Consulte seu CPF e negocie suas dívidas

Consulte já

Conta digital: Como Abrir? Qual a Melhor? 

Chega de ter medo da conta digital: aqui vamos te provar como este tipo de conta é confiável, fácil de abrir e as diferenças com a conta tradicional.

Conta digital: Como Abrir? Qual a Melhor? 

Você sabia que já existem mais contas digitais abertas do que habitantes no Brasil? Já são mais de 250 milhões de contas em uma população de 211 milhões de pessoas, é o que mostra uma pesquisa realizada pela empresa idwall. 

A conta digital já está bem presente na vida dos brasileiros, mas mesmo assim ainda tem pessoas que não acham este tipo de conta segura e ainda optam pelas contas tradicionais. Além disso, sempre existem dúvidas sobre este tema, como quais são as melhores opções de contas e os diferenciais de cada uma. E é isso que vamos ver hoje! Continue a leitura.  

O que é conta digital?

Conta digital é uma conta financeira que é feita em uma instituição financeira ou de pagamentos, ou banco ou ainda fintechs, e sua principal caraterística é oferecer todos os serviços financeiros de forma online, através de sites ou aplicativos para celulares.  

As contas digitais deixam os brasileiros mais livres, afinal, não precisam ir presencialmente até uma agência bancária, pois este tipo de conta oferece todos os serviços e operações de forma virtual, como por exemplo:  

  • Fazer transferências, pagamentos e PIX 
  • Controle de cartões de crédito (tanto cartão virtual quanto físico) 
  • Conferir o extrato da conta corrente 
  • Guardar dinheiro 
  • Investir dinheiro 
  • Recarga de celular 

O foco das contas digitais do Brasil é tirar a burocracia longa e estressante dos bancos tradicionais e tornar o processo mais simples, interativo e inclusivo, afinal, qualquer pessoa pode abrir uma conta digital, até mesmo endividados e pessoas com o nome sujo.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como abrir uma conta digital [passo-a-passo]

Cada instituição tem seus próprios passos para a abertura de uma conta digital, mas o que todas tem em comum é que todo o processo é feito digitalmente, inclusive o preenchimento do cadastro, envio de documentos e validação de identidade (mostrar que você é você mesmo).  

Primeiro passo: preencher o cadastro

Os dados e documentos que são solicitados inicialmente no cadastro para abrir uma conta digital são:  

  • Nome completo  
  • RG 
  • CPF 
  • Endereço de e-mail 

Segundo passo: validações

Logo após preencher estes dados iniciais no cadastro, será necessário enviar mais informações, como comprovante de residência e também uma foto dos seus documentos.  

Para que a instituição consiga validar que é mesmo você que está abrindo a conta, geralmente pedem uma selfie sua segurando o seu documento ao lado do seu rosto. 

Terceiro passo: aprovação

Após preencher estas informações e enviar as fotos, a instituições aprovará sua conta digital em algumas horas ou dias.  

CONSULTE SEU CPF

CONSULTE SEU CPF

Diferença de uma conta digital para uma conta tradicional  

A principal diferença entre estes tipos de conta é a forma de acesso aos serviços e o atendimento: enquanto na conta tradicional é possível usar serviços de forma presencial, na conta digital tudo é feito 100% online, através de site (internet banking) ou aplicativo da instituição financeira.  

Por ter somente processos pela internet, as tarifas das contas digitais são bem mais reduzidas, pois o foco é usar tecnologia para reduzir custos de manutenção da conta, por exemplo. Como os bancos tradicionais possuem agencias físicas, então acabam gerando mais custos de manutenção, que no fim são repassados de forma sutil aos clientes. 

Veja abaixo mais diferenças entre os tipos de contas:  

 Conta digital Conta tradicional  
Abertura Processo 100% online e digital, feito por site ou app Processo pode ser feito presencialmente ou online 
Acesso a conta 100% online, por site ou app Site, app ou presencial em agência 
Atendimento 100% online, por chat, central de ajuda ou ainda WhatsApp Atendimento por chat, telefone e presencial em agência 
Gerente de conta Não tem Tem 
Saques Apenas em caixas eletrônicos 24 Horas Em caixas eletrônicos 24 Horas e em agencias do próprio banco 
Depósito Por boleto Por envelope 
Cobrança de taxas  Mais econômica, com taxas mais baixas Taxas de manutenção mais altas 

Quais bancos oferecem conta digital?

São dezenas de bancos que oferecem conta digital no Brasil. Os principais são:  

  1. 1 – Banco Next
  2. 2 – Banco Pan 
  3. 3 – Player’s Bank 
  4. 4 – PagBank  
  5. 5 – Nubank  
  6. 6 – Agibank  
  7. 7 – Banco Inter  
  8. 8 – C6 Bank 
  9. 9 – Superdigital  
  10. 10 – BMG  
  11. 11 – Digio  

Veja mais detalhes sobre os principais exemplos de bancos.  

Banco Next 

O Banco Next foi desenvolvido em 2017 pelo Banco Bradesco, como forma de atender o público mais jovem, que sempre busca por opções de serviços 100% online e digitais.  

A conta corrente digital do Banco Next tem as seguintes vantagens: tem uma versão de conta sem tarifas, saques ilimitados, possibilidade de emitir cartões virtuais e físicos, cadastrar contas em débito automático, recurso “Vaquinha” para juntar dinheiro com um objetivo, área de “mimos” que oferece benefícios de compras como cupons e descontos, etc. 

Banco Pan 

Desenvolvido e pertencendo ao grupo BTG Pactual, é um banco que tem mais de 50 anos e que ainda investe bastante em inovação e tecnologia, por isso está nesta lista entre os melhores bancos com conta digital.  

O Banco Pan oferece rendimentos de até 111% do CDI, saques e TEDs gratuitos, possibilidade de solicitar cartão de crédito, etc. 

Nubank (Nuconta) 

A Nubank existe deste 2013 e é uma das principais contas digitais do país, pois elimina burocracias e oferece bom rendimento também. 

Além disso, a Nubank vem aumentando cada vez mais sua lista de produtos e serviços: hoje é possível até investir diretamente pela conta.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Qual a melhor conta digital?

Para saber qual a melhor conta digital, é importante entender quais são as suas prioridades: você já sabe o que é mais importante para seu dia a dia? Reflita: você quer uma conta mais econômica? Uma conta que tenha maior rendimento? Ou que tenha mais serviços e benefícios?  

Para te ajudar nesta escolha, reunimos alguns critérios:  

  1. 1 – Saques: se você faz muitos saques por mês, o seu principal critério pode ser uma conta digital que ofereça muitos saques gratuitos, como o Banco Next 
  2. 2 – Cartão de crédito: se você quer abrir uma conta digital para poder solicitar um cartão de crédito, talvez o seu critério principal então seja a instituição que ofereça cartões sem anuidade, como o Neon 
  3. 3 – Guardar dinheiro: se sua prioridade é juntar um dinheiro ou montar a reserva de emergência, sua prioridade pode ser a instituição que ofereça mais rendimentos, como o PagBank (até 200% do CDI), Conta Digio (até 130%)e o Banco Pan (103% do CDI) 
  4. 4 – Pacote de serviços e benefícios: Mas se você prefere uma conta com vários serviços e que ofereça benefícios diferenciados, como descontos e cupons para comprar em lojas parceiras, então este pode ser o seu critério, e os bancos Player’s Bank e o Next podem ser a melhor conta digital para você 

Qual conta digital é mais fácil de abrir

Todas as contas digitais são muito fáceis de abrir, afinal, basta baixar um aplicativo no celular ou acessar a internet pelo computador e preencher um formulário, entretanto, de acordo com pesquisas, existem instituições que oferecem uma experiência mais simples e fácil de abertura de conta. São elas: 

  • Next 
  • Superdigital 
  • C6 Bank 
  • Nubank 

CONSULTE SEU CPF

CONSULTE SEU CPF

Qual o banco digital mais seguro?

Todos os bancos que são regulados e supervisionados pelo Banco Central são seguros, pois passam por várias validações para começarem suas atividades e contam com certificados de segurança e proteção de dados também.  

Alguns exemplos de bancos e contas digitais seguras são: Banco Next, Inter, Banco Pan, etc. 

7 mitos e verdades sobre a conta digital

1 – A abertura de uma conta digital é grátis: VERDADE. Todas as contas digitais podem ser abertas através da internet, pelo computador ou celular, de forma gratuita.  

2 – Não é possível fazer saques e depósitos em contas digitais: MITO. O processo é um pouco diferente do que em bancos tradicionais, que fazem depósitos por envelope e saques em baixas eletrônicos do próprio banco, mas mesmo assim ainda é possível. Nas contas digitais geralmente você faz depósitos por boleto bancário, e faz saques em bancos 24 horas.

3 – Quem consegue abrir conta digital também consegue aprovação de cartão de crédito: MITO. Nem sempre as instituições aprovam o cartão de crédito. Elas só aprovam e liberam a função de cartão depois de uma análise de crédito do perfil do cliente. Então mesmo que você abra uma conta digital, isso não e garantia que conseguirá também o cartão de crédito da instituição.  

4 – Contas digitais não tem nenhuma taxa e todos os serviços são gratuitas: MITO. A maioria tem sim serviços gratuitos, entretanto, também existem instituições que cobram taxas, principalmente de serviços mais personalizados. 

5 – Só dá para cancelar uma conta digital presencialmente: MITO. Todos os processos de uma conta digital são feitos pela internet, inclusive o cancelamento.  

6 – Todos os serviços da conta digital são online: VERDADE. Este é o principal objetivo das contas digitais 

7 – Todas as contas digitais disponibilizam o PIX: VERDADE. Todas as instituições regularizadas pelo BC são obrigadas a oferecerem o PIX para seus clientes.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

FAQ: Perguntas frequentes

O que é dígito da conta? 

Também conhecido como dígito verificador da conta, ele é um código que serve para que as instituições financeiras validem se a conta realmente existe. 

Qual banco pode abrir conta para menores de 18 anos? 

Existem várias opções de instituições que permitem a abertura de conta digital para menores de 18 anos. São elas: C6 Bank, Mercado Pago, Banco Inter, entre outros. 

Qual conta digital rende mais? 

Existem algumas opções de bancos que rendem mais do que a taxa comum. Veja alguns exemplos: PagBank (até 200% do CDI), Conta Digio (até 130%) e Banco Pan (103% do CDI). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.