Atraso de pagamento de dívidas renegociadas: o que fazer?

Atraso de Pagamento de Dívidas Renegociadas: O que Fazer?

Quem faz um acordo para quitar dívidas sabe o quanto é importante se livrar do débito e de todas as complicações envolvidas. Só que, às vezes, surgem problemas que causam o atraso de pagamento de dívidas renegociadas. É aí que surge a dúvida: “E agora? O que irá acontecer? O que devo fazer para reverter novamente esta situação?”.

Antes de atrasar o pagamento do seu acordo em dia, é importante entender o que acontece. E caso você já tenha passado por isso, é interessante entender suas alternativas daqui para frente. Por isso, neste artigo vamos explicar o que é quebra de acordo e como remediar a situação. Confira!

O que acontece quando o acordo é quebrado?

“Renegociei a dívida e não paguei: e agora?” Quando uma parcela da renegociação não é paga até a data de vencimento do boleto e acontece o atraso de pagamento, você está sujeito a quebra de acordo de dívida, que significa que todas as condições que foram definidas são perdidas. Em termos jurídicos, o acordo (contrato) foi quebrado, por isso perde a validade.

A empresa credora, nesse caso, pode retomar a cobrança nos termos anteriores à renegociação, desconsiderando qualquer vantagem que tenha sido concedida, como descontos e prazos maiores.

Outra questão que preocupa bastante quando há atraso de pagamento, é a possibilidade de, novamente, ter seu CPF negativado, ou seja, incluso nos cadastros de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Quem faz o acordo certo para o pagamento da dívida consegue limpar o nome poucos dias depois de pagar a primeira parcela da renegociação. Porém, quando há atraso de pagamento, o nome pode voltar a ser negativado. E, claro, isso traz uma série de problemas para o acesso ao crédito e, para muitas pessoas, cria grandes desafios, pois impede o acesso a bens e serviços necessários para o dia a dia.

Por tudo isso é muito importante avaliar bem as condições do acordo e se organizar para cumpri-lo. Em geral, as renegociações são desfeitas quando:

  • imprevistos deixam a pessoa sem dinheiro para pagar o acordo em dia;
  • a pessoa firma o acordo apenas para se livrar das cobranças, sem considerar a importância de quitar a dívida por completo;
  • a negociação não foi bem planejada, ou seja, a pessoa acabou se comprometendo com um valor que não conseguirá pagar;
  • a pessoa perde o prazo de pagamento (qualquer atraso de pagamento do acordo, à vista ou parcelado, pode resultar na quebra de acordo).

Como saber que meu acordo foi quebrado? 

Hoje, na Acordo Certo, nós mandamos um e-mail comunicando que o seu acordo foi quebrado. Então, se você ficou na dúvida se aconteceu uma quebra de acordo, basta dar uma olhada na caixa de entrada do seu e-mail. Só não se esqueça de verificar a caixa do e-mail que você cadastrou hein? Afinal, sabemos que alguns de vocês usam dois ou mais e-mails. 

Então, se você recebeu este e-mail, provavelmente o seu boleto do acordo não foi pago no dia combinado, logo, a quebra do acordo acontece automaticamente.  

O que fazer se eu quebrei o acordo com meu credor?

Renegociar a dívida e não pagar é assumir o risco de perder uma proposta que seja vantajosa, como citamos anteriormente. Mas é plenamente possível buscar uma resolução para o problema e conseguir um novo acordo ajustado às suas necessidades. Confira algumas dicas que podem ajudar:

1. Busque um novo acordo

A empresa com quem você tem a dívida tem interesse em receber, por isso, a tendência é que ela aceite renegociar o débito. Se na primeira tentativa houve algum problema que te impediu de cumpri-lo, tente novamente.

Acompanhe o site da Acordo Certo para ficar por dentro de novas ofertas de acordo. Lembre-se de avaliar bem as condições e se organizar para cumpri-las até o final.

2. Faça uma análise das suas reais possibilidades

Faça uma reflexão: o que aconteceu de errado para ocorrer o atraso de pagamento? O prazo não foi suficiente? A situação da sua renda mudou e o valor das parcelas ficou elevado demais para o seu orçamento? Enfim, verifique por qual motivo você deixou de cumprir o acordo.

Conhecendo bem onde está o problema, faça uma projeção de condições que são possíveis de serem cumpridas. Se o valor da parcela original era de R$ 300, mas você só pode assumir uma parcela de R$ 200 por mês, saiba que esse é o seu limite. Tente, então, alongar o prazo de pagamento da dívida para que as parcelas caibam no seu orçamento.

3. Comprometa-se com o pagamento

Como demonstramos, deixar de pagar a renegociação é um problema que pode ter consequências bastante prejudiciais, como levá-lo a perder boas condições de pagamento. Sendo assim, aproveite essa nova chance de acordo para se empenhar e cumprir com os prazos pontualmente.

Se as condições do orçamento estão muito complicadas, verifique a possibilidade de reduzir gastos domésticos ou de ter uma fonte de renda extra.

Acredite: mudar de “renegociei a dívida e não paguei” para “quitei minha dívida por completo” será um grande avanço no seu bem-estar financeiro!

Lembre-se que você pode contar com a Acordo Certo para negociar dívida online.

Qual a desvantagem de pagar uma dívida em atraso de pagamento?

Se você fez um acordo de renegociação de dívida mas acabou acontecendo o atraso de pagamento, é muito provável que aconteça a quebra do seu acordo. Caso isso aconteça, você terá que renegociar novamente com o credor ou usando a plataforma de negociação como a Acordo Certo.

Pode pagar acordo vencido?

O ideal é que você evite o atraso ou então não pague o acordo que já venceu a data de pagamento. Se você não conseguiu pagar o acordo na data certa, ou seja, atrasou o pagamento depois da data de vencimento, pode perder as vantagens que negociou, como os descontos, e a dívida volta a ficar pendente, além de ter seu acordo cancelado.

Quebra de acordo por parte do banco: saiba o que fazer 

Nós da Acordo Certo conseguimos te ajudar com a quebra de acordo que aconteceu por parte dos nossos parceiros, e também te auxiliamos com dicas relacionadas ao pagamento do boleto.

Então, quando acontecem problemas diretamente com o seu banco, como o estorno de um acordo que estava sendo pago como débito em conta, por exemplo, a nossa recomendação é que você converse com o seu banco através dos canais oficiais de comunicação.

Se está acontecendo problema ao tentar efetuar o pagamento do seu boleto pelo seu banco, aplicativo, internet banking ou casas lotéricas, nossas dicas para resolver são:  

  1. Primeiro, verifique se a tentativa de pagamento foi realizada dentro do prazo de vencimento do boleto ou se aconteceu o atraso de pagamento (pode ser que ele seja um boleto vencido)
  2. Identifique também se o código de barras do seu boleto, como também seus dígitos, estão legíveis.  
  3. Seu boleto pode levar de 30 segundos a 4 horas para ser registrado pelo banco. Por isso, se você tentou pagar antes deste prazo, tente novamente ao se passarem as 4 horas, após a emissão do boleto 
  4. Se ainda assim você encontrar problemas para efetuar o pagamento, encaminhe uma mensagem para nosso atendimento através do Formulário Fale Conosco: anexe o seu boleto e informe qual foi o erro encontrado.  

4 principais perguntas sobre quebra de acordo de dívida 

1 – Quantos dias de atraso é considerado quebra de acordo? 

O ideal é que você não atrase nenhum dia, pois somente assim conseguirá ter certeza de que irá manter as condições de pagamento e de descontos aplicados na sua negociação, ok?  

Se você atrasou o pagamento, mas percebeu que seu acordo ainda não foi quebrado, então fique à vontade para conversar com a nossa equipe para confirmar o status do seu acordo através do formulário Fale Conosco.  

2 – Quantos dias posso atrasar um acordo? 

O ideal é que você não atrase nenhum dia, para que seu acordo não seja quebrado, pois somente assim você garante que irá manter os descontos aplicados na negociação.

3 – Posso pagar acordo atrasado? 

Não: o ideal é que você evite o atraso de pagamento do acordo, pois depois de alguns dias de pagamento atrasado, ele acaba se quebrando automaticamente. Se você ainda não recebeu um e-mail avisando sobre a quebra do seu acordo, recomendamos que entre em contato com a nossa equipe através do formulário Fale Conosco

Lembre-se: se seu acordo foi quebrado por atraso, recomendamos que você aguarde 7 dias (a contar da data de cancelamento do acordo) e consulte se há dívidas disponíveis para serem renegociadas em nosso site, pois após este prazo, o débito poderá ser liberado novamente para renegociação, e então, você conseguirá fazer um novo acordo.  

4 – Posso pagar um acordo antes do vencimento?  

Sim, é possível pagar o boleto do seu acordo a partir do momento que ele ficar disponível para você. 

Funciona assim: se você faz um acordo para ser pago à vista, o boleto ficará disponível normalmente em até 24 horas após a negociação. Assim que receber o boleto no seu e-mail ou via SMS, você já pode pagar.  

Para acordos parcelados, nós vamos te enviando os boletos aos poucos: cada parcela fica disponível até 05 dias antes do vencimento, ou então, ficam liberados depois que ocorrer a baixa do pagamento da parcela anterior, tudo depende da regra que cada um dos nossos parceiros segue, e cada um deles tem seus próprios critérios e prazos, ok?  

Então, conforme você vai pagando, vamos liberando mais parcelas ?. Desta forma, além de te ajudarmos a quitar as dívidas e limpar o nome, nós também conseguimos te auxiliar a manter seu controle financeiro e orçamento mensal.

FAQ: Perguntas frequentes

Quantos dias posso atrasar um acordo no Serasa? 

O Serasa conta com parceiros credores, logo, cada um dos credores tem suas regras. Então, cada um deles terá uma quantidade de dias de tolerância de atraso.  

O que acontece se eu não pagar um acordo? 

Quando infelizmente você não consegue pagar o acordo até a data do vencimento, acontece uma quebra do acordo. Isso significa que você terá que fazer o acordo novamente.  

Estou com 2 parcelas em atraso, o que fazer? 

Dificilmente você ficará com 2 parcelas em atraso, pois ao atrasar 1 parcela, o acordo acaba se quebrando, ou então, nós não liberamos a próxima parcela para você, ok? É claro que cada parceiro credor tem sua regra e seu prazo para fazer a quebra do acordo, mas na maioria deles você não conseguirá ficar com 2 parcelas em atraso.  Por isso, se você está com uma parcela em atraso e seu acordo ainda não se quebrou, entre em contato com a nossa equipe através do formulário Fale Conosco. 

Web stories

Esse conteúdo foi útil?