Você sabe quanto tempo leva a baixa de pagamento de um boleto? Prazos, diferentes tipos de transações… Entenda todos os detalhes da compensação bancária.

Compensação bancária

Na hora de pagar contas, muito se ouve falar sobre compensação bancária ou baixa no pagamento. Mas você sabe o que é e como ela funciona? Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. 🔊

O que é compensação bancária?

Compensação bancária é o tempo que o dinheiro do seu pagamento leva para cair em uma conta. Esse prazo existe para que o banco tenha tempo de analisar valores e confirmar os dados. Caso esteja tudo certo, a operação é aprovada e seu pagamento é confirmado (é o que chamamos de “dar baixa no pagamento”).

Quanto tempo demora a baixa no pagamento de um boleto?

Não se assuste se, mesmo após pagar um boleto até a data de vencimento, você ainda receber mensagens de ofertas de acordo.

Isso significa que seu pagamento está passando pela compensação bancária e, em breve, será atualizado no nosso site como “pago” e você não receberá mais essas mensagens, ok?

É importante lembrar que, a qualquer momento, você pode optar por não receber mais mensagens da Acordo Certo, é só preencher esse formulário e pronto, deixamos de te oferecer ofertas de negociação.

Que horas ocorre a compensação de boletos?

A compensação de boletos pode ocorrer durante todo o horário comercial de dias úteis, principalmente nos horários da manhã, das 9:00 e 12:00.

É importante se atentar ao horário que o boleto foi pago, para entender quando ele será compensado: se for pago até as 20h, o pagamento será processado no mesmo dia, e a compensação será realizada em até 3 dias úteis.

[Vídeo] Dar baixa em um boleto: quanto tempo leva?

Como você viu, pode demorar até 72 horas, ou 3 dias úteis, para um boleto ser baixado.

Em casos de pagamento de boletos de acordos, este prazo pode demorar um pouco mais, afinal, é necessário ter a comunicação entre o banco e o parceiro da Acordo Certo, o qual você fez o acordo.

Como tem mais etapas de validações, então o prazo pode ser de 3 a 10 dias úteis, a contar da data do pagamento.

Veja mais no vídeo:

Tabela: prazos para compensação bancária

Cada forma de pagamento conta com um prazo de compensação bancária diferente. Como você viu, o boleto demora um pouco mais, mas outras formas de transação como DOC e TED tem a compensação mais rápida. Confira a tabela:

Tipo de transação Para pagamentos em horário comercial Para pagamentos fora de horário comercial  
TED Compensação no mesmo dia Compensação no dia útil seguinte 
DOC Compensação no dia útil seguinte Dia útil seguinte 
PIX No mesmo dia, em até 10 segundos No mesmo dia, em até 10 segundos 
Depósito em dinheiro do Caixa eletrônico Mesmo dia (até às 16h) Dia útil seguinte 
Depósito em caixa eletrônico sem envelope Mesmo dia (até às 16h) Dia útil seguinte 
Depósito em dinheiro com atendente Mesmo dia Não é possível 
Depósito de cheque com atendente Dia útil seguinte Não é possível 
Depósito de cheque em caixa eletrônico Dia útil seguinte (até às 16h) Dois dias úteis 

Tipos de compensação bancária

Para te deixar ainda mais por dentro sobre o que é compensação bancária e como ela funciona, veja todos os tipos:

Transferências

TED 

TED significa Transferência Eletrônica Disponível, essa modalidade leva apenas alguns minutos para ser compensada, se feito dentro do horário comercial. Se for feito após esse período, cairá no dia útil seguinte. 

Vale ressaltar que cada banco possui o seu horário comercial próprio, então é interessante considerar esses horários ao realizar esse tipo de transação.

DOC

A compensação bancária do DOC (Documento de Ordem de Crédito) demora de um a dois dias úteis, dependendo da hora que a operação é feita. Novamente, é preciso se atentar aos horários de funcionamento de cada banco.

Cartão de crédito e débito

compensação bancária de cartão de crédito e débito são quase que imediatas, mas em alguns casos podem levar até 24h, a depender da bandeira do cartão e sistema de operação.

Depósito em dinheiro em caixa eletrônico

Depósito em dinheiro em caixa eletrônico podem demorar até um dia útil para serem compensados, dependendo do horário que a operação for feita.

Se o depósito for feito até as 16h (horário de fechamento das agências bancárias), o dinheiro cairá na conta do favorecido no mesmo dia. Porém, após às 16h, a compensação bancária será feita no próximo dia útil, no final da tarde.

Depósito em dinheiro na boca do caixa

Depósito feitos diretamente na boca do caixa tem compensação bancária na mesma hora.

PIX

O PIX é um novo sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central.

Como o foco dele é garantir movimentações financeiras quase que em tempo real, então a compensação ocorre em até 10 segundos.

Compensação bancária fora do país

Quando você transfere dinheiro para contas que estão fora do país, ele pode ser compensado em 2 dias, em média. Tudo depende dos prazos das instituições financeiras do nosso país.

Se compararmos os nossos prazo de compensação bancária com outros países, nós ganhamos fácil. Isso porque temos as compensações mais rápidas do mundo.

Código das instituições bancárias na compensação

Conheça alguns dos principais códigos de bancos em compensação bancária:

Instituição Financeira Código de compensação bancária 
Banco do Brasil 
Caixa Econômica 104 
Banco Bradesco S.A. 237 
Itaú Unibanco S.A. 341 
Banco BTG Pactual S.A. 208 
Banco Daycoval S.A. 707 

Chega de perrengues financeiros: consulte seu CPF e quite suas dívidas com até 99% de desconto! É fácil, rápido e 100% online.

Na Acordo Certo, sua negociação é feita em um ambiente seguro e de maneira totalmente transparente.

Se você está em dúvida sobre a compensação de um boleto da Acordo Certo, entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento ou descreva a sua dúvida em acordocerto.com.br/fale-conosco. Estamos aqui para te ajudar sempre. 😉

FAQ: Perguntas frequentes

Quanto tempo leva para compensar o pagamento de um boleto?

Geralmente leva até 72 horas, o que são 3 dias úteis, para compensar e ser confirmado pelo banco. Mas isso pode variar um pouco, dependendo do horário em que você fez o pagamento ou depósito, e também da instituição financeira.

Esse conteúdo foi útil?