Consulte grátis seu score de crédito

Cartão Virtual: Como Fazer e Usar? É Seguro?

Compras online mais seguras é com o cartão virtual! Veja como fazer o seu, 6 formas de usar e 10 bancos que oferecem esta opção de pagamento.

Cartão Virtual: Como Fazer e Usar? É Seguro?

As compras online aumentaram bastante nos últimos anos, principalmente no período em que estava acontecendo o distanciamento social. Foi justamente nesta época que as pessoas começaram a usar muito mais o cartão virtual!  

Com o principal objetivo de aumentar a segurança e preservar dados importantes dos clientes (como a numeração dos cartões físicos), o cartão virtual ajuda a reduzir fraudes e golpes. Além disso, ele facilita muito as compras feitas em sites e aplicativos.  

Entenda mais sobre este meio de pagamento, como emitir o seu, como usar e quais bancos oferecem.  

O que é cartão virtual

O cartão virtual é uma forma de pagamento que só pode ser usada e acessada digitalmente, através do aplicativo do banco ou internet banking, e serve para ajudar as pessoas a fazerem compras online com mais segurança.  

Ele é como se fosse uma variação do seu cartão de crédito físico, mas que é temporário e pode ser apagado logo após o uso, para evitar golpes e fraudes.  

Este tipo de cartão tem as mesmas informações de um cartão físico: são 16 números, data de validade, código de verificação CVV, nome do titular da conta e senha. Estas informações podem ser encontradas no aplicativo ou internet banking, geralmente na área de “cartões”. 

Além disso, alguns bancos replicam o limite do cartão físico (isso não significa que o limite vai ser multiplicado, mas sim que o cartão virtual e o cartão físico irão compartilhar o mesmo limite da conta). Outros bancos oferecem limitações para o uso e o limite do cartão virtual, também para manter a segurança dos clientes.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como usar o cartão virtual

Você pode usar o cartão virtual apenas para pagar gastos feitos pela internet. Veja alguns exemplos de uso: 

  • Fazer compras em lojas online e sites 
  • Contratar serviços digitais (como Netflix, Prime Vídeo, Spotify, Deezer, etc.),  
  • Pedir refeições nos aplicativos de delivery 
  • Pedir carros para transporte (como Uber, 99, etc.) 
  • Pagar planos de academia (como Gympass) 
  • Colocar créditos no celular 

Como fazer um cartão virtual 

Para fazer o seu cartão virtual e começar a usar, é necessário ter primeiro um cartão físico de algum banco, como Nubank, Next, Banco PAN ou qualquer outro que disponibiliza este produto. 

Depois de solicitar o seu cartão físico e recebê-lo em casa, basta entrar no aplicativo do banco (ou internet banking), e pedir também seu cartão de crédito virtual.  

Normalmente, é possível gerar vários cartões virtuais, e para usá-los, basta cadastrar a numeração, o CVV e a data de vencimento na hora de pagar a sua compra online.  

O limite do cartão virtual e físico é o mesmo? 

Sim, os cartões virtuais e físicos compartilham o mesmo limite da conta e também a fatura, ou seja, é gerada somente uma fatura para os dois tipos de cartão. Todas as compras, tanto do cartão virtual quanto do físico, podem ser vistas nos aplicativos de bancos e no internet banking.  

É importante dizer também que é possível fazer compras parceladas e também à vista com os cartões virtuais. 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Diferenças entre cartão virtual e cartão físico

A principal diferença é que você pode usar o cartão físico em qualquer lugar, tanto presencialmente quanto virtualmente, pois você tem uma versão física e de plástico dele nas suas mãos, que pode levar no bolso ou na carteira. Para fazer as compras com o cartão físico, você pode tanto cadastrar os dados do cartão quanto digitar a senha nas maquininhas de cartão, em uma loja física. 

O cartão virtual é diferente: ele só pode ser usado através da internet, pois não tem uma versão física dele. Logo, você só pode usar quando cadastrar a numeração dele no site de compras online ou na hora de contratar serviços digitais.  

Também é possível usar o cartão virtual depois de cadastrar a numeração dele em carteiras digitais, como no Picpay, ou através do Google Pay ou Apple Pay. Aí você paga através da carteira digital, que já possui seu cartão virtual cadastrado.  

É seguro o cartão virtual?

Sim, o cartão virtual é muito seguro, até mais do que o cartão físico, afinal, ele é temporário. Isso significa que você pode excluir o cartão virtual logo depois de usar, evitando assim que você o cadastre em sites e aplicativos da internet e consiga fugir de cartão clonado, fraudes e outros golpes digitais.  

Além disso, todo o controle do cartão virtual é feito de forma prática por computador ou celular: isso significa que você pode bloquear ou apagar o cartão, ajustar o limite e acompanhar compras facilmente.  

Empresas que oferecem o cartão virtual 

Dezenas de instituições financeiras, fintechs e grandes bancos oferecem o cartão de crédito virtual para seus clientes. Confira alguns exemplos de empresas que possuem os melhores do mercado: 

  1. 1 – Banco PAN 
  2. 2 – Next  
  3. 3 – Bradesco 
  4. 4 – Player’s Bank 
  5. 5 – Nubank
  6. 6 – Inter
  7. 7 – Caixa
  8. 8 – Santander
  9. 9 – Banco do Brasil
  10. 10 – CAIXA Econômica

As empresas acima não cobram nada para que você use um cartão virtual, entretanto, para que você tenha acesso ao cartão de crédito físico, elas irão fazer uma análise de crédito do seu perfil e consultar seu CPF em busca de possíveis restrições, para assim evitar inadimplência.  

Cada uma dessas instituições financeiras tem suas próprias regras para aprovar cartões de crédito, então pode ser mais difícil conseguir em algumas delas, mas bem mais fácil em outras.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como usar cartão virtual na maquininha?

Para conseguir usar cartão virtual na maquininha, será necessário contar com a tecnologia de aproximação que existem em smartphone e em smartwatches (relógios inteligentes).  

Mesmo não tendo o formato físico do cartão virtual, ainda existem algumas maneiras de fazer pagamentos pelas maquininhas físicas, muito encontradas em lojas, restaurantes, farmácias, mercados, etc. 

Pagar com smartphone 

A primeira forma é através de smartphones: para conseguir usar, será necessário que o seu celular tenha a tecnologia de aproximação, que também é conhecida como suporte NFC (Near Fields Communication).  

Caso o seu celular tenha essa tecnologia, então você terá que gerar um cartão virtual no aplicativo do seu banco, e depois cadastrá-lo no Google Pay (para celulares Android) ou Apple Pay (para celulares IOS) que são os aplicativos que facilitam os pagamentos por aproximação. 

E então, para pagar uma compra com cartão virtual em uma maquininha, basta abrir o aplicativo de pagamento (Google Pay ou Apple Pay), selecionar o cartão que você quer e então aproximar na maquininha.   

Pagar com smartwatch 

Também é possível fazer esses pagamentos através de relógio digital inteligentes, que também contam com a tecnologia de aproximação. O processo todo se repete, pois o cartão tem que ser cadastrado pelo celular mesmo, mas aí depois você precisa habilitar os pagamentos pelo seu relógio também.  

Depois de cadastrar o cartão virtual pelo seu celular e liberar o uso através do seu relógio digital, então é só encostar o relógio nas maquininhas para fazer um pagamento com o cartão virtual.  

Cartão virtual CAIXA

A CAIXA Econômica disponibiliza hoje dois tipos de cartões: o cartão de débito virtual e o cartão de crédito virtual.  

Para ter qualquer um dos dois, é necessário ser correntista da CAIXA e ter a versão do cartão físico, para só depois solicitar os cartões virtuais.  

O cartão de crédito virtual da CAIXA conta com algumas vantagens, como dar um apelido para o cartão para conseguir identificá-lo, ajustar facilmente o limite, excluir o cartão quando você quiser, entre outros.

Para solicitar o cartão virtual CAIXA, basta entrar no internet banking CAIXA ou no App CAIXA e acessar a área de cartões. 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Para fechar com chave de ouro: consulte seu CPF antes de solicitar um novo cartão de crédito virtual  

Calma, não peça seu cartão de crédito físico e virtual ainda: precisamos reforçar a importância de ter as finanças organizadas antes de solicitar novos créditos no mercado.  

Se você já se enrolou com as dívidas, atrasou pagamentos, já ficou endividado ou com o nome sujo, então é melhor dar um passo para trás e pensar bem antes de pedir outro cartão de crédito. 

Sabemos que eles facilitam bastante a vida, mas eles também podem atrapalhar caso você não tenha organização financeira e disciplina. 

Por isso, nossa recomendação é que você consulte seu CPF, veja se existem dívidas no seu CPF e então comece a quitar essas pendências para enfim limpar o nome. Depois disso, organize todos os seus gastos mensais e também os valores que você recebe, como salários, benefícios e outros.  

Tudo isso vai te ajudar a usar de forma mais inteligente e cuidadosa os cartões de crédito virtuais e realmente aproveitar os benefícios deles, sem passar por novos perrengues e dificuldades para pagar as faturas e os boletos.  

Mas e aí, ficaram dúvidas sobre o cartão virtual? Mande aqui nos comentários que iremos te ajudar! Conte conosco.  

FAQ: Perguntas frequentes

Como pagar com cartão virtual?

A forma mais comum para pagar compras na internet com cartão virtual é inserir, na hora do pagamento online, os dados do cartão: a sequência de 16 números do cartão, a data de vencimento, o CVV, o nome do titular e a forma de pagamento, como pagar parcelado ou à vista.

Onde usar o cartão virtual?

É possível usar em qualquer site de compras online (como lojas de roupas, de cosméticos, farmácias online, etc.), em aplicativos de streaming, em serviços de entrega de refeições e de transporte, em recargas para o celular, entre outros.  

Como usar o cartão virtual na loja física? 

Para usar o cartão virtual presencialmente, em lojas físicas, é necessário pagar através de maquininhas que tenham a tecnologia de aproximação. Também é necessário usar um celular ou relógio digital inteligente que tenham esta mesma tecnologia de aproximação.

Desta forma, você conseguirá cadastrar seu cartão virtual nas carteiras digitais dos celulares, como o Google Pay e o Apple Pay, e assim poderá usar o cartão virtual até em lojas físicas.  

O que é um cartão virtual pré-pago?

O cartão pré-pago é usado na modalidade crédito, mas ele só funciona quando o consumidor coloca dinheiro nele. Ele serve para ajudar justamente nas compras online, tanto nacionais quanto internacionais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.