Consulte seu CPF e negocie suas dívidas

Consulte já

Como Financiar um Imóvel [Guia Completo]  

Você tem um sonho de ter sua casa própria? Então veja como financiar um imóvel: conheça os tipos de financiamento, documentos necessários e dicas de como conseguir aprovação do crédito.

Como Financiar um Imóvel [Guia Completo]  

Você tem um sonho de comprar uma casa ou apartamento? Então é importante entender como financiar um imóvel! 

Como a aprovação deste tipo de crédito é um pouco mais difícil, já que os valores são maiores, importante conhecer os tipos e as regras para conseguir a aprovação sem dor de cabeça. 

Então continue a leitura para aprende tudo e sair preparado para conseguir conquistar a casa própria! 

O que é financiamento?

O financiamento nada mais é do que um jeito de pedir um dinheiro emprestado para o banco, mas diferente de um empréstimo normal, no financiamento o dinheiro precisa ter um objetivo, como comprar um imóvel. 

Para que o banco empreste este dinheiro, que geralmente é uma quantia bem alta, ele acrescenta taxas e juros e permite que a pessoa pague de forma parcelada, em médio e longo prazo (podendo chegar a dezenas de anos para a quitação do financiamento). 

Para que o banco aprove a quantia e de fato libere o financiamento, são necessárias várias análises, para que assim o banco tenha mais garantias que a pessoa não vai gerar inadimplência e conseguirá cumprir com os pagamentos das parcelas. 

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

Como funciona o financiamento de um imóvel?

Resumidamente, o interessado em comprar precisa pagar uma entrada para quem está vendendo um imóvel, e aí o valor restante do imóvel deverá ser pego emprestado com um banco ou instituição financeira, que vai emprestar cobrando juros. 

Até que o valor emprestado seja quitado pelo comprador, o imóvel fica pertencendo ao banco que concedeu o financiamento. 

Como financiar um imóvel?

Para financiar um imóvel, é preciso conversar com um banco e apresentar documentos, para que o mesmo faça uma análise de crédito do seu perfil, confira seu score para financiamento, e confira se existem pendências no seu nome, para que enfim ele libere o valor. 

Mas antes de tudo, recomendamos que você reflita sobre seus objetivos de vida e entenda qual o tipo de imóvel tem interesse, pois somente assim você conseguirá pesquisar o imóvel ideal para você e também calcular o quando você precisará investir para pagar o financiamento.  

Depois de entender qual tipo de imóvel você quer, estude qual o seu orçamento financeiro e calcule quanto você pode pagar mensalmente nas parcelas do financiamento.  

Depois, faça simulações do financiamento e entenda quais são as taxas de juros cada banco cobra, e veja qual faz mais sentido para a sua necessidade.  

Por fim, escolha o banco que você mais gostou e que mais faz sentido para você e tire todas as suas dúvidas sobre o contrato de financiamento.   

CONSULTE SEU SCORE

CONSULTE SEU SCORE

Quem pode financiar um imóvel?

Qualquer pessoa com mais de 18 anos e que apresentar os documentos solicitados, principalmente comprovante de renda, pode pedir um financiamento.  

Ao apresentar os documentos, você precisa mostrar para a instituição financeira que é capaz de pagar o financiamento no prazo estipulado, que não tem dívidas ou pendências e que não está com o nome sujo.

Além disso, alguns bancos, como a CAIXA, tem os seguintes requisitos para financiar um imóvel:  

  • A pessoa precisa ser brasileira 
  • Ter capacidade de pagar  
  • As prestações (parcelas) do financiamento não podem ser maiores do que 30% da renda mensal da sua família 

Quais os documentos necessários para o financiamento? 

No geral, você precisará apresentar os seguintes documentos para conseguir a aprovação de um financiamento:  

  1. 1 – RG
  2. 2 – CPF
  3. 3 – Carteira de trabalho 
  4. 4 – Comprovante do estado civil (solteiro, casado, etc.) 
  5. 5 – Comprovante de endereço atualizado 
  6. 6 – Comprovante de renda atualizado (como holerite) 
  7. 7 – Certidão conjunta de débitos referente à tributos federais, para mostrar se há ou não pendencias ou débitos registrados no seu nome 
  8. 8 – Extrato do FGTS (caso queira usar este fundo para ajudar a pagar o financiamento) 
  9. 9 – Declaração do Imposto de Renda
  10. 10 – Extrato bancário 

CONSULTE SEU CPF

CONSULTE SEU CPF

Quais os tipos de financiamento imobiliário?  

Existem 2 tipos, que são conhecidos também como sistemas de financiamento:  

  1. Sistema financeiro de habitação (SFH) 
  2. Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) 

Sistema financeiro de habitação (SFH) 

O SFH é um sistema de crédito habitacional que foi desenvolvido pelo Governo Federal em 1964, com o objetivo de garantir mais moradias para os brasileiros. Ele é o sistema mais usado em financiamentos, pois libera os recursos financeiros instantaneamente depois da aprovação.  

Os recursos deste financiamento vêm dos depósitos do FGTS e da poupança, e podem ser usados para comprar um imóvel e também para reformar ou construir.  

As pessoas que optam por este tipo de financiamento podem financiar até 80% do valor do imóvel e parcelar em até 35 anos. A taxa de juros é baixa e fixada em no máximo 12% e os imóveis precisam ter o valor e até R$1,5 milhão de reais. 

Outras regras deste sistema é que o imóvel precisa estar registrado no Cartório de Registro de Imóveis e o FGTS não pode ter sido usado nos últimos três anos para financiar ou construir outros imóveis.  

Uma grande vantagem é que o programa Minha Casa Minha Vida usa este sistema de financiamento, o que o torna muito acessível para muitos brasileiros.   

Para pedir um financiamento SFH, é preciso que o imóvel se enquadre nos requisitos de valores e que ele também seja usado para fins de moradia, ou seja, ele não pode ser alugado ou ser usado para fins comerciais. 

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) 

O SFI foi criado em 1997, com o objetivo de atender os brasileiros que não atenderam os requisitos do sistema de financiamento SFH.  

Ele é bem parecido com o SFH, mas é um pouco mais flexível em relação às regras, logo, quem não atende algum requisito do sistema de financiamento SFH, pode optar pelo sistema SFI. OS prazos e taxa de juros também são flexíveis e podem ser negociáveis entre as partes.  

Uma grande vantagem no sistema SFI é que é possível financiar até 100% do valor do imóvel, entretanto, uma desvantagem é que não é possível usar o saldo do FGTS para financiar.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como financiar imóvel com nome sujo? 

Não é possível financiar um imóvel com o nome sujo, afinal, ter o nome limpo é um dos requisitos para a aprovação. 

Uma das análises que o banco faz para aprovar o financiamento é justamente conferir o score de crédito e as restrições que a pessoa tem no nome. Logo, se a pessoa estiver negativada, o financiamento será negado, pois o banco entende que a pessoa apresenta alto risco de inadimplência e que não conseguirá cumprir com o pagamento das parcelas. 

De toda forma, existem outras linhas de crédito que são concedidas até para quem tem o nome sujo, como o empréstimo consignado, empréstimo FGTS e outros. 

Dicas de como financiar um imóvel 

Você atende os requisitos para financiar um imóvel? Então confira as nossas dicas finais! 

  1. 1 – Consulte seu CPF: confira se existem pendencias no seu nome clicando aqui.
  2. 2 – Consulte seu score de crédito: antes de buscar um financiamento, confira se a sua pontuação score de crédito está positiva. Se não estiver, foque em melhorar, deixando-a acima de 625.
  3. 3 – Evite pedir empréstimos pessoais e limites no cartão de crédito antes de financiar um imóvel: ao solicitar créditos, você mostra que tem um certo desespero e pode deixar os bancos inseguros de conceder o financiamento.
  4. 4 – Ative seu Cadastro Positivo: o Cadastro Positivo Boa Vista ajuda a melhorar sua nota score, pois capta somente as ações positivas que você teve com seu dinheiro, como pagar contas em dia 
  5. 5 – Reúna a documentação do financiamento com antecedência: nada pior do que ficar horas e dias procurando por um documento perdido e acabar atrasando a liberação do seu financiamento, né?  
  6. 6 – Peça o financiamento em bancos em que você já tenha a conta (ou abra conta em um banco que ofereça financiamentos): Os bancos consultam o relacionamento que você tem com ele para liberar o financiamento, logo, se você é cliente há muitos anos e nunca gerou inadimplência neste banco, com certeza você ganha pontos e garante uma aprovação mais rápida. 

CONSULTE SEU SCORE

CONSULTE SEU SCORE

Agora é mão na massa: organize suas finanças pessoais, quite suas dívidas através de acordos de negociação, limpe seu nome, faça simulações de financiamento, compare as opções no mercado e por fim conquiste o sonho da casa própria.  Com organização e disciplina financeira, você conseguirá! 

Qual banco financia 100% do imóvel? 

A CAIXA Econômica Federal faz campanhas onde é possível financiar 100% do valor do imóvel. Esta oferta é oferecida para quem quer comprar imóveis que foram retomados por bancos, ou para quem quer comprar imóveis na planta, ou ainda para quem participa do programa Minha Casa Minha Vida.  

Qual a renda mínima para financiar um imóvel? 

 Não tem uma renda mínima definida nos bancos para que um financiamento de imóvel seja aprovado. Cada banco faz a sua própria análise do perfil do cliente, contando com consulta de score, análise de crédito, históricos financeiros, entre outros.  A aprovação vai depender do resultado desta análise e dos detalhes do contrato, como quantidade de parcelas, valor do imóvel, etc.  

Uma resposta para “Como Financiar um Imóvel [Guia Completo]  ”

  1. Bom dia, muito interessante o esclarecimento, pretendo fazer financiamento de imóvel em construção em Cascavel Pr. Com de 120 a 140m2. na planta. Vamos TRABALHAR pro mundo MELHORAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.