Aprenda a definir metas alcançáveis!

4 minutos para ler

Cerca de 79% de todas as metas definidas para o ano são abandonadas antes do Carnaval. É o que indica um levantamento feito pela International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR). Apenas 21% das pessoas conseguirão cumprir seus propósitos, segundo o estudo.

O que acontece entre a virada do ano, quando os planos são traçados, e o primeiro mês, período em que deveriam estar sendo colocados em ação? Talvez tenha faltado definir metas alcançáveis.

Se você já passou por isso, sabe como é frustrante. Mas não precisa ser assim. O importante é entender que sempre há tempo para rever os objetivos definidos e começar a tirá-los do papel. Veja, neste artigo, como se organizar para isso.

Seja realista

Os sonhos nos movem e nos estimulam. Mas nada é mais empolgante do que as conquistas. Cada objetivo alcançado, por menor que seja, mostra que o esforço valeu a pena. São essas pequenas vitórias que levam ao sucesso.

No entanto, frequentemente, a trajetória é esquecida e o foco se concentra nos desejos que estão distantes. Esse é o primeiro erro. A sensação de que os objetivos são inalcançáveis muitas vezes vem dessa situação. É difícil mesmo perceber que se está avançando, quando o caminho não está bem definido.

Por isso, reveja quais são seus sonhos e avalie se eles são realistas. Por exemplo, enriquecer de forma quase mágica, como ganhar na loteria. As chances são mínimas, certo?

Isso não quer dizer que você deva desistir de tentar, mas precisa encarar que vai ser pouco provável enriquecer dessa forma. Para alcançar esse objetivo, você terá que pensar em como fazer isso de uma forma coerente e possível de ser colocada em prática.

Defina metas alcançáveis

Como definir metas alcançáveis? Ou melhor, como você sabe que pode realizá-las? Primeiro, é preciso listar seus objetivos e verificar o que é preciso fazer para concretizá-los. Se você sonha em comprar um imóvel ou um carro, tem que poupar dinheiro para isso. De quanto você precisa? Como fará isso e em quanto tempo?

Ainda que esteja distante, você verá que o sonho precisa ser viabilizado. Somente a partir dessa análise terá condições de identificar se está buscando algo possível de ser colocado em prática ou não.

Outro ponto importante é ser o mais específico possível em suas metas. Objetivos genéricos que não podem ser medidos tendem ao fracasso. Quer ganhar mais? Defina o valor, em quanto tempo, e quais estratégias utilizará para isso. Pretende comprar uma casa? De qual valor, onde e em quais condições? Deseja emagrecer? Quanto, como e em quanto tempo?

Faça planos de ação

Cerca de 30% das pessoas desistem de suas metas ainda na primeira semana do ano, ainda de acordo com o levantamento da Isma-BR. Será que elas tinham uma estratégia para colocá-las em prática? Provavelmente, não. Como você irá alcançar uma meta sem definir o que, quando e como fazer isso?

Se o seu sonho é sair do aluguel e ter uma casa própria, você precisa começar fazendo uma análise da sua realidade financeira. O que você ganha é suficiente para fazer a reserva necessária? Se sua renda está muito comprometida ou você está com o nome sujo, será inviável colocar seu plano em prática.

Tudo começa com a organização. Defina passos que precisa seguir para chegar ao objetivo, como:

  • renegociar dívidas;
  • limpar seu nome;
  • reduzir gastos;
  • fazer uma reserva mensal;
  • investir para o dinheiro render ao longo do tempo.

Defina prazos e como fará para resolver cada uma dessas etapas. A sensação que você terá ao concluir cada fase será a de que está se aproximando cada vez mais do seu sonho.

Viu como é possível definir metas alcançáveis?! Assine a nossa newsletter e receba mais informações sobre educação financeira.

Você também pode gostar

2 thoughts on “Aprenda a definir metas alcançáveis!

Deixe uma resposta

-