Consultar o CPF Grátis Online: Como Fazer?

Ter o CPF negativado pode trazer muita dor de cabeça. Principalmente na hora de fazer um empréstimo, financiamento, cheques e até mesmo cartão de crédito. Quer saber se você tem alguma dívida ou restrição no seu nome? Veja como consultar o CPF online de forma rápida, segura e gratuita! O que muita gente não sabe, é […]

Consultar o CPF Grátis Online: Como Fazer?

Ter o CPF negativado pode trazer muita dor de cabeça. Principalmente na hora de fazer um empréstimo, financiamento, cheques e até mesmo cartão de crédito. Quer saber se você tem alguma dívida ou restrição no seu nome? Veja como consultar o CPF online de forma rápida, segura e gratuita!

O que muita gente não sabe, é que a negativação do CPF não acontece somente quando se há dívidas não pagas ou em atraso.

Também pode acontecer de ter o CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito de forma indevida, seja por erro da instituição, uma dívida antiga que já foi paga ou até mesmo porque um terceiro contraiu uma dívida em seu nome. 

Por isso, verificar o CPF de vez em quando é importante para ficar ciente da sua situação e, até mesmo, agir de forma rápida para resolver casos de fraudes ou dívidas não reconhecidas em seu nome, evitando maior dor de cabeça.

Para saber se existem pendências em seu nome, é só seguir as orientações abaixo e pesquisar seu CPF de graça. 

Como consultar o CPF

Existem diversas formas de verificar o CPF grátis. Confira abaixo alguns lugares onde você pode consultar seu CPF online. Com isso, você conseguirá comprovar a situação cadastral do CPF, o seu score e até mesmo negociar dívidas em seu nome.

CONSULTAR SEU CPF GRÁTIS

Consultar o CPF na Receita Federal?

A forma mais conhecida de verificar a situação cadastral do CPF é através da Receita Federal. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial da Receita Federal;
  • Preencha os campos com o seu CPF e data de nascimento;
  • Assinale a caixa “não sou um robô” e clique em consultar.

Ao pesquisar pelo CPF na Receita Federal você conseguirá saber se seu CPF está com restrição por meio de um dos cinco status disponíveis no sistema: Regular, Pendente de Regularização, Suspenso, Cancelado e Nulo. 

“Meu CPF está com restrição, e agora?” Se você consultou seu CPF na Receita Federal e descobriu alguma irregularidade no seu CPF, confira este artigo sobre como regularizar CPF online.

Vale lembrar que o sistema da Receita Federal não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF. Ele irá apenas te ajudar a verificar se seu CPF está ativo e comprovar a situação cadastral do CPF. 

Caso você queira mais informações sobre sua situação financeira, continue a leitura.

Consultar o CPF negativado

Consultar se o CPF está negativado é importante para quem planeja pedir empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.

É através desta consulta que você conseguirá conferir se há dívidas no seu nome e terá a oportunidade de resolver suas pendências para conquistar seu objetivo financeiro. 

Se você deseja consultar se seu CPF está negativado, confira algumas das possibilidades  abaixo.

Como consultar na Acordo Certo

A Acordo Certo é uma empresa de renegociação de dívidas online, que possibilita quitar suas dívidas com até 99% de desconto. 

  • Acesse o site oficial da Acordo Certo;
  • Preencha com o seu CPF no campo disponível na tela inicial e clique em “buscar minhas dívidas”;
  • Para maior segurança dos seus dados, é necessário fazer um cadastro rápido informando e-mail, data de nascimento e telefone;
  • Confira os Termos de Uso e Política de Privacidade, assinale a caixa de aceite e clique em criar conta.

Após concluir o seu cadastro, o sistema irá verificar se há dívidas vinculadas ao seu CPF e te mostrar as ofertas de acordos disponíveis para negociá-las. 

Caso apareça alguma dívida para você, é só clicar para conferir os detalhes como empresa, valor da dívida, desconto, forma de pagamento e etc. Se desejar fazer um acordo para limpar o seu nome de uma vez por todas, é só escolher a melhor opção para você e confirmar a operação. 

Depois de fechar o seu acordo, você deve receber o boleto para pagamento em seu e-mail, que também ficará disponível no site.

CONSULTAR SEU CPF GRÁTIS

Como consultar o CPF na Boa Vista

Uma das principais formas de consultar se há dívidas vinculadas ao seu CPF gratuitamente é por meio do site do Consumidor Positivo, do SCPC Boa Vista.

Nele você tem informações mais detalhadas sobre a sua situação financeira e dados registrados no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Veja o passo a passo para realizar sua consulta:

  • Acesse o portal Consumidor Positivo e digite o seu CPF no campo apresentado;
  • Caso seja a primeira vez que você consulta seu CPF no sistema, será necessário fazer um breve cadastro com nome completo, e-mail, data de nascimento e telefone;
  • Após o preenchimento, você deverá fazer uma ativação do seu cadastro através da confirmação do código que será enviado por e-mail ou sms (você precisará escolher o melhor canal de contato);
  • Somente neste primeiro acesso, você precisará confirmar sua identidade para manter seu cadastro privado e seguro respondendo algumas perguntas pessoais.

Pronto! Ao finalizar essas etapas você conseguirá visualizar se você possui dívidas no seu nome, se houve consultas ao seu CPF nos últimos 180 dias, ofertas de cartões e contas digitais disponíveis para você, o seu score e, por último, quantos contratos e quais estão registrados no seu CPF (cartão de crédito, consórcio, contas de consumo, cheque especial, crediário).

Consultar o CPF no SPC 

Consultar o CPF online no SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) também é uma possibilidade. Porém, é importante saber que esta opção não é gratuita. 

Para pesquisar seu CPF no site do SPC Brasil, basta acessar o site oficial e clicar em “consultar o CPF” apresentado na página inicial. Você será direcionado para a página de consulta, onde encontrará as opções de pacotes disponíveis. 

O pacote mais barato custa R$9,90 e, ao concluir sua consulta, você encontra um leque de informações sobre a situação do seu CPF, como:

  • Registro de inadimplência;
  • Informações cadastrais;
  • Último endereço e telefone vinculado;
  • Registro de título protestado em cartório;
  • Informações do Poder Judiciário;
  • Crédito concedido no CPF;
  • Registro de cheque lojista;
  • Consultas realizadas em seu documento, nos últimos 6 meses;
  • Alerta de documentos, mediante registro de furto junto à CDL ou à Associação Comercial.

Consultar o CPF pelo celular?

É possível fazer a consulta do CPF pelo celular. Basta acessar o site da Receita Federal, Boa Vista, SPC ou Acordo Certo no navegador do celular ou baixar o aplicativo da Boa Vista ou SPC e seguir as mesmas orientações.

Agora que você já conhece as principais formas de consultar o CPF online, existem algumas informações que você precisa saber. Dá só uma olhada!

Consultar o CPF abaixa o score?

Consultar CPF não abaixa o score de crédito, mas existem outros fatores que podem afetar diretamente a sua credibilidade e, consequentemente, a sua pontuação. Alguns deles são: 

  • Dívidas em seu nome;
  • Não pagar as contas em dia;
  • Fazer pedidos excessivos de crédito como no caso de empréstimos;
  • Dados desatualizados nos serviços de proteção ao crédito como a Boa Vista.

Confira nosso artigo sobre score de crédito e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e veja dicas para aumentar o score.

Posso consultar de terceiros?

Se, por algum motivo, você deseja consultar o CPF de outra pessoa, saiba que o próprio SPC Brasil oferece essa possibilidade.

Assim como para realizar a consulta do seu CPF, consultar o CPF de terceiros pelo SPC tem um custo mínimo de R$9,90 e deve ser realizado acessando o site oficial

Além dessa opção, você também pode consultar o CPF de outra pessoa diretamente no site da Receita Federal, para isso, basta informar o CPF e data de nascimento que você terá acesso à informação da situação cadastral daquele CPF.

Conclusão

Como você pôde perceber, o CPF é o principal documento dos brasileiros e reúne muitas informações sobre nós.

Por isso, é muito importante manter a sua situação regular e o seu nome limpo, já que em muitos momentos, a situação do seu CPF e nome vão favorecer ou impedir conquistas importantes para a sua vida.

Perguntas Frequentes
  1. Como saber se o CPF está sujo?

    Para saber se o seu CPF está sujo, basta consultar seu CPF em sistemas como Boa Vista, SPC e Acordo Certo e conferir se há pendências no seu nome.

  2. Como consultar o CPF pelo celular?

    Consulte seu CPF pelo celular acessando o site da Boa Vista, SPC Brasil ou Acordo Certo. Caso prefira, você pode ainda fazer o download do aplicativo da Boa Vista ou do SPC Brasil e conferir a situação do seu CPF.

  3. CPF restrito, o que significa?

    Ter o CPF com restrição quer dizer que você possui algum tipo de pendência em seu nome. A causa mais comum para ter o CPF restrito é a falta ou atraso no pagamento de contas. Porém, existem outros motivos que também podem levar o seu CPF à restrição, confira!

    – Se você deixou de votar e não justificou; 
    – Se seu cadastro na Receita Federal estiver incorreto ou incompleto;
    – Se você deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física;
    – Uma dívida que já foi paga, mas a empresa não atualizou a informação no Sistema de Proteção ao Crédito.

    O primeiro passo para regularizar a situação do seu CPF é buscar entender o motivo para que isso tenha acontecido, logo depois, você precisará se informar sobre quais são as medidas necessárias para resolver a situação.

9 respostas para “Consultar o CPF Grátis Online: Como Fazer?”

  1. Lidiomar Silveira Santos disse:

    Eu estou disimpegado não tem como pagar

  2. Valdeci Batista cascalho disse:

    Oi boa noite.que tipo de acordo que vcs diz que fiz com vcs que me cobram mas não vejo valor ,assinatura, nada,então me mande, a data do acordo, o valor,e o algo assim.

    • Williane disse:

      Oi, Valdeci! Tudo bem?
      Para verificar as informações do acordo que você realizou com a gente, basta acessar http://www.acordocerto.com.br, logar com os seus dados de acesso e ir até a aba “Meus Acordos”, lá você encontrará todas as informações importantes sobre o seu acordo.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  3. Joseli feliciana da cruz disse:

    Muito bom !!! Ter essas opções bom dia

  4. Joseli feliciana da cruz disse:

    Parabéns pôr nós esplicar e ajudar a chegar esse momento que todos deseja limpar o nome

    • Williane disse:

      Oi, Joseli! Ficamos muito felizes em ajudar nesse passo tão importante para uma vida financeira mais saudável! Conte sempre com a gente 🙂

  5. Sueli Silva Souza disse:

    gostei de quitar minhas dúvidas mais no momento estou desempregada como fazer pra pagar quais a forma de pagamento vcs tem pra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.