Equilíbrio Financeiro: 7 etapas para conquistar o seu

6 minutos para ler

Você sabe o que é equilíbrio financeiro?

Ele é, basicamente, um sonho para todos que desejam ter uma vida tranquila e confortável , sem precisar passar pelos desesperos de sempre ter alguma dívida para pagar ou ter que tirar dinheiro de uma coisa para pagar outra e nunca saber quanto vai e para onde vai.

É aquela paz ao deitar a cabeça no travesseiro, sabe?

Para conquistar esse equilíbrio financeiro é preciso dedicação e comprometimento , pois é um processo que depende apenas de você e pode ter resultados com apenas alguns passos.

Neste artigo listamos 7 etapas principais que você deve adotar em sua rotina para ter sucesso e conquistar seu equilíbrio financeiro.

1. Faça seu orçamento

Para começar a desenvolver seu equilíbrio financeiro, você precisa fazer um balanço geral da sua situação atual, considerando também os últimos meses.

É importante identificar com o que você está gastando, avaliar esses gastos, tentar definir metas para melhorá-los e começar a acompanhar tudo bem de perto daí em diante.

Para isso, o ideal é que você faça uma planilha bem organizada e detalhada sobre tudo que gasta e o quanto recebe, para ter sucesso nos resultados.

2. Defina seus objetivos

Para ter motivação no controle de seus gastos é preciso saber o que você espera como resultado.

Depois disso, você poderá calcular o quanto precisa ter para alcançar essa meta e o quanto falta para conquistá-la.

3. Tenha um fundo de emergência

Um dos itens principais para um bom equilíbrio financeiro é ter algum dinheiro guardado para emergências.

Isso porque imprevistos sempre podem aparecer no meio do seu percurso de reestruturação financeira e essa é uma forma de não se prejudicar ou perder o que já foi conquistado, caso algo aconteça.

Uma boa opção é separar mensalmente uma parte de seu salário, como se fosse um compromisso que tivesse que pagar como qualquer outra dívida.

Mas como saber qual valor devo separar?

Isso varia de pessoa para pessoa, você deve reservar um valor que não prejudique seu orçamento, mas que ao longo dos meses se torne uma boa soma.

Especialistas em finanças geralmente indicam a regra dos 10% para quem quer obter bons resultados com equilíbrio financeiro.

Isto é, você forma uma reserva de capital com 10% do seu salário mensal. Assim, se você recebeu R$ 2.000,00 reais, por exemplo, sua reserva será de R$ 200,00 naquele mês.

Manter a disciplina durante todos os meses pode ser bem complicado, mas depois de determinado período, você terá uma boa soma para guardar ou fazer algum investimento.

4. Livre-se das dívidas

Equilíbrio financeiro e dívidas não cabem na mesma frase. Isso porque, enquanto as dívidas estiverem presentes, seu planejamento não estará completo.

Depois de fazer a análise dos seus gastos, definir seus objetivos e sua reserva mensal, foque em eliminar as dívidas que ainda tiver.

Organize uma maneira de terminar de quitá-las sem prejudicar seu orçamento e foque em não fazer nenhuma dívida nova.

5. Faça do cartão de crédito o seu parceiro

O cartão de crédito pode representar um perigo se não usado corretamente. Mas todos sabemos que ele também ajuda muito em determinadas situações.

Isso porque ele oferece vantagens que aparentemente são muito simples de lidar devido à praticidade de parcelar as compras em valores pequenos.

Ele também permite que você atenda à alguma necessidade que não estava em seus planos, sem precisar apertar seu orçamento mensal, pois poderá pagar no mês seguinte.

Dessa forma, é possível utilizar o cartão de crédito como um grande aliado, desde que tenha sempre o controle do que está sendo gasto através dele.

Para isso, anote sempre os gastos com o cartão, e sempre se organize de forma a reservar o valor que deverá ser pago na fatura do mês seguinte à compra.

Assim, você evita se deparar com uma fatura muito pesada que pode não conseguir pagar, e o juros pelo parcelamento desse valor sem dúvidas será cruel.

Utilize o cartão como seu parceiro e assim não terá problemas com ele.

6. Procure por ofertas e evite o desperdício

Atualmente sabemos que umas das bases do capitalismo em que vivemos é a lei da oferta e da procura: a competitividade.

Isso quer dizer que o mesmo produto pode ter os mais variados preços, basta você ter disposição para pesquisar e encontrar aquele que menos pesa no seu bolso.

Essa é uma estratégia de grande valor na conquista do equilíbrio financeiro, pois pesquisando mais, comparando os preços, é possível fazer uma boa economia.

Isso acontece porque, na rotina corrida, acabamos comprando mais do que precisamos realmente, ou coisas que nem mesmo precisamos, pelo valor mais caro.

Outro problema para quem quer ter equilíbrio financeiro é o desperdício.

Você pode até achar que não, mas ele é muito comum e pode até fazer parte da sua vida, mesmo que você não esteja percebendo.

Portanto, sempre que for ao supermercado, tenha em mente o que vai comprar, ou melhor ainda, faça sempre uma lista detalhada de coisas das quais realmente precisa.

Quando não nos planejamos, acabamos comprando coisas que vemos primeiro, sem saber quando vamos consumir, e isso faz toda a diferença para um equilíbrio financeiro.

Colocando no papel, você vai comprar somente o que está organizado nos gastos com supermercado.

Além disso, evite coisas supérfluas e, se possível, tente desapegar de coisas que não usa mais. Uma boa opção é avaliar o que está em bom estado e procurar por uma forma de vender o que não quiser mais.

Roupas, sapatos, acessórios que não são mais de tanta utilidade, podem ser uma fonte de dinheiro extra que faz uma boa diferença quando colocada na reserva.

7. Invista em educação financeira

Se você quer conquistar e manter um bom equilíbrio financeiro é importante que, antes de qualquer coisa, saiba o básico sobre esse assunto.

Procure sempre estar atualizado sobre o mercado, sobre como você pode aprimorar suas reservas e investir seu dinheiro.

A internet é uma ótima ferramenta de informação, na qual você poderá sempre buscar dicas e novidades sobre esse assunto gratuitamente.

Existem também profissionais capacitados no mercado que podem te auxiliar nesse planejamento, se for o caso.

O equilíbrio financeiro que você sempre quis está perto de você, basta dar o primeiro passo!

Você também pode gostar

Um comentário em “Equilíbrio Financeiro: 7 etapas para conquistar o seu

Deixe uma resposta

-