A consulta de CPF serve para ver as pendências das pessoas, ou seja, conferir se ela é negativada, se tem nome sujo, se tem um histórico financeiro positivo, entre outros. Então veja aqui como consultar CPF pelo nome!

Consultar cpf pelo nome

Se você é dono de uma pequena empresa ou então já quis pesquisar mais informações de uma pessoa com quem está fazendo um negócio, então é bem provável que já pesquisou como consultar CPF pelo nome, certo?  

Mas será que é possível fazer esta consulta tão importante somente procurando o nome da pessoa?  

A consulta de CPF serve para ver as pendências das pessoas, ou seja, conferir se ela é negativada, se tem nome sujo, se tem um histórico financeiro positivo, entre outros. Este tipo de consulta é muito valiosa, principalmente para empreendedores e lojistas evitarem fraudes e inadimplência. 

É por isso que explicamos neste conteúdo como pesquisar pendências no CPF de alguém usando só o nome da pessoa.  

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. ?

O que é CPF?

Cadastro de Pessoas Físicas, ou CPF, é um dos documentos de identificação mais importantes de todo cidadão brasileiro: ele controla e identifica todas as pessoas do Brasil.  

Ele é formato por 11 números e nele ficam atreladas várias responsabilidades e obrigações do cidadão, como Imposto de Renda. Ele também é necessário para emitir outros documentos (como CNH e passaporte) e ainda obrigatório para você se inscrever em concursos, vestibulares, universidades, etc.  

O CPF é emitido pela Secretaria da Receita Federal e pode ser solicitado desde os primeiros dias de uma pessoa: basta os responsáveis pelo bebê solicitarem a numeração CPF na hora de emitir a certidão de nascimento.  

Como consultar CPF pelo nome?

Não é possível descobrir CPF pelo nome: apenas empresas que são conveniadas com birôs de crédito podem fazer a consulta CPF pelo nome, logo, pessoas físicas não podem fazer esta consulta desta forma.

Também é possível consultar CPF Receita Federal, mas para isso é necessário ir presencialmente em uma unidade da sua cidade e somente o titular do documento (ou representantes legais) podem buscar CPF. 

Como uma forma de manter a segurança dos dados pessoais, pessoas físicas não podem fazer consulta CPF pelo nome, pois somente empresas que tem convênio com os Órgãos de Proteção ao Crédito tem direito de fazer este tipo de busca.  

Ou seja, os birôs de crédito, como a Boa Vista e SCPC, oferecem o serviço de busca de CPF para outras empresas, e somente quando estas empresas contratam os birôs e obtém este convênio, podem finalmente fazer buscas de CPF pelo nome de um cidadão. 

Aliás, as empresas que podem fazer este tipo de consulta também não estão autorizadas a repassarem as informações para pessoas físicas.  

Na verdade, elas só fazem a consulta de CPF pelo nome quando precisam identificar o perfil financeiro da pessoa e fazer uma análise de crédito para liberar um cartão, empréstimo, financiamento, ou algum outro produto, que geralmente está ligado com o ramo financeiro e de crédito.  

Resumidamente, pessoas jurídicas tem a chance de fazer esta pesquisa através de um convênio, já as pessoas físicas não podem fazer consulta de CPF pelo nome.  

A forma mais comum para consultar informações relacionadas ao seu próprio CPF é através da sua numeração, e esta pesquisa pode ser feita com o objetivo de conferir a situação cadastral, pendências no nome e ver a nota do score de crédito

Para pesquisar informações do seu próprio CPF, basta fazer uma consulta nos seguintes sites:  

Veja os passos para buscar CPF aqui pela Acordo Certo ??

Consultar CPF

Veja mais: existe empresa especializada em limpar nome?

Como consultar CPF pelo nome na Receita Federal 

Como comentamos, é possível consultar CPF pelo nome na Receita Federal, mas como medida de segurança, é preciso ir de forma presencial em uma unidade. Para isso, será necessário apresentar outros documentos que comprovem sua identidade.  

Aliás, podem fazer este processo presencial também um representante legal, judicial ou um procurador da pessoa que precisa fazer a consulta.  

Também é possível fazer uma consulta de CPF Receita Federal no site ou aplicativo, para descobrir qual é a sua situação cadastral, entretanto, só é possível se você puxar o CPF número e a data de nascimento também.  

Ou seja, pelos canais na internet da Receita Federal também não é possível encontrar o CPF de alguém apenas digitando o nome: é necessário completar os números do documento para consultar.  

Para fazer o processo pela internet, basta baixar o aplicativo “Pessoa Física” na lojinha do seu celular, adicionar o número de CPF e data de nascimento, e pronto: assim você já consegue visualizar a situação cadastral no seu nome. 

Também é possível fazer esta consulta pelo site da Receita Federal clicando aqui.  

Nesta consulta, você pode receber um dos seguintes resultados: CPF Regular, Pendente, Suspenso, Cancelado e Nulo. 

Como saber se tenho alguma pendência com a Receita Federal?

Basta fazer uma consulta de CPF Receita Federal e emitir um comprovante da situação cadastral do seu nome. Com o resultado desta pesquisa, você consegue entender se tem alguma pendência no seu CPF na Receita Federal.

Se consultar número CPF pelo nome não é comum, como descobrir se alguém está consultando ou usando meu CPF de forma irregular?

Para conferir se alguém está usando seu CPF de forma irregular, em atividades mal-intencionadas, basta fazer uma consulta de CPF em Órgãos de Proteção ao Crédito ou em empresas especializadas em negociação de dívidas. 

Ao consultar o CPF nestes sites ou aplicativos, eles apresentam dívidas no seu nome, e então se tiverem pendências que você não reconhece, então pode ser que alguém tenha usado seu documento de forma irregular. 

Veja como consultar dívidas e pendências pela Acordo Certo:

  • Acesse o site e digite seu CPF 
  • Faça login: se ainda não tem, basta completar o cadastro e criar uma senha de 6 números 
  • Depois de fazer login, veja se existem dívidas no seu nome 
  • Caso reconheça as dívidas, basta analisar as ofertas e fechar um acordo de renegociação 
  • Mas se não reconhece as dívidas, basta entrar em contato com nossa equipe para ajudarmos  

Outra forma de conferir atividades irregulares é fazer um cadastro no site Registrato. Veja os passos para acessar:  

  • Acesse o site Registrato, do Banco Central do Brasil 
  • Faça login com sua conta do Governo Federal usando seu CPF ou com o login Sisbacen 
  • E então, após fazer login, você consegue conferir as atividades registradas no seu nome, como Empréstimos e Financiamentos, Contas e Relacionamentos com bancos, chaves PIX, cheques sem fundos 

É possível consultar o CPF pela data de nascimento?

Para consultar a situação do seu CPF Receita Federal, é preciso digitar o número do CPF e também a data de nascimento. 

Ou seja, não é possível puxar informações do CPF apenas consultando a data de nascimento: é necessário ter o número do CPF em mãos.  

Como consultar CPF pelo nome da mãe?

Não é possível descobrir CPF apenas pelo nome da mãe: para isso, é necessário completar mais informações para concluir a consulta, como o número CPF e a data de nascimento (para consultar na Receita Federal).  

E para fechar com chave de ouro, confira nossa dica final 

Se você é lojista, empreendedor ou MEI e precisa de uma solução para consultar CPF pelo nome e conhecer os históricos financeiros dos seus possíveis clientes, então o melhor a se fazer é contratar um birô de crédito como seu parceiro. 

Ter este convênio entre um Órgão de Proteção ao Crédito e uma empresa garante várias vantagens, como evitar maus pagadores e reduzir o risco de inadimplência, protegendo assim as finanças do negócio, independente do seu tamanho.  

E se você não é empreendedor e mesmo assim quer consultar o CPF de alguém, saiba que essa atividade é ilegal: se o titular do documento perceber que seu CPF está sendo pesquisado ou usado de forma incorreta ou mesmo sem autorização, ele pode fazer um boletim de ocorrência para assim evitar dívidas no seu nome, ligações de cobrança e outras atividades que foram feitas de forma mal-intencionada. 

Para evitar problemas, consulte apenas o seu CPF e acompanhe as movimentações dele.

Se você não decorou a numeração do seu CPF, hoje em dia existem outras alterativas que podem te ajudar, como obter o Novo RG: neste documento que pode ser baixado no celular já contém a numeração do seu CPF.

Desta forma, você não precisará quebrar a cabeça para consultar CPF pelo nome e nunca mais esquecerá o documento em casa! 

FAQ: Perguntas frequentes

Como consultar o CPF pelo nome na Receita Federal? 

Vá presencialmente até a Receita Federal e leve outros documentos que podem comprovar sua identidade. Como forma de segurança, essa pesquisa só pode ser feita de forma presencial.  

Como faço para consultar o CPF de uma pessoa? 

Veja como descobrir o CPF de uma pessoa: para ver a situação do CPF de alguém, basta entrar no site da Receita Federal e consultar o número do CPF e a data de nascimento desta pessoa. O sistema irá retornar com informações como: CPF irregular, regular, suspenso, cancelado, pendente de regularização ou nulo. 

Como descobrir CPF pelo nome grátis? 

Não é possível descobrir CPF pelo nome e data de nascimento de graça, pois somente empresas que tem convênio com Órgãos de Proteção ao Crédito conseguem fazer esse tipo de consulta.  

Como saber o número do CPF pelo nome e data de nascimento? 

A fim de preservar a segurança da identidade dos brasileiros, esse tipo de pesquisa só pode ser feita de forma presencial em uma das unidades da Receita Federal da sua cidade.

Como descobrir o número do CPF do meu filho? 

O número do CPF do seu filho fica em um dos documentos dele, como RG, certidão de nascimento ou o próprio CPF. Entretanto, se você não tiver estes documentos em mãos e precisar da numeração, infelizmente não é possível descobrir online usando somente a data de nascimento e o nome da mãe: será necessário comparecer até uma unidade da Receita Federal para fazer uma consulta.  

Como saber o número do CPF pelo nome da mãe? 

Não é possível consultar CPF pelo nome da mãe e nem usando somente a data de nascimento. Para descobrir a numeração com uma consulta, será necessário comparecer em uma unidade da Receita Federal da sua cidade. 

Como descobrir o número do CPF pelo celular? 

É possível consultar a situação cadastral do seu CPF pelo celular, usando o aplicativo Receita Federal ou mesmo o site oficial. Entretanto, tenha atenção: não existem aplicativos que simplesmente descobrirem o número do CPF de qualquer pessoa, e nem que te ajudem a descobrir CPF pelo nome, ok? Se você vir alguma promessa dessa por aí, pode fugir, pois é golpe.

Como saber o número do meu CPF pelo RG? 

Atualmente, com o novo RG já ativo, é possível adicionar a numeração do seu CPF na carteira de identicidade RG: ele fica posicionado no verso do seu RG, juntamente com a numeração do RG e seu nome.  

Como consultar a situação do CPF?

Você pode fazer uma consulta Receita Federal CPF. Será preciso digitar seu CPF e data de nascimento.

Perdi meu documento: como saber o número CPF?

Você pode fazer uma consulta Receita Federal CPF: acesse o site da Receita Federal, clique em “CPF” e depois em “serviços em destaque”. Por fim, clique em “comprovante de inscrição no CPF”. Será necessário preencher outros dados, como nome completo, data de nascimento e número de eleitor e clique em “fazer consulta”.

Como ver o meu CPF pela internet?

Através de um comprovante de situação cadastral, emitido pelo site da Receita Federal.

Estou com problema no meu CPF como resolver?

Se você acredita que há um problema com o seu CPF, pode verificar online, através de uma consulta online. Não precisa ir pessoalmente à Receita Federal. Basta acessar o site da Receita e conferir a situação do seu CPF lá.

O que está acontecendo com meu CPF?

Quer saber o que está acontecendo com o seu CPF? É só fazer uma consulta no site da Receita. Lá, você pode ver se ele está em dia, se precisa de ajustes, se foi suspenso ou cancelado e muito mais.

Tem como eu consultar meu CPF?

Sim, tem como: você pode fazer isso pelo site da Receita Federal, ou no site da Acordo Certo, ou no site Consumidor Positivo… Enfim, existem várias formas, e você pode fazer a consulta CPF online e gratuitamente.

Como posso consultar meu CPF pelo celular?

Você pode acessar o site da Receita Federal pelo seu celular, e então consultar seu CPF e emitir um comprovante de situação cadastral.

Como buscar CPF de alguma pessoa?

Quer verificar o CPF de alguém? É só acessar o site da Receita Federal e inserir o número do CPF e a data de nascimento da pessoa. O sistema vai mostrar se o CPF está regular, irregular, suspenso, cancelado, pendente de regularização ou nulo.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?