Compensação Bancária: O que é e Como Funciona?

Você sabe quanto tempo leva a baixa de pagamento de um boleto? Prazos, diferentes tipos de transações… Entenda todos os detalhes da compensação bancária.

Compensação Bancária: O que é e Como Funciona?

Na hora de pagar contas, muito se ouve falar sobre compensação bancária ou baixa no pagamento. Mas você sabe o que é e como ela funciona? Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

O que é compensação bancária?

Compensação bancária é o tempo que o dinheiro do seu pagamento leva para cair em uma conta. Esse prazo existe para que o banco tenha tempo de analisar valores e confirmar os dados. Caso esteja tudo certo, a operação é aprovada e seu pagamento é confirmado (é o que chamamos de “dar baixa no pagamento”).

Quanto tempo demora a baixa no pagamento de um boleto?

Por isso, não se assuste se, mesmo após pagar um boleto até a data de vencimento, você ainda receber mensagens de ofertas de acordo. Isso significa que seu pagamento está passando pela compensação bancária e, em breve, será atualizado no nosso site como “pago” e você não receberá mais essas mensagens, ok?

É importante lembrar que, a qualquer momento, você pode optar por não receber mais mensagens da Acordo Certo, é só preencher esse formulário e pronto, deixamos de te oferecer ofertas de negociação.

Tipos de compensação bancária

Para te deixar ainda mais por dentro sobre o que é compensação bancária e como ela funciona, veja todos os tipos:

Transferências

TED 

TED significa Transferência Eletrônica Disponível, essa modalidade leva apenas alguns minutos para ser compensada, se feito dentro do horário comercial. Se for feito após esse período, cairá no dia útil seguinte. 

Vale ressaltar que cada banco possui o seu horário comercial próprio, então é interessante considerar esses horários ao realizar esse tipo de transação.

DOC

A compensação bancária do DOC (Documento de Ordem de Crédito) demora de um a dois dias úteis, dependendo da hora que a operação é feita. Novamente, é preciso se atentar aos horários de funcionamento de cada banco.

Cartão de crédito e débito

A compensação bancária dos cartões, tanto crédito quanto débito, são quase que imediatas, mas em alguns casos podem levar até 24h, a depender da bandeira do cartão e sistema de operação.

Depósito em dinheiro em caixa eletrônico

Depósitos feitos no caixa eletrônico podem demorar até um dia útil para serem compensados, dependendo do horário que a operação for feita.

Se o depósito for feito até as 16h (horário de fechamento das agências bancárias), o dinheiro cairá na conta do favorecido no mesmo dia. Porém, após às 16h, a compensação bancária será feita no próximo dia útil, no final da tarde.

Depósito em dinheiro na boca do caixa

Se você está em dúvida sobre a compensação de um boleto da Acordo Certo, entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento ou descreva a sua dúvida em acordocerto.com.br/fale-conosco. Estamos aqui para te ajudar sempre. 😉

10 respostas para “Compensação Bancária: O que é e Como Funciona?”

  1. Marciana disse:

    Boa noite eu paguei o boleto e não está constando que eu paguei.

    • Williane disse:

      Oi, Marciana! Isso acontece porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.
      Mas não se preocupe! Se você pagou o seu boleto dentro da data de vencimento, está tudo certo. Guarde o seu comprovante, ele é a prova do seu pagamento. 😊

  2. Jefferson disse:

    Pq paguei e ainda não foi dado baixa

    • Williane disse:

      Oi, Jefferson! Tudo bem?
      Isso acontece porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.

      Mas não se preocupe! Se você pagou o seu boleto dentro da data de vencimento, está tudo certo. Guarde o seu comprovante, ele é a prova do seu pagamento. 😊
      Caso tenha passado o prazo de 10 dias úteis, entra em contato com o nosso time pelo https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, lá conseguiremos verificar como anda o seu acordo, ok?

  3. ROSELENE MARIA DE JESUS disse:

    Já pg minha negociação em setembro de 2020 .
    Até agora meu nome ainda consta no Serasa. Tenho as faturas em mãos. Já escaneei,enviei pra OI e nada.Não tive retorno.
    Fui na loja da OI, fiz a ocorrência, o protesto é nada!Liguei pra OI milhares de vezes e eles não resolveram minha situação.

    • Williane disse:

      Oi, Roselene!
      A Acordo Certo é uma empresa de renegociação de dívidas que oferece a você as melhores condições para quitar dívidas com mais de 30 empresas renomadas.

      Assim, ao negociar com algum de nossos parceiros, quem recebe o pagamento do seu acordo é a empresa com a qual você negociou, e não nós. É por isso que a Acordo Certo não consegue retirar (e nem colocar) restrições no seu CPF.

      Mas não se preocupe, caso você já tenha feito o pagamento da sua parcela, o prazo para que a empresa parceira tire a restrição de seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito é de 5 dias úteis — para negociações parceladas, a retirada será feita contando a partir do dia útil seguinte ao pagamento da primeira parcela do seu acordo. Em caso de acordo à vista, isso ocorre de forma automática e também por parte da empresa.

      Vale lembrar que somente a empresa que incluiu seu CPF na listas de restrição é que pode retirá-lo. Se o prazo de 5 dias úteis já passou, entre em contato diretamente com a empresa. 🙂

  4. Karen Cristina disse:

    Olá paguei meu boleto em dia e ainda não consta como pago,já entrei em contato com a empresa responsável me enviaram um requerimento de pago mas ainda consta como dívida ativa

    • Williane disse:

      Oi, Karen! Tudo bem?
      Isso pode ter acontecido porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.

      Mas não se preocupe! Se você pagou o seu boleto dentro da data de vencimento, está tudo certo. Guarde o seu comprovante, ele é a prova do seu pagamento. 😊
      Caso tenha passado o prazo de 10 dias úteis, entra em contato com o nosso time pelo https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, lá conseguiremos verificar como anda o seu acordo, ok?

  5. Evelyn Martins Bastos disse:

    Pra onde mando o comprovante de pagamento, já fiz o acordo, já paguei ,e a cobrança com a vivo ainda continua ativa.

    • Williane disse:

      Oi, Evelyn! Tudo bem?
      Isso pode acontecer porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.

      Mas não se preocupe! Se você pagou o seu boleto dentro da data de vencimento, está tudo certo. Guarde o seu comprovante, ele é a prova do seu pagamento. 😊
      Caso tenha passado o prazo de 10 dias úteis, entra em contato com o nosso time pelo https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, lá conseguiremos verificar como anda o seu acordo, ok?

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