Ligações de cobrança: como sair dessa?

Ligações de cobrança: como sair dessa?

Acordo Certo

outubro 13, 2020

5

minutos para ler

Não é novidade que as ligações de cobrança são um incômodo para muita gente — e, ao contrário da Acordo Certo que nunca faz ligações de cobrança, para algumas empresas esta prática é bastante comum. Também, muitas vezes as chamadas não partem da empresa para a qual você é consumidor, mas sim de call centers contratados para fazer esse tipo de serviço.

Uma boa notícia é que existem meios para sair dessas listas de empresas de cobrança terceirizadas. Conversamos com o Dr. Marco Miller Ferlin, do escritório Rocha, Calderon e Advogados Associados, e contamos com ótimas dicas e orientações sobre o assunto. Confira abaixo!

Entenda as técnicas psicológicas utilizadas por empresas de cobrança 

Além de serem insistentes, algumas das empresas que fazem ligações de cobrança usam técnicas psicológicas para intimidar seus interlocutores. Elas apelam para o senso de urgência e até mesmo praticam o que é caracterizado como assédio moral.

“Muitas empresas fazem uso de meios inapropriados para constranger a pessoa em uma ligação de cobrança, com ameaças de prazos curtos para pagamento, mencionando campanhas fictícias que terminam em 24 horas, acionando familiares do devedor e até mesmo provocando o assédio moral. Tudo isso é feito com o único objetivo de ter êxito na recuperação do crédito perseguido”, afirma o especialista Marco Miller Ferlin.

O advogado também comenta que tais práticas são totalmente ultrapassadas e devem ser abolidas pelas empresas do setor. Inclusive, as pessoas que se sentirem coagidas por esse tipo de ligação podem recorrer juridicamente para serem indenizadas.

Atenção: a Acordo Certo não faz ligações

É importante destacar que a Acordo Certo não faz ligações, então se você receber chamadas em nome da Acordo Certo no seu telefone, desconfie: infelizmente, golpes deste tipo são muito comuns e é importante estar atento para não cair nessas armadilhas.

Veja como reagir ao receber ligações de cobrança

O recebimento de ligações de cobrança, por si só, já é algo constrangedor e pode colocar o consumidor em situação de vulnerabilidade. Por isso, a recomendação é sempre manter a calma e agir com prudência ao atender a esse tipo de telefonema.

Nesse sentido, Ferlin orienta: “Ficar exaltado, xingar ou desligar o telefone não resolverá o seu problema, pois as ligações continuarão a perturbá-lo de forma insistente. O melhor a fazer é procurar um diálogo franco e esclarecedor”.

Também é importante raciocinar e tentar desvendar se a ligação parte de uma empresa de cobrança séria ou fraudulenta. Assim como acontece nos golpes de WhatsApp, é muito comum que criminosos roubem dados de consumidores com dívidas e façam ligações tentando aplicar golpes para conseguir dinheiro fácil.

“Nas ligações que parecem fraudulentas, atue com calma e preste muita atenção no que se fala. Quem recebe a ligação tem totais condições de detectar se aquela chamada é séria ou se partiu de alguém mal intencionado”, afirma o advogado.

Aprenda a tirar o seu número da lista de empresas de cobrança de dívidas

Tirar o seu número das listas de cobrança é possível, e você pode fazer isso de maneira legalizada e bastante simples.

Ferlin explica: “Foram criadas algumas formas de bloquear ligações de empresas de telemarketing, que normalmente utilizam de números aleatórios e não identificados. As operadoras de telefonia e os Procons de cada cidade mantêm cadastros ativos em seus sites, onde é possível o próprio usuário cadastrar seu telefone para não receber esse tipo de  chamada”.

Ou seja, para deixar de ser importunado por empresas de cobranças de dívidas, basta entrar em contato com a sua operadora de telefone ou com o Procon da sua cidade. Solicite o endereço eletrônico em que você pode cadastrar o seu número para não receber mais ligações desse tipo e faça tudo conforme for orientado.

Vale lembrar que, ao fazer esse tipo de bloqueio, além das empresas de cobrança, você também deixa de receber telefonemas inoportunos de telemarketing (aquelas ligações de venda de produtos ou serviços. Isso é bom, porque também evita que façamos compras por impulso, o que acaba afetando o planejamento financeiro ao final do mês.

Planejamento para quitar dívidas

Para evitar ligações de cobrança, o melhor a ser feito é buscar pelas melhores condições e quitar as suas dívidas. A partir do momento que uma negociação é finalizada, o seu número deve ser imediatamente retirado dessas listas de todas as empresas que fazem cobranças (o que, como dito acima, não é o caso da Acordo Certo, que não te importuna com ligações).

Empresas como a Acordo Certo possibilitam que você negocie com os parceiros de forma 100% online, o que elimina de vez com esse problema! Para saber mais sobre como isso funciona, basta entrar em contato conosco. Conte com a nossa ajuda para dar este grande passo rumo ao seu bem-estar financeiro — e o melhor de tudo, sem ter que se preocupar com as dores de cabeça das ligações de cobrança.

Compartilhe
este artigo

8 comentários

  1. Meu nome é Joab Galvão Trindade preciso que vocês entrem em contato comigo para saber mais informações sobre essa dívida de 2002

    • Olá, Claudia. Se você está recebendo mensagens da Acordo Certo indevidamente, pedimos desculpas, pode ser que outra pessoa tenha cadastrado seus dados por engano.
      Por favor, escreva para [email protected] para bloquearmos seus contatos e você deixar de receber quaisquer mensagens nossas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Receba os posts mais recentes em seu e-mail