Neste conteúdo te mostramos como seu nome pode ficar sujo, quanto tempo leva para uma empresa sujar um nome e também o tempo para limpa-lo. Veja tudo aqui.

Nome Sujo: O que fazer

Se você, como grande parte dos brasileiros, enfrenta problemas financeiros, com certeza já se perguntou “quanto tempo leva para uma empresa sujar o seu nome” ou ainda “como saber se meu nome está sujo”.

Embora ninguém queira entrar no cadastro negativo do SPC e Boa Vista, sabemos que todos podemos passar por esse tipo de situação. Por isso, é importante entender como funciona esse processo e de quais formas é possível sair de uma situação como essa.

Além do nome sujo, ter contas em atraso afeta outros aspectos da vida. Para descobrir como o nome pode ficar sujo, como consultar o CPF, quais os seus direitos, em quanto tempo uma empresa pode incluir ou excluir seu nome em um cadastro, leia este post até o fim.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. ?

Afinal, o que significa estar com o nome sujo?

Ter o nome sujo significa que seu CPF tem pendências, como uma conta com pagamento atrasado ou uma dívida antiga.

Que tal um exemplo prático?

Você vai na Lojas Renner e compra uma calça com o cartão da própria loja. O cartão tem o vencimento para todo dia 5. No dia do vencimento, você percebe que não tem dinheiro para pagar a fatura do cartão da loja, então deixa de pagar.

Alguns dias depois, as Lojas Renner percebe que não recebeu o seu dinheiro no prazo combinado, então cria um alerta e começa a te cobrar através de e-mails e telefonemas. Entretanto, você ainda não tem o dinheiro, então segue sem pagar a fatura.

Esta atitude faz com que as Lojas Renner entenda que você é um consumidor inadimplente, e por isso, depois de muitas tentativas de cobrança sem retorno, ela decide avisar aos Órgãos de Proteção ao Crédito, como a Boa Vista ou SPC, que você está devendo o pagamento da fatura.

Ao serem informados, os Órgãos de Proteção cria uma pendência no seu nome, gerando assim o nome sujo e o CPF irregular e com pendências.

Veja alguns outros termos que também significam nome sujo:

  • CPF sujo
  • CPF negativado
  • CPF com restrições
  • CPF irregular
  • Nome com restrições
  • Nome negativado

Como o meu nome pode ficar sujo?

As situações mais comuns para uma pessoa ficar com o nome sujo são: deixar de pagar a parcela de um financiamento ou empréstimo, contas de água ou energia elétrica ou a fatura do cartão de crédito. Por isso, quando você tem uma compra de longo prazo ou uma despesa recorrente, é preciso se esforçar para controlar o pagamento de todas as parcelas.

Quem tem o cheque devolvido por falta de fundos, também pode ter problemas, mas o nome fica registrado em outro lugar. A empresa pode incluir o seu nome no cadastro de emitentes de cheque sem fundo do Banco Central. Para saber o que fazer nesses casos, confira: Cheque Devolvido: Quais os Motivos?

Quanto tempo leva para uma empresa sujar meu nome?

A partir do momento em que uma conta vence e não é paga, no dia seguinte a empresa pode solicitar a inclusão do nome no SPC e Boa Vista. No entanto, a maioria dos estabelecimentos faz isso depois de um período de 30 a 60 dias.

As empresas optam por esperar como uma tentativa de zelar pelo bom relacionamento com os clientes e dar uma chance para quem teve algum imprevisto honrar com o compromisso. As contas de telefone são as únicas cujo prazo é, obrigatoriamente, maior. Pela lei, o nome do cliente só pode ser incluído no cadastro negativo depois de 90 dias.

Como evitar que o nome fique sujo?

Como a maioria das empresas espera pelo menos 30 dias para negativar um cliente, você tem esse período para negociar o pagamento e evitar que o seu nome vá para a lista do SPC e Boa Vista. Quanto antes você entrar em contato com o estabelecimento, maior é a chance de manter o nome limpo e reduzir o montante de juros a pagar. Ainda que a situação seja difícil, não é preciso ficar constrangido, pois é uma situação à qual todos estamos sujeitos.

O melhor a fazer é sempre procurar a empresa quando o pagamento de uma conta atrasa. Até porque, isso também ajuda a preservar o seu score de crédito. Porque quando o seu nome fica sujo, você perde pontos e pode até mesmo se prejudicar em solicitações futuras de financiamento e empréstimo.

Mas não se esqueça, quando passamos por momentos financeiramente complicados, o mais importante é aprender com a situação e até mesmo rever a organização do seu orçamento. Por exemplo, se a sua fatura de cartão de crédito tem um valor alto e você consegue pagar, mas sempre com uns dias de atraso, talvez seja hora de mudar algumas coisas para não se complicar no futuro.

Você pode optar por tentar comprar à vista, tentar economizar um pouco em um mês para sempre ter um saldo no banco ou a solução mais simples: alterar a data de vencimento do seu cartão de crédito para depois da data de recebimento do salário. Mudanças como essas garantem mais tranquilidade.

Quanto tempo leva para limpar o nome?

Para as situações nas quais não foi possível negociar o pagamento de uma conta antes de ter o nome enviado para o SPC e Serasa, não se desespere! Entenda agora quais as medidas você precisa tomar para limpar o nome e quanto tempo isso leva.

A primeira etapa é identificar quais contas estão atrasadas e checar quanto você pode dispor da sua renda mensal para arcar com as dívidas. É fundamental ter essas informações em mãos para garantir que você consiga resolver o problema sem prejudicar o orçamento familiar.

Depois, você deve procurar a responsável pela cobrança para negociar o pagamento. Nem sempre você entrará em contato com o mesmo estabelecimento que vendeu o produto. Isso acontece porque hoje existem empresas especializadas em fazer essa negociação com menos burocracias.

negociação online de dívida, por exemplo, tem crescido como uma alternativa para clientes que desejam resolver esses problemas sem sair de casa ou ficar horas no telefone conversando com um atendente. Já para as empresas, essa é uma solução para tornar as cobranças mais eficientes e preservar a relação com o cliente.

Quando você entra em acordo para quitar as dívidas, a empresa credora tem cinco dias úteis para retirar o seu nome do cadastro do SPC e Serasa. Esse prazo vale a partir da data de confirmação do pagamento da primeira ou única parcela da dívida. É importante pedir sempre um recibo de quitação ao seu credor e guardar. Ele será o comprovante de que você negociou e pagou os débitos.

Outra informação importante é o prazo máximo para uma pessoa ficar com o nome sujo. De acordo com a lei, o cadastro expira após cinco anos, mas o melhor caminho é sempre negociar quanto antes, já que, como mencionamos anteriormente, ter o CPF negativado pode dificultar a sua vida e prejudicar seu score de crédito.

Sair do cadastro negativo não significa que a dívida deixou de existir. Passados os cinco anos estabelecidos por lei, a empresa não pode mais sujar o seu nome, mas a cobrança pela conta em atraso e a incidência de juros são permitidos.

Agora que você descobriu em quanto tempo uma empresa pode colocar o seu nome no cadastro do SPC e Serasa e como prevenir ou resolver esse tipo de situação, é válido lembrar que a negociação é sempre uma oportunidade não só para limpar o nome, mas também para ajustar sua vida financeira. Uma dica para ajudar a melhorar a gestão do dinheiro em casa é identificar todos os gastos para descobrir em quais pontos é possível economizar.

Como consultar nome sujo? Descubra se seu CPF está negativado

Veja como saber se meu nome está sujo: basta fazer uma rápida consulta de CPF.

É possível fazer consulta nome sujo pelo site da Acordo Certo! E o melhor: se você tiver dívidas em aberto, você já consegue fazer uma negociação logo depois da consulta do CPF.

Veja como é fácil:

  • Acesse o site da Acordo Certo clicando aqui
  • Digite seu CPF
  • Caso seja seu primeiro acesso no site, será necessário finalizar o cadastro. É super rápido!
  • Para finalizar, você deve criar uma senha numérica de 6 dígitos
  • Prontinho! Acesse nossa plataforma, confira sua pontuação Score e também as dívidas no seu nome

Como consultar dívidas na Boa Vista

É muito fácil consultar restrição e dívidas no Boa Vista SCPC, para isso, basta consultar o CPF no site.

Veja os passos abaixo:

  • Acesse o site da Boa Vista clicando aqui
  • Caso ainda não tenha um cadastro no site, então é preciso criar. São somente alguns passos, começando com o número do CPF e outros dados cadastrais
  • Por fim, confirme sua conta na Boa Vista através de um e-mail ou telefone
  • Agora é só acessar com login e senha e ver suas dívidas no painel da Boa Vista SCPC

Caso tenha dívidas, elas já aparecerão na tela principal da Boa Vista. Além disso, é possível, conferir também seu score de crédito e as movimentações que fizeram você ganhar ou perder pontos.

Consultar dívidas na Acordo Certo 

Veja como saber se meu nome está sujo: a Acordo Certo oferece a oportunidade de consultar suas pendências online e ainda de descobrir qual é sua pontuação score. Confira os passos: 

  1. Acesse nosso site e digite seu CPF
  2. Complete as informações do cadastro e crie uma senha de 6 números
  3. Prontinho: você conseguirá ver se existem dívidas no seu nome e ainda ver sua nota score do CPF no final da página

Quais as consequências de estar com o nome sujo?

Ter o nome sujo é um problema, pois atrapalha seu dia a dia e te deixa mais longe de realizar um sonho, como conquistar a casa própria ou um automóvel.

Isso significa que com o nome negativado, fica bem difícil ter crédito aprovado nas instituições financeiras e bancos. E isso vale para pequenos créditos, como um cartão de crédito com limite baixo, e também para grandes créditos como um empréstimo ou financiamento com um valor alto.

Estes são exemplos de coisas que acontecem quando seu nome é negativado:

  • Seu score de crédito cai
  • Você fica com CPF com restrições de serviços e produtos de crédito: existem bancos que restringem o uso, por exemplo, do cheque especial
  • Fica mais difícil abrir conta bancária e pedir cartões de crédito

1 – Empréstimo com nome sujo: é possível fazer? 

Sim, é possível sim receber aprovação em empréstimo mesmo estando com o nome com restrição, mas é importante destacar que as opções são reduzidas e as taxas de juros tendem a ser mais altas e caras. Isso acontece por causa do maior risco de inadimplência que as instituições financeiras assumem ao conceder empréstimos a pessoas nessas condições.

Saiba mais: como pegar empréstimo para negativado liberado na hora

2 – Fazer cartão de crédito com nome sujo pela internet, dá certo? 

Sim! Atualmente existem cartões de crédito disponíveis para pessoas com nome sujo e também cartão de crédito para score baixo.

Embora estes tipos de cartões ofereçam benefícios iguais aos cartões normais, o limite de crédito geralmente é mais baixo, devido ao risco de inadimplência do consumidor. Algumas instituições financeiras não realizam análises rigorosas de crédito ou não consultam birôs de crédito (como Boa Vista e SPC) para aprovar esses cartões, como o cartão do Banco PAN.

3 – Nome sujo perde CNH: mito ou verdade? 

É verdade que tem a possibilidade de nome sujo perde CNH, mas não é tão simples como dizem por aí pois existem muitas e muitas etapas no processo antes de um possível bloqueio.

Na verdade, o credor vai fazer diversas tentativas de negociação ou de penhora de bens antes de pedir para a justiça fazer a apreensão de passaporte ou da CNH da pessoa que está com inadimplência.

O processo é bem longo e é muito difícil de chegar neste pedido de apreensão, justamente por ser uma medida muito drástica e delicada.

4 – Tem algum banco que faz empréstimo com nome sujo?  

Sim, existem bancos que aprovam empréstimo para negativado com nome sujo, como por exemplo: Empréstimo Banco Pan, BV Financeira Empréstimo, Super Sim e Crefisa. Veja aqui como conseguir empréstimo com nome sujo e empréstimo para negativado.

5 – Aprovo financiamento com nome sujo? 

Embora seja difícil, é possível sim conseguir um financiamento mesmo tendo CPF sujo. Algumas instituições financeiras menores e mais recentes no mercado podem liberar o valor desejado. Os bancos maiores costumam ter mais medo de emprestar dinheiro para pessoas com o nome negativo, pois isso indica um histórico financeiro negativo, como atrasos no pagamento de contas e inadimplência com credores. De toda forma, existem opções como empréstimo consignado e empréstimo com garantia.

Conheça mitos e verdades sobre a inadimplência

Separamos algumas afirmações que já vimos por aí sobre nome sujo, inadimplência, dívidas e negativação. Vamos conferir o que é verdade ou mito?

1 – Você fica com o nome sujo até terminar de pagar o acordo de negociação de dívida

Mito: assim que você fecha uma renegociação com um acordo de dívida e paga a primeira parcela deste acordo (ou a parcela única), a empresa credora pode solicitar a remoção do seu nome nos Órgãos de Proteção ao Crédito.

2 – Existe prazo máximo para ficar com o nome sujo

Verdade: depois que uma dívida fica caduca, ou seja, que ela completa 5 anos, ela não pode mais influenciar no seu score de crédito e precisa ser removida do seu cadastro nos Órgãos de proteção ao crédito.

Ou seja, esta dívida não pode mais deixar seu nome sujo quando completa 5 anos.

3 – Inadimplência e nome sujo fazem o score cair

Verdade: sua pontuação score é diretamente afetada quando você atrasa algum pagamento, ou tem dívidas no seu nome.

Na verdade, todas as suas atitudes financeiras negativas impactam seu score, como pedir nosso cartões de crédito, pedir aumento no limite, pedir empréstimos com muita frequência, atrasar contas, deixar dívidas abertas e não fazer acordos para negociar, etc.

4 – Contas atrasadas há apenas dois dias podem sujar o nome

Não existe uma regra para isso, então pode acontecer casos dessa afirmação ser verdadeira, mas é mais comum dela ser um mito. Ficou confuso? Vou explicar melhor!

Não existem uma regra em relação ao tempo mínimo para que a empresa credora coloque seu CPF restrito e nome na negativação, por isso, se uma empresa quiser enviar o nome de um consumidor inadimplente há apenas dos dois dias para os Órgãos de Proteção ao Crédito, ela pode.

Entretanto, essa não é uma atividade comum: normalmente, as empresas credoras optam por aguardar de 30 a 90 dias quando um consumidor atrasa uma conta, justamente para preservar o relacionamento com ele. Durante este período, o cliente tem a chance de regularizar sua inadimplência e pedir um acordo para negociar o débito.

5 – Não é necessário pagar dívidas que já caducaram

Mito: apesar de saírem dos Órgãos de proteção ao crédito e não afetarem mais seu score, as dívida caducas ainda precisam ser pagas, pois ainda podem influenciar negativamente seu histórico e assim reduzir a quantidade de produtos de crédito disponíveis para você no mercado.

Consulte seu CPF e negocie suas dívidas com até 99% de desconto! É rápido, fácil e 100% online. Renegociação de dívidas rápida, prática e com descontos! 

Se sujar o nome em um banco, suja em todos?

Não necessariamente. Ter o nome sujo em um banco não significa que estará sujo em todos os bancos. Entretanto, se seu nome estiver sujo em um Órgão de Proteção ao Crédito, pode ser que os outros bancos consultem essa situação e então não aprovem novos créditos para vocês.

Quanto tempo demora para sujar o nome no banco?

O prazo para negativação e nome sujo após a notificação do Órgão de Proteção ao Crédito (como Boa Vista) varia entre os Estados e Cidades, além de variar entre os bancos também, mas a média normalmente são 10 dias.

O que acontece se eu sujar meu nome?

Se o nome estiver sujo, pode ficar mais difícil obter crédito, financiamentos ou empréstimos. Além disso, pode haver restrições para realizar compras a prazo e algumas empresas podem recusar seus serviços.

Quanto tempo de dívida suja o nome?

Pensando em preservar uma boa relação com seu cliente, as empresas credoras costumam aguardar um período em média de 30 a 60 dias antes de mandar o nome para a negativação, ou seja, antes de mandar os Órgão de Proteção ao Crédito sujarem um nome. 

O que fazer para limpar o nome sujo?

O primeiro passo é consultar o CPF e conferir quais são as dívidas que estão sujando seu nome. Depois você deve fazer o planejamento financeiro do endividado e organizar suas finanças para entender o quanto você precisará para de fato pagar as pendências. Por fim você deve renegociar suas dívidas e você pode fazer isso na Acordo Certo de forma 100% online e aproveitando descontos. Não esqueça de manter a disciplina e cumprir o pagamento do acordo até o fim, para de fato quitar a dívida e então limpar o nome sujo.

Esse conteúdo foi útil?