Somente 21% dos brasileiros tiveram acesso à educação financeira infantil, e ela é essencial para formar adultos com liberdade financeira.

Educação financeira infantil

Pouquíssimos brasileiros aprenderam sobre finanças quando eram crianças: segundo pesquisa feita pelo Ibope Inteligência, apenas 21% dos brasileiros tiveram acesso à educação financeira infantil, e infelizmente este grupo só é formado por pessoas das classes A, B e C.  

A falta destes ensinamentos na infância acaba afetando muito a situação financeira dos adultos, que não sabem como fazer o controle da sua renda e de seus gastos, o que gera a inadimplência e o endividamento.  

E como parar esta bola de neve?  

Basta praticar a educação financeira infantil com seus filhos, netos, sobrinhos, afilhados e enteados! 

Neste post vamos explicar todo o caminho para ensinar os fundamentos básicos do dinheiro para os pequenos e assim desenvolver adultos muito mais preparados para cuidar do seu dinheiro no futuro. 

O que é educação financeira infantil?

A educação financeira infantil é a prática de ensinar os fundamentos relacionados com dinheiro e finanças às crianças.  

Estes ensinamentos têm como objetivo melhorar o futuro delas:  ao explicar como administrar o dinheiro e planejar o futuro desde cedo, estas crianças crescerão e se tornarão adultos muito mais responsáveis e cuidadosos com seu dinheiro, o que evitará o endividamento e nome sujo quando forem adultas.  

As lições sobre dinheiro podem começar na escola, mas também em casa sendo apresentada pelos pais, que vão inserindo as crianças nas decisões financeiras, como nas compras do mercado, na organização e pagamento das contas, na escolha da casa que irão alugar, ao fazer novos investimentos, etc.  

Os pais podem escolher o momento ideal para apresentar os conceitos, mas é importante respeitar a faixa etária deles:  

  • Logo no começo da infância, de 2 a 5 anos, já é possível explicar conceitos sobre a importância do dinheiro  
  • Com as crianças de 6 a 8 anos já é possível ampliar as lições, afinal, elas estão começando a aprender matemática nas escolinhas. Logo, é possível apresentar notas e moedas, os seus valores, e até brincar de fazer compras de mentirinha 
  • Com aquelas de 9 a 12 anos já é possível aprofundar, afinal, elas já conhecem noções de coisas caras e baratas em lojas e mercados e já pres. Nesta fase é possível introduzir até mesmo nas decisões e compras da família  
  • Com os pré-adolescentes de 13 a 15 anos é possível evoluir: reforce conceitos de juntar dinheiro, economizar, poupar e investir   

Como comentamos, este tipo de educação é muito vantajoso, mas a família que deve decidir quando começar a apresentar estas lições. 

Qual a importância de ensinar educação financeira para crianças

As crianças que aprendem sobre educação financeira já garantem uma fase adulta muito melhor, pois serão mais conscientes em relação ao consumo e ao uso do dinheiro, por entenderem a importância e conhecer formas de cuidar dele. 

Ao entender o valor do dinheiro e receber esta educação financeira infantil, o brasileiro crescerá e conseguirá:  

  • Lidar bem melhor com as finanças 
  • Garantir hábitos de consumo mais saudáveis 
  • Manter as finanças organizadas 
  • Evita problemas de saúde mental 
  • Evita que você fique endividado

Os principais benefícios da educação financeira para crianças, são: 

1 – Entender desde cedo o valor do dinheiro

Ao mostrar de onde vem o dinheiro e como é o esforço para consegui-lo todos os meses, você mostra para a criança o valor dele.  

Não tenha medo de explicar coisas que parecem óbvias, como “dinheiro não dá em árvore”: ofereça uma explicação amigável, mas realista sobre o dinheiro. 

Com certeza estes ensinamentos vão ajudar a formar o caráter e a personalidade da criança. 

2 – Ter planejamento para o futuro

Ao ensinar o valor do dinheiro e a sua importância, a criança começa a entender qual o papel dele no futuro para alcançar segurança, tranquilidade, conforto, experiências positivas e que trazem felicidade, bem-estar e liberdade.  

3 – Conseguir conquistar seus sonhos

É muito importante explicar que economizar e poupar dinheiro é o caminho para conquistar seus sonhos e objetivos, sejam eles pequenos ou grandiosos.  

Além de poder conquistar coisas intangíveis, como segurança e liberdade, você também garante bens que são o sonho de muitos brasileiros, como a casa própria, casa na praia, carro dos sonhos, moto, um intercâmbio para outro país, viagem com toda a família, faculdade, um supercomputador, um celular, uma grande festa de casamento, entre outros.

4 – Vida adulta sem estresse 

Quanto mais cedo os pequenos aprenderem sobre dinheiro, mais facilidade terão em criar hábitos financeiros saudáveis, o que vai garantir uma vida adulta muito mais organizada, sem estresse e longe das famosas preocupações relacionadas as finanças, como dívidas, superendividamento, score baixo e nome sujo

Como ensinar a educação financeira para crianças

No geral existem várias ações e atividades de educação financeira que os pais podem inserir na vida das crianças. Abaixo vamos listar lições importantes e como apresentá-las durante a rotina da família:  

Entender a diferença entre necessário e supérfluo

Entre outras palavras: mostre o que são compras de itens básicos e quais são aquelas de desejo.  

Você pode usar exemplos do dia-a-dia para explicar o que realmente importa e por que é importante garantir os itens necessários e evitar os supérfluos.  

Veja alguns exemplos de itens necessários para as crianças e itens que são supérfluos: 

  • Você pode levar a criança no mercado e mostrar os motivos por que não é possível trocar a compra do arroz por um salgadinho ou bolacha recheada 
  • No começo do ano, na época de volta às aulas, você pode explicar o porquê não é possível trocar a compra dos materiais escolares por novos brinquedos 

Aprender a poupar desde cedo

Esta lição talvez seja a mais fácil de explicar: quando a criança mostrar interesse por um brinquedo, atividade ou viagem, mostre que nem sempre ela terá o dinheiro para comprar ou fazer o que ela gostaria de fazer, mas que uma opção para conquistar as coisas é poupar um dinheirinho. 

Explique que este caminho é o mais saudável para conquistar seus sonhos, objetivos ou mesmo itens legais como brinquedos, roupas, acessórios, entre outros.  

Se ela já ganha uma mesada semanal, quinzenal, mensal ou eventual, fica ainda mais fácil inserir essa lição na rotina: em vez de comprar o brinquedo que ela pediu, dê a sugestão dela juntar a sua mesada.  

Mas não se esqueça de ajudá-la no processo, afinal, ela ainda está aprendendo estes conceitos: confira o valor do brinquedo com ela, pesquise lojas onde vende, ensine-a a comparar os preços para reforçar o que é mais barato e mais caro, veja o valor da mesada e calcule quanto tempo e quanto da mesada ela terá que juntar para conquistar o brinquedo. 

Se for um brinquedo muito caro, você pode introduzir o conceito de renda extra: por exemplo. se ela juntar 5 brinquedos para vender para outras pessoas, ela conseguirá o dinheiro mais rapidamente.  

Reconhecer o valor do dinheiro

Para ajudar as crianças a reconhecerem o valor do dinheiro e do esforço de consegui-lo, você pode incentivá-la a fazer pequenas tarefas, como ir até o mercado comprar itens para fazer o almoço, organizar os brinquedos bagunçados, arrumar a cama, entre outros.  

Também há a opção da mesada, que pode ser condicionada com tarefas domésticas, com bom comportamento, boas notas na escola, entre outros.  

Quando ela notar que precisará tirar boas notas para garantir a mesada ou fazer tarefas, ela conseguirá reforçar a percepção do valor do dinheiro.  

Claro que esta mesada vai da disponibilidade dos familiares, mas ela pode ser simbólica, ok?  

Não se preocupe se você não pode oferecer este benefício para seus filhos, afinal, existem várias outras formas de explicar estes conceitos financeiros para elas.  

Valorizar o trabalho

Depois de explicar de onde vem o dinheiro e as formas de consegui-lo, as crianças irão aprender a valorizar o trabalho dos pais, tios, avós, primos e familiares no geral.  

E você pode ir além: conte para as crianças que a maior parte das pessoas que elas conhecem tem um trabalho, como professores da escola, a tia que trabalha na cantina, as pessoas que cuidam da limpeza de todos os locais, o porteiro do prédio, etc.  

E não deixe de reforçar o seu próprio trabalho! 

Por exemplo, para explicar o esforço que você faz para conseguir o sustento da casa, converse com ela e mostre o que você faz no trabalho, quantos dias e horas você tem que trabalhar para conseguir o seu salário, o que você precisa deixar de fazer para conseguir este dinheiro, entre outros.  

E não se esqueça de sempre comentar sobre o trabalho do dia a dia também, para que ela não se esqueça deste esforço e aprenda a valorizar o trabalho.  

Veja também: Como fazer Cartão do SUS: confira todas as formas de emitir

7 dicas de como ensinar educação financeira infantil

A sorte dos pais é que existem dezenas de formas de ensinar a educação financeira infantil!  

Veja algumas dicas abaixo e não se esqueça de refletir sobre a idade dos pequenos e quais destas ações se enquadram em cada faixa etária:  

  1. Usar cofrinho com moedas: esta pode ser uma das primeiras lições para elas entender o valor do dinheiro 
  2. Ler livros infantis relacionados a finanças 
  3. Estimular brincadeiras relacionadas a compras, como mercado de mentirinha, loja de mentirinha etc. 
  4. Estimular a economia dentro de casa, para que entendam o valor do dinheiro, como evitar desperdícios, como economizar água, energia elétrica, etc.
  5. Imprimir dinheiro de mentirinha  
  6. Jogar Banco Imobiliário 
  7. Convidar para participar do planejamento financeiro familiar 
  8. Oferecer mesada para estimular a educação financeira, para a conquista de itens de desejo, como recompensa por comportamento ou mesmo para ajudar com lanches ou mobilidade para a escola 

E a dica final é: Observe suas opiniões sobre dinheiro antes de começar a educação financiaria infantil

Nós brasileiros temos uma relação de amor e ódio com o dinheiro, afinal, temos nossas frustações e dificuldades relacionadas a economia, a inflação e endividamento no país. 

Por isso é tão importante refletir sobre as nossas próprias opiniões sobre as finanças, para não passarmos uma ideia negativa e pessimista para as crianças.  

É claro que dinheiro não é um conto de fadas, mas também não precisa ser sempre uma fonte de problemas e negatividade! 

Mesmo que você esteja em uma fase financeira delicada, se esforce para oferecer lições construtivas para os pequenos e reforçar a importância da educação financeira, mostrando sempre de uma forma realista e apresentando até onde o dinheiro pode levar alguém, e o que ele ajuda a conquistar na vida.  

Tenha muito cuidado ao passar estes ensinamentos, pois crianças são como espelhos daqueles que estão sempre com elas e repetem muitas coisas que dizemos, não é verdade?  

Lembre-se: o dinheiro é fonte de liberdade e bem-estar, e crianças que aprendem a cuidar do dinheiro com sabedoria e que crescem com estas ideias desde cedo, com certeza serão adultos mais organizados e melhores do que nós ?  

FAQ: Perguntas frequentes 

O que é educação financeira nas escolas? 

A disciplina de educação financeiras nas escolas serve para guiar os alunos e apresentar sugestões de planejamento para o futuro. Além disso, ela também ensina a organização do dinheiro tanto para o aluno, quanto para sua família.  

É uma forma de melhorar o bem-estar financeiro de toda a escola e do um núcleo familiar do aluno, afinal, muitas crianças pedem ajuda de seus familiares para fazer as atividades escolares.  

Quem ensina educação financeira? 

Para ensinar educação financeira e ser um educador desta área, é preciso ter experiência com educação, conhecimento técnico sobre finanças e também ter alguma experiência prática neste ramo. 

Web stories

Esse conteúdo foi útil?