Será que você já caiu em uma dessas 5 mentiras sobre como aumentar o score? Vem conferir e aproveita para anotar como melhorar de verdade sua pontuação.

Como aumentar o Score

O score de crédito funciona como uma pontuação para avaliar seu histórico financeiro como consumidor.

Você utiliza seu dinheiro de forma consciente? Pede muito cartão de crédito? Você sabe o que fazer para aumentar o score do CPF? Parece simples, mas não é só isso que influencia sua pontuação de crédito, além de ter muitos mitos por aí sobre este processo.

Existem muitas empresas que vendem o sonho de aumentar o score, mas na realidade esta tarefa só depende de você e não precisa pagar nada por isso, a não ser ter suas contas em dia. E essa promessa milagrosa pode significar que você não está disposto a seguir o processo.

E como dica boa é dica compartilhada, a Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, trouxe 3 dicas de como conseguir aumentar o seu score de crédito de uma forma digna e consciente, além de consistente (que dure para todo o sempre).

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. ?

Como aumentar o Score: 3 dicas imperdíveis

1 – Renegocie suas dívidas

“Estou endividado, como aumentar meu score?” Essa deve ser a maior dúvida de todos. O passo número 1 é ir atrás das negociações.

Estar inadimplente não é um problema, principalmente dadas as várias crises que nosso país vem passando. O que é um problema é não tentar resolver.

Independente da renda, plataformas de renegociação de dívidas estão disponíveis exatamente para isso: reduzir os juros abusivos e proporcionar as melhores condições de pagamento para o consumidor se positivar. 

Usufrua desse benefício. Além disso, para os superendividados, a lei do superendividamento trouxe um fôlego para quem está perdido com as contas. Neste caso, os trâmites são um pouco diferentes, mas ainda há uma luz no fim do túnel.

Consulte seu CPF no site da Acordo Certo e procure a melhor negociação para seu débito em aberto.

2 – Limpe seu nome

Ao renegociar suas dívidas, você também consegue limpar o seu nome, e esta ação é crucial para um bom score do CPF.

Para limpar o nome e mantê-lo limpo, você deve evitar inadimplência, quitar contas em atraso, criar o hábito de pagar contas em dia, evitar o cheque especial, organizar suas finanças e também quitar dívidas antigas.

3 – Mantenha suas contas em dia

O sistema de pontuação de score de crédito é tecnológico.

“Ele não entende se você deixou de pagar uma conta por falta de dinheiro, redução de renda ou qualquer outro motivo pessoal/profissional. Não pagou em dia, ele te define como um inadimplente. O que afeta bastante seu score” – Bruna Allemann

É importante saber disso pois vemos muitas reclamações: “paguei com apenas um dia de atraso”, “não recebi no dia certo”.

O sistema de pontuação apenas entende que você tinha um compromisso financeiro e não conseguiu quitar naquele dia. 

Lógico que dívidas mais antigas impactam muito mais nesse cálculo e que não é por 1 dia que seu score deve cair e sim, por um comportamento recorrente de não pagar as contas em dia.

Por isso, é importante ter uma reserva de emergência para quando os imprevistos acontecerem, você ter seu dinheiro de emergência para quitar e não se tornar inadimplente.

Não deixe o sistema entender que você não tem disciplina financeira. Mantenha suas contas em dia e faça sua reserva financeira. Aumentar o score rápido vai depender do quão rápido você vai se tornar um disciplinado financeiramente.

4 – Não peça muito crédito

Quem nunca se viu com 3 cartões de crédito e na seguinte situação: 1 vence dia 10 (para as compras até o primeiro dia do mês), o segundo vence dia 20 (para as compras entre os dias 5 e 15 do mês) e o último no dia 30 para os demais dias.

Esse é o maior erro que você comete. E vamos te explicar porque:

  1. Pedir crédito recorrente ou em um curto espaço de tempo mostra desespero. Você precisa contar com aquele crédito para conseguir comprar algo. O sistema entende que em pouco tempo você pode não conseguir arcar com aquilo e se tornar um inadimplente em um curto espaço de tempo.
  2. Ter muitos cartões pode significar que seus limites estão muito acima do que você pode se comprometer. As taxas de juros dos cartões de crédito podem chegar de 300% a 700% ao ano, assim como cheque especial e crédito rotativo. Não consuma mais que seu bolso pode. Mantenha o mínimo de cartão de crédito possível e faça financiamento ou empréstimo apenas quando necessário.

Manter esses hábitos financeiros é o melhor caminho para não só aumentar o score, mas mantê-lo sempre com uma pontuação alta. Além de trazer a oportunidade de você alcançar seu bem-estar financeiro.

5 – Como o Cadastro Positivo pode te ajudar a aumentar o score

É muito comum que as empresas que divulgam o seu score pesem mais se você deixar de pagar uma conta do que seu bom comportamento financeiro.

O Cadastro Positivo é exatamente o contrário. Ele te pontua pelos seus pagamentos positivos relacionados ao dinheiro e contas em dia. Quando você autoriza o envio dessas informações para o seu score, ele soma na sua nota suas contas que foram cumpridas.

Neste registro vem contas de água, luz, telefone, empréstimos e financiamentos em dia, além de crediários e outras contas positivas que você possa ter.

Como ver o Score do seu CPF 

Consulte seu score grátis na Acordo Certo

Consultar seu score é mais simples do que você imagina e sim, é 100% online, grátis e fácil. Você pode conferir seu Acordo Certo Score seguindo os passos abaixo:

  • Acesse nossa site e digite seu CPF no campo “digite aqui o seu CPF”
  • Faça login no nosso site. Se ainda não tiver, complete seu cadastro com informações como data de nascimento
  • Crie uma senha de 6 número
  • Depois de fazer o cadastro, faça login e confira a sua pontuação score: ela aparecerá na página principal, basta só descer a página
  • Aproveite e clique em “monitorar o CPF” para ver as variações do score, quantos pontos ganhou ou perder nos últimos meses e quais empresas consultaram seu CPF

Consulte seu score grátis na Boa Vista

Também é possível ver a pontuação pelo site da Boa Vista. Veja o passo a passo para consultar seu Score Boa Vista a seguir:

  1. Acesse o site do Consumidor Positivo Boa Vista
  2. Logo na Página Inicial há um campo onde você pode digitar seu CPF e clicar em Consultar CPF grátis
  3. Caso você já tenha cadastro, continue o login com sua senha. Caso contrário, basta terminar de preencher as informações que serão solicitadas.
  4. Depois do cadastro finalizado você entra direto na tela principal que irá mostrar o seu score. 
  5. Para saber como melhorar seu score, clique em Entender seu score.
  6. Nesta etapa você vai conseguir entender exatamente o que pode estar faltando para que você aumente o score do seu CPF.
  7. No canto direito do seu cadastro, busque as informações de quem pode ter consultado seu CPF nos últimos meses.
  8. Mantenha sempre seus dados de cadastro atualizados e não se esqueça de autorizar seu Cadastro Positivo. Ele vai te ajudar a mostrar para o sistema que você é um bom pagador. Caso desative essa função, você deixa de exibir para as empresas seu histórico de contas em dia.

Bônus: Monitore seu CPF gratuitamente com a Acordo Certo 

O monitoramento de CPF é um serviço online gratuito oferecido pela Acordo Certo que fornece aos consumidores informações detalhadas sobre seu CPF.

Fazer o monitoramento te ajuda a proteger seu CPF contra fraudes, evitar o uso indevido da sua identidade, permite acompanhar consultas ao CPF, monitora o seu score do CPF e oferece dicas para melhorá-lo.

É uma forma conveniente e segura de cuidar das finanças e da identidade, com acesso completo e detalhado.

Quanto tempo leva para aumentar o score?

O tempo necessário para aumentar o score varia de acordo com cada pessoa e cada birô de crédito.

Cada birô, como a Boa Vista ou SPC, atribui diferentes pesos aos comportamentos financeiros, levando em consideração o histórico financeiro de cada indivíduo. Portanto, o score de crédito demora um pouco para ser atualizado, podendo ser semanas, mês ou meses.

Mas não precisa desanimar e nem ficar triste: monitore o seu CPF com frequência para acompanhar as flutuações da sua pontuação e mantenha bons hábitos financeiros para conseguir aumentar o score.

O que é score turbo?

O score turbo é uma das formas de melhorar seu score, porém, muitas vezes é exigido um pagamento para isso.

O que podemos te explicar é que nem sempre ter um plano premium de acompanhamento de score é o ideal, visto que muitas vezes a pessoa que está mais desesperada é a que tem dívidas em aberto.

Portanto, cuidado com os compromissos financeiros. É mais válido seguir o passo a passo de como melhorar seu score e ter hábitos financeiros consistentes do que pagar para ter um acompanhamento.

Os planos grátis já contemplam todas as informações necessárias que você precisa ter sobre seu score. O Consumidor Positivo e o Acordo Certo Score são grátis e 100% online, inclusive com dicas específicas de como aumentar seu score.

As maiores mentiras sobre como aumentar o score rápido

O score pode parecer um bicho papão para você, mas ele não está ali para ser seu inimigo.

Pelo contrário, ele apenas diferencia os bons pagadores dos demais para que esses sejam beneficiados com taxas de financiamento mais baixas para a casa própria, por exemplo.

Normalmente, é pelo sonho da casa própria que muitos ficam desesperados e tentam encontrar soluções milagrosas para resolver seu problema com disciplina financeira. 

Não seja essa pessoa e fuja de golpes. É muito importante você saber que muitas mentiras são contadas por aí, principalmente para vender produtos e serviços voltados para o score e que em quase 100% das vezes, são totalmente ineficientes.

Somente sua disciplina financeira vai fazer você chegar na pontuação que tanto deseja. 

Cuidado então para não cair em nenhuma dessas ciladas:

1 – CPF na nota aumenta o score?

MENTIRA das maiores que podemos ouvir.

O sistema de CPF na nota é apenas para que o consumidor possa usufruir de parte do retorno dos impostos pagos em compras de produtos e serviços (no caso de você, consumidor).

E para as empresas que emitem nota com CPF é para que o governo estadual consiga controlar os impostos e combater a sonegação.

Portanto, quando te perguntarem se colocar CPF na nota aumenta score, já pode responder que não!

Colocar ou não colocar o CPF na nota não vai mudar nada na sua pontuação e não vai tornar seu score baixo ou alto.

2 – Aumentar o score em 30 dias é possível?

GOLPE. Se alguém vier com essa promessa e tentar te ensinar como aumentar o score em 30 dias, já pode sair correndo.

Aqui dois pontos importantes: o score é um sistema que entende o seu comportamento financeiro. Em alguns sistemas ele analisa o que você fez com seu dinheiro e contas nos últimos 15 anos para definir se você é um bom pagador. 

Portanto, é difícil definir esse prazo. Isso pode ocorrer a qualquer momento, pois ele está monitorando suas movimentações financeiras 24 horas por dia.

3 – Ter uma renda alta aumenta meu score

MENTIRA. Não importa o quanto você ganha e sim como você gasta o seu dinheiro e se você deixa suas contas em dia. ?

Por isso, não se engane: até pessoas que recebem uma renda alta mensalmente podem ter sim score baixo.

4 – Paguei minha dívida, agora meu score aumenta

Como falamos, o score é um sistema digital que mede comportamento financeiro. 

Quando você se torna positivo, o prazo para retirada da restrição do seu nome dos Órgãos de Proteção ao Crédito é de até 5 dias úteis. Mas o score é dinâmico e não dá para ser definido com datas exatas. 

Pague as contas em dia, não peça muito crédito e de forma recorrente, não deixe seu CPF negativado, utilize o Cadastro Positivo e em alguns casos, dentro da própria plataforma de consulta de score, procure a opção de score turbo.

Esta opção pode te ajudar a trazer mais informações específicas de como aumentar seu score de uma forma transparente e através de diferentes metas. Não busque informações fora dos sites oficiais de consulta CPF.

5 – Pagar para aumentar meu score funciona

GOLPE. Hoje em dia é muito comum encontrar especialistas em aumentar o score. Muitas vezes eles cobram de R$ 100 a R$500 para te ajudar a melhorar essa pontuação de crédito. De duas, uma: ou eles querem apenas te vender um sonho ou eles querem te ensinar a economizar, pagar as contas em dia, etc. 

Essas informações você já encontra aqui e não precisa pagar nada. Portanto, se mantenha longe de golpes financeiros como esse. Paciência e dedicação são palavras-chave para você que quer aumentar o score.

6 – PIX aumenta Score 

Não, PIX não aumenta score.

Atualmente, as transferências via PIX não influenciam diretamente na pontuação do score. A legislação de sigilo bancário protege as informações relacionadas ao PIX, tornando-as inacessíveis aos sistemas de inteligência artificial que calculam o score.

7 – Empresa que aumenta o score 

Fique atento: não existe empresa que aumenta score em troca de dinheiro, pelo menos não empresas legítimas e confiáveis.

Tenha cuidado com ofertas na internet que prometem aumentar rapidamente sua pontuação. Muitas vezes, essas ofertas envolvem transferências de valores por PIX ou outros meios, o que pode ser um sinal de fraude.

8 – Como destravar o CPF para aumentar o Score 

Não existe nenhum truque para destravar o seu CPF: a única forma de melhorar sua pontuação é adotando um comportamento financeiro positivo e cultivando hábitos econômicos e organizados na sua vida, como pagar as contas em dia, etc.

9 – Como aumentar o score em 7 dias 

Não se deixe enganar pela ideia de que é possível aumentar o score em apenas uma semana, pois a atualização do score precisa de mais tempo.

É fundamental concentrar-se em manter uma vida financeira saudável e bem estruturada para agilizar o processo de aumento do score.

10 – Aumentar o Score em 24 horas 

Não existe a possibilidade real de aumentar o score em apenas 24 horas. Então, ao ver ofertas desse tipo na internet, é aconselhável fugir e não clicar, pois há uma alta probabilidade de serem golpes de pessoas mal-intencionadas.

A única maneira verdadeira de melhorar sua pontuação é pagar suas contas adiantadamente, quitar dívidas e manter suas finanças devidamente planejadas e organizadas.

Conclusão

Não existe caminho fácil, existe aquele que você quer seguir. Muitas vezes, o melhor caminho exige alguns esforços pessoais e é muito importante se perguntar, o quanto você está disposto a mudar para que sua vida financeira não seja mais um problema para você.

Não torne o problema mais difícil: para conseguir um score alto, a paciência e disciplina financeira são as estratégias mais simples e rápidas para ajudarem você a aumentar o score e a ficar de bem com suas finanças.

Perguntas frequentes

Quanto tempo demora para o score subir?

O score de crédito é muito dinâmico e não há um prazo certo para ele aumentar ou diminuir. Existem comportamentos financeiros positivos que podem influenciar positivamente, mas eles precisam ser recorrentes. Manter as contas em dia, pedir pouco crédito e manter os dados atualizados são alguns exemplos para manter seu score em dia e com o tempo ir aumentando.

Como aumentar 100 pontos no score?

Os comportamentos financeiros não são calculados em uma matemática perfeita. Não existe pontuação para cada bom comportamento e sim um cálculo que interpreta todo o seu relacionamento com o dinheiro. Portanto, continue com bons hábitos financeiros e longe das dívidas e do CPF negativado. Eles que vão te ajudar a aumentar o score.

O que faz o score baixar?

Estas ações são as principais vilãs da sua pontuação e fazem você ter um score baixo: dívidas em atraso, utilizar muito crédito como empréstimo, financiamentos e ter protestos em cartório, assim como cheques sem fundo. Sempre que puder, utilize o crédito de uma forma consciente, tente pagar suas contas antes da data de vencimento e mantenha uma reserva financeira para os imprevistos financeiros.

É possível pagar para aumentar o score? 

Não, não é possível aumentar o score pagando um serviço para uma empresa ou pessoa.

Que tipo de compra aumenta o score? 

Não é possível definir qual tipo exato de compra que ajuda a aumentar o score, entretanto, se você pagar qualquer compra em dia, esse hábito pode te ajudar a impactar a pontuação positivamente. Por exemplo, quando você faz compras com seu cartão de crédito e paga a fatura antes da data de vencimento, essa ação pode auxiliar no aumento do seu score, afinal, você cumpriu uma responsabilidade financeira.

Como fazer o Cadastro Positivo para aumentar o score? 

Para fazer e ativar o Cadastro Positivo, siga estes passos fáceis: acesse o site da Boa Vista, consulte seu CPF e verifique se o Cadastro Positivo está ativado. Se já estiver, faça login. Caso contrário, preencha as informações solicitadas. E pronto: a partir desses passos o Cadastro Positivo vai começar a impactar positivamente seu score do CPF.

Web stories

Esse conteúdo foi útil?