Os 5 mitos sobre a negociação online de dívidas

6 minutos para ler

A possibilidade de negociação online de dívidas atrasadas é mais uma evidência de que "o futuro chegou" e ninguém tem como ignorar esse fato. A internet, nesse contexto, veio transformar o jeito de fazer as coisas e tornou muito mais ágeis alguns procedimentos que antes demoravam para ser finalizados.

Hoje em dia, a regularização de dívidas pendentes pode ser feita online com rapidez, absoluta segurança e sem o constrangimento gerado quando esse tipo de assunto é tratado pessoalmente com um desconhecido, por exemplo, numa agência bancária ou numa indesejada ligação telefônica, enquanto se está no trabalho, numa reunião com amigos etc.

O jeito tradicional de negociar dívidas atrasados já faz parte do passado e, para comprovar isso, fizemos questão de desconstruir aqui 4 mitos que ainda pairam sobre a cabeça das pessoas quando o assunto é a facilidade da limpeza do nome pela internet. Você tem dúvidas sobre isso? Então este post é para você. Acompanhe!

1. "O site pegará meu dinheiro"

É natural desconfiar daquilo que é novidade, principalmente se tiver dinheiro envolvido. No entanto, quando se trata de negociação online de dívidas atrasadas, tal desconfiança não se sustenta, pois os pagamentos não são feitos no site da negociação, mas no banco, por meio de boletos emitidos online com total aval dos credores.

Vale destacar que, nessa transação, a empresa que faz a intermediação entre as partes — credor e devedor — não recebe os valores da negociação; apenas o credor os recebe, sendo responsável pela emissão dos boletos e pela baixa da dívida. A empresa responsável pelo site de negociação de dívidas somente aproxima os envolvidos e cria meios fáceis para solução das suas pendências.

É aconselhável, porém, checar a existência do CNPJ no site da Receita Federal e buscar outros tipos de referência, por exemplo, nas redes sociais ou nos canais de comunicação do próprio site da empresa. Medidas como essas conferem muito mais segurança à pessoa interessada e ajudam a destruir esse mito.

Ao checar a idoneidade da empresa de cobrança com quem se está negociando pela internet, vale a pena pesquisar o que a mídia tem noticiado a respeito dela, qual o porte das empresas credoras que confiaram nos seus serviços de cobrança, o histórico de clientes satisfeitos e com nome limpo novamente etc.

Na pesquisa, certamente serão encontrados depoimentos positivos e negativos, os quais devem ser avaliadas com cautela, principalmente, por se tratar de uma prestação de serviço recente e inovadora no mercado, fator que pode desencadear opiniões precipitadas e, às vezes, pautadas no desconhecimento das fases do processo para limpeza do nome.

2. "A negociação online não é segura"

A negociação online é um procedimento totalmente seguro, visto que as informações sobre a dívida de cada cliente são repassadas à empresa responsável pela cobrança pelos próprios credores, os quais têm a oportunidade de reativar compradores que ficaram inadimplentes e recuperar parte importante do balanço anual da empresa.

Outro aspecto importante referente à segurança dos sites em que são feitas negociações de dívidas é a presença do símbolo do cadeado verde ao lado da barra de endereços da web. Isso significa que o site em questão é seguro e que as informações registradas ali são criptografadas (isto é, blindadas por meio de códigos).

Além disso, vale a pena verificar se o site traz informações sobre seus respectivos termos de uso, bem como a política de privacidade adotada. Tais documentos trazem de forma clara todos as regras da parceria entre as partes envolvidas na negociação online da dívida, a saber, a empresa de cobrança, o usuário e as empresas credoras.

3. "Vão me expor a situações desagradáveis"

Como descrito inicialmente, as situações desagradáveis são vividas, de fato, no contexto das negociações tradicionais de dívidas pendentes — olho no olho. Além da inconveniência da exposição de um assunto particular, nos moldes convencionais quem tem compromissos com mais de um credor precisa fazer acordo com cada um.

Já quem opta pela facilidade da internet para limpar o nome se livra de todos esses percalços, seja porque as interações entre os envolvidos ocorrem virtualmente, seja pela possibilidade de regularizar a situação junto a vários credores ao mesmo tempo e em um único lugar, agilizando bem o processo de quitação.

Assim, em vez de situações desagradáveis, os sites de negociação promovem situações bastante favoráveis aos usuários, visto que trazem meios econômicos, fáceis e seguros de a pessoa negativada eliminar de vez o peso da inadimplência, retomar o crédito no mercado e, até mesmo, voltar a sonhar com novas conquistas.

4. "Os juros serão um absurdo"

O conjunto de benefícios da negociação online não se restringe apenas à segurança e à privacidade das tratativas, mas abrange também o lado financeiro dos acordos. Isso é possível porque, em muitos casos, a parceria entre credor e o site de negociação de dívidas contempla condições especiais de parcelamento e de descontos nos encargos financeiros.

Uma vez que não existem atendentes envolvidos na negociação (que se dá exclusivamente online), não há barganha por valores durante o acordo. Além disso, dependendo das condições oferecidas pelos credores, pode ser disponibilizado um bom desconto nas dívidas em atraso — o que demonstra que as chances para limpeza do nome pela internet realmente são muitas.

Tanto a negociação tradicional quanto a online são capazes de limpar definitivamente o nome da pessoa negativada, pois o que determina a autenticidade de acordos desse tipo não é o método pelo qual ele ocorre, mas sim a autorização da empresa credora para que a cobradora faça a intermediação do relacionamento com o cliente devedor.

Como se pode perceber, os mitos sobre negociação online precisam ser questionados, principalmente, porque a facilidade de acesso às informações, o sigilo absoluto das transações, a agilidade na confecção dos acordos e as possibilidades reais de desconto nas dívidas atrasadas mostram que a modalidade online de limpeza do nome é a mais viável para qualquer pessoa.

Portanto, se você está interessado em resolver as suas pendências financeiras, venha negociar com a gente! A Acordo Certo tem a solução ideal para consulta e negociação de dívidas atrasadas. Todos os trâmites acontecem pela internet, de maneira segura, discreta e sem complicações. Consulte aqui gratuitamente suas dívidas atrasadas pelo número de seu CPF!

Posts relacionados

Deixe uma resposta