Você já ouviu falar em CPF irregular? Essa situação acontece quando alguma informação relacionada aos nossos dados cadastrais está incompleta ou errados na Receita Federal. 

Pode parecer um problema simples, mas se não é regularizado, essa situação gera muita dor de cabeça no dia a dia, e pode até impedir que você consiga um novo emprego e emita novos documentos. 

Entenda mais essa situação e aprenda como resolver.  

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo ?

O que significa CPF irregular

Ter um CPF irregular significa que você tem pendências no seu cadastro na Receita Federal, que é o órgão que faz a emissão e a administração desse documento.

Quando seu CPF está nessa situação, quer dizer que ele pode estar suspenso, cancelado ou nulo.  

Essas pendências podem acontecer por diversos motivos, como deixar de declarar o imposto de renda, errar ou deixar incompleto alguma parte dos seus dados cadastrais (como data de nascimento, nome da mãe ou número do título de eleitor). 

Como saber se o CPF está irregular?

Para saber se existem pendencias cadastrais no seu CPF e saber se ele está irregular, basta fazer uma consulta diretamente no site da Receita Federal e conferir o comprovante de situação cadastral no CPF.  

Veja como é fácil:  

  1. Entre na página de serviços da Receita Federal aqui
  2. Digite o número do seu CPF 
  3. Digite sua data de nascimento  
  4. Clique em “sou humano”, que é a validação solicitada pelo site 
  5. E depois clique em “consultar” 

Depois de clicar em “consultar”, você terá acesso ao seu comprovante, que conta com os seguintes dados:  

  1. Número do CPF 
  2. Nome 
  3. Data de nascimento 
  4. Situação Cadastral do CPF 
  5. Data de inscrição no CPF 
  6. Dígito Verificador  

Você pode salvar este documento e usá-lo quando solicitado, como para fazer um financiamento, se cadastrar em algum banco ou instituições financeiras, entre outros.  

CPF irregular: o que pode ser?

Quando seu CPF está irregular, pode ser que existam informações erradas ou incompletas no seu cadastro na Receita. Aliás, existem vários tipos de situações cadastrais que mostram essa irregularidade, como CPF suspenso, CPF cancelado e CPF pendente de regularização. Veja mais sobre elas:  

CPF Suspenso

Quando a situação do seu CPF está como “Suspenso”, quer dizer que seu cadastro na Receita federal está incorreto ou desatualizado.  

Na maior parte dos casos, essa situação está diretamente ligada ao seu título de eleitor e nas eleições, sejam elas municipais, estaduais ou federais.  

Para regularizar esta situação, você precisa ir presencialmente em um posto da Receita Federal na sua cidade, ou então em uma agência do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal ou Correios. 

CPF Cancelado

Se o seu CPF estiver cancelado, pode ser que a Receita tenha detectado que você tenha mais de uma numeração de CPF ou que esteja com um bloqueio judicial. O correto é que todo brasileiro tenha apenas um número de CPF, que é único e intransferível.  

Então, para regularizar essa situação, entre no site ou então vá presencialmente em um posto da Receita Federal. 

CPF Pendente de Regularização

Esta situação cadastral está diretamente ligada com o seu imposto de renda de pessoa física: declarar o imposto de renda anualmente é uma obrigação de todo brasileiro, logo, se você não entrega, o seu CPF fica como pendente e irregular.  

Lembrando que essa situação cadastral não está ligada com o pagamento do seu imposto de renda, mas sim a entrega da sua declaração anual, que é quando você mostra para a Receita quais foram seus ganhos, seus gastos, bens adquiridos, dívidas contraídas, entre outros. 

Para regularizar esta situação e retornar a situação de CPF Regular, basta entrar no site ou aplicativo da Receita Federal ou ir presencialmente em uma unidade.  

CPF Nulo

O CPF nulo está relacionado com fraudes na inscrição, e para regularizar, é necessário ir presencialmente na Receita Federal.  

CPF Negativado (também conhecido como nome sujo)

Esta situação não é captada pela Receita Federal, mas é muito comum na vida dos brasileiros.  

Quando você tem uma dívida, seu nome entra nos Órgãos de Restrição ao Crédito e isso deixa seu nome sujo e seu CPF negativado. 

Mas é possível limpar o nome de forma 100% online e com muito desconto, através de acordo de dívida e renegociação na Acordo Certo.  

O que significa ter o CPF irregular na Receita Federal?

Se o seu CPF está com a situação irregular na Receita Federal, isso quer dizer que existe algum problema, principalmente em relação aos seus dados cadastrais, ou com a sua declaração de imposto de renda, ou ainda com seu título de eleitor. 

Quando você deixa de entregar sua declaração do imposto de renda, ou então quando não participa das eleições e não justifica a sua ausência, a Receita Federal detecta esses problemas e altera o status do seu CPF. 

Essa é uma forma de fazer com que o contribuinte vá atrás do problema e regularize suas pendências na Receita Federal, para então evitar problemas e bloqueios relacionados ao CPF.

Como regularizar o CPF irregular

Para regular o seu CPF que está com a situação “Suspensa”, basta fazer um “pedido de regularização do CPF” no site da Receita Federal ou então pelo aplicativo Pessoa Física.  

Veja os passos abaixo: 

  1. Entre no site da Receita Federal, na parte de serviços, ou então clique diretamente aqui  
  2. Preencha as informações do formulário, que são basicamente dados cadastrais como número de CPF, nome, data de nascimento, naturalidade, sexo, título de eleitor, nome da mãe, endereço, CEP, etc. 
  3. Depois de completar todos os campos, clique em “Enviar” 
  4. Depois anote o número do protocolo de atendimento gerado pelo site  

Para completar a regularização, é necessário levar presencialmente este pedido e seus documentos em uma unidade da Receita Federal.  

Documentos necessários para regularizar o CPF

De acordo com a própria página da Receita Federal dentro do site do Governo, os documentos para regularizar o CPF são: 

  • RG: precisa estar atualizado, e em casos de fazer a regularização pela internet, é preciso enviar fotos do lado da frente e do verso do documento 
  • Título de eleitor: é obrigatório apresentar, principalmente quem tem mais de 18 anos  
  • Comprovante de endereço atualizado que contenha o nome da rua, número, CEP, etc. 
  • Foto selfie segurando o RG: para comprovar a sua identidade e conseguir regular seu CPF pela Internet, é necessário mandar uma foto segundado a sua carteira de identidade do RG  

Por fim, para regularizar online, você também precisará ter o número de protocolo em mãos. 

Como regularizar o CPF pela internet

Você pode regular seu CPF de forma online de duas formas: pelo computador, no site da Receita Federal, ou pelo seu celular, através do aplicativo Pessoa Física.  

Para ver o passo a passo para regular o CPF pela internet através do site, basta conferir o tópico “como regularizar o CPF irregular”.

Como consultar o CPF

Para consultar qual é a situação cadastral do seu CPF, basta acessar o site da Receita Federal ou então baixar o aplicativo Pessoa Física, na lojinha do seu celular. Existem a versão do aplicativo para celulares Android e também IOS. 

Mas se você precisa consultar CPF grátis para ver se existem dívidas no seu nome, basta acessar o site da Acordo Certo, digitar seu CPF, preencher seus dados cadastrais e criar uma senha numérica com 6 dígitos.

Depois desse processo, você conseguirá ver débitos pendentes no seu CPF e ainda terá a possibilidade de negociá-los com até 99% de desconto!  

Diferença entre CPF irregular e nome sujo

Estas são situações completamente diferentes: enquanto o CPF irregular mostra que existem problemas relacionados ao seu cadastro com a Receita Federal, o CPF negativado indica que você tem restrições de crédito e que uma empresa credora enviou o seu nome para um Órgão de Proteção ao Crédito, como o SPC ou Boa Vista, e isso deixou o seu nome sujo. 

O CPF irregular tem mais relação com problemas com declaração do imposto de renda e título de eleitor, e o nome sujo está relacionado com dívidas atreladas ao seu CPF, que geram problemas mais voltados as suas finanças, como conseguir linhas de crédito.  

Ambas têm uma consequência em comum: quando você está com CPF irregular ou com o nome sujo, você fica com problemas para conseguir aprovação em financiamentos e empréstimos.  

Consequências do CPF irregular

  1. Não consegue abrir novas contas bancárias  
  2. Fica impedido de movimentar sua conta, sejam elas conta salário ou conta corrente, ou até poupança 
  3. Não pode participar de concurso públicos e vestibulares 
  4. Não pode pedir novos créditos, como empréstimos e financiamentos 
  5. Não pode tirar passaporte 
  6. Não consegue comprar ou vender imóveis
  7. Não consegue fazer o Novo CPF Único, ou Carteira de Identidade Nacional CIN 

FAQ: Perguntas frequentes 

É possível viver normalmente com o CPF irregular? 

Fica bem complicado viver tranquilamente com o CPF irregular, afinal, precisamos movimentar nosso dinheiro para comprar produtos e serviços no dia a dia, e essa situação do CPF impede até simples transações bancárias.
 
Além disso, o CPF irregular também te impede de tirar novos documentos (como CNH e passaporte), se inscrever em concursos públicos, conseguir oportunidades de emprego, pedir novas linhas de crédito (como empréstimo e financiamento), entre outros. 

Onde regularizar o CPF? 

É possível regularizar o CPF de forma online ou presencialmente. Pela internet, você pode pedir a regularização no site da Receita Federal, ou no aplicativo Pessoa Física, também da Receita Federal. Já de forma presencial, basta ir em uma agência dos Correios, ou da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil e solicitar a regularização.  

Qual o valor da taxa para regularizar o CPF? 

A princípio, fazer o pedido de regularização do CPF pelo site da Receita Federal é um processo gratuito. Mas se você optar por ir presencialmente em um dos postos oficiais: o custo para regularizar será de R$7,00 por consulta ou pedido. Esse processo pode ser feito em uma agência dos Correios, ou em uma do Banco do Brasil ou ainda da Caixa Econômica Federal.  

Como regularizar o CPF pelo celular? 

Você pode regular seu CPF através do aplicativo oficial Pessoa Física, da Receita Federal. Ao entrar no app e fazer login com o número do seu CPF, você verá a opção de “serviços CPF”. Ao clicar nele, terá o item “regularização de suspensos”. A partir daí, é só seguir as instruções do próprio aplicativo.  

O que fazer quando CPF está irregular?

Você precisa regularizar seu CPF com a ajuda da Receita Federal, caso ele esteja em situação irregular. Para regular o seu CPF que está com a situação “Suspensa”, basta fazer um “pedido de regularização do CPF” no site da Receita Federal ou então pelo aplicativo Pessoa Física.  

Web Stories