Identifique suas principais inspirações de vida!

6 minutos para ler

Acordar cedo todos os dias para trabalhar, enfrentar o trânsito e equilibrar os compromissos profissionais com a vida familiar. Esses desafios sobrecarregam todos nós e, em alguns momentos, o desânimo parece se instalar. No entanto, uma solução para não desviar a atenção dos objetivos e seguir em frente é lembrar sempre das suas inspirações de vida.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que o motiva ou nunca pensou muito sobre o assunto, saiba que conhecer mais sobre si mesmo e onde você realmente quer chegar pode ser um aliado poderoso na hora de encarar os desafios e a rotina. Leia este post até o fim para descobrir quais as suas inspirações de vida!

Como identificar suas inspirações de vida

O primeiro passo para descobrir o que inspira você é entender mais sobre si mesmo e os seus desejos para o futuro. Responder algumas perguntas pode ajudar nesse processo. Embora essa dica seja simples, ela tem um grande impacto quando usada da maneira correta.

  • O que motiva você a levantar da cama todos os dias?
  • O que você quer deixar como marca da sua trajetória?
  • Qual o seu propósito real ao fazer algo?
  • Quais os seus valores?
  • Qual é o seu maior sonho?

Caso encontre dificuldade para responder a essas perguntas, fazer uma lista contribui para encontrar as respostas certas e identificar contradições. Primeiro, liste todas as atividades que você gosta muito de fazer e, na sequência, escreva tudo o que você não gosta de fazer.

Desta forma, você pode identificar quais áreas ou atividades trazem mais realização para você e quais deve evitar. É normal ter diferentes tipos de inspiração, como família, trabalho e ações sociais. Afinal, para cada esfera da vida todos temos diferentes objetivos.

Tipos de inspiração

Dividimos os tipos de inspiração em três categorias principais: família, educação e trabalho. Para cada uma delas, descrevemos exemplos que ajudam você a identificar situações similares na sua vida com dicas práticas de como usar essas inspirações a seu favor.

Família

Você pode ser uma mãe ou um pai que sonha em dar o melhor para os seus filhos, pagando uma boa escola e ajudando a ingressar em uma universidade, proporcionandoatividades de lazer como esporte e viagens. São muitos os planos que envolvem criar um filho e realizar todas essas inspirações.

Para cada um desses planos, é possível traçar uma estratégia para ter tempo e dinheiro suficientes para atingir o objetivo desejado. O mesmo vale para os filhos que desejam dar qualidade de vida, assistência médica e atividades de lazer para os pais já idosos.

Educação

Temos ainda os jovens que encontram na educação a principal inspiração de vida. Esse pode ser o primeiro passo para construir uma vida de realizações. Para quem deseja ingressar em uma boa universidade e até mesmo pagar os estudos de nível superior, planejar e ter paciência são essenciais.

Este é o tipo de inspiração que ajuda as pessoas desde o início a manter o foco nos objetivos e superar os desafios diários. Afinal, qual jovem gosta de acordar cedo para estudar? No entanto, se logo no início ele perceber que concluir os estudos é uma inspiração, ficará mais fácil passar por essa fase.

Trabalho

A carreira é outro aspecto importante da vida das pessoas e não deve ser mais encarada como uma escolha que elimina outras inspirações de vida. É possível conciliar carreira e família, por exemplo. É importante lembrar que quanto mais objetivos uma pessoa estabelece, mais esforço e tempo ela levará para alcançar.

O trabalho ainda pode ser uma fonte de inspiração para pessoas de diferentes faixas etárias. O jovem que deseja melhorar de vida. O adulto que busca equilibrar as contas da família e as pessoas que estão a caminho ou já alcançaram a aposentadoria, fase na qual é possível se reinventar no trabalho e descobrir novas motivações.

Como a inspiração aproxima você dos objetivos

Depois de descobrir quais são as inspirações, fica mais fácil definir os objetivos que condizem com o que você realmente deseja. É nesse momento que as atividades que não trazem realização e não contribuem para as suas motivações devem sair da sua rotina.

Essas mudanças demandam algum tempo, mas vão aproximar você dos seus objetivos. Todos os dias, antes mesmo de levantar da cama, pense na sua inspiração e se concentre na realização dos passos para atingir cada meta. Você pode repassar as conquistas dos últimos dias ou meses para ter um reforço adicional.

Use as inspirações de vida para não desanimar

Deixar as suas inspirações escritas em um quadro, anotadas em um caderno ou no celular ajuda a manter o foco. Estabelecer pequenas metas é outra dica para driblar os pequenos problemas da rotina, como um atraso nos planos, e não desanimar.

Por exemplo, se para você parece distante a realização do sonho de pagar uma viagem de férias para a praia com a família, pense na primeira etapa: reduzir despesas do orçamento. Depois disso, você pode tentar guardar um pouco de dinheiro todo mês e, ao fim de um ano, verá que já está muito mais próximo do objetivo.

Em resumo, são três dicas para manter as inspirações na sua rotina e não perder o foco quando os problemas surgem:

  • lembrar sempre das suas inspirações de vida e por quais motivos você as escolheu;
  • dividir muitos objetivos ou um sonho grande em pequenas metas diárias ou mensais;
  • cuidar da própria saúde e bem-estar.

A última dica, muitas vezes deixada de lado quando pensamos em montar um plano de vida, é fundamental para realizar as inspirações. Estar em boa saúde, descansar sempre que possível e aproveitar os momentos de lazer ajudam a recuperar a energia.

Agora que você já sabe como identificar as inspirações de vida, as características de cada motivação e como manter o foco diante dos problemas, faça a sua própria lista e comece a dedicar seu tempo e seus recursos às atividades que podem deixar você mais perto dos seus objetivos.

Gostou de saber o que é preciso para identificar as suas inspirações de vida? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a descobrirem o que os motiva

Posts relacionados

Deixe uma resposta