Cadastro Positivo Boa Vista: O que é? Como fazer?

O Cadastro Positivo Boa Vista é tão importante pra o consumidor quanto a pontuação score é, pois pode acelerar a aprovação de novos créditos e consequente te deixar mais próximo do seu sonho. Veja como ativar o seu!

Cadastro Positivo Boa Vista: O que é? Como fazer?

Se você acompanha o blog da Acordo Certo há um tempo, já deve ter visto que falamos bastante sobre o Cadastro Positivo Boa Vista, principalmente quando o assunto é melhorar a saúde financeira e aumentar o score de crédito, né? 

Esse Cadastro de informações é tão importante pra o consumidor quanto a pontuação score é, pois pode acelerar a aprovação de novos créditos no mercado e consequente te deixar mais próximo do seu sonho, como a conquista do carro, moto ou mesmo a casa própria.  

Vem conhecer mais sobre este cadastro e não esqueça de manter o seu ativado para aproveitar os benefícios hein?  

O que é o cadastro positivo?

O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico das suas movimentações financeiras positivas.  

Ou seja, ao invés deste cadastro registrar quando você atrasou uma conta e deixou uma dívida aberta, quando pediu um crédito ou quando não conseguiu pagar um débito (como o Score faz), ele salva apenas os hábitos de consumo bons e que estão a seu favor, como: 

  • Pagar faturas de cartão de crédito em dia 
  • Pagar contas com antecedência, como conta de água, luz, etc. 
  • Negociar e pagar uma dívida 

Como funciona o Cadastro Positivo Boa Vista?

Em 2019 foi aprovada a Lei 12.414 que permite colocar automaticamente, e sem autorização, todas as pessoas (físicas e jurídicas) neste cadastro. Então, o funcionamento do Cadastro Positivo se dá através destes dados que são captados diariamente pela Boa Vista e também por contratos financeiros que você possui, que formam o seu histórico financeiro favorável. 

Apesar dos dados já estarem autorizados para consulta, é necessário que os consumidores ativem seus cadastros. Isso pode ser feito através do site da Boa Vista, de forma 100% gratuita e online.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como ativar o cadastro positivo na Boa Vista?

É muito fácil ativar seu Cadastro Positivo! Basta entrar diretamente no site da Boa Vista e consultar seu CPF.  

Ao fazer a pesquisa do seu CPF, o site da Boa Vista vai mostrar se você tem ou não o Cadastro Positivo já ativo.  

Caso já tenha ativado antes, basta acessar com seu login e senha.  Mas se ainda não estiver ativo, é só preencher os dados solicitados, que são:  

  • Nome completo 
  • Data de nascimento 
  • E-mail para receber dados sobre o seu CPF 
  • Telefone 

Pronto, seu Cadastro Positivo Boa Vista já está ativado!  

Para completar o cadastro e mantê-lo atualizado, eles devem pedir dados do seu endereço também, mas é só para poder bater com as informações que eles já possuem e deixar seu cadastro muito mais confiável e seguro. 

Lembre-se que quanto mais atualizado ele estiver, melhor ficarão os registros do seu histórico.  

Então, se você mudar de endereço, não esqueça de atualizar seu cadastro positivo Boa Vista também, ok?  

banner-curso-endividado

Como consultar o Cadastro Positivo?

Para consultar seu cadastro você deve fazer login com seu CPF e senha no site do Consumidor Positivo Boa Vista.   

Como comentamos, se você ainda não tem cadastro ativo, o próprio site te passará instruções de como ativá-lo.  

Depois de fazer login no site, você conseguirá ver sua pontuação score e suas informações do Cadastro Positivo, que são divididas em:  

  • Cartão de Crédito 
  • Contas de consumo relacionadas a gastos domésticos essenciais, como conta de água e luz 
  • Parcelados 
  • Consórcios  
  • Outros 

Se estiver tudo certinho com seu cadastro e sem nenhuma pendência, ao lado de cada categoria aparecerá o termo “Tudo Pago”, na cor verde. Estas movimentações favoráveis que colaboram para seu Cadastro positivo.  

Ao clicar nas categorias, você consegue ver detalhes das suas movimentações financeiras positivas. 

Por exemplo, se você tiver cartão de crédito e quer ver o Cadastro Positivo dele, é só clicar em “cartões de crédito”.  

Lá, você conseguirá ver o nome das instituições financeiras e os detalhes de cada cartão, vai poder navegar pelas faturas que já pagou, ver as datas de vencimento, os valores pagos, o status do pagamento, etc.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Qual a relação entre Cadastro Positivo e Score?

Eles têm muita relação, e a principal delas é: os sistemas que calculam seu Score de Crédito consultam seu Cadastro Positivo para aumentar ou reduzir sua pontuação. 

Sempre que você pede para fazer uma análise de crédito em uma instituição financeira, seja para pedir um cartão de crédito, empréstimos, antecipar o saque FGTS ou um financiamento, os bancos consultam qual é o seu grau de risco de inadimplência. 

Isso significa que eles buscam, em todas as fontes de dados que puderem, informações sobre seus hábitos financeiros, para decidirem então se vão liberar o novo crédito solicitado.  

Uma das fontes mais comuns buscadas pelos bancos e também pelos varejistas é a pontuação score, pois esta nota já reúne informações sobre o crédito do consumidor. 

Por isso, se você deixar seu Cadastro Positivo ativado e atualizado, ele impactará positivamente seu score, pois a inteligência artificial que busca informações para calcular sua pontuação irá ver seus hábitos financeiros positivos, e por isso lhe darão pontos positivos que irão aumentar o score. 

O Cadastro Positivo aumenta o score?

Sim, ter o Cadastro Positivo Boa Vista ativo e com históricos favoráveis, como pagar as contas em dia, aumenta sim o seu score de crédito. Que beleza, né? Isso sim é que é vantagem! 

Como comentamos antes, os dois tem grande relação, afinal, um impacta o outro, positiva ou negativamente.  

É por isso que recomendamos fortemente ativar seu Cadastro Positivo, principalmente se você: 

  • Etc. 

Com o Cadastro Positivo ativo, será mais rápido e mais fácil para as instituições financeiras analisarem seu crédito, afinal, elas verão seu score e também vão conferir seu Cadastro Positivo. 

Entretanto, é importante comentar que o tempo para o aumento de score varia bastante, justamente porque os sistemas de contabilizam os pontos precisam fazer este processo milhões de vezes durante o dia. 

Logo, se você ver por aí promessas para aumentar o score em 30 dias por exemplo, fuja, pois pode ser golpe.  

Com certeza seu score vai aumentar se você ativar seu Cadastro Positivo, pagar as faturas do cartão em dia e as contas de casa também, entretanto, tenha calma, pois o processo de aumento pode acontecer rapidamente ou pode demorar um pouquinho.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como aumentar seu score?

Se você está com nome sujo e busca sair desta situação de consumidor negativado, é hora de avaliar toda a sua vida financeira e começar a se planejar para sair deste cenário.  

Existem vários jeitos de aumentar o score, e uma delas já abordamos durante este post: Ativar o Cadastro Positivo Boa Vista.  

Além desta primeira ação, você também pode: 

  • Negociar suas dívidas e débitos abertos: na Acordo Certo é possível negociar de forma 100% online e fácil. Este é um dos primeiros passos para aumentar seu score. 
  • Não atrasar as contas e faturas: para ter registros favoráveis no seu Cadastro Positivo Boa Vista e no seu Score, você tem que pagar tudo certinho, de preferência até com antecedência. 
  • Não ser insistente e pedir novos créditos com frequência: coloque em prática sua paciência, pois se você pede vários créditos diferentes e com muita frequência, as instituições financeiras e os Órgãos de Proteção ao Crédito vão entender que você está desesperado, e assim apresenta alto grau de inadimplência, o que significa mais pedidos rejeitados de crédito e diminuição da sua pontuação score. 
  • Colocar boletos e contas correntes no seu nome: pode parecer estranho, mas como os sistemas do Score e do Cadastro Positivo vão registrar suas movimentações e entender que você é um bom pagador se você não paga nada no seu nome e nem tem uma conta corrente? Se ainda não tem uma conta digital, aqui vão algumas sugestões boas: Player’s Bank, Banco PAN e Next

Veja mais dicas no vídeo da nossa educadora financeira Bruna Allemann:

Como cancelar o cadastro positivo Boa Vista?

É possível cancelar o Cadastro Positivo Boa Vista, entretanto, nós acreditamos fortemente que não vale a pena inativar, afinal, ele aumenta seu score, oferece mais chances de créditos no mercado e ajuda as empresas perceberem que você não oferece riscos de inadimplência, pois é um ótimo pagador.  

De toda forma, você pode ativar ou desativar seu cadastro sempre que quiser pelo site ou telefone Boa Vista. 

Se você nunca ativou seu cadastro, basta clicar aqui e seguir os passos indicados para alterar o status do seu Cadastro Positivo e mudá-lo para inativo/cancelado.  

Mas se você já tiver ativado antes e quiser desativar agora, é só fazer login com seu CPF e senha no site Consumidor Positivo da Boa Vista, clicar em “configurações” e alterar o status do Cadastro Positivo.  

Por telefone, você precisa ligar para a central de atendimento Boa Vista, pelo número 0800 727 0201. 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Para concluir de forma positiva, vamos para a dica final?  

Desculpe pelo trocadilho, não aguentei segurar!  

Mas sinceramente, nada melhor do que encerrar este post com mais uma dica de como aproveitar as vantagens de ter o Cadastro Positivo ativo e ainda mais favorável para seu crédito.  

Então vamos lá: sabia que quando você tem o Cadastro Positivo, você acaba recebendo muito mais benefícios dos Órgãos de Proteção ao Crédito, como a Boa Vista?  

No próprio ambiente do Cadastro Positivo existe uma parte na tela inicial que apresenta vantagens personalizadas para cada consumidor, de acordo com seus históricos financeiros e seu score. 

Estes benefícios podem ser:  

  • Possibilidade de criar cartões de créditos e contas digitais em grandes parceiros, como Neon, Banco PAN e Santander 
  • Oportunidades exclusivas de negociação de dívidas pela Acordo Certo, com até 99% de desconto 
  • Opções de empréstimos facilitados na Bom pra Crédito, Creditas e Finanzero 

E então, o que você está esperando para ativar seu Cadastro Positivo Boa Vista? É só clicar aqui! 

4 respostas para “Cadastro Positivo Boa Vista: O que é? Como fazer?”

  1. Edvaldo Espíndola Pinto disse:

    Gostei de trabalhar com vocês estou indicando todo mundo para pagar suas dívidas estou enviando o link de vocês para todo mundo

    • Renata disse:

      Olá Edvaldo, tudo bem?

      Que ótima notícia! Ficamos muito felizes em saber que você está satisfeito e compartilhando a Acordo Certo com outras pessoas 😁😁

      Conte conosco sempre.

  2. Vera Lucia Furtado Lima disse:

    Bom dia parece uma luz no fim do túnel 👏👏😀😀

    • Renata disse:

      Olá Vera, tudo bem?

      E é quase isso mesmo! Nada melhor do que ser reconhecida como uma boa pagadora né? Por isso, corre para ativar seu Cadastro Positivo 😁😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.