Você já conhece o Cartão Benefício INSS 2023? Leia nosso guia e aprenda a solicitar o seu! Aposentados e pensionistas do INSS poderão sacar até 70% do limite.

décimo terceiro INSS

Se você está sempre em busca de maneiras de melhorar suas finanças e garantir novas formas de pagamento para seu dia a dia, você veio ao lugar certo. Hoje, vamos conhecer mais sobre o Cartão Benefício INSS, uma ferramenta financeira que pode ser muito útil para quem recebe benefícios do INSS, como aposentadoria ou pensão. 

Ah, e vamos aproveitar para diferenciar o cartão benefício INSS do famoso Cartão Meu INSS+ Siga a leitura para entender mais. 

O que é o Cartão Benefício INSS? 

O Cartão Benefício INSS é uma opção financeira de crédito disponível para muitos brasileiros. Ele funciona de forma semelhante a um cartão de crédito, mas com algumas características importantes: a principal delas é que o pagamento das despesas feitas com o cartão é descontado diretamente do benefício do INSS, o que geralmente resulta em taxas de juros mais baixas do que as dos cartões de crédito convencionais.

Você pode encontrar este tipo de cartão com outros nomes também, como: 

  • Cartão de Crédito Consignado
  • Cartão Benefício Consignado
  • Cartão Benefício Consignado do INSS
  • Cartão Consignado INSS
  • Cartão Consignado de Benefício INSS

Cartão Meu INSS+ e Cartão Benefício INSS: qual a diferença? 

Tome muito cuidado para não confundir estes dois tipos de cartões! Enquanto um deles é como uma carteirinha digital para beneficiários do INSS, o outro é um produto de crédito oferecido por bancos. Vamos entender mais?

O cartão INSS+ é como uma carteirinha digital para os beneficiários do INSS que foi liberada ao público no dia 22 de maio de 2023 e foi desenvolvido pelo DATAPREV. Se você é aposentado, pensionista e beneficiário de auxílios do INSS, poderá emitir seu cartão virtual INSS e ter acesso a um clube de vantagens especiais, como descontos em cinemas e shows. 

Já o tema deste artigo é o cartão benefício INSS, que é um produto de crédito parecido com o empréstimo para consignado ou empréstimo para aposentado. Ele é um cartão que oferece taxas de juros bem baixas, pois a cobrança das transações feitas no cartão são descontadas do benefício do INSS. 

Como funciona o cartão benefício INSS?

O funcionamento do Cartão Benefício INSS é prático: você pode usar para fazer compras em lojas, supermercados e até mesmo para sacar dinheiro em caixas eletrônicos, da mesma forma que faria com um cartão de crédito normal. 

Mas é importante notar que o limite de gastos é diferente, pois ele é calculado de acordo com o valor que você recebe na sua aposentadoria, pensão, etc. Logo, o limite de gastos é de até 5% da sua renda recebida pelo benefício, e também pode ser usado até 70% para sacar do limite do cartão, o que ajuda a manter o controle sobre suas finanças.

Quem vai ter direito ao cartão benefício INSS? 

O Cartão Benefício INSS está disponível principalmente para aposentados e pensionistas do INSS. Se você recebe algum benefício do INSS (como aposentadoria), então tem direito e pode solicitar esse cartão em bancos e instituições financeiras. 

Além disso, ele também está disponível para servidores públicos federais e empregados da iniciativa privada que atenderem aos critérios estabelecidos de cada banco que oferece este tipo de cartão. 

Como solicitar o Cartão Benefício do INSS?

Cada banco determina suas próprias regras para solicitação de novos cartões, mas no geral, as regras mais comuns são: 

  • Acessar o site do banco onde você vai pedir o cartão
  • Preencher formulários com seus dados pessoais e documentos de identificação
  • Anexar documentos extras que podem ajudar na comprovação do seu benefício e também na sua análise de crédito
  • Aguardar o retorno do banco sobre a aprovação do seu cartão

Qual o limite do Cartão Benefício INSS? 

É importante saber que o INSS estabeleceu um limite máximo para o cartão. Mesmo variando um pouco entre as opções oferecidas pelos bancos, no geral você poderá gastar até 1,60 vezes o valor da sua renda mensal do benefício. Esse limite ajuda a manter seus gastos sob controle e evita que você se endivide e fique com inadimplência e com o nome sujo.

Quais bancos estão fazendo o Cartão Benefício INSS?

Veja nossa lista de bancos que oferecem o cartão benefício INSS consignado: 

Bradesco 

Cartão benefício INSS Bradesco têm direito a cartão de crédito consignado com saque antecipado, além de crédito consignado em até 72 parcelas. Conheça mais detalhes nas páginas oficiais: Beneficiário do INSS e Crédito Consignado

Caixa 

O Cartão CAIXA Simples é o cartão de crédito consignado da CAIXA para você, beneficiário do INSS e Servidor Público Federal. As vantagens são as seguintes: 

  • Pagamento por aproximação
  • Sem taxa de anuidade 
  • Taxa de juros reduzida: pode variar entre 2,5% a 3,5% ao mês para uso do rotativo
  • Benefícios na Plataforma Elo FLEX

Veja mais sobre o Cartão benefício INSS CAIXA na página oficial do Cartão CAIXA Simples.

BMG 

O Cartão benefício INSS BMG é o Cartão de Crédito Consignado Benefício BMG, e ele pode ser solicitado no site ou WhatsApp da empresa e conta com as seguintes vantagens:

  • Tem taxa bem baixa de 2,89% ao mês
  • Não tem anuidade
  • Limite até 1,45x o seu salário/benefício
  • Seguro de vida, auxílio e assistência funeral gratuitos (INSS)
  • Valor mínimo da fatura descontado da folha de pagamento
  • Saque disponível de até 70% do limite do cartão

Itaú  

Beneficiários INSS tem benefícios exclusivos no Itaú:

  • Cartão Click sem anuidade
  • Conta corrente com vantagens exclusivas
  • Vinculação de benefícios no Itaú
  • Acesso à crédito consignado

Veja mais sobre o Cartão benefício INSS Itaú na página oficial Itaú INSS.

Banco Pan 

O Cartão Benefício do Banco Ban é um consignado sem anuidade. Veja mais vantagens: 

  • Saque até 70% do seu limite
  • Limite até 3x o seu salário
  • Seguro de vida incluso
  • Descontos exclusivos em consultas médicas, exames e farmácia

Veja mais na página Cartão Benefício Banco Pan.

Banco do Brasil 

Por fim, conheça o que o Banco do Brasil oferece para aqueles que usam os benefícios do INSS:

  • Saque do benefício
  • Compras no cartão benefício INSS débito
  • Empréstimo pessoal sem burocracia
  • Empréstimo consignado INSS
  • Clube de Benefícios
  • Cashback em compras no Shopping BB

Conheça mais vantagens do Cartão benefício INSS Banco do Brasil na página Benefício INSS Banco do Brasil.

Como saber o número do benefício do INSS do cartão?

Você pode descobrir o seu número do benefício INSS pela internet, telefone ou de forma presencial:

  • Se você fazer uma consulta PIS pelo CPF ou PASEP no seu Cartão Cidadão
  • Pelo aplicativo ou portal Meu INSS
  • Ligando no telefone 135 (Central de atendimento INSS)
  • Indo presencialmente em uma agência do INSS
  • Ou ainda verificando a carta de concessão do benefício, que é enviada assim que o seu benefício é liberado e fica ativo

Como cancelar Cartão Benefício INSS? 

Para cancelar um cartão benefício INSS que foi feito em um banco, você terá que entrar em contato diretamente com o banco e conferir as formas para cancelar. Lembrando que não será possível cancelar se ainda existirem débitos ou pendências para serem quitadas, ok?

E se você quiser cancelar, desistir, encerrar ou renunciar o recebimento de um benefício do INSS (como aposentadoria, pensão por morte ou auxílio reclusão), você precisará acessar um dois portais Meu INSS e fazer um novo pedido de desistência. 

Conclusão

Resumindo, o Cartão Benefício INSS pode ser uma excelente opção principalmente para quem quer ter uma forma de pagamento diferenciada nas compras, mas não quer perder o controle das finanças.  

Este tipo de cartão oferece praticidade, taxas mais baixas e auxilia no controle financeiro. Só não se esqueça de usar o cartão com responsabilidade: evite gastar todo o valor do benefício INSS com compras por impulso e foque em compras básicas e essenciais para o dia a dia. 

Uma forma de manter tudo bem organizado e não desperdiçar o crédito recebido no cartão benefício INSS é manter um planejamento financeiro familiar. Ao fazer essa organização completa e anotar todas as compras feitas mensalmente, você garante um futuro financeiro mais tranquilo. 

Espero que este artigo tenha sido informativo e útil. Se você tiver mais dúvidas ou quiser saber mais opções de crédito e também sobre educação financeira, fique à vontade para nos perguntar. Estamos aqui para ajudar você a cuidar do seu dinheiro e melhorar sua qualidade de vida. ?

FAQ: Perguntas frequentes

O Cartão benefício INSS foi aprovado? 

Sim, o cartão benefício INSS foi aprovado. A Lei 14.431/2022 oficializou na legislação a criação do cartão consignado de benefício, que é oferecido aos aposentados e pensionistas da Previdência Social. Isso significa que agora essa opção está disponível para quem se enquadra nessa categoria.

Quando o benefício do INSS é bloqueado?

O benefício do INSS pode ser bloqueado quando ocorrem irregularidades, como falta de atualização de dados, ou se o beneficiário não comparecer às perícias médicas quando solicitado.

Quando vai ser liberado o Cartão Benefício do INSS?

O cartão benefício do INSS já está liberado para ser solicitado em diversos bancos, como no Banco do Brasil, Itaú, etc. 

O que acontece se eu não sacar o benefício do INSS?

Se você não sacar seu benefício dentro de 60 dias após a data de pagamento prevista, será necessário solicitar o desbloqueio ao INSS. Isso ocorre porque os benefícios não retirados dentro desse prazo são devolvidos ao INSS pelo banco responsável.

Cartão benefício INSS Bradesco como solicitar?

Acesse o site Bradesco e clique em “abra sua conta”. Depois é só seguir os passos indicados, pois serão solicitados documentos para validação do benefício.

Como obter o Cartão de benefício do INSS

Para obter o Cartão de Benefício do INSS, é preciso, em primeiro lugar, atender aos requisitos do banco, como ser aposentado ou pensionista do INSS. Depois, é importante compreender que cada instituição bancária estabelece suas próprias regras para a obtenção do cartão. Em geral, o processo envolve acessar o site do banco, preencher formulários com informações pessoais e documentos de identificação, e anexar documentos adicionais que possam ser solicitados para comprovar seu benefício e apoiar a análise de crédito. Depois de concluir essas etapas, você aguardará a resposta do banco sobre a aprovação do seu cartão.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?