Banner Banner

Como Aumentar o Score? Guia Completo

O score de crédito funciona como uma pontuação para avaliar seu histórico financeiro como consumidor. Você utiliza seu dinheiro de forma consciente? Pede muito cartão de crédito? Você sabe o que fazer para aumentar o score do CPF? Parece simples, mas não é só isso que influencia sua pontuação de crédito, além de ter muitos […]

Como Aumentar o Score? Guia Completo

O score de crédito funciona como uma pontuação para avaliar seu histórico financeiro como consumidor. Você utiliza seu dinheiro de forma consciente?

Pede muito cartão de crédito? Você sabe o que fazer para aumentar o score do CPF? Parece simples, mas não é só isso que influencia sua pontuação de crédito, além de ter muitos mitos por aí sobre este processo.

Existem muitas empresas que vendem o sonho de aumentar o score, mas na realidade esta tarefa só depende de você e não precisa pagar nada por isso, a não ser ter suas contas em dia. E essa promessa milagrosa pode significar que você não está disposto a seguir o processo.

E como dica boa é dica compartilhada, a Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, trouxe 3 dicas de como conseguir aumentar o seu score de crédito de uma forma digna e consciente, além de consistente (que dure para todo o sempre).

3 dicas para aumentar o score

1 – Renegocie suas dívidas

“Estou endividado, como aumentar meu score?” Essa deve ser a maior dúvida de todos. O passo número 1 é ir atrás das negociações.

Estar inadimplente não é um problema, principalmente dadas as várias crises que nosso país vem passando. O que é um problema é não tentar resolver.

Independente da renda, plataformas de renegociação de dívidas estão disponíveis exatamente para isso: reduzir os juros abusivos e proporcionar as melhores condições de pagamento para o consumidor se positivar. 

Usufrua desse benefício. Além disso, para os superendividados, a lei do superendividamento trouxe um fôlego para quem está perdido com as contas. Neste caso, os trâmites são um pouco diferentes, mas ainda há uma luz no fim do túnel.

Consulte seu CPF no site da Acordo Certo e procure a melhor negociação para seu débito em aberto.

2 – Mantenha suas contas em dia

O sistema de pontuação de score de crédito é tecnológico.

“Ele não entende se você deixou de pagar uma conta por falta de dinheiro, redução de renda ou qualquer outro motivo pessoal/profissional. Não pagou em dia, ele te define como um inadimplente. O que afeta bastante seu score” – Bruna Allemann

É importante saber disso pois vemos muitas reclamações: “paguei com apenas um dia de atraso”, “não recebi no dia certo”. O sistema de pontuação apenas entende que você tinha um compromisso financeiro e não conseguiu quitar naquele dia. 

Lógico que dívidas mais antigas impactam muito mais nesse cálculo e que não é por 1 dia que seu score deve cair e sim, por um comportamento recorrente de não pagar as contas em dia. Por isso, é importante ter uma reserva de emergência para quando os imprevistos acontecerem, você ter seu dinheiro de emergência para quitar e não se tornar inadimplente.

Não deixe o sistema entender que você não tem disciplina financeira. Mantenha suas contas em dia e faça sua reserva financeira. Aumentar o score rápido vai depender do quão rápido você vai se tornar um disciplinado financeiramente.

3 – Não peça muito crédito

Quem nunca se viu com 3 cartões de crédito e na seguinte situação: 1 vence dia 10 (para as compras até o primeiro dia do mês), o segundo vence dia 20 (para as compras entre os dias 5 e 15 do mês) e o último no dia 30 para os demais dias.

Esse é o maior erro que você comete. E vamos te explicar porque:

  1. Pedir crédito recorrente ou em um curto espaço de tempo mostra desespero. Você precisa contar com aquele crédito para conseguir comprar algo. O sistema entende que em pouco tempo você pode não conseguir arcar com aquilo e se tornar um inadimplente em um curto espaço de tempo.
  2. Ter muitos cartões pode significar que seus limites estão muito acima do que você pode se comprometer. As taxas de juros dos cartões de crédito podem chegar de 300% a 700% ao ano, assim como cheque especial e crédito rotativo. Não consuma mais que seu bolso pode. Mantenha o mínimo de cartão de crédito possível e faça financiamento ou empréstimo apenas quando necessário.

Manter esses hábitos financeiros é o melhor caminho para não só aumentar o score, mas mantê-lo sempre com uma pontuação alta. Além de trazer a oportunidade de você alcançar seu bem-estar financeiro.

Consulte seu score grátis na Boa Vista

Consultar seu score é mais simples do que você imagina e sim, é 100% online, grátis e fácil. Veja o passo a passo a seguir:

1 – Acesse o site do Consumidor Positivo Boa Vista

2 – Logo na Página Inicial há um campo onde você pode digitar seu CPF e clicar em Consultar CPF grátis

3 – Caso você já tenha cadastro, continue o login com sua senha. Caso contrário, basta terminar de preencher as informações que serão solicitadas.

4 – Depois do cadastro finalizado você entra direto na tela principal que irá mostrar o seu score. 

5 – Para saber como melhorar seu score, clique em Entender seu score.

Nesta etapa você vai conseguir entender exatamente o que pode estar faltando para que você aumente o score do seu CPF.

6 – No canto direito do seu cadastro, busque as informações de quem pode ter consultado seu CPF nos últimos meses. Lembrando que a alta pesquisa pode atrapalhar seu score negativamente.

7 – Mantenha sempre seus dados de cadastro atualizados e não se esqueça de autorizar seu Cadastro Positivo. Ele vai te ajudar a mostrar para o sistema que você é um bom pagador. Caso desative essa função, você deixa de exibir para as empresas seu histórico de contas em dia.

O que é score turbo?

Essa é uma das formas de melhorar seu score, porém, muitas vezes é exigido um pagamento para isso.

O que podemos te explicar é que nem sempre ter um plano premium de acompanhamento de score é o ideal, visto que muitas vezes a pessoa que está mais desesperada é a que tem dívidas em aberto.

Portanto, cuidado com os compromissos financeiros. É mais válido seguir o passo a passo de como melhorar seu score e ter hábitos financeiros consistentes do que pagar para ter um acompanhamento.

Os planos grátis já contemplam todas as informações necessárias que você precisa ter sobre seu score. O boa score é grátis e 100% online, inclusive com dicas específicas de como aumentar seu score.

As maiores mentiras sobre o como aumentar o score rápido

O score pode parecer um bicho papão para você, mas ele não está ali para ser seu inimigo.

Pelo contrário, ele apenas diferencia os bons pagadores dos demais para que esses sejam beneficiados com taxas de financiamento mais baixas para a casa própria, por exemplo.

Normalmente, é pelo sonho da casa própria que muitos ficam desesperados e tentam encontrar soluções milagrosas para resolver seu problema com disciplina financeira. 

Não seja essa pessoa e fuja de golpes. É muito importante você saber que muitas mentiras são contadas por aí, principalmente para vender produtos e serviços voltados para o score e que em quase 100% das vezes, são totalmente ineficientes.

Somente sua disciplina financeira vai fazer você chegar na pontuação que tanto deseja. 

Cuidado então para não cair em nenhuma dessas ciladas:

1 – CPF na nota aumenta o score?

MENTIRA das maiores que podemos ouvir. O sistema de CPF na nota é apenas para que o consumidor possa usufruir de parte do retorno dos impostos pagos em compras de produtos e serviços (no caso de você, consumidor).

E para as empresas que emitem nota com CPF é para que o governo estadual consiga controlar os impostos e combater a sonegação.

Portanto, colocar ou não colocar o CPF na nota não vai mudar nada no seu score.

2 – Aumentar o score em 30 dias é possível?

GOLPE. Se alguém vier com essa promessa já sai correndo. Aqui dois pontos importantes: o score é um sistema que entende o seu comportamento financeiro. Em alguns sistemas ele analisa o que você fez com seu dinheiro e contas nos últimos 15 anos para definir se você é um bom pagador. 

Portanto, é difícil definir esse prazo. Isso pode ocorrer a qualquer momento, pois ele está monitorando suas movimentações financeiras 24 horas por dia.

3 – Ter uma renda alta aumenta meu score

MENTIRA. Não importa o quanto você ganha e sim como você gasta o seu dinheiro e se você deixa suas contas em dia. 😊

4 – Paguei minha dívida, agora meu score aumenta

Como falamos, o score é um sistema digital que mede comportamento financeiro. 

Quando você se torna positivo, o prazo para retirada da restrição do seu nome dos Órgãos de Proteção ao Crédito é de até 5 dias úteis. Mas o score é dinâmico e não dá para ser definido com datas exatas. 

Pague as contas em dia, não peça muito crédito e de forma recorrente, não deixe seu CPF negativado, utilize o Cadastro Positivo e em alguns casos, dentro da própria plataforma de consulta de score, procure a opção de score turbo.

Esta opção pode te ajudar a trazer mais informações específicas de como aumentar seu score de uma forma transparente e através de diferentes metas. Não busque informações fora dos sites oficiais de consulta CPF.

5 – Pagar para aumentar meu score funciona

GOLPE. Hoje em dia é muito comum encontrar especialistas em aumentar o score. Muitas vezes eles cobram de R$ 100 a R$500 para te ajudar a melhorar essa pontuação de crédito. De duas, uma: ou eles querem apenas te vender um sonho ou eles querem te ensinar a economizar, pagar as contas em dia, etc. 

Essas informações você já encontra aqui e não precisa pagar nada. Portanto, se mantenha longe de golpes financeiros como esse. Paciência e dedicação são palavras-chave para você que quer aumentar o score.

Como o Cadastro Positivo pode te ajudar a aumentar o score

É muito comum que as empresas que divulgam o seu score pesem mais se você deixar de pagar uma conta do que seu bom comportamento financeiro.

O Cadastro Positivo é exatamente o contrário. Ele te pontua pelos seus pagamentos positivos relacionados ao dinheiro e contas em dia. Quando você autoriza o envio dessas informações para o seu score, ele soma na sua nota suas contas que foram cumpridas.

Neste registro vem contas de água, luz, telefone, empréstimos e financiamentos em dia, além de crediários e outras contas positivas que você possa ter.

Conclusão

Não existe caminho fácil, existe aquele que você quer seguir. Muitas vezes, o melhor caminho exige alguns esforços pessoais e é muito importante se perguntar, o quanto você está disposto a mudar para que sua vida financeira não seja mais um problema para você.

Não torne o problema mais difícil, a paciência e disciplina financeira é o mais simples e rápido para te ajudar a aumentar o score e ficar de bem com suas finanças.

Perguntas frequentes

Quanto tempo demora para o score subir?

O score de crédito é muito dinâmico e não há um prazo certo para ele aumentar ou diminuir. Existem comportamentos financeiros positivos que podem influenciar positivamente, mas eles precisam ser recorrentes.

Manter as contas em dia, pedir pouco crédito e manter os dados atualizados são alguns exemplos para manter seu score em dia e com o tempo ir aumentando.

Como aumentar 100 pontos no score?

Os comportamentos financeiros não são calculados em uma matemática perfeita. Não existe pontuação para cada bom comportamento e sim um cálculo que interpreta todo o seu relacionamento com o dinheiro.

Portanto, continue com bons hábitos financeiros e longe das dívidas e do CPF negativado. Eles que vão te ajudar a aumentar o score.

O que faz o score baixar?

Dívidas em atraso, utilizar muito crédito como empréstimo, financiamentos e ter protestos em cartório, assim como cheques sem fundo são os principais vilões de um score.

Sempre que puder, utilize o crédito de uma forma consciente, tente pagar suas contas antes da data de vencimento e mantenha uma reserva financeira para os imprevistos financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.