Precisa ver informações sobre seu contrato de trabalho? É só Consultar Carteira de Trabalho pelo CPF de forma digital! Veja os passos.

Como consultar Carteira de Trabalho pelo CPF

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência divulgados em outubro de 2022, nosso país tem mais de 42 milhões de pessoas trabalhando formalmente. 

Isso significa que milhões de pessoas possuem a carteira de trabalho assinada e tem direito aos benefícios dedicados ao trabalhador que segue a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como por exemplo: 

  1. Férias remuneradas  
  2. Décimo terceiro salário
  3. Auxílio maternidade 
  4. Seguro-desemprego 
  5. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
  6. Acesso a aposentadoria pelo INSS 
  7. Abono salarial 

E o acesso a estes benefícios só é possível se você tiver sua carteira de trabalho organizada e atualizada, mantendo os históricos das empresas nas quais você há trabalhou por exemplo.  

Mas e se você precisar conferir estas informações sobre seu contrato de trabalho e no momento não estiver com a carteira física, aquela azul que parece um caderninho? Bem, se essa situação acontecer com você, então é só conferir sua carteira de trabalho digital! 

Hoje vamos te explicar como consultar carteira de trabalho digital pelo CPF através da internet, usando um computador ou até o seu celular. Continue a leitura! 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. ?

O que é a Carteira de Trabalho Digital 

A Carteira de Trabalho Digital é uma versão eletrônica da tradicional Carteira de Trabalho.  

Ela foi criada em 2017 pelo Governo Federal, mas só foi liberada para isso em 2019, quando passou a ser uma alternativa oficial da carteira de trabalho física.  

Seu objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros, pois com ela é possível ter acesso a todas as informações que estão presentes na versão física da Carteira de Trabalho, mas de forma digital, como informações sobre seu contrato de trabalho, salários, cargo, data das últimas férias, etc.  

Além disso, ela torna o processo de contratação mais rápido, eficiente, organizado, centralizado e formalizado também. 

E como consultar registro na carteira de trabalho pelo CPF? Continue a leitura que passaremos o passo a passo completo! 

Como criar uma Carteira de Trabalho Digital 

Como consultar Carteira de Trabalho pelo CPF
Reprodução: Portal Emprega Brasil

É muito simples criar sua própria carteira digital de trabalho! Siga os passos abaixo para tirar a CTPS pelo computador:  

  1. Acesse o site Portal Emprega Brasil do Governo
  2. Clique em “Entrar com gov.br” 
  3. Será necessário ter uma conta gov.br para fazer o login. Se você ainda não tem, é importante criar para poder ter acesso a diversos auxílios, benefícios e documentos oficiais do Governo. 
  4. Ao garantir seu acesso no gov.br e fazer o login, você acessará uma página com diversos serviços para os trabalhadores brasileiros, como informações sobre abono salarial, seguro-desemprego, busca de empresa, processo seletivo, perfil, profissional, informe de rendimentos para fazer o imposto de renda, e por fim a opção de acessar sua carteira de trabalho digital. Clique nela! 
  5. Pronto: nesta área, você vai ver todas as suas informações, como dados básicos de cadastro, últimos empregos registrados, histórico de contratos de trabalho, atualizações de salários, etc.  
  6. Para salvar, é só clicar em “imprimir carteira” no final da página.  

Como consultar Carteira de Trabalho pelo CPF 

Depois de criar a sua, é ainda mais simples de consultar a Carteira de Trabalho pelo CPF!

Você basicamente precisará do número de CPF e senha de acesso a conta gov.br. Siga o passo a passo:  

  1. Entre no Portal Emprega Brasil ou baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na sua Google Play para celulares Android, ou na App Store, para celulares IOS 
  2. Consulte seu CPF e digite sua senha do gov.br 
  3. Agora é só as informações presentes na sua carteira de trabalho 

Seguindo estes passos, você terá acesso a todas as informações presentes na sua carteira de trabalho, como contratos de trabalho, salários e tempo de serviço. 

Como consultar a Carteira de Trabalho pelo celular 

Além de poder consultar a Carteira de Trabalho pelo CPF através do site do Governo Federal, você também pode acessá-la através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.  

Veja como baixar carteira de trabalho digital no celular: é só acessar a lojinha virtual de aplicativos e fazer o download gratuitamente do app. Depois, basta fazer o login com o CPF e a senha do acesso gov.br criadas anteriormente para ter acesso a todas as informações presentes na sua carteira de trabalho. 

Informações obtidas na Carteira de Trabalho Digital 

Ao consultar a Carteira de Trabalho Digital, é possível ter acesso a uma série de informações importantes sobre o histórico profissional do trabalhador. Entre as informações mais relevantes estão:  

  1. Dados básicos e pessoais, como nome civil, nome da mãe, CPF, data de nascimento, sexo, nacionalidade, etc.
  2. Data da emissão da carteira de trabalho digital 
  3. Últimas anotações, que são as atualizações que foram incluídas recentemente na sua carteira de trabalho
  4. Todos os seus contratos de trabalho registrados na carteira, com nome da empresa, ocupação inicial, salário contratual, período de contrato, relação de trabalho, etc. 
  5. Datas de admissão em cada emprego 
  6. Histórico de alterações nos contratos, como alteração salarial, de ocupação, de tipo de contrato, etc.
  7. Datas de afastamentos 
  8. Evolução salarial em cada empresa 

Conclusão 

A Carteira de Trabalho Digital é uma grande evolução para os trabalhadores brasileiros. Com ela, o processo de consultar carteira de trabalho pelo CPF fica super simples: basta ter acesso à internet em um computador ou celular.  

Com este novo tipo de carteira, é possível consultar todas as suas informações profissionais de forma rápida e prática, sem precisar carregar um documento físico.  

Além disso, a Carteira de Trabalho Digital facilita o processo de contratação para as empresas, tornando o mercado de trabalho mais eficiente. 

E você, já acessou a sua carteira de trabalho digital? O que achou dessa versão? Conte pra gente nos comentários! 

FAQ: Perguntas frequentes

Como consultar os dados da Carteira de Trabalho pela internet 

É possível consultar a Carteira de Trabalho pela internet através do Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que é uma versão eletrônica do documento físico. A consulta pode ser feita pelo CPF do trabalhador com o acesso gov.br, desde que este tenha realizado a criação da Carteira de Trabalho Digital. 

Como saber o número da minha Carteira de Trabalho 

O número da Carteira de Trabalho pode ser encontrado tanto na versão física quanto na digital do documento. Na versão física, o número pode ser encontrado na página de identificação do documento, onde estão registradas as informações pessoais do trabalhador. Já para consultar carteira de trabalho pelo CPF na versão digital, o número dela é o mesmo número de inscrição no CPF do trabalhador. 

Web Stories