Solicitar empréstimo, fazer financiamento para a compra de uma casa ou carro, ou mesmo trabalhar em um banco são situações que aqueles que não têm o nome limpo não podem usufruir. Por isso, seja qual for a situação das suas dívidas, é sempre interessante procurar alternativas para uma negociar dívidas.

E para você que precisa negociar dívidas e ter um cadastro positivo novamente, abaixo, apresentamos algumas dicas.

Como fica meu score de crédito?

Hoje em dia, as empresas que concedem crédito não avaliam somente se o cliente possui ou não restrições em seu cadastro. Existe também a avaliação que se dá pelo score de crédito que, na prática, relaciona na consulta os hábitos de pagamento do consumidor.

O score de crédito funciona como uma pontuação, de 0 a 1.000, que demonstra a relação do consumidor com o mercado. Quanto mais alta for a nota, maiores são as chances de que esse cliente honre com seus compromissos no prazo correto. Entre as ações que fazem o score de crédito aumentar estão pagar as contas em dia e limpar o nome.

Como eu faço um acordo com meu credor?

Ao pensar em ter o nome limpo, a primeira atitude é começar a se organizar para a quitação das dívidas. Faça uma lista com tudo o que precisa ser pago, para saber exatamente o quanto será necessário. Depois, entre em contato com os credores, ou seja, as empresas que estão à espera do seu pagamento.

Uma alternativa fácil pode ser entrar em contato com plataformas de negociação onlineque, normalmente, oferecem acordos interessantes e com descontos para a quitação das dívidas de forma mais rápida e prática.

Sabemos que não é fácil, mas uma dica interessante é tentar fazer uma negociação à vista, já que com essa condição será mais fácil para conseguir um desconto maior, mas caso não seja possível, tudo bem você parcelar, o importante é não quebrar o acordo. Sabendo exatamente o montante que será necessário para liquidar a dívida, organize suas finanças com o intuito de ter o dinheiro necessário para fazer o pagamento da maneira acordada.

Em quanto tempo o meu nome fica limpo novamente?

Uma dúvida muito comum entre aqueles que estão em processo de negociação é quanto ao prazo para ter o nome limpo novamente. Quando se faz um acordo parcelado, logo quando se paga a primeira parcela (ou parcela única), em até 5 dias úteis, o CPF já é retirado dos cadastros de negativados e você passa a ter, finalmente, o nome limpo!

Legalmente, o credor tem esse prazo para informar aos órgãos de proteção ao crédito que o cliente já não possui pagamentos atrasados, ou seja, já poderá voltar a ter crédito no comércio e bancos normalmente.

Negociar a dívida é a melhor forma para quem precisa obter crédito rapidamente, mas tem o problema de não contar com o nome limpo e também não tem os recursos para pagar a dívida integralmente. Então, a partir de um acordo, com parcelas que são possíveis dentro do seu orçamento, em pouco tempo você não terá mais esse tipo de restrição.

É importante lembrar que, de acordo com a legislação, em hipótese alguma o credor pode se recusar a retirar o nome do cliente da lista de restrição após o pagamento da primeira parcela. Então, fique atento aos seus direitos também quando for negociar um contrato atrasado, mas não esqueça que se você tiver mais de uma dívida, terá que quitar todas até ter seu nome limpo novamente.

O que acontece quando o acordo não é cumprido?

Quando se negocia o pagamento de uma dívida, é comum conseguir algumas vantagens como flexibilidade de prazo e até mesmo a amortização de juros. Por isso, é recomendável que, antes de entrar em contato com a empresa credora, certifique-se quanto ao limite que você tem disponível para efetuar o pagamento, seja uma única parcela ou não.

Uma negociação errada poderá ser frustrante, tanto para a empresa e, principalmente para você, que não terá o nome limpo. Mas é claro que imprevistos podem acontecer e, de repente, o dinheiro que seria usado para o pagamento da dívida não estará mais disponível.

Diante dessa situação, é comum ter dúvidas sobre o que acontecerá quando o acordo não é pago. Se o nome estiver negativado, naturalmente, ele continuará no cadastro de inadimplentes.

No entanto, quando a dívida é negociada para ser quitada em parcelas e o cliente não paga o total, novamente o CPF é negativado, já que o acordo funciona como um novo compromisso, ou seja, nova dívida. Caso aconteça algo inesperado, entre em contato com o credor e tente renegociar o prazo para pagamento sem perder os benefícios concedidos.

Lembre-se de que, para não cair na armadilha das dívidas e sempre preservar seu nome limpo, é preciso organizar seus gastos de acordo com as suas finanças. Use planilhas, aplicativos no celular ou mesmo anotações manuais para listar seus recebimentos e o que precisa ser pago.

E caso o seu nome esteja negativado por conta de mais de uma dívida, ou seja, diferentes credores, ele somente deixará de fazer parte das listas de proteção ao crédito quando todos os contratos em atraso forem quitados.

Sempre que possível, tente manter também uma reserva financeira para cobrir gastos emergenciais. Evite também gastos por impulso e o uso excessivo do cartão de créditono dia a dia. São as pequenas ações que permitirão que as suas contas não fujam do controle.

Gostou das dicas e informações sobre como manter o seu nome limpo? Aproveite e verifique se possui dívidas disponíveis para negociação no site da Acordo Certo, a maior plataforma de negociação digital do Brasil!