Cartão de Débito: Quais as Vantagens?

Vai pagar no cartão de debito ou crédito? Veja as principais diferenças destas formas de pagamento e as dicas para usar com sabedoria.

Cartão de Débito: Quais as Vantagens?

Débito ou crédito? Com certeza você já ouviu essa frase na hora de pagar uma compra né? Pois bem, estes conceitos podem parecer muito confusos antes de aprendermos sobre eles, mas é essencial entender as diferenças. 

Se você tem filhos, é bem provável que eles já te acompanharam em uma compra e que já te perguntaram o que significa “débito” e “crédito”. 

Uma resposta simples e bem comum que os pais dão é: o débito você paga agora, e o crédito você paga depois de um tempo.  

Para você se preparar melhor para as perguntas dos seus filhos e para principalmente se aprofundar neste assunto, hoje vamos te explicar tudo sobre os cartões de débito e esta forma de pagamento muito comum na hora das compras. Vamos lá, siga a leitura! 

O que é um cartão de débito?

O cartão de débito é aquele que está ligado à sua conta corrente e é quase como um dinheiro de plástico, afinal, se você não tiver dinheiro na sua conta, não conseguirá usar seu cartão na função de débito.  

Este cartão corresponde a forma de pagamento “à vista”, ou seja, com um cartão de débito você não consegue pagar a prazo/parcelar compras como faz no cartão de crédito.  

NEGOCIE SUAS DÍVIDAS

Como funciona um cartão de débito?

Seu cartão na função de débito só irá funcionar se você tiver saldo nesta sua conta. Ou seja, se você não tiver dinheiro na conta e tentar passar uma compra no débito, ela provavelmente será negada. 

As instituições financeiras geralmente oferecem somente um cartão com duas modalidades de pagamento: débito e crédito.  

O processo para pagar uma compra com um cartão de débito é bem comum: basta aproximar ou inserir seu cartão na máquina de pagamentos e avisar o funcionário do estabelecimento que você quer passar a conta no débito. Em seguida, você vai digitar a senha, e pronto! O valor é descontado do saldo da sua conta (seja ela corrente, poupança, salário ou outras). 

banner-curso-endividado

Débito ou crédito? Entenda as diferenças

As funções de pagamento débito e crédito tem algumas diferenças, vantagens e desvantagens. Reunimos as principais na tabela abaixo, confira:  

 Cartão de débito Cartão de crédito 
Compras à vista É possível fazer É possível fazer 
Compras parceladas Não é possível fazer É possível fazer 
Aprovação de cartão Fácil e rápida Precisa passar por análise de crédito 
Limites de compras Mais limitado Menos limitado de acordo com a análise de crédito e perfil do consumidor 
Cheque especial É possível habilitar Não tem 

NEGOCIE SUAS DÍVIDAS

Existe cartão de débito que funciona como crédito?

O cartão de crédito pré-pago funciona como um cartão de débito, pois você também precisa ter um saldo para poder usá-lo.  

Ou seja, quando você usa o cartão pré-pago para pagar uma compra, você deve selecionar a forma de pagamento “crédito”.  

Além deste tipo de cartão, também se lembre que a maior parte dos cartões permitem que você use duas modalidades de pagamentos: débito e crédito.  

Geralmente, você tem direito primeiro ao cartão de débito, e depois precisa pedir a aprovação de um limite para adicionar também a função crédito. Logo, o cartão de débito também funcionará como crédito, mas somente depois que a instituição financeira fizer a análise de crédito do seu perfil e fazer a aprovação do seu limite. 

CONSULTE SEU CPF

Como conseguir um cartão de débito?

O mais recomendado é que você abra uma conta corrente em um banco e em seguida solicite seu cartão de débito.  

Para iniciar uma conta corrente é bem fácil, principalmente se você escolher uma conta digital em uma fintech, por exemplo na Next, Neon, Nubank ou Digio. Para estes bancos, o passo a passo resumido é o seguinte:  

1 – Baixe o aplicativo do banco de sua preferência 

2 – Selecione a opção de abrir uma conta corrente 

3 – Preencha os dados cadastrais solicitados, como CPF, RG, endereço, telefone, e-mail, etc. 

4 – Aguarde a liberação, que pode acontecer no mesmo momento ou depois de algumas horas 

5 – Depois de ter a conta liberada, confira como funciona a emissão do cartão de débito: se existe a opção de cartão físico ou se tem somente a versão digital, se existem taxas para emitir o físico (para esta primeira via do cartão, normalmente os bancos não cobram a emissão), quanto tempo demora para chegar na sua casa, etc.  

Geralmente, quanto você abre uma conta corrente, o banco irá te oferecer automaticamente um cartão de débito (tanto a versão digital quanto a física), para que você tenha o conforto e praticidade de fazer compras onde quiser.  

  NEGOCIE SUAS DÍVIDAS

Posso ter um cartão de débito com o nome sujo?

Sim, é possível ter um cartão de débito mesmo estando endividado, com score baixo ou com o nome sujo.  

Como a modalidade “débito” de pagamento precisa unicamente de dinheiro na conta para funcionar, então os bancos ficam mais flexíveis na liberação, afinal, eles não precisam “emprestar” dinheiro para você usar o cartão, que é o que funciona com os cartões de crédito.  

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

Vantagens do cartão de débito

Por se tratar de uma forma de pagamento que exige uma organização maior, o cartão de débito conta com grandes vantagens para a sua saúde financeira. Algumas das principais que reunimos aqui são:  

  NEGOCIE SUAS DÍVIDAS

Maior controle financeiro

Já que você só consegue usar o cartão de débito se tiver dinheiro, então ele te permite maior controle das suas finanças, afinal, não dá para fazer compras e pagar depois com esta modalidade de pagamentos.  

Por isso, sempre recomendamos fazer uma organização financeira e saber exatamente o valor que tem na sua conta. 

CONSULTE SEU CPF

Forma de pagamento mundialmente conhecida e aceita

Outra vantagem de usar o cartão de débito é que você não precisa se preocupar se algum estabelecimento vai aceitar esta forma de pagamento, pois ela já é bastante conhecida no mundo todo e é muito segura.  

Hoje, praticamente todas as lojas, sejam elas físicas ou online, aceitam o pagamento com o cartão de débito. Até mesmo aplicativos de delivery, como Ifood e Rappi, e serviços de transporte e mobilidade, como Uber ou 99, aceitam o pagamento com cartão de débito.  

Ou seja, você dificilmente terá dificuldades relacionadas ao uso deste cartão e forma de pagamento no dia a dia. 

Evita dívidas geradas com cartão de crédito

O cartão de crédito é uma grande ajuda em momentos de aperto, entretanto, ele pode se tornar um inimigo das suas finanças.  

Fazer compras a prazo acaba atrapalhando o orçamento mensal de qualquer pessoa, pois sem perceber, ela acaba comprometendo grande parte da sua renda mensal em parcelas. 

E você já imagina o que essa bola de neve vira, né? Começa com um atraso na fatura do cartão, seguido do parcelamento da fatura… E de repente você está com uma dívida. 

Usando o cartão de débito isso não acontece, pois o pagamento precisa sempre ser à vista. 

Desvantagens do cartão de débito

Assim como todas as formas de pagamento existentes no mercado, o cartão de débito também tem algumas desvantagens. Não são muitas, mas mesmo assim é importante citá-las para que você fique ciente e não caia em problemas financeiros.  

As principais desvantagens que destacamos são: 

  • Não é possível fazer compras parceladas 
  • Cheque especial 

Não é possível fazer compras parceladas

Mas afinal, o que é melhor, pagar parcelado ou à vista? Se você pretende fazer compras maiores e não quer comprometer tanto a sua renda mensal, então o cartão de débito não pode te ajudar, pois não é possível comprar parcelado com ele.  

Sabemos que é bem difícil fazer todas as compras à vista, afinal, existem contas muito importantes que não podem deixar de serem pagas, como aluguel ou o mercado do mês, e estas levam grande parte da nossa renda mensal, o que nos impede de comprar um fogão ou uma geladeira nova à vista.  

E é aí que entra o parcelamento de compras, que pode ajudar quando você mais precisar. Mas para isso você precisará ter um cartão de crédito, e não somente um de débito.  

Para isso, o mais recomendado é ter um cartão que tenha as duas modalidades de pagamento (débito e crédito), assim, você garante as vantagens de cada uma delas. 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Cheque especial

Apesar do uso do cartão de débito estar atrelado ao dinheiro que você tem na sua conta, as instituições financeiras criaram um serviço chamado “cheque especial” que pode ser um grande vilão deste tipo de cartão.  

Sim, você não consegue usar seu cartão de débito se não tiver saldo na sua conta corrente, entretanto, se o serviço de “cheque especial” estiver habilitado, então você conseguirá fazer suas compras no débito normalmente e pagar o banco só depois. 

Mas não pense que pagar depois é uma coisa boa: o cheque especial é um produto de crédito dos bancos, assim como o empréstimo pessoal, e a maior desvantagem é que ele tem uma das maiores taxas de juros entre os produtos financeiros do mercado.  

Ou seja, se esta função estiver habilitada no seu banco, você precisa tomar muito cuidado ao usar seu cartão de débito, pois se tentar passar uma compra que tem o preço maior do que o seu saldo na conta, então o limite do cheque especial será usado e assim os juros começarão a correr.  

CONSULTE SEU CPF AGORA

5 dicas para usar o seu cartão de débito

Reunimos dicas que vão te ajudar a usar seu cartão de débito no dia a dia e também a se proteger de possíveis problemas. Veja mais:  

1 – Planeje-se: saiba quanto gastar por mês no cartão de débito 

Quem acompanha nosso blog já sabe que essa é uma das principais dicas que deixamos para vocês: evite fazer compras por impulso e saiba exatamente qual o seu orçamento livre.  

Para saber isso, é preciso organizar tudo que entra e tudo que sai da sua conta corrente. Você pode reunir todas estas informações em um caderno ou então uma planilha para facilitar.  

Tenha paciência e vai juntando todos os boletos, faturas, carnês e também seu holerite, recibos de pagamento, pensão, renda extra, etc.  

Depois de anotar tudo que paga mensalmente e tudo que recebe, veja como você está gastando seu dinheiro: se a maior parte são com gastos básicos de sobrevivência (como alimentação, moradia, educação, saúde e transporte), ou se a maior parte vem de gastos de desejo (como delivery, moda, maquiagem, jogos, passeios, baladas, etc.). 

Desta forma, você entende melhor o valor que pode usar no cartão de débito.  

2 – Confira com frequência seu saldo e movimentações 

Para ajudar a manter seu planejamento organizado e atualizado, crie o hábito de sempre verificar seu saldo e suas movimentações no cartão de débito. 

Para isso, basta emitir um extrato do seu cartão e conferir cada um dos lançamentos. Isso te ajuda a: 

  • Manter os gastos dentro do planejamento 
  • Ver se gastou com algo que não estava planejado 
  • Revisar os gastos mensais 
  • Revisar os valores das compras 

NEGOCIE SUAS DÍVIDAS COM ATÉ 99% DE DESCONTO

3 – Use cartão de débito digital para compras online  

Para evitar golpes e fraudes, recomendamos o uso de catões digitais. Para criar o seu, basta entrar na área de “cartões” no aplicativo do seu banco. 

Ao criar um cartão para fazer compras online, você garante a segurança dos dados do seu cartão físico.  

Além disso, sempre que você for fazer uma compra online diferente, você pode criar um número de cartão de débito digital diferente, para ser usado só uma vez, evitando assim qualquer problema de fraude que pode acontecer, como cartão clonado por exemplo.  

4 – Não tire fotos dos dados do seu cartão e evite emprestá-lo 

Cuide do seu cartão de débito com muito carinho e atenção e evite mandar fotos dele no seu WhatsApp ou outras redes sociais e de comunicação.  

Esse tipo de informação é muito delicada e pode ser vazada facilmente, gerando assim um novo golpe. 

Também evite emprestar seu cartão, mesmo se for para amigos próximos ou familiares. Afinal, todas as compras (e possíveis dívidas), ficarão atreladas ao seu nome, o que pode prejudicar sua reputação com o banco e impactar seu score de crédito.  

5 – Cancele o cheque especial 

Por fim, uma dica para usar o cartão de débito é: entre em contato com seu banco e cancele o serviço “cheque especial”.  

Muitas vezes o banco habilita este serviço e você nem percebe, e assim, você usa seu cartão, acha que tem saldo normalmente, mas quando vai analisar melhor, na verdade vê que usou o limite do cheque. 

É por isso que recomendamos que você cancele este serviço, para garantir que não vão acontecer estes problemas e assim evitar possíveis dívidas e negativações.  

CONSULTE AS DÍVIDAS NO SEU NOME GRÁTIS

Quais bancos têm cartão de débito sem anuidade? 

Vários bancos oferecem cartão de débito, mas fique de olho nas taxas, principalmente a de anuidade.  

Os exemplos de instituições financeiras abaixo não cobram este tipo de taxa, então priorize esta vantagem e consulte mais informações sobre cada uma delas:  

Para fechar com chave de ouro: tenha um cartão de débito para melhorar o score 

Você sabia que uma das táticas para aumentar o score é ter uma conta corrente no seu nome?  

Para que os sistemas de score entendam seus hábitos financeiros, é necessário ter pelo menos uma conta corrente no seu nome.  

Por isso, ter uma conta e um cartão de débito podem te ajudar a ganhar destaque nos sistemas de Score, e assim até melhorar sua pontuação, caso você esteja usando de forma positiva e pagando suas contas em dia.  

Por isso, além de ser grande aliado do seu planejamento financeiro, o cartão de débito pode até te ajudar a ganhar pontos no score! Ótima vantagem, né?  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.