O Cadastro Positivo Boa Vista é tão importante pra o consumidor quanto a pontuação score é, pois pode acelerar a aprovação de novos créditos e consequente te deixar mais próximo do seu sonho. Veja como ativar o seu!

cadastro-positivo-boa-vista

Se você acompanha o blog da Acordo Certo há um tempo, já deve ter visto que falamos bastante sobre o Cadastro Positivo Boa Vista, principalmente quando o assunto é melhorar a saúde financeira e aumentar o score de crédito, né? 

Esse Cadastro de informações é tão importante pra o consumidor quanto a pontuação score é, pois pode acelerar a aprovação de novos créditos no mercado e consequente te deixar mais próximo do seu sonho, como a conquista do carro, moto ou mesmo a casa própria.  

Vem conhecer mais sobre este cadastro e não esqueça de manter o seu ativado para aproveitar os benefícios hein?  

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. ?

O que é o cadastro positivo?

O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico das suas movimentações financeiras positivas.  

Ou seja, ao invés deste cadastro registrar quando você atrasou uma conta e deixou uma dívida aberta, quando pediu um crédito ou quando não conseguiu pagar um débito (como o Score faz), ele salva apenas os hábitos de consumo bons e que estão a seu favor, como: 

  • Pagar faturas de cartão de crédito em dia 
  • Pagar contas com antecedência, como conta de água, luz, etc. 
  • Negociar dívida online e quita-la até o fim  

Qual a importância do Cadastro Positivo?

Ativar o Cadastro Positivo é importante para sua saúde financeira, afinal, ele é como um diário de todos os seus hábitos bons relacionados ao seu dinheiro.  

E esse diário de hábitos financeiros positivos é visto com frequência pelos birôs e Órgãos de Proteção ao Crédito, como a Boa Vista Consumidor Positivo e o SPC, que são instituições que ajudam os bancos a decidirem se você vai conseguir a aprovação de novos empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, se vai alcançar o limite ideal no cartão de crédito ou o máximo, etc. 

Deu pra sentir a importância?  

Ao cuidar bem do seu dinheiro, novos dados são inseridos no seu Cadastro Positivo. Estes dados são conferidos pelos birôs de crédito.  

E sabe quem consulta os birôs de crédito? Instituições financeiras, bancos, comércios, lojas, empresas, etc. Ou seja, todas as instituições que são responsáveis por emitir cartões de crédito, liberar empréstimos pessoais, entre outros créditos e limites.  

Por isso, mantenha sempre seu Cadastro Positivo Boa Vista ativo, com os dados atualizados, e com os hábitos financeiros organizados e saudáveis, para que toda sua vida seja impactada positivamente e suas finanças também ?  

Quais os bancos que consultam o Boa Vista? 

Muitos bancos são associados com o birô de crédito Boa Vista, e por isso adotam o Boa Vista Score e o Cadastro Positivo Boa Vista como referência para verificar dados de crédito dos consumidores. Veja alguns dos principais bancos : 

  1. Banco do Brasil
  2. Caixa Econômica Federal 
  3. Itaú
  4. Trigg
  5. Nubank 
  6. Neon 
ItaúNubankTrigg

O que eu ganho com o Cadastro Positivo? 7 vantagens em ativar

As informações registradas no Cadastro Positivo tem um peso muito alto no cálculo do seu score de crédito, podendo impactar até 50% da sua nota final. Sendo assim, veja as vantagens em ativar o Cadastro Positivo:

  1. Seu histórico nos bancos e instituições financeiras fica mais positivo e confiável
  2. Sua reputação como bom pagador melhora, logo, os bancos e instituições financeiras vão te oferecer mais oportunidades de crédito
  3. Ao ativar o Cadastro Positivo, você tem mais facilidade em limpar seu nome fazendo uma negociação de dívidas 
  4. Fica mais fácil conquistar a aprovação de novos créditos, como empréstimos e financiamentos
  5. Você tem mais chances de garantir aumento de limite também
  6. Você garante melhores condições na contratação de créditos, como juros reduzidos, mais parcelamento, etc.
  7. Sua pontuação score é impactada positivamente

Como funciona o Cadastro Positivo Boa Vista?

Em 2019 foi aprovada a Lei 12.414 que permite colocar automaticamente, e sem autorização, todas as pessoas (físicas e jurídicas) neste cadastro. Então, o funcionamento do Cadastro Positivo se dá através destes dados que são captados diariamente pela Boa Vista Consumidor Positivo e também por contratos financeiros que você possui, que formam o seu histórico financeiro favorável. 

Apesar dos dados já estarem autorizados para consulta, é necessário que os consumidores ativem seus cadastros. Isso pode ser feito através do site da Boa Vista Consumidor Positivo, de forma 100% gratuita e online.  

Direitos Cadastro Positivo

Alguns dos direitos do Cadastro Positivo são: 

  • Oferecer a ativação gratuitamente para os consumidores 
  • Oferecer também a oportunidade de cancelar o registro dos dados através da internet, telefone ou até mesmo via carta 
  • Você tem o direito de acessar todas as suas informações existentes no banco de dados, como históricos de crédito, pontuação score, etc. 

Para conferir mais direitos do Cadastro Positivo, confira a regulamentação na Lei nº 12.414/11, Decreto nº 9.936/2019 e também na Lei Complementar 166/2019. 

A Lei que apresenta os direitos do Cadastro Positivo, apesar de já permitir o registro automático do seu nome no Cadastro Positivo, ela também garante o cancelamento a qualquer momento. 

Isso significa que você tem direito de solicitar a exclusão do seu Cadastro Positivo diretamente nos Órgãos de Proteção ao Crédito, usando um dos canais de atendimento, como chat online, e-mail ou mesmo telefone.  

Entretanto, apenas de ser um direito seu, nós recomendamos fortemente que você mantenha seu cadastro e deixe-o ativo, para que os seus dados de bom pagador sejam registrados e assim aconteça o aumento da pontuação score. 

Como ativar o cadastro positivo na Boa Vista?

É muito fácil ativar seu Cadastro Positivo! Siga os passos: Basta entrar diretamente no site da Boa Vista e consultar seu CPF.  

Ao fazer a pesquisa do seu CPF, o site da Boa Vista vai mostrar se você tem ou não o Cadastro Positivo já ativo.  

Caso já tenha ativado antes, basta acessar com seu login e senha.  Mas se ainda não estiver ativo, é só preencher os dados solicitados, que são:  

  • Nome completo 
  • Data de nascimento 
  • E-mail para receber dados sobre o seu CPF 
  • Telefone 

Pronto, seu Cadastro Positivo Boa Vista já está ativado!  

Para completar o cadastro e mantê-lo atualizado, eles devem pedir dados do seu endereço também, mas é só para poder bater com as informações que eles já possuem e deixar seu cadastro muito mais confiável e seguro. 

Lembre-se que quanto mais atualizado ele estiver, melhor ficarão os registros do seu histórico.  

Então, se você mudar de endereço, não esqueça de atualizar seu cadastro positivo Boa Vista também, ok?  

E mais uma vantagem de ativar o Cadastro Positivo é que com este mesmo cadastro no site Consumidor Positivo, você também consegue conferir sua pontuação no Score Boa Vista, então aproveite 🙂

Como consultar o Cadastro Positivo?

Mas afinal, como ter acesso ao Cadastro Positivo?

Para acessar e consultar Cadastro Positivo Grátis você deve fazer login com seu CPF e senha no site do Consumidor Positivo Boa Vista.   

Como comentamos, se você ainda não tem cadastro ativo, o próprio site te passará instruções de como ativá-lo.  

Depois de fazer login no site, você conseguirá ver sua pontuação score e suas informações do Cadastro Positivo, que são divididas em:  

  • Cartão de Crédito 
  • Contas de consumo relacionadas a gastos domésticos essenciais, como conta de água e luz 
  • Parcelados 
  • Consórcios  
  • Outros 

Se estiver tudo certinho com seu cadastro e sem nenhuma pendência, ao lado de cada categoria aparecerá o termo “Tudo Pago”, na cor verde. Estas movimentações favoráveis que colaboram para seu Cadastro positivo.  

Ao clicar nas categorias, você consegue ver detalhes das suas movimentações financeiras positivas. 

Por exemplo, se você tiver cartão de crédito e quer ver o Cadastro Positivo dele, é só clicar em “cartões de crédito”.  

Lá, você conseguirá ver o nome das instituições financeiras e os detalhes de cada cartão, vai poder navegar pelas faturas que já pagou, ver as datas de vencimento, os valores pagos, o status do pagamento, etc.  

Qual a relação entre Cadastro Positivo e Score?

Eles têm muita relação, e a principal delas é: os sistemas que calculam seu Score de Crédito consultam seu Cadastro Positivo para aumentar ou reduzir sua pontuação. 

Sempre que você pede para fazer uma análise de crédito em uma instituição financeira, seja para pedir um cartão de crédito, empréstimos, antecipar o saque FGTS ou um financiamento, os bancos consultam qual é o seu grau de risco de inadimplência

Isso significa que eles buscam, em todas as fontes de dados que puderem, informações sobre seus hábitos financeiros, para decidirem então se vão liberar o novo crédito solicitado.  

Uma das fontes mais comuns buscadas pelos bancos e também pelos varejistas é a pontuação score, pois esta nota já reúne informações sobre o crédito do consumidor. 

Por isso, se você deixar seu Cadastro Positivo ativado e atualizado, ele impactará positivamente seu score, pois a inteligência artificial que busca informações para calcular sua pontuação irá ver seus hábitos financeiros positivos, e por isso lhe darão pontos positivos que irão aumentar o score. 

O Cadastro Positivo aumenta o score?

Sim, ter o Cadastro Positivo Boa Vista ativo e com históricos favoráveis, como pagar as contas em dia, aumenta sim o seu score de crédito. Que beleza, né? Isso sim é que é vantagem! 

Como comentamos antes, os dois tem grande relação, afinal, um impacta o outro, positiva ou negativamente.  

É por isso que recomendamos fortemente ativar seu Cadastro Positivo, principalmente se você: 

Com o Cadastro Positivo ativo, será mais rápido e mais fácil para as instituições financeiras analisarem seu crédito, afinal, elas verão seu score e também vão conferir seu Cadastro Positivo. 

Entretanto, é importante comentar que o tempo para o aumento de score varia bastante, justamente porque os sistemas de contabilizam os pontos precisam fazer este processo milhões de vezes durante o dia. 

Logo, se você ver por aí promessas para aumentar o score em 30 dias por exemplo, fuja, pois pode ser golpe.  

Com certeza seu score vai aumentar se você ativar seu Cadastro Positivo, pagar as faturas do cartão em dia e as contas de casa também, entretanto, tenha calma, pois o processo de aumento pode acontecer rapidamente ou pode demorar um pouquinho.  

Como aumentar seu score?

Se você está com nome sujo e busca sair desta situação de consumidor negativado ou então se o seu score caiu do nada, é hora de avaliar toda a sua vida financeira e começar a se planejar para fugir deste cenário.  

Existem vários jeitos de aumentar o score, e uma delas já abordamos durante este post: Ativar o Cadastro Positivo Boa Vista.  

Além desta primeira ação, você também pode: 

  • Negociar suas dívidas e débitos abertos: na Acordo Certo é possível negociar de forma 100% online e fácil. Este é um dos primeiros passos para aumentar seu score. 
  • Não atrasar as contas e faturas: para ter registros favoráveis no seu Cadastro Positivo Boa Vista e no seu Score Boa Vista, você tem que pagar tudo certinho, de preferência até com antecedência. 
  • Não ser insistente e pedir novos créditos com frequência: coloque em prática sua paciência, pois se você pede vários créditos diferentes e com muita frequência, as instituições financeiras e os Órgãos de Proteção ao Crédito vão entender que você está desesperado, e assim apresenta alto grau de inadimplência, o que significa mais pedidos rejeitados de crédito e diminuição da sua pontuação score. 
  • Colocar boletos e contas correntes no seu nome: pode parecer estranho, mas como os sistemas do Score e do Cadastro Positivo vão registrar suas movimentações e entender que você é um bom pagador se você não paga nada no seu nome e nem tem uma conta corrente? Se ainda não tem uma conta digital, aqui vão algumas sugestões boas: Player’s Bank, Banco PAN e Next

Como cancelar o cadastro positivo Boa Vista?

É possível cancelar o Cadastro Positivo Boa Vista, entretanto, nós acreditamos fortemente que não vale a pena inativar, afinal, ele aumenta seu score, oferece mais chances de créditos no mercado e ajuda as empresas perceberem que você não oferece riscos de inadimplência, pois é um ótimo pagador.  

De toda forma, você pode ativar ou desativar seu cadastro sempre que quiser pelo site ou telefone Boa Vista. 

Se você nunca ativou seu cadastro, basta clicar aqui e seguir os passos indicados para alterar o status do seu Cadastro Positivo e mudá-lo para inativo/cancelado.  

Mas se você já tiver ativado antes e quiser desativar agora, é só fazer login com seu CPF e senha no site Consumidor Positivo da Boa Vista, clicar em “configurações” e alterar o status do Cadastro Positivo.  

Por telefone, você precisa ligar para a central de atendimento Boa Vista, pelo número 0800 727 0201. 

Para concluir de forma positiva, vamos para a dica final?  

Desculpe pelo trocadilho, não aguentei segurar!  

Mas sinceramente, nada melhor do que encerrar este post com mais uma dica de como aproveitar as vantagens de ter o Cadastro Positivo ativo e ainda mais favorável para seu crédito.  

Então vamos lá: sabia que quando você tem o Cadastro Positivo, você acaba recebendo muito mais benefícios dos Órgãos de Proteção ao Crédito, como a Boa Vista?  

No próprio ambiente do Cadastro Positivo existe uma parte na tela inicial que apresenta vantagens personalizadas para cada consumidor, de acordo com seus históricos financeiros e seu score. 

Estes benefícios podem ser:  

  • Possibilidade de criar cartões de créditos e contas digitais em grandes parceiros, como Neon, Banco PAN e Santander 
  • Oportunidades exclusivas de negociação para sair das dívidas pela Acordo Certo, com até 99% de desconto 
  • Opções de empréstimos facilitados na Bom pra Crédito, Creditas e Finanzero. 

Precisa fazer uma negociação Neon? Aqui na Acordo Certo você consegue fazer seu acordo com a Neon totalmente online e com até 95% de desconto.

E então, o que você está esperando para ativar seu Cadastro Positivo Boa Vista? É só clicar aqui! 

FAQ: Perguntas frequentes

É bom fazer o Cadastro Positivo? 

Sim, é muito bom fazer e manter ativo o seu Cadastro Positivo, pois ele garante vantagens como: aumento de score de crédito, garantia de oportunidades de crédito melhores, melhoria da reputação como bom pagador, etc.  

Qual o valor do Cadastro Positivo? 

É um direito do consumidor pode ativar, consultar e cancelar o Cadastro Positivo de forma gratuita, logo, nenhum valor será cobrado para acessar suas informações registradas no cadastro.

Quais as desvantagens do Cadastro Positivo? 

Se você mantém hábitos financeiros saudáveis, então seu Cadastro Positivo ficará cheio de registros positivos e que vão te ajudar a conquistar mais créditos.  Entretanto, se você atrasar o pagamento de contas, deixar de pagar faturas do cartão de crédito, não pagar parcelas de empréstimos e financiamentos e não quitar dívidas, então o Cadastro Positivo não terá informações boas para registrar sobre sua vida financeira, e essas ações podem te atrapalhar na hora de solicitar um novo crédito ou de aumentar seu score.

Quem está negativado pode ter Cadastro Positivo? 

Sim, qualquer brasileiro pode ativar o Cadastro Positivo Boa Vista, independente de restrições de crédito no CPF, nome sujo ou nome limpo. 

Quem pode ver meu Cadastro Positivo? 

Os birôs de crédito, como a Boa Vista e SPC, têm acesso aos registros do seu Cadastro Positivo, principalmente para ajudar a formar a sua pontuação score: eles usam as informações s que estão no Cadastro Positivo, como empréstimos pagos ou faturas e dívidas quitadas, para calcular seu score de crédito e incluir pontos positivos. Empresas, comércios, bancos e instituições financeiras conseguem ver o seu score de crédito, mas não o seu Cadastro Positivo.  

Quanto tempo as informações ficam no Cadastro Positivo? 

De acordo com a Lei 12.414/11, suas informações ficam registradas e disponíveis pelo prazo máximo de 15 anos.  

Minhas informações do Cadastro Positivo estão erradas, o que fazer? 

Para solicitar revisão de dados cadastrais do Cadastro Positivo Boa Vista, faça login no site, clique nas suas iniciais no canto superior direito da tela, e clique em “Minha Conta”. Nesta área você verá todos o seu cadastro, e se algo estiver errado, basta clicar em “entrar em contato”, que fica do lado do texto “Algum dado incorreto?”.  

Qual diferença do Boa Vista para o Serasa? E qual a diferença entre SPC e Boa Vista? 

Basicamente, a diferença entre o birô de crédito Boa Vista, o Serasa e o SPC está nas informações que cada um deles consideram sobre as pessoas. O mais importante é entender que todos os birôs têm o mesmo peso na hora de fazer a análise do seu perfil. Quando você pede crédito para um banco, eles analisam seus dados em todos estes órgãos de proteção ao crédito. A diferença está na forma de colher e organizar as informações, o que pode resultar em notas de score do CPF distintas.

O que significa Cadastro Positivo birôs Boa Vista? 

O Cadastro Positivo do birô de crédito Boa Vista SCPC é um banco de dados que centraliza todo o seu histórico de movimentações financeiras positivas.  

Esse conteúdo foi útil?