Você está precisando consultar o RG pelo CPF? Entenda passo a passo como fazer a consultar de forma simples. Acesse já e confira!

Como Consultar o RG pelo CPF

Se você precisa pegar informações da sua carteira de identidade, basta consultar rapidamente o RG pelo CPF na internet, através site do INSS. É simples, fácil e prático e você pode fazer isso pelo celular mesmo. Veja o passo a passo. 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Como consultar o RG pelo CPF?

Muitas vezes saímos de casa com pressa para resolver pendências e acabamos esquecendo itens importantes, como nossos documentos RG e CPF.  

Mas pode relaxar, pois esse problema tem solução e ela é bem fácil: na verdade, é possível descobrir o número de um documento através de outro.  

Devido ao trabalho recente de digitalização de dados dos cidadãos, hoje em dia muitos processos são feitos 100% de forma online, inclusive a emissão de RG. 

Se várias informações nossas já estão cadastrados nos bancos de dados dos governos, que tal então usar isso a nosso favor?  

Passo a passo para puxar RG pelo CPF 

Passo 1: Entre no site do INSS 

  • O processo é muito fácil e é todo feito pela internet. Primeiro, acesse o site Meu INSS.
  • Se você já tiver entrado neste site antes, basta colocar seu CPF e senha. 
  • Mas se você vai acessar o site do Governo pela primeira vez, será necessário criar login.  

Passo 2: Fazer login no site do governo 

Quando acessar o site do INSS, você verá um botão azul dizendo “Entrar com gov.br”. 

Como forma de melhorar a segurança no ambiente digital, o governo desenvolveu este tipo de login, que centraliza diversos serviços dados e facilita seu acesso. 

Para criar o login, é fácil: basta colocar o número do seu CPF e preencher as informações solicitadas para criação de cadastro, como senha, nome completo, data de nascimento, etc.   

Se você já tem um cadastro, basta acessar então através do seu CPF e senha. 

Passo 3: Acesse seu cadastro no site do INSS 

Ao entrar no portal “Meu INSS”, você verá algumas opções, como “simulador de aposentadoria”, extrato de contribuição, etc. 

Como nosso foco é ver o número do RG, ignore estas opções de serviços e confira o menu que está no topo da tela.  

O menu tem fundo brando, com as seguintes opções: Meu Cadastro, Autenticidade de Documentos, Encontre uma Agência, Sobre o Meu INSS. Clique em Meu Cadastro.  

Passo 4: Encontre seus dados básicos 

Na página “Meu Cadastro” você vai ver todos os seus dados importantes, como seu nome completo, nome do pai e da mãe, data de nascimento, país de origem, etc.  

Logo abaixo, tem a sessão “Documentação”. É nela que você encontrará a numeração da sua identidade, também conhecida como RG! 

Além disso, você pode verificar outros documentos também, como:  

É possível ver o número do RG pelo CPF através de aplicativos? 

Sim, é possível! 

O processo também é bem fácil e parecido com o que ensinamos acima. 

Passo 1: Vá na lojinha do seu celular 

Todo smartphone tem a loja de apps: no Android é a Play Store e nos iPhones é a App Store.  

Abra sua lojinha de apps e procure por “Meu INSS”.  

Passo 2: Baixe e acesse o app Meu INSS 

Faça o download deste aplicativo. Após isso, abra o aplicativo e faça login no seu cadastro do Governo. 

A partir daqui o processo se repete: se você já tem conta no site do Governo, basta fazer login com CPF e senha. Caso não tenha, é só criar sua conta.  

Passo 3: Confira seu cadastro 

Ao fazer login no aplicativo, ele irá pedir uma autorização de uso de dados pessoais.  

Se você negar e não permitir acesso aos seus dados, não será possível conferir suas informações. Por isso, clique em “Autorizar”, pois assim o app poderá te mostrar o número da sua carteira de identidade e outros dados importantes. 

Por fim, ainda dentro do app, clique nas três barrinhas que ficam no canto superior esquerdo.  

Ao clicar, vão aparecer diversos serviços. Clique em “Meu Cadastro” 

Agora é só arrastar a tela até encontrar a informação “Identidade”. Pronto, você conseguiu puxar seu RG pelo CPF! 

Como saber meu RG por outros documentos 

O número do seu RG é muito importante, por isso, além de poder consultar RG online pelo CPF, você também poderá encontrar a numeração em diversos outros documentos que têm na sua casa, como por exemplo: 

  1. Em certificados
  2. Na sua carteira de motorista (CNH) 
  3. Na nova carteira de identidade 
  4. No seu cadastro no plano de saúde e convênio 
  5. Em vários tipos de contratos como no de aluguel, nas contas de telefonia e internet, em empréstimos, carnês, etc. 

RG deixará de existir?

Sim, em algum momento no futuro o RG deixará sim de existir, pois somente o CPF único será necessário para cadastros, registros e etc. Entretanto, estamos em um momento de transição, afinal esta nova regra foi estabelecida recentemente (janeiro de 2023) e essas grandes mudanças levam tempo para serem implementadas no país inteiro.  

Como tirar segunda via do RG

Para entender como tirar segunda via do RG, o primeiro passo é entrar nos portais oficiais do seu Estado e seguir as instruções de emissão. Por exemplo, em São Paulo o portal oficial é o Poupatempo, já no Rio de Janeiro, é possível ir até o Detran ou no Rio Poupatempo. 

O que é RG?

A carteira de identidade, Registro Geral, ou somente RG é um dos principais documentos do cidadão brasileiro. Ele serve justamente para identificar cada pessoa brasileira e a partir dele é possível emitir outros documentos, preencher cadastros e formulários, se inscrever em concursos, escolas, faculdades, etc. 

Em cada RG constam algumas informações importantes, como nome completo, filiação, data de nascimento, naturalidade, etc., além da foto e impressão digital. 

Entretanto, com a chegada do Novo RG, é possível adicionar muitos outros dados na carteira de identidade, como o título de eleitor, carteira de trabalho, CNH, NIS/PIS/Pasep, etc.  

Para emitir uma nova via do seu RG e adicionar estas informações, basta agendar um horário em um posto de atendimento que emite este documento na sua cidade e então seguir as instruções.  

O que é CPF?

A sigla CPF quer dizer Cadastro de Pessoa Física e você emite este documento na Secretaria da Receita Federal (pode ser solicitado diretamente no site)

O CPF é formado por 11 números e nesta numeração ficam atreladas diversas responsabilidades e obrigações financeiras dos cidadãos, como sua renda, contas em instituições financeiras, Imposto de Renda, etc. 

Além disso, com o CPF também é possível se cadastrar em benefícios do governo, como INSS, FGTS, cadastro para fazer Cartão do SUS, etc.  

Com sua numeração, você pode ainda verificar como está sua saúde financeira através do score de crédito. Para isso, é só consultar CPF em um dos Órgãos de Proteção ao Crédito.  

Caso seu CPF esteja negativado e você queira ajustar esta situação, basta fazer uma consulta no CPF, conferir propostas para negociação de dívidas e então iniciar os pagamentos dos boletos. Desta forma você deixa seu CPF positivo novamente! 

O que é INSS?

INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social. Na prática, é um órgão público que cuida dos benefícios previdenciários dos brasileiros.  

Entre estes benefícios, podemos citar a aposentadoria (por idade, invalidez ou tempo de contribuição), auxílios (doença, acidente, reclusão), pensão por morte e também auxilio maternidade e família.  

Todos os trabalhadores brasileiros com carteira assinada têm direito à aposentaria, afinal, um pedacinho do seu salário da CLT vai diretamente para o INSS. 

Atualize seu RG para o novo modelo 

Para não ter que passar por essa agonia de procurar o número do seu RG pelo CPF em um momento de urgência, recomendamos que você atualize seu RG para o novo modelo.  

Neste novo RG, além de poder adicionar vários outros documentos, você também contará com uma versão digital do documento que será válida como o RG físico. 

Para obter a versão digital do RG, que inclusive é valida em todo o país, seu documento deve ter sido emitido depois do dia 4 de fevereiro de 2014. Estes contam com a numeração do RG na cor vermelha e um QR Code impresso no verso.  

Caso o seu não esteja dentro desta data, lembre-se que este documento tem validade de 10 anos, então você poderá solicitar uma segunda via quando o seu RG estiver expirado. 

Se o seu já está apto para a versão digital, então basta baixar o aplicativo “RG Digital SP” através da lojinha do seu celular.  

Após baixar, selecione a opção de “Adicionar RG digital”. Em seguida, o app vai pedir para escanear o QR Code que está no verso do seu documento.  

A partir daí, é só seguir os passos sugeridos pelo próprio aplicativo. Veja mais pelo site do Governo de São Paulo. 

Ficou com alguma dúvida? É só mandar pra gente aqui nos comentários!  

FAQ: Perguntas frequentes

Como saber o RG através do CPF?

Você pode saber o RG pelo CPF através do site ou aplicativo Meu INSS. É possível consultar RG online gratuitamente.

Como saber o número de RG de uma pessoa?

Para consultar e saber o número do RG de uma pessoa terceira, é preciso ter mais informações e outros documentos da mesma, como CPF, nome completo e data de nascimento. Não é possível descobrir RG pelo CPF de alguém buscando somente pelo nome dela.

Como verificar o RG?

Para verificar o número do seu RG, basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, fazer o login do Governo e conferir a opção “Meu Cadastro” para ver todas as informações.

Como renovar o RG?

Par renovar, basta marcar uma visita presencial em um ponto de atendimento emissor de documentos, como o Poupatempo, e levar seus documentos atuais, como RG, e certidão de nascimento ou casamento. Lembrando que o seu documento tem que ter atualizado de 10 em 10 anos. Caso o seu já tenha vencido e você precisa renovar, confira como emitir o novo modelo do documento, que é a nova carteira de identidade nacional (CIN). 

Esse conteúdo foi útil?