Consulte grátis seu score de crédito

Consultar o CPF Grátis Online: Como Fazer?

Quer saber se você tem alguma dívida ou restrição no seu nome? Veja como consultar o CPF online de forma rápida, segura e gratuita!

Consultar o CPF Grátis Online: Como Fazer?

Ter o CPF negativado pode trazer muita dor de cabeça. Principalmente na hora de fazer um empréstimo, financiamento, cheques e até mesmo cartão de crédito. Quer saber se você tem alguma dívida ou verificar restrições no CPF? Veja como consultar o CPF online de forma rápida, segura e gratuita! 

O que muita gente não sabe, é que a negativação do CPF não acontece somente quando se há dívidas não pagas ou em atraso. 

Também pode acontecer de ter o CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito de forma indevida, seja por erro da instituição, uma dívida antiga que já foi paga ou até mesmo porque um terceiro contraiu uma dívida em seu nome.  

Por isso, verificar o CPF de vez em quando é importante para ficar ciente da sua situação e, até mesmo, agir de forma rápida para resolver casos de fraudes ou dívidas não reconhecidas em seu nome, evitando maior dor de cabeça. 

Para saber se existem pendências em seu nome, é só seguir as orientações abaixo e pesquisar seu CPF de graça.  

Como consultar o CPF

Existem diversas formas de verificar o CPF grátis. Confira abaixo alguns lugares onde você pode consultar seu CPF online. Com isso, você conseguirá comprovar a situação cadastral do CPF, o seu score e até mesmo negociar dívidas em seu nome. 

CONSULTAR SEU CPF GRÁTIS

CONSULTAR SEU CPF GRÁTIS

Consultar o CPF na Receita Federal?

A forma mais conhecida de verificar a situação cadastral do CPF é através da Receita Federal. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  • Acesse o site oficial da Receita Federal
  • Preencha os campos com o seu CPF e data de nascimento; 
  • Assinale a caixa “não sou um robô” e clique em consultar. 

Ao pesquisar pelo CPF na Receita Federal você conseguirá verificar restrição no CPF por meio de um dos cinco status disponíveis no sistema: Regular, Pendente de Regularização, Suspenso, Cancelado e Nulo.  

“Tenho restrições no CPF, e agora?” Se você consultou seu CPF na Receita Federal e descobriu alguma irregularidade no seu CPF, confira este artigo e regularize seu CPF online. 

Vale lembrar que o sistema da Receita Federal não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF. Ele irá apenas te ajudar a verificar se seu CPF está ativo e comprovar a situação cadastral do CPF.  

Caso você queira mais informações sobre sua situação financeira, continue a leitura. 

banner-curso-endividado

Consultar o CPF negativado

Consultar débitos no CPF e ver se ele está negativado é importante para quem planeja pedir empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.

É através desta consulta que você conseguirá verificar restrição no CPF, conferir se há dívidas no seu nome e também terá a oportunidade de resolver suas pendências para conquistar seu objetivo financeiro.  

Se você deseja consultar nome sujo e verificar se o seu CPF está negativado, confira algumas das possibilidades abaixo. 

Como consultar o CPF na Acordo Certo?

A Acordo Certo é uma empresa de renegociação de dívidas online, que possibilita quitar suas dívidas com até 99% de desconto.  

Para consultar seu CPF na Acordo Certo é muito fácil, basta seguir esses 4 passos e descobrir se seu nome está sujo:

  • Acesse o site oficial da Acordo Certo
  • Preencha com o seu CPF no campo disponível na tela inicial e clique em “buscar minhas dívidas”; 
  • Para maior segurança dos seus dados, é necessário fazer um cadastro rápido informando e-mail, data de nascimento e telefone; 
  • Confira os Termos de Uso e Política de Privacidade, assinale a caixa de aceite e clique em criar conta. 

Após concluir o seu cadastro, o sistema irá consultar o seu CPF, verificar se há dívidas vinculadas a ele e te mostrar as ofertas de acordos disponíveis para então iniciar uma negociação. 

Caso apareça alguma dívida para você, é só clicar para conferir os detalhes como empresa, valor da dívida, desconto, forma de pagamento e etc.  

Ao consultar nome sujo e verificar as restrições no CPF, você pode fazer um acordo para limpar o seu nome de uma vez por todas: é só escolher a melhor opção de renegociação para você e confirmar a operação.  

Depois de fechar o seu acordo, você deve receber o boleto para pagamento em seu e-mail, que também ficará disponível no site. 

Viu como é fácil? Regularize seu CPF na Acordo Certo! 

CONSULTAR SEU CPF GRÁTIS

Como consultar o CPF na Boa Vista

Uma das principais formas de consultar débitos no CPF gratuitamente é por meio do site do Consumidor Positivo, do SCPC Boa Vista. 

Nele você tem informações mais detalhadas sobre a sua situação financeira e dados registrados no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). 

Veja o passo a passo para realizar sua consulta: 

  • Acesse o portal Consumidor Positivo e digite o seu CPF no campo apresentado; 
  • Caso seja a primeira vez que você consulta seu CPF no sistema, será necessário fazer um breve cadastro com nome completo, e-mail, data de nascimento e telefone; 
  • Após o preenchimento, você deverá fazer uma ativação do seu cadastro através da confirmação do código que será enviado por e-mail ou SMS (você precisará escolher o melhor canal de contato); 
  • Somente neste primeiro acesso, você precisará confirmar sua identidade para manter seu cadastro privado e seguro respondendo algumas perguntas pessoais. 

Pronto! Ao finalizar essas etapas no site da Boa Vista, você conseguirá: 

  • Verificar restrição no CPF; 
  • Consultar pendências no CPF,  
  • Consultar nome sujo e ver se existem dívidas no seu nome; 
  • Ver se tiveram consultas ao seu CPF e análise de crédito nos últimos 180 dias; 
  • Analisar ofertas de cartões e contas digitais disponíveis para você; 
  • Seu score; 
  • Ver quantos contratos e quais estão registrados no seu CPF (cartão de crédito, consórcio, contas de consumo, cheque especial, crediário);

Ah, e para melhorar, vamos oferecer uma dica bônus que vai te ajudar a limpar seu CPF e ainda melhorar seu score: além de consultar seu CPF no site da Boa Vista, consulte e ative também seu Cadastro Positivo

No Cadastro Positivo está seu histórico de pagamentos e estas informações ajudam as empresas credoras a te reconhecerem como bom pagador no mercado.  

Ou seja, se você está com o CPF sujo e quer limpar e aumentar seu score, você também precisa ativar seu Cadastro Positivo. Aproveite esta oportunidade da Boa Vista e regularize seu CPF! 

CONSULTAR SEU CPF GRÁTIS

Consultar o CPF no SPC 

Consultar o CPF online no SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) também é uma possibilidade. Porém, é importante saber que esta opção não é gratuita.  

Para pesquisar seu CPF no site do SPC Brasil, basta acessar o site oficial e clicar em “consultar o CPF” apresentado na página inicial. Você será direcionado para a página de consulta, onde encontrará as opções de pacotes disponíveis.  

O pacote mais barato custa R$16,90 e, ao concluir sua consulta, você encontra um leque de informações sobre a situação do seu CPF, como: 

  • Registro de inadimplência (consultar nome sujo); 
  • Informações cadastrais; 
  • Último endereço e telefone vinculado; 
  • Registro de título protestado em cartório; 
  • Informações do Poder Judiciário; 
  • Crédito concedido no CPF; 
  • Registro de cheque lojista; 
  • Consultas realizadas em seu documento, nos últimos 6 meses; 
  • Alerta de documentos, mediante registro de furto junto à CDL ou à Associação Comercial. 

Como saber se meu CPF está sujo?

Ficaram dúvidas sobre como saber se seu nome está limpo? Não precisa se preocupar, vamos resumir bem rápido: para consultar pendências no CPF, basta fazer uma consulta em qualquer um dos sites que citamos acima (Receita Federal, Acordo Certo, Boa Vista, SPC). 

Quando você fizer a consulta, basta se atentar nas informações que as empresas vão te passar.  

Por exemplo, se você consultou seu CPF e o site apresentou pendências no seu nome e ofertas para renegociação, então é bem provável que seu nome esteja sujo, ou então que algum pagamento já esteja atrasado e prestes a negativar seu nome. 

Mas se você consultar débitos no CPF e nesta pesquisa não aparecerem pendências e nem opções de negociação, então seu CPF não está sujo e seu nome está limpo. 

Consultar o CPF pelo celular?

É possível consultar pendências no CPF pelo celular. Basta acessar o site da Receita Federal, Boa Vista, SPC ou Acordo Certo no navegador do celular ou baixar o aplicativo da Boa Vista ou SPC e seguir as mesmas orientações. 

Agora que você já conhece as principais formas de consultar o CPF online, existem algumas informações que você precisa saber. Dá só uma olhada! 

Consultar o CPF abaixa o score?

Consultar CPF não abaixa o score de crédito, mas existem outros fatores que podem afetar diretamente a sua credibilidade e, consequentemente, a sua pontuação. Alguns deles são:  

  • Dívidas em seu nome; 
  • Não pagar as contas em dia; 
  • Fazer pedidos excessivos de crédito como no caso de empréstimos; 
  • Dados desatualizados nos serviços de proteção ao crédito como a Boa Vista. 

Confira nosso artigo sobre score de crédito e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e veja dicas para aumentar o score. 

Como saber se tenho dívidas antigas? 

Ao fazer uma consulta de CPF, as informações das suas dívidas já aparecerão de forma organizada, até mesmo aquelas mais antigas. 

Você pode consultar pendências no CPF de forma rápida em qualquer um destes sites: Receita Federal, Boa Vista, SPC ou Acordo Certo. 

É importante destacar que dívidas com mais de 5 anos acabam saindo dos Órgãos de Proteção ao Crédito e não podem mais sujar o seu nome e CPF. Entretanto, não pense que a dívida caduca vai simplesmente sumir. 

Nestes casos, para saber se você tem uma dívida antiga que já caducou, será necessário entrar em contato diretamente com a empresa credora para a qual você está devendo. 

Mesmo que elas sejam mais difíceis de serem acessadas, recomendamos que você quite até mesmo estas dívidas mais antigas, pois apesar de “sumirem”, elas ainda podem atrapalhar sua vida financeira e sua reputação na hora de solicitar análise de crédito, pois as instituições financeiras ainda vão considerar você como consumidor inadimplente. 

CONSULTAR SEU CPF GRÁTIS

Como consultar nome de outra pessoa?

Se, por algum motivo, você deseja consultar o CPF de outra pessoa, saiba que o próprio SPC Brasil oferece essa possibilidade. 

Assim como para realizar a consulta do seu CPF, consultar o CPF de terceiros pelo SPC tem um custo mínimo de R$9,90 e deve ser realizado acessando o site oficial.  

Além dessa opção, você também pode consultar débitos no CPF de outra pessoa diretamente no site da Receita Federal, para isso, basta informar o CPF e data de nascimento que você terá acesso à informação da situação cadastral daquele CPF. 

Conclusão

Como você pôde perceber, o CPF é o principal documento dos brasileiros e reúne muitas informações sobre nós. Ele existe para te identificar, seja ao abrir uma conta no banco, fazer um cartão de crédito, prestar um concurso público, sacar seu FGTS, consultar o PIS e até mesmo ao ir às compras. 

Por isso, recomendamos que primeiramente você regularize seu CPF. Em seguida, mantenha esta situação sempre regular e seu nome limpo, além de ativar Cadastro Positivo, já que em muitos momentos, a situação do seu CPF e nome vão favorecer ou impedir conquistas importantes para a sua vida. 

Então não deixe de consultar seu CPF para garantir que ele está limpo: para isso, você tem várias opções de sites confiáveis e seguros, como Receita Federal, Acordo Certo, Boa Vista e SPC. 

Perguntas Frequentes
  1. Como saber se o CPF está negativado?

    Para verificar restrição no CPF e consultar nome sujo, basta pesquisar seu CPF em sistemas como Boa Vista, SPC e Acordo Certo e consultar pendências no CPF e no seu nome. 

  2. Como consultar o CPF pelo celular?

    Consulte seu CPF pelo celular acessando o site da Boa Vista, SPC Brasil ou Acordo Certo. Caso prefira, você pode ainda fazer o download do aplicativo da Boa Vista ou do SPC Brasil e consultar débitos no CPF. 

  3. CPF restrito, o que significa?

    Ter restrições no CPF quer dizer que você possui algum tipo de pendência em seu nome. A causa mais comum para ter o CPF restrito é a falta ou atraso no pagamento de contas. Porém, existem outros motivos que também podem levar o seu CPF à restrição, confira! 

    – Se você deixou de votar e não justificou; 
    – Se seu cadastro na Receita Federal estiver incorreto ou incompleto;
    – Se você deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física;
    – Uma dívida que já foi paga, mas a empresa não atualizou a informação no Sistema de Proteção ao Crédito. 

    O primeiro passo para verificar restrição no CPF e regularizar esta situação é buscar entender o motivo para que isso tenha acontecido, logo depois, você precisará se informar sobre quais são as medidas necessárias para resolver a situação. Mas não desista e regularize seu CPF, ok?  

  4. Posso consultar meu CPF pelo nome?

    Você não conseguirá consultar o número de CPF de alguém pelo nome completo.  
    Para evitar problemas de segurança, somente quem pode fazer este tipo de busca é a Receita Federal e empresas que são conveniadas com Órgãos de Proteção ao Crédito, também conhecidas como birôs de crédito, como a Boa Vista. 

    Ah, e mesmo as empresas não têm permissão para compartilhar estas informações com consumidor e consultar nome sujo.  

  5. Com que periodicidade devo fazer essa consulta?

    Você pode fazer a consulta e ver as restrições no CPF quantas vezes quiser, entretanto, é importante lembrar que as alterações no status do seu nome ou a sua pontuação score podem demorar semanas ou até meses para serem atualizados. Por isso, você terá mais chances de mudanças se consultar uma vez por mês, por exemplo. 

    Isso acontece porque os sistemas que detectam as movimentações financeiras associadas ao seu CPF precisam analisar centenas de critérios e colher os dados de milhões de brasileiros diariamente. 

    Por isso, se você já fez uma renegociação, já quitou uma dívida e seu nome ainda não está limpo, não precisa se preocupar que em breve os Órgãos de Proteção ao Crédito vão atualizar o seu status. 

  6. Com o CPF regular posso fazer cartão de crédito?

    É mais provável que com o CPF regular e sem restrições você consiga a aprovação dos bancos para fazer um cartão de crédito, mas vale lembrar que cada instituição financeira tem seus próprios critérios de análise de crédito. 

    Não podemos deixar de frisar também que se você acabou de regularizar seu CPF, é importante ter cuidado com cartões de crédito, pois eles podem te ajudar mas podem também levar você de volta para o nome sujo e irregular. Então, pense bem antes de fazer um cartão de crédito. 

21 respostas para “Consultar o CPF Grátis Online: Como Fazer?”

  1. Lidiomar Silveira Santos disse:

    Eu estou disimpegado não tem como pagar

  2. Juliene dos Santos evangelista disse:

    estou dismpregada eu não tenho como pagar está dívida

    • Williane disse:

      Oi, Juliene! Sinto muito por essa situação.
      Vou torcer para que em um momento melhor você consiga negociar suas dívidas e regularizar sua situação, tá?

  3. Valdeci Batista cascalho disse:

    Oi boa noite.que tipo de acordo que vcs diz que fiz com vcs que me cobram mas não vejo valor ,assinatura, nada,então me mande, a data do acordo, o valor,e o algo assim.

    • Williane disse:

      Oi, Valdeci! Tudo bem?
      Para verificar as informações do acordo que você realizou com a gente, basta acessar http://www.acordocerto.com.br, logar com os seus dados de acesso e ir até a aba “Meus Acordos”, lá você encontrará todas as informações importantes sobre o seu acordo.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  4. Maurício p. De andrade disse:

    01682229933
    Já paguei a dias o acordo e vcs continuam a cobrar o acordo vê se organizam melhor esses tipos de cobrançA

    • Williane disse:

      Oi, Maurício! Tudo bem?
      Isso pode acontecer porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.

      Mas não se preocupe! Se você pagou o seu boleto dentro da data de vencimento, está tudo certo. Guarde o seu comprovante, ele é a prova do seu pagamento. 😊
      Caso tenha passado o prazo de 10 dias úteis, entra em contato com o nosso time pelo https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, lá conseguiremos verificar como anda o seu acordo, ok?

  5. Joseli feliciana da cruz disse:

    Muito bom !!! Ter essas opções bom dia

  6. Joseli feliciana da cruz disse:

    Parabéns pôr nós esplicar e ajudar a chegar esse momento que todos deseja limpar o nome

    • Williane disse:

      Oi, Joseli! Ficamos muito felizes em ajudar nesse passo tão importante para uma vida financeira mais saudável! Conte sempre com a gente 🙂

  7. Sueli Silva Souza disse:

    gostei de quitar minhas dúvidas mais no momento estou desempregada como fazer pra pagar quais a forma de pagamento vcs tem pra

  8. Moisés Cardoso disse:

    Não sei porque estão me mandando cobranças de empresas que nunca ouvi falar e nem sequer criei quaisquer topo de dívida. Vou processar vocês se não pararem com isso de imediato.
    Nunca tive nenhum tipo de empréstimos com banco Bradesco e nem uma outra empresa.

    • Williane disse:

      Oi, Moisés! Tudo bem?
      A Acordo Certo facilita a conexão entre nossas empresas parceiras e seus consumidores. Sendo assim, não temos como eliminar essa dívida, mas você pode sinalizar no nosso site que se trata de um débito que você não reconhece. Dessa forma, a gente para de te enviar mensagens sobre oportunidades de acordo relacionadas a essa dívida, e ela deixa de aparecer pra você em nosso site.

      Para isso, siga o passo a passo abaixo:

      1- Entre no nosso site e faça o login com seu CPF e data de nascimento;
      2- Encontre a dívida que você não reconhece e clique nela;
      3- Depois, clique em “Não reconhece essa dívida?”;
      4- Leia as informações que aparecerão na tela com os contatos da empresa parceira (com quem você deve falar para questionar o débito e esclarecer a situação), marque a caixa de seleção e clique em “Ocultar essa dívida”.

      É importante ressaltar que isso não significa que a dívida foi quitada, ok? Recomendamos que você entre em contato diretamente com a empresa parceira (que é a “dona” da dívida) para entender a origem desse débito e o que fazer para resolver a questão.

  9. Jair Francisco Dos Santos disse:

    Gostaria de saber se eu tenho divida ainda no meu nome

    • Renata disse:

      Olá Jair! Tudo bem?

      É só acessar o site da Acordo Certo e consultar o seu CPF.

      Logo em seguida você conseguirá visualizar suas dívidas e as ofertas de negociação disponíveis para você!

      Qualquer dúvida, estamos à disposição 🙂

  10. Geraldo magela araujo disse:

    Se o banco bloqueou minha conta, como vou negociar minhas dívidas?

  11. Como faço para descobrir o CPF de alguem?

    • Renata disse:

      Olá Matheus, tudo bem?

      Para evitar problemas de segurança e evitar golpes e fraudes, não é possível descobriu facilmente o CPF de alguém. Por exemplo, você não conseguirá consultar o número de CPF de alguém pelo nome completo.

      Somente quem pode fazer este tipo de busca é a Receita Federal e empresas que são conveniadas com Órgãos de Proteção ao Crédito, também conhecidas como birôs de crédito, como a Boa Vista. Ah, e mesmo as empresas não têm permissão para compartilhar estas informações com consumidor e consultar nome sujo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.