Consulte seu CPF e negocie suas dívidas

Consulte já

Consultar CPF pelo Nome: É Possível? Como Fazer? 

A consulta de CPF serve para ver as pendências das pessoas, ou seja, conferir se ela é negativada, se tem nome sujo, se tem um histórico financeiro positivo, entre outros. Então veja aqui como consultar CPF pelo nome!

Consultar CPF pelo Nome: É Possível? Como Fazer? 

Se você é dono de uma pequena empresa ou então já quis pesquisar mais informações de uma pessoa com quem está fazendo um negócio, então é bem provável que já pesquisou como consultar o CPF pelo nome, certo?  

Mas será que é possível fazer esta consulta tão importante somente procurando o nome da pessoa?  

A consulta de CPF serve para ver as pendências das pessoas, ou seja, conferir se ela é negativada, se tem nome sujo, se tem um histórico financeiro positivo, entre outros. Este tipo de consulta é muito valiosa, principalmente para empreendedores e lojistas evitarem fraudes e inadimplência. 

É por isso que explicamos neste conteúdo como pesquisar pendências no CPF de alguém usando só o nome da pessoa.  

O que é CPF?

Cadastro de Pessoas Físicas, ou CPF, é um dos documentos de identificação mais importantes de todo cidadão brasileiro: ele controla e identifica todas as pessoas do Brasil.  

Ele é formato por 11 números e nele ficam atreladas várias responsabilidades e obrigações do cidadão, como Imposto de Renda. Ele também é necessário para emitir outros documentos (como CNH e passaporte) e ainda obrigatório para você se inscrever em concursos, vestibulares, universidades, etc.  

O CPF é emitido pela Secretaria da Receita Federal e pode ser solicitado desde os primeiros dias de uma pessoa: basta os responsáveis pelo bebê solicitarem a numeração CPF na hora de emitir a certidão de nascimento.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como consultar CPF pelo nome?

Apenas empresas que são conveniadas com birôs de crédito podem consultar CPF pelo nome, logo, pessoas físicas não podem fazer esta consulta desta forma. Também é possível consultar CPF pelo nome através da Receita Federal, mas para isso é necessário ir presencialmente em uma unidade da sua cidade e somente o titular do documento (ou representantes legais) podem consultar. 

Como uma forma de manter a segurança dos dados pessoais, pessoas físicas não podem fazer consulta de CPF pelo nome, pois somente empresas que tem convênio com os Órgãos de Proteção ao Crédito tem direito de fazer este tipo de busca.  

Ou seja, os birôs de crédito, como a Boa Vista e SCPC, oferecem o serviço de busca de CPF para outras empresas, e somente quando estas empresas contratam os birôs e obtém este convênio, podem finalmente fazer buscas de CPF pelo nome de um cidadão. 

Aliás, as empresas que podem fazer este tipo de consulta também não estão autorizadas a repassarem as informações para pessoas físicas.  

Na verdade, elas só fazem a consulta de CPF pelo nome quando precisam identificar o perfil financeiro da pessoa e fazer uma análise de crédito para liberar um cartão, empréstimo, financiamento, ou algum outro produto, que geralmente está ligando com o ramo financeiro e de crédito.  

Resumidamente, pessoas jurídicas tem a chance de fazer esta pesquisa através de um convênio, já as pessoas físicas não podem fazer consulta de CPF pelo nome.  

A forma mais comum para consultar informações relacionadas ao seu próprio CPF é através da sua numeração, e esta pesquisa pode ser feita com o objetivo de conferir a situação cadastral, pendências no nome e ver a nota do score de crédito

Para pesquisar informações do seu próprio CPF, basta fazer uma consulta nos seguintes sites:  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como consultar CPF pelo nome na Receita Federal 

Como comentamos, é possível consultar CPF pelo nome na Receita Federal, mas como medida de segurança, é preciso ir de forma presencial em uma unidade. Para isso, será necessário apresentar outros documentos que comprovem sua identidade.  

Aliás, podem fazem este processo presencial também um representante legal, judicial ou um procurador da pessoa que precisa fazer a consulta.  

Também é possível fazer uma consulta de CPF no site ou aplicativo Receita Federal para descobrir qual é a sua situação cadastral, entretanto, só é possível se você puxar o número do CPF e a data de nascimento também.  

Ou seja, pelos canais na internet da Receita Federal também não é possível encontrar o CPF de alguém apenas digitando o nome: é necessário completar os números do documento para consultar.  

Para fazer o processo pela internet, basta baixar o aplicativo “Pessoa Física” na lojinha do seu celular, adicionar o número de CPF e data de nascimento, e pronto: assim você já consegue visualizar a situação cadastral no seu nome. 

Também é possível fazer esta consulta pelo site da Receita Federal clicando aqui.  

Nesta consulta, você pode receber um dos seguintes resultados: CPF Regular, Pendente, Suspenso, Cancelado e Nulo. 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Se consultar número CPF pelo nome não é comum, como descobrir se alguém está consultando ou usando meu CPF de forma irregular?

Para conferir se alguém está usando seu CPF de forma irregular, em atividades mal-intencionadas, basta fazer uma consulta de CPF em Órgãos de Proteção ao Crédito ou em empresas especializadas em negociação de dívidas. 

Ao consultar o CPF nestes sites ou aplicativos, eles apresentam dívidas no seu nome, e então se tiverem pendências que você não reconhece, então pode ser que alguém tenha usado seu documento de forma irregular. 

Veja como consultar dívidas e pendências pela Acordo Certo

  • Acesse o site e digite seu CPF 
  • Faça login: se ainda não tem, basta completar o cadastro e criar uma senha de 6 números 
  • Depois de fazer login, veja se existem dívidas no seu nome 
  • Caso reconheça as dívidas, basta analisar as ofertas e fechar um acordo de renegociação 
  • Mas se não reconhece as dívidas, basta entrar em contato com nossa equipe para ajudarmos  

Outra forma de conferir atividades irregulares é fazer um cadastro no site Registrato. Veja os passos para acessar:  

  • Acesse o site Registrato, do Banco Central do Brasil 
  • Faça login com sua conta do Governo Federal usando seu CPF ou com o login Sisbacen 
  • E então, após fazer login, você consegue conferir as atividades registradas no seu nome, como Empréstimos e Financiamentos, Contas e Relacionamentos com bancos, chaves PIX, cheques sem fundos 

É possível consultar o CPF pela data de nascimento?

Para consultar a situação do seu CPF na Receita Federal, é preciso digitar o número do CPF e também a data de nascimento. 

Ou seja, não é possível puxar informações do CPF apenas consultando a data de nascimento: é necessário ter o número do CPF em mãos.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como consultar o CPF pelo nome da mãe?

Não é possível consultar o CPF apenas pelo nome da mãe: para isso, é necessário completar mais informações para concluir a consulta, como o número do CPF e a data de nascimento (para consultar na Receita Federal).  

E para fechar com chave de ouro, confira nossa dica final 

Se você é lojista ou empreendedor e precisa de uma solução para consultar CPF pelo nome e conhecer os históricos financeiros dos seus possíveis clientes, então o melhor a se fazer é contratar um birô de crédito como seu parceiro. 

Ter este convênio entre um Órgão de Proteção ao Crédito e uma empresa garante várias vantagens, como evitar maus pagadores e reduzir o risco de inadimplência, protegendo assim as finanças do negócio, independente do seu tamanho.  

E se você não é empreendedor e mesmo assim quer consultar o CPF de alguém, saiba que essa atividade é ilegal: se o titular do documento perceber que seu CPF está sendo pesquisado ou usado de forma incorreta ou mesmo sem autorização, ele pode fazer um boletim de ocorrência para assim evitar dívidas no seu nome, ligações de cobrança e outras atividades que foram feitas de forma mal-intencionada. 

Para evitar problemas, consulte apenas o seu CPF e acompanhe as movimentações dele. Se você não decorou a numeração do seu CPF, hoje em dia existem outras alterativas que podem te ajudar, como obter o Novo RG: neste documento que pode ser baixado no celular já contém a numeração do seu CPF.

Desta forma, você não precisará quebrar a cabeça para consultar CPF pelo nome e nunca mais esquecerá o documento em casa! 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.