Sim, existe um site onde você pode consultar nota fiscal por CPF e também através do número DANFE: veja os passos aqui e as vantagens em pesquisar suas notas.

Veja como Consultar Nota Fiscal por CPF

Você já se perguntou se é possível ter acesso às suas notas fiscais e saber quais compras estão registradas em seu nome? Se a resposta for “sim”, então provavelmente você já procurou como consultar nota fiscal por CPF! 

Este documento tem um grande objetivo, e ao consultar suas notas, você consegue descobrir informações sobre suas compras, além de garantir maior controle financeiro.  

Chega de ficar guardando as notinhas de papel das suas compras feitas no mercado e em lojas: hoje você já consegue consultar nota fiscal por CPF e pela internet. Veja como!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo ?

O que é a Nota Fiscal 

A Nota Fiscal é um documento que tem como objetivo registrar uma movimentação comercial entre um consumidor e uma empresa. É ela que garante que essa transação de dinheiro seja legal e dentro das leis do país. 

Ela é emitida pelo vendedor ou prestador de serviços e serve como comprovante da operação realizada. Além disso, a Nota Fiscal também é importante para o recolhimento de impostos e para garantir os direitos do consumidor. 

Para que serve a consulta de Nota Fiscal? 

Realizar a consulta de nota fiscal é uma forma de verificar se o documento é verdadeiro ou não, e se é válido de acordo com as regras a Prefeitura ou à Secretaria da Fazenda. A consulta também ajuda a conferir informações sobre a compra.  

Por exemplo, se você tiver algum problema com a entrega de um produto ou serviço, é muito importante consultar nota fiscal por CPF para relembrar os detalhes dela, como a data que foi feita, forma de pagamento, número de parcelas, valor final, etc.  

A consulta pode ajudar também para fazer sua organização e planejamento financeiro familiar, a ver quais são os impostos incluídos no valor final, e muito mais.  

É possível Consultar Nota Fiscal por CPF? 

A consulta de Nota Fiscal por CPF, de forma segura e oficial, não é possível ser feita usando apenas o CPF. Para realizar essa consulta, são necessárias outras informações, como o código de acesso presente no DANFE ou até mesmo um certificado digital. 

Mas nem tudo está perdido: você ainda pode consultar suas notas fiscais das seguintes formas: 

  • Usando o site oficial do produto ou serviço que você comprou 
  • Também é possível fazer consultas no site Nota Fiscal Eletrônica, digitando a chave de acesso da NF-e  

Como consultar Nota Fiscal por CPF 

Cada Estado do país tem suas próprias regras para as consultas de nota fiscal por CPF, entretanto, existem passos bem comuns que se repetem independente do lugar. Veja a seguir: 

  1. Primeiro você deverá entrar no site de Notas Fiscais Eletrônicas do seu Estado, também conhecido como site da Fazenda 
  2. Encontre a opção de “consultar NF-e” no site 
  3. E então será necessário preencher informações, como a DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) ou seu CPF 
  4. Complete o captcha de validação para conseguir ver sua nota fiscal 

A importância de colocar CPF na Nota Fiscal 

Essa prática é uma iniciativa dos governos de cada Estado do Brasil para acabar de uma vez com a sonegação fiscal e também para garantir que seja feita a arrecadação dos impostos, como ICMS. Já para o consumidor, a importância e as vantagens são as seguintes: poder ganhar um reembolso das suas compras, participação de sorteios e prêmios feitos pelos Estados, ter descontos em impostos como IPTU e IPVA e poder controlar e organizar melhor suas finanças e compras feitas. 

Aproveite e confira também:

Como tirar segunda via de nota fiscal pelo CPF? 

Se você perdeu a sua nota fiscal e precisa de uma segunda via, saiba que é possível ter uma segunda via através do site da Nota Fiscal Eletrônica do seu Estado. Esse site, disponibilizado pelo Governo, é a ferramenta ideal para consultar informações sobre a NF-e de forma prática e eficiente. 

CPF na Nota aumenta Score? Descubra aqui

E nossa dica final é: Monitore seu CPF grátis e evite fraudes no seu nome além de consultar suas notas fiscais 

Agora que você já viu como consultar nota fiscal por CPF, saiba que existe mais um benefício extra nesta pesquisa que não contamos antes: evitar golpes e fraudes. 

Ao consultar suas notas, você vê quais foram as compras registradas no seu nome, logo, se existirem compras que você não reconhece, poderá investigar melhor e assim evitar fraudes usando seu CPF.  

E temos mais uma dica extra que também vai te ajudar a fugir de problemas e pessoas e empresas mal-intencionadas: o monitoramento de CPF. 

Ao monitorar, você vê quais dívidas tem no seu nome, qual sua pontuação score de crédito e ainda descobre quais empresas consultaram o seu nome nos últimos meses. Essa ferramenta é gratuita e te ajuda a prevenir fraudes. Legal né?  

Por isso, não perca a oportunidade de monitorar e também consultar nota fiscal por CPF, para assim ter total controle de como seu nome está sendo usado e também para manter maior organização financeira ao centralizar em um só lugar todas as suas compras.  ?

FAQ: Perguntas frequentes

Como recuperar uma nota fiscal emitida em meu CPF? 

Para recuperar uma nota fiscal emitida em seu CPF, você pode entrar em contato com a empresa em que a compra foi realizada e solicitar a segunda via ou então entrar no Portal da NF-e que é oferecido de forma online pelo SEFAZ.

Como recuperar segunda via de nota fiscal pelo CPF? 

Acesse o site da nota fiscal do seu Estado, busque a opção de emissão da segunda via e preencha informações pedidas, como data da compra, valor e número da nota fiscal original. Uma vez concluído esse processo, a segunda via será emitida e estará disponível para download ou envio por e-mail. 

Como consultar notas fiscais emitidas no meu CPF? 

Você pode acessar o site da Fazenda do seu Estado (Portal NF-e) e entrar na opção de “consultar NF-e”. Será necessário completar mais informações além do CPF para conseguir acessar as notas fiscais emitidas no seu nome.  

Como saber o que comprei com meu CPF? 

Você pode fazer o monitoramento do CPF aqui na Acordo Certo, para ver quais empresas consultaram seu nome e pontos que ganhou ou perdeu no score de crédito, que está diretamente ligado com compras e serviços feitos por você. Nesta consulta você também vê dívidas no seu nome e muito mais.

Web Stories