nome?

6 minutos para ler

Se você, como grande parte dos brasileiros, enfrenta problemas financeiros, com certeza já se perguntou quanto tempo leva para uma empresa sujar o seu nome. Embora ninguém queira entrar no cadastro negativo do SPC e Serasa sabemos que todos podemos passar por esse tipo de situação. Por isso, é importante entender como funciona esse processo e de quais formas é possível sair de uma situação como essa.

Além do nome sujo, ter contas em atraso afeta outros aspectos da vida. Para descobrir como o nome pode ficar sujo, quais os seus direitos, em quanto tempo uma empresa pode incluir ou excluir seu nome em um cadastro, leia este post até o fim.

Como o meu nome pode ficar sujo?

As situações mais comuns para uma pessoa ficar com o nome sujo são: deixar de pagar a parcela de um financiamento ou empréstimo, contas de água ou energia elétrica ou a fatura do cartão de crédito. Por isso, quando você tem uma compra de longo prazo ou uma despesa recorrente, é preciso se esforçar para controlar o pagamento de todas as parcelas.

Quem tem o cheque devolvido por falta de fundos, também pode ter problemas, mas o nome fica registrado em outro lugar. A empresa pode incluir o seu nome no cadastro de emitentes de cheque sem fundo do Banco Central. Para saber o que fazer nesses casos, temos um post sobre cheques devolvidos.

Quanto tempo leva para uma empresa sujar meu nome?

A partir do momento em que uma conta vence e não é paga, no dia seguinte a empresa pode solicitar a inclusão do nome no SPC e Serasa. No entanto, a maioria dos estabelecimentos faz isso depois de um período de 30 a 60 dias.

As empresas optam por esperar como uma tentativa de zelar pelo bom relacionamento com os clientes e dar uma chance para quem teve algum imprevisto honrar com o compromisso. As contas de telefone são as únicas cujo prazo é, obrigatoriamente, maior. Pela lei, o nome do cliente só pode ser incluído no cadastro negativo depois de 90 dias.

Como evitar que o nome fique sujo?

Como a maioria das empresas espera pelo menos 30 dias para negativar um cliente, você tem esse período para negociar o pagamento e evitar que o seu nome vá para a lista do SPC e Serasa. Quanto antes você entrar em contato com o estabelecimento, maior é a chance de manter o nome limpo e reduzir o montante de juros a pagar. Ainda que a situação seja difícil, não é preciso ficar constrangido, pois é uma situação à qual todos estamos sujeitos.

O melhor a fazer é sempre procurar a empresa quando o pagamento de uma conta atrasa. Até porque, isso também ajuda a preservar o seu score de crédito. Porque quando o seu nome fica sujo, você perde pontos e pode até mesmo se prejudicar em solicitações futuras de financiamento e empréstimo.

Mas não se esqueça, quando passamos por momentos financeiramente complicados, o mais importante é aprender com a situação e até mesmo rever a organização do seu orçamento. Por exemplo, se a sua fatura de cartão de crédito tem um valor alto e você consegue pagar, mas sempre com uns dias de atraso, talvez seja hora de mudar algumas coisas para não se complicar no futuro.

Você pode optar por tentar comprar à vista, tentar economizar um pouco em um mês para sempre ter um saldo no banco ou a solução mais simples: alterar a data de vencimento do seu cartão de crédito para depois da data de recebimento do salário. Mudanças como essas garantem mais tranquilidade.

Quanto tempo leva para limpar o nome?

Para as situações nas quais não foi possível negociar o pagamento de uma conta antes de ter o nome enviado para o SPC e Serasa, não se desespere! Entenda agora quais as medidas você precisa tomar para limpar o nome e quanto tempo isso leva.

A primeira etapa é identificar quais contas estão atrasadas e checar quanto você pode dispor da sua renda mensal para arcar com as dívidas. É fundamental ter essas informações em mãos para garantir que você consiga resolver o problema sem prejudicar o orçamento familiar.

Depois, você deve procurar a responsável pela cobrança para negociar o pagamento. Nem sempre você entrará em contato com o mesmo estabelecimento que vendeu o produto. Isso acontece porque hoje existem empresas especializadas em fazer essa negociação com menos burocracias.

A negociação online de dívida, por exemplo, tem crescido como uma alternativa para clientes que desejam resolver esses problemas sem sair de casa ou ficar horas no telefone conversando com um atendente. Já para as empresas, essa é uma solução para tornar as cobranças mais eficientes e preservar a relação com o cliente.

Quando você entra em acordo para quitar as dívidas, a empresa credora tem cinco dias úteis para retirar o seu nome do cadastro do SPC e Serasa. Esse prazo vale a partir da data de confirmação do pagamento da primeira ou única parcela da dívida. É importante pedir sempre um recibo de quitação ao seu credor e guardar. Ele será o comprovante de que você negociou e pagou os débitos.

Outra informação importante é o prazo máximo para uma pessoa ficar com o nome sujo. De acordo com a lei, o cadastro expira após cinco anos, mas o melhor caminho é sempre negociar quanto antes, já que, como mencionamos anteriormente, ter o nome negativado pode dificultar a sua vida e prejudicar seu score de crédito.

Sair do cadastro negativo não significa que a dívida deixou de existir. Passados os cinco anos estabelecidos por lei, a empresa não pode mais sujar o seu nome, mas a cobrança pela conta em atraso e a incidência de juros são permitidos.

Agora que você descobriu em quanto tempo uma empresa pode colocar o seu nome no cadastro do SPC e Serasa e como prevenir ou resolver esse tipo de situação, é válido lembrar que a negociação é sempre uma oportunidade não só para limpar o nome, mas também para ajustar sua vida financeira. Uma dica para ajudar a melhorar a gestão do dinheiro em casa é identificar todos os gastos para descobrir em quais pontos é possível economizar.

Quer saber mais sobre como cuidar do dinheiro da sua casa? Leia o post que preparamos com 8 passos para organizar a vida financeira da sua família.

Você também pode gostar

Um comentário em “Em quanto tempo um credor pode sujar meu nome?

Deixe uma resposta

-