10 dicas para economizar dinheiro todos os meses

6 minutos para ler

Se você está lendo esse texto em busca de dicas para economizar dinheiro, há grande chance de ser uma daquelas pessoas que no final do mês percebe que sua renda foi toda embora, mas não consegue se lembrar como isso aconteceu e nem com o que gastou, não é mesmo?

Essa com certeza é uma das piores sensações, e também mais comum do que você imagina. Mas com apenas alguns passos, você perceberá que resolver esse problema é apenas uma questão de organização e disciplina.

Nesse texto preparamos algumas dicas para economizar dinheiro que, se seguidas com determinação, vão fazer esse tipo de problema aos poucos se tornar coisa do passado para você.

1. Anote tudo que envolva seu dinheiro da forma mais detalhada possível

A nossa primeira dica é algo que você, provavelmente, já ouviu falar quando o assunto são dicas para economizar dinheiro: anotar seus gastos.

Utilize um papel, planilha de excel ou aplicativos de controle financeiro e anote o total de dinheiro que você tem e também todas as previsões de gastos para o mês (contas, algo que pretende comprar especialmente naquela data, gastos com deslocamento, etc.).

Assim você poderá ter uma base de quanto vai gastar e quanto possivelmente vai ter para si.

Lembre-se também de anotar os gastos que for tendo ao longo dos dias, principalmente os que não foram previstos. Assim, você saberá em que gastou e ficará mais fácil se organizar.

No início, vai ser difícil se acostumar, mas entenda que é necessário e funciona.

2. Use sempre dinheiro vivo na hora de fazer compras

Cartão de crédito é uma grande cilada para quem pretende economizar mas não tem lá tanto controle quando o assunto é dinheiro.

Isso porque você gasta, mas fica com a falsa sensação de que não gastou ou que tem mais dinheiro do que, na realidade, você tem. Mas a fatura um dia chega né? E precisa ser paga.

Dê preferência pelo pagamento em dinheiro e use o cartão só no último caso, sempre anotando tudo e tendo em mente o valor da fatura do cartão.

Entenda também por que não se deve emprestar o cartão de crédito.

3. Pague todas as suas contas regularmente em um dia previamente definido

Uma forma de não criar problemas com as contas é pagar todas no mesmo dia, de preferência logo depois que receber seu pagamento.

Você pode definir a mesma data de vencimento para todas elas, assim evita de ficar protelando esse pagamento e se confundindo com os prazos também.

Afinal, as dívidas são prioridade, certo?

Assim, com as contas mensais pagas, você terá mais tranquilidade para usar o restante do seu dinheiro de maneira consciente e economizar sem se prejudicar.

4. Defina metas de economia como um compromisso a ser pago

Ninguém consegue seguir as dicas para economizar dinheiro sem definir uma meta, um valor que você defina como inicial para começar a colocar tudo em prática.

Depois de anotar seus gastos, pagar as contas e concluir com qual valor você fica pra si, analise o quanto você pode guardar sem prejudicar suas necessidades.

Pense sobre isso com bastante calma e definindo um valor que você tenha plena certeza de que consegue guardar, ainda que pequeno. Tente reservar todo mês o mesmo valor e aos poucos ir aumentando, se possível.

Mas nunca, jamais, retire o dinheiro já guardado. Encare suas economias como um compromisso que deve ser pago todo mês.

5. Defina objetivos concretos para suas economias

Para que as metas tenham resultado, é preciso ter um objetivo.

Esse é um tópico crucial entre as dicas para economizar dinheiro. Pense no motivo pelo qual você quer economizar, algo que você queira muito e não está conseguindo.

Seja para quitar dívidas, comprar um carro ou imóvel, fazer uma viagem ou mesmo para possíveis imprevistos, economizar é preciso.

Tenha em mente o que você quer e quanto precisa economizar para ter. Isso vai fazer com que você se mantenha firme.

6. Corte pequenos gastos desnecessários do dia a dia e fuja de compras parceladas

As dicas para economizar dinheiro já citadas acima de nada vão valer se você continuar gastando com um cafezinho na rua ou com aquela sobremesa após o almoço.

Você não precisa se privar de tudo, mas os gastos, por menores que sejam, se forem muito frequentes, acabam resultando em uma grande soma ao final do mês.

Esse tipo de gasto é um hábito e não uma necessidade, sendo assim, você pode cortar sem prejuízos. Tenha isso em mente.

Novas dívidas, é claro, também não são bem-vindas. Se você quer algo, mas não tem o dinheiro para pagar na hora, então é um problema. Evite compras em parcelas que podem se tornar uma bola de neve no futuro, atrapalhando seus planos de economias.

7. Evite ao máximo comer fora de casa

Dar preferência por comer em casa também é uma das dicas para economizar dinheiro.

Almoçar em casa ou levar seu almoço para o trabalho ajuda a evitar gastos com restaurantes caros e ainda permite que você controle o que está comendo, deixando de lado as tentações de comidas pouco saudáveis..

Comendo em casa você também aproveita melhor as compras já feitas no supermercado, que podem ser feitas aos poucos durante o mês, de acordo com suas necessidades e sem compras exageradas.

8. Pense quantas vezes for preciso antes de comprar qualquer coisa

Antes de fazer uma compra, pense bem se realmente precisa daquilo.

No início, pode parecer que você precisa, mas depois de repensar algumas vezes, você pode perceber que não é tão necessário assim.

9. Ganhou dinheiro extra? Guarde!

Sabe aquele dinheiro emprestado que estavam te devendo faz tempo? Ou aquele valor do pagamento do trabalho extra que você fez? Guarde e finja que ele nunca existiu.

10. Ser rigoroso com sua rotina também é uma das nossas dicas para economizar dinheiro

De nada adianta seguir as dicas anteriores se você vai desistir na primeira semana.

No início, vai ser bem difícil, principalmente se você tem dificuldade para economizar até o menor valor.

Por isso, tenha foco , pense nos objetivos e tenha paciência. Para que estas dicas para economizar dinheiro tenham resultado é importante ter disciplina.

Você também pode gostar

Um comentário em “10 dicas para economizar dinheiro todos os meses

Deixe uma resposta

-