Como Financiar um Imóvel [Guia Completo]
Você tem um sonho de ter sua casa própria? Então veja como financiar um imóvel: conheça os tipos de financiamento, documentos necessários e dicas de como conseguir aprovação do crédito.
Consulte seu CPF e negocie suas dívidas
Você tem um sonho de ter sua casa própria? Então veja como financiar um imóvel: conheça os tipos de financiamento, documentos necessários e dicas de como conseguir aprovação do crédito.
Você tem um sonho de comprar uma casa ou apartamento? Então é importante entender como financiar um imóvel!
Como a aprovação deste tipo de crédito é um pouco mais difícil, já que os valores são maiores, importante conhecer os tipos e as regras para conseguir a aprovação sem dor de cabeça.
Então continue a leitura para aprende tudo e sair preparado para conseguir conquistar a casa própria!
O financiamento nada mais é do que um jeito de pedir um dinheiro emprestado para o banco, mas diferente de um empréstimo normal, no financiamento o dinheiro precisa ter um objetivo, como comprar um imóvel.
Para que o banco empreste este dinheiro, que geralmente é uma quantia bem alta, ele acrescenta taxas e juros e permite que a pessoa pague de forma parcelada, em médio e longo prazo (podendo chegar a dezenas de anos para a quitação do financiamento).
Para que o banco aprove a quantia e de fato libere o financiamento, são necessárias várias análises, para que assim o banco tenha mais garantias que a pessoa não vai gerar inadimplência e conseguirá cumprir com os pagamentos das parcelas.
Resumidamente, o interessado em comprar precisa pagar uma entrada para quem está vendendo um imóvel, e aí o valor restante do imóvel deverá ser pego emprestado com um banco ou instituição financeira, que vai emprestar cobrando juros.
Até que o valor emprestado seja quitado pelo comprador, o imóvel fica pertencendo ao banco que concedeu o financiamento.
Para financiar um imóvel, é preciso conversar com um banco e apresentar documentos, para que o mesmo faça uma análise de crédito do seu perfil, confira seu score para financiamento, e confira se existem pendências no seu nome, para que enfim ele libere o valor.
Mas antes de tudo, recomendamos que você reflita sobre seus objetivos de vida e entenda qual o tipo de imóvel tem interesse, pois somente assim você conseguirá pesquisar o imóvel ideal para você e também calcular o quando você precisará investir para pagar o financiamento.
Depois de entender qual tipo de imóvel você quer, estude qual o seu orçamento financeiro e calcule quanto você pode pagar mensalmente nas parcelas do financiamento.
Depois, faça simulações do financiamento e entenda quais são as taxas de juros cada banco cobra, e veja qual faz mais sentido para a sua necessidade.
Por fim, escolha o banco que você mais gostou e que mais faz sentido para você e tire todas as suas dúvidas sobre o contrato de financiamento.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos e que apresentar os documentos solicitados, principalmente comprovante de renda, pode pedir um financiamento.
Ao apresentar os documentos, você precisa mostrar para a instituição financeira que é capaz de pagar o financiamento no prazo estipulado, que não tem dívidas ou pendências e que não está com o nome sujo.
Além disso, alguns bancos, como a CAIXA, tem os seguintes requisitos para financiar um imóvel:
No geral, você precisará apresentar os seguintes documentos para conseguir a aprovação de um financiamento:
Existem 2 tipos, que são conhecidos também como sistemas de financiamento:
O SFH é um sistema de crédito habitacional que foi desenvolvido pelo Governo Federal em 1964, com o objetivo de garantir mais moradias para os brasileiros. Ele é o sistema mais usado em financiamentos, pois libera os recursos financeiros instantaneamente depois da aprovação.
Os recursos deste financiamento vêm dos depósitos do FGTS e da poupança, e podem ser usados para comprar um imóvel e também para reformar ou construir.
As pessoas que optam por este tipo de financiamento podem financiar até 80% do valor do imóvel e parcelar em até 35 anos. A taxa de juros é baixa e fixada em no máximo 12% e os imóveis precisam ter o valor e até R$1,5 milhão de reais.
Outras regras deste sistema é que o imóvel precisa estar registrado no Cartório de Registro de Imóveis e o FGTS não pode ter sido usado nos últimos três anos para financiar ou construir outros imóveis.
Uma grande vantagem é que o programa Minha Casa Minha Vida usa este sistema de financiamento, o que o torna muito acessível para muitos brasileiros.
Para pedir um financiamento SFH, é preciso que o imóvel se enquadre nos requisitos de valores e que ele também seja usado para fins de moradia, ou seja, ele não pode ser alugado ou ser usado para fins comerciais.
O SFI foi criado em 1997, com o objetivo de atender os brasileiros que não atenderam os requisitos do sistema de financiamento SFH.
Ele é bem parecido com o SFH, mas é um pouco mais flexível em relação às regras, logo, quem não atende algum requisito do sistema de financiamento SFH, pode optar pelo sistema SFI. OS prazos e taxa de juros também são flexíveis e podem ser negociáveis entre as partes.
Uma grande vantagem no sistema SFI é que é possível financiar até 100% do valor do imóvel, entretanto, uma desvantagem é que não é possível usar o saldo do FGTS para financiar.
Não é possível financiar um imóvel com o nome sujo, afinal, ter o nome limpo é um dos requisitos para a aprovação.
Uma das análises que o banco faz para aprovar o financiamento é justamente conferir o score de crédito e as restrições que a pessoa tem no nome. Logo, se a pessoa estiver negativada, o financiamento será negado, pois o banco entende que a pessoa apresenta alto risco de inadimplência e que não conseguirá cumprir com o pagamento das parcelas.
De toda forma, existem outras linhas de crédito que são concedidas até para quem tem o nome sujo, como o empréstimo consignado, empréstimo FGTS e outros.
Você atende os requisitos para financiar um imóvel? Então confira as nossas dicas finais!
Agora é mão na massa: organize suas finanças pessoais, quite suas dívidas através de acordos de negociação, limpe seu nome, faça simulações de financiamento, compare as opções no mercado e por fim conquiste o sonho da casa própria. Com organização e disciplina financeira, você conseguirá!
A CAIXA Econômica Federal faz campanhas onde é possível financiar 100% do valor do imóvel. Esta oferta é oferecida para quem quer comprar imóveis que foram retomados por bancos, ou para quem quer comprar imóveis na planta, ou ainda para quem participa do programa Minha Casa Minha Vida.
Não tem uma renda mínima definida nos bancos para que um financiamento de imóvel seja aprovado. Cada banco faz a sua própria análise do perfil do cliente, contando com consulta de score, análise de crédito, históricos financeiros, entre outros. A aprovação vai depender do resultado desta análise e dos detalhes do contrato, como quantidade de parcelas, valor do imóvel, etc.
Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.
Bom dia, muito interessante o esclarecimento, pretendo fazer financiamento de imóvel em construção em Cascavel Pr. Com de 120 a 140m2. na planta. Vamos TRABALHAR pro mundo MELHORAR