Banner Banner

Compensação Bancária: O que é e Como Funciona?

Você sabe quanto tempo leva a baixa de pagamento de um boleto? Prazos, diferentes tipos de transações… Entenda todos os detalhes da compensação bancária.

Compensação Bancária: O que é e Como Funciona?

Na hora de pagar contas, muito se ouve falar sobre compensação bancária ou baixa no pagamento. Mas você sabe o que é e como ela funciona? Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

O que é compensação bancária?

Compensação bancária é o tempo que o dinheiro do seu pagamento leva para cair em uma conta. Esse prazo existe para que o banco tenha tempo de analisar valores e confirmar os dados. Caso esteja tudo certo, a operação é aprovada e seu pagamento é confirmado (é o que chamamos de “dar baixa no pagamento”).

Quanto tempo demora a baixa no pagamento de um boleto?

Por isso, não se assuste se, mesmo após pagar um boleto até a data de vencimento, você ainda receber mensagens de ofertas de acordo. Isso significa que seu pagamento está passando pela compensação bancária e, em breve, será atualizado no nosso site como “pago” e você não receberá mais essas mensagens, ok?

É importante lembrar que, a qualquer momento, você pode optar por não receber mais mensagens da Acordo Certo, é só preencher esse formulário e pronto, deixamos de te oferecer ofertas de negociação.

Tipos de compensação bancária

Para te deixar ainda mais por dentro sobre o que é compensação bancária e como ela funciona, veja todos os tipos:

Transferências

TED 

TED significa Transferência Eletrônica Disponível, essa modalidade leva apenas alguns minutos para ser compensada, se feito dentro do horário comercial. Se for feito após esse período, cairá no dia útil seguinte. 

Vale ressaltar que cada banco possui o seu horário comercial próprio, então é interessante considerar esses horários ao realizar esse tipo de transação.

DOC

A compensação bancária do DOC (Documento de Ordem de Crédito) demora de um a dois dias úteis, dependendo da hora que a operação é feita. Novamente, é preciso se atentar aos horários de funcionamento de cada banco.

NEGOCIE SUAS DÍVIDAS GRÁTIS

Cartão de crédito e débito

A compensação bancária dos cartões, tanto crédito quanto débito, são quase que imediatas, mas em alguns casos podem levar até 24h, a depender da bandeira do cartão e sistema de operação.

Depósito em dinheiro em caixa eletrônico

Depósitos feitos no caixa eletrônico podem demorar até um dia útil para serem compensados, dependendo do horário que a operação for feita.

Se o depósito for feito até as 16h (horário de fechamento das agências bancárias), o dinheiro cairá na conta do favorecido no mesmo dia. Porém, após às 16h, a compensação bancária será feita no próximo dia útil, no final da tarde.

Depósito em dinheiro na boca do caixa

Se você está em dúvida sobre a compensação de um boleto da Acordo Certo, entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento ou descreva a sua dúvida em acordocerto.com.br/fale-conosco. Estamos aqui para te ajudar sempre. 😉

48 respostas para “Compensação Bancária: O que é e Como Funciona?”

  1. Avatar for Marciana Marciana disse:

    Boa noite eu paguei o boleto e não está constando que eu paguei.

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Marciana! Isso acontece porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.
      Mas não se preocupe! Se você pagou o seu boleto dentro da data de vencimento, está tudo certo. Guarde o seu comprovante, ele é a prova do seu pagamento. 😊

  2. Avatar for Jefferson Jefferson disse:

    Pq paguei e ainda não foi dado baixa

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Jefferson! Tudo bem?
      Isso acontece porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.

      Mas não se preocupe! Se você pagou o seu boleto dentro da data de vencimento, está tudo certo. Guarde o seu comprovante, ele é a prova do seu pagamento. 😊
      Caso tenha passado o prazo de 10 dias úteis, entra em contato com o nosso time pelo https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, lá conseguiremos verificar como anda o seu acordo, ok?

  3. Avatar for ROSELENE MARIA DE JESUS ROSELENE MARIA DE JESUS disse:

    Já pg minha negociação em setembro de 2020 .
    Até agora meu nome ainda consta no Serasa. Tenho as faturas em mãos. Já escaneei,enviei pra OI e nada.Não tive retorno.
    Fui na loja da OI, fiz a ocorrência, o protesto é nada!Liguei pra OI milhares de vezes e eles não resolveram minha situação.

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Roselene!
      A Acordo Certo é uma empresa de renegociação de dívidas que oferece a você as melhores condições para quitar dívidas com mais de 30 empresas renomadas.

      Assim, ao negociar com algum de nossos parceiros, quem recebe o pagamento do seu acordo é a empresa com a qual você negociou, e não nós. É por isso que a Acordo Certo não consegue retirar (e nem colocar) restrições no seu CPF.

      Mas não se preocupe, caso você já tenha feito o pagamento da sua parcela, o prazo para que a empresa parceira tire a restrição de seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito é de 5 dias úteis — para negociações parceladas, a retirada será feita contando a partir do dia útil seguinte ao pagamento da primeira parcela do seu acordo. Em caso de acordo à vista, isso ocorre de forma automática e também por parte da empresa.

      Vale lembrar que somente a empresa que incluiu seu CPF na listas de restrição é que pode retirá-lo. Se o prazo de 5 dias úteis já passou, entre em contato diretamente com a empresa. 🙂

  4. Avatar for Karen Cristina Karen Cristina disse:

    Olá paguei meu boleto em dia e ainda não consta como pago,já entrei em contato com a empresa responsável me enviaram um requerimento de pago mas ainda consta como dívida ativa

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Karen! Tudo bem?
      Isso pode ter acontecido porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.

      Mas não se preocupe! Se você pagou o seu boleto dentro da data de vencimento, está tudo certo. Guarde o seu comprovante, ele é a prova do seu pagamento. 😊
      Caso tenha passado o prazo de 10 dias úteis, entra em contato com o nosso time pelo https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, lá conseguiremos verificar como anda o seu acordo, ok?

  5. Avatar for Evelyn Martins Bastos Evelyn Martins Bastos disse:

    Pra onde mando o comprovante de pagamento, já fiz o acordo, já paguei ,e a cobrança com a vivo ainda continua ativa.

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Evelyn! Tudo bem?
      Isso pode acontecer porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.

      Mas não se preocupe! Se você pagou o seu boleto dentro da data de vencimento, está tudo certo. Guarde o seu comprovante, ele é a prova do seu pagamento. 😊
      Caso tenha passado o prazo de 10 dias úteis, entra em contato com o nosso time pelo https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, lá conseguiremos verificar como anda o seu acordo, ok?

  6. Avatar for DANIEL HUNGRIA SILVA DANIEL HUNGRIA SILVA disse:

    Eu já paguei o boleto e a dívida ainda tá ativa
    e tá dizendo que foi cancelado 🤦🏽

  7. Avatar for Elia Marcia Antunes de Oliveira Elia Marcia Antunes de Oliveira disse:

    Assim que foi confirmado o pagamento vcs avisam a empresa parceria?

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Elia! Tudo bem?
      Quando você paga a parcela do seu acordo, todos os valores pagos são recebidos diretamente pela empresa parceira.
      Ela é quem nos informa sobre o pagamento e, assim, a baixa de pagamento é realizada em nosso site.

      o prazo para que a empresa parceira tire a restrição de seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito é de 5 dias úteis — para negociações parceladas, a retirada será feita contando a partir do dia útil seguinte ao pagamento da primeira parcela do seu acordo. Em caso de acordo à vista, isso ocorre de forma automática e também por parte da empresa.

      Vale lembrar que somente a empresa que incluiu seu CPF nas listas de restrição é que pode retirá-lo. Se o prazo de 5 dias úteis já passou, sugerimos que entre em contato diretamente com a empresa, ok? 🙂

  8. Avatar for mauro portilho marques mauro portilho marques disse:

    Então no período que se processa o pagamento se abstenha de enviar mensagem indesejável, que pode desqualificar sua Instituição.

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Olá, Mauro! As mensagens que você recebe não são cobranças, tratam-se de lembretes de pagamento para que, caso o mesmo ainda não tenha sido feito, você não perca a oportunidade e descontos oferecidos em seu acordo.

  9. Avatar for Daiane do prado silva Daiane do prado silva disse:

    Paguei minhas contas todas no acordo certo e no Serasa, na serasa meu score está baixo e no boa vista tá alto, entrei em contato eles não tem explicação pra me dar os sites não batem não se comunica como é difícil ser correto nesse mundo 😂

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Daiane! Tudo bem?
      Isso pode acontecer porque os Órgãos de Proteção ao Crédito têm cálculos diferentes para definir a sua pontuação de crédito.
      Na Boa Vista, o score leva em consideração o Cadastro Positivo, que analisa suas boas ações em relação ao seu dinheiro, como pagamento em dia, por exemplo.

      Nossa especialista em educação financeira explica um pouquinho sobre isso neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-uqJPkNyoj8

  10. Avatar for Arioste Arioste disse:

    Já paguei a primeira parcela do acordo e no banco credor ainda conta como inadimplência está correto.

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Arioste! Tudo bem?
      O prazo para que a empresa parceira tire a restrição de seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito é de 5 dias úteis — para negociações parceladas, a retirada será feita contando a partir do dia útil seguinte ao pagamento da primeira parcela do seu acordo. Em caso de acordo à vista, isso ocorre de forma automática e também por parte da empresa.

      Vale lembrar que somente a empresa que incluiu seu CPF nas listas de restrição é que pode retirá-lo. Se o prazo de 5 dias úteis já passou, sugerimos entre em contato diretamente com a empresa. 🙂

  11. Estou precisando que vcs me mande a fatura que vence no dia 22/11/2021 no valor de 53 .oo reais obrigado

  12. Avatar for GILSON GOMES DOS SANTOS GILSON GOMES DOS SANTOS disse:

    Fiz um acordo , paguei a dívida e ainda consta a dívida como negativado queria saber o porquê ainda consta essa negativação

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Gilson! Tudo bem?
      O prazo para que a empresa parceira tire a restrição de seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito é de 5 dias úteis — para negociações parceladas, a retirada será feita contando a partir do dia útil seguinte ao pagamento da primeira parcela do seu acordo. Em caso de acordo à vista, isso ocorre de forma automática e também por parte da empresa.

      Vale lembrar que somente a empresa que incluiu seu CPF nas listas de restrição é que pode retirá-lo. Se o prazo de 5 dias úteis já passou, sugerimos entre em contato diretamente com a empresa. 🙂

  13. Avatar for ED Carlos Rodrigues Silva ED Carlos Rodrigues Silva disse:

    Bom dia fiz o acordo e já recebi a confirmação de que a primeira parcela já está paga mas aí da consta no Serasa a dívida só que com um outro valor pouco maior , o acordo já foi feito e me prontifiquei no mesmo dia paga , o que eu quero saber qua do vocês vão repassa ao Serasa pra que eles retirem meu nome da lista de devedores?

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Ed! Tudo bem?
      A Acordo Certo é uma empresa de renegociação de dívidas que oferece a você as melhores condições para quitar dívidas com mais de 30 empresas renomadas.

      Assim, ao negociar com algum de nossos parceiros, quem recebe o pagamento do seu acordo é a empresa com a qual você negociou, e não nós. É por isso que a Acordo Certo não consegue retirar (e nem colocar) restrições no seu CPF.

      O prazo para que a empresa parceira tire a restrição de seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito é de 5 dias úteis — para negociações parceladas, a retirada será feita contando a partir do dia útil seguinte ao pagamento da primeira parcela do seu acordo. Em caso de acordo à vista, isso ocorre de forma automática e também por parte da empresa.

      Vale lembrar que somente a empresa que incluiu seu CPF nas listas de restrição é que pode retirá-lo. Se o prazo de 5 dias úteis já passou, sugerimos entre em contato diretamente com a empresa. 🙂

  14. Avatar for Maria De Fatima Campos Lima Maria De Fatima Campos Lima disse:

    Porque cobrarão dois acordos do Itaú pagei um de 111;74 depois fui olhar seu tinha mais dívidas tornou aparecer outra do Itaú pode explicar alguém responsável pelo sersa

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Maria! Tudo bem?
      Para que possamos verificar isso e te dar um retorno mais assertivo, manda uma mensagem pra gente pelo nosso Fale Conosco.
      Nosso time está à disposição para te ajudar por lá! 🙂

  15. Avatar for Rosaly abitbol de Medeiros Rosaly abitbol de Medeiros disse:

    Eu paguei a entrada do acordo,paguei a1° parcela ,paguei a 2° PARCELA E AGORA chega uma mensagem dizendo que meu acordo foi cancelado.
    Por favor revisem esses pagamentos.

  16. Avatar for Maria Helena l8ma Maria Helena l8ma disse:

    Vou recuperar meu cartão de crédito ?
    Qndo?
    E se eu quiser pagar todos os boletos como posso imprimir?

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Maria! Tudo bem?
      A recuperação do cartão de crédito vai depender do banco ou empresa com a qual você tinha dívida. Neste caso, recomendamos que você entre em contato diretamente com eles para entender a possibilidade de recuperar seu cartão, tá bom?

      Sobre os boletos, infelizmente, não é possível alterar as especificações do acordo após a negociação ter sido iniciada (isso vale para as datas de vencimento do boleto, valores e quantidade de parcelas). Recomendamos que você guarde o valor da parcela, assim, quando o boleto chegar você conseguirá pagar sem complicações, tá bom? 🙂

  17. Avatar for Lucas Aparecido de Lima Lucas Aparecido de Lima disse:

    É uma porcaria esse acordo certo, pague adiantado a fatura vence no dia 19/ 11/2021 , paguei dia22/11/21
    Mandaram uma mensagem que meu acordo foi cancelado, estou achando que são golpista
    Todos estão reclamando

  18. Avatar for Ademar de oliveira Ademar de oliveira disse:

    Foi bom negócia minha dívida com certeza

  19. Avatar for Rebeca Alves Rebeca Alves disse:

    Fiz meu acordo com vocês da empresa Bradesco ,paguei a primeira parcela normalmente, e recebi um e-mail de vocês dizendo que meu acordo tinha sido cancelado porque eu não efetuei o pagamento da primeira parcela, liguei pra central do Bradesco e consta meu pagamento normal. Agora quero saber como vou fazer pra pagar a segunda parcela e por conta disso meus scores no Serasa desceu! Preciso de ajuda pra resolver meu problema!

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Rebeca! Tudo bem? Para que possamos verificar o que houve com o seu acordo, manda uma mensagem pra gente pelo nosso Fale Conosco, por favor? Nosso time está à disposição para te ajudar!

  20. Avatar for Haira natalia Haira natalia disse:

    Ola, como faço pra saber por quantas vezes ficou o meu acordo. Quantas parcelas tenho que pagar em uma das empresas que negociei ?

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Haira! Você consegue conferir essas informações diretamente em nosso site.
      É só acessar nosso site, fazer seu login e ir até a aba “Meus acordos”.
      Lá você conseguirá visualizar todas as suas parcelas, valores e data de vencimento, ok?

      Qualquer dúvida, manda uma mensagem pra gente pelo nosso Fale Conosco. Será um prazer te ajudar!

  21. Avatar for NEUZA PARABA ARTEAGA NEUZA PARABA ARTEAGA disse:

    OLÁ GOSTARIA DE SABER SE A SEGUNDO BOLETO VAI VIR NO MEU IMAIL NOVAMENTE PRA PAGAMENTO?

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Neuza! Tudo bem?
      Normalmente, todos os boletos são enviados diretamente para o seu email cadastrado, mas você também pode acessar diretamente em nosso site. Basta acessar http://www.acordocerto.com.br, fazer login com os seus dados de acesso e ir até a aba “”Meus acordos””, lá você encontrará todas as informações sobre o seu acordo, inclusive o boleto.

      Se você não conseguir acessar seu boleto, entra em contato com o nosso time pelo Fale Conosco, lá conseguiremos te ajudar melhor, ok?”

  22. Avatar for Nadia de jesus Nadia de jesus disse:

    Paguei meu acordo como a vista e consta como 1 parcela,nao entendi pq nao aceitei parcelar e sim a vista

  23. Avatar for Josenir Cambé Josenir Cambé disse:

    Efetuei um pagamento de 30,69 com a Oi e nunca foi dado baixa.

  24. Avatar for EURICO CARDOSO Cardoso EURICO CARDOSO Cardoso disse:

    Já paguei minha conta da claro e fica me dizendo que não paguei já estou aborrecido

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Eurico! Tudo bem? O prazo para a baixa de pagamento do seu boleto é de 3 a 10 dias úteis, a contar da data do pagamento.

      Neste período, pode ser que você receba nossos e-mails de lembrete de pagamento. Eles não são cobranças, são apenas lembretes caso ainda não tenha feito o pagamento.

      Pedimos por gentileza, que desconsidere os alertas de boleto encaminhados para você neste período, combinado?

      Caso precise de ajuda, você pode nos enviar uma solicitação através do Fale Conosco https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, nosso time está à disposição para te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.



    Anúncio Blog - Acordo Certo