Conheça tudo sobre CPF: o que é, para que serve e a importância do Cadastro de Pessoa Física do dia a dia. Acesse já!

O que é CPF

O principal documento dos brasileiros carrega muitas informações sobre nós: o CPF.

Por isso é tão importante manter sempre seus dados atualizados junto a Receita Federal e suas contas em dia, para evitar as restrições no seu CPF ou até o nome sujo. Mas afinal, o que é CPF? 

Sendo um documento tão importante, muitos brasileiros ainda não sabem o que ele é e muito menos, para que serve. Vamos descobrir juntos?

O que é CPF? 

CPF significa Cadastro de Pessoas Físicas e ajuda a controlar e identificar todo cidadão que reside no Brasil e tem suas obrigações financeiras e fiscais por aqui: Imposto de Renda, emprego, renda (seja ela autônoma ou registrada), contas em banco e por aí vai. 

O número do CPF é composto por 11 dígitos e é disponibilizado pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, obtido por meio de uma base de dados da Receita. Todos os cidadãos maiores de 12 anos são obrigados a ter esse número de identificação. 

O CPF foi decretado em 1968, mas antes disso ele já era conhecido pelo CIC (Cartão de Identificação do Contribuinte) e servia basicamente para controlar as informações fiscais, tornando-se muito mais importante anos depois e fundamental para uma simples abertura de conta poupança.

Atualmente um cidadão sem CPF não consegue nem mesmo tirar seu passaporte, votar ou alugar um imóvel, por exemplo. 

O seu CPF pode estar pendente de regularização por vários motivos, sendo eles: CPF Cancelado, CPF Restrito, CPF “sujo”, CPF Suspenso e por aí vai. Mas vamos te explicar em detalhes cada uma dessas situações e como regularizar o CPF

Para que serve o CPF? 

Como falamos, o CPF não nasceu com a finalidade de identificação pessoal, apenas como controle da Receita Federal. Mas com o tempo e importância que foi sendo colocada nestes 11 dígitos, hoje em dia ele consta inclusive nos novos modelos de RG.  

O CPF não possui nenhum foto de identificação e incluir o seu número no RG e Carteira de Motorista facilita a identificação de todos os dados do cidadão.  

A principal função do CPF ainda é a identificação dos contribuintes no Imposto de Renda, mesmo sendo isentos ou não. Filhos com 12 anos ou mais também precisam deste número de identificação para serem obrigatoriamente incluídos na sua Declaração Anual como dependente. 

Mas hoje em dia o CPF serve para muitas outras coisas. Veja só a lista de algumas “funções” deste documento tão importante: 

  • Abrir conta em banco e principal forma de identificação dos seus clientes 
  • Saúde financeira através dos Órgãos de Proteção ao Crédito: score de crédito, inadimplência através do “nome sujo”, consulta da vida financeira do consumidor para empréstimos, financiamentos, limite de cartão de crédito, crediários e tudo que envolva crédito 
  • Emitir Passaporte 
  • Realizar matrícula em concurso público, universidade, cursos de extensão e profissionalização 
  • Admissão em empregos registrados e não registrados 
  • Contratação de Seguro de Vida, Saúde e Planos de Previdência 
  • Emissão do Título de Eleitor e verificar o comparecimento do brasileiro nas votações 
  • Emissão da Carteira de Motorista 
  • Cadastro em sites de auxílio do Governo Federal, Estadual e Municipal 
  • Cadastro e possibilidade de receber benefícios como INSS, FGTS, etc.
  • Cadastro no Sistema Único de Saúde 
  • Emissão da Certidão de Óbito 
  • Processos Judiciais e Extra Judiciais 
  • Entre outras funções, mesmo não especificados anteriormente. 

Portanto é super importante manter seus dados atualizados, não só emitir seu CPF em si. Sua vida pode literalmente parara caso você não tenha esse documento de identificação. 

Como fazer o CPF? 

A emissão do CPF é simples e nada burocrática, além de poder ser realizada de várias formas, inclusive CPF Online ou CPF Digital, como preferir: 

  • Agência Conveniada da Caixa Econômica Federal ou dos Correios 
  • De segunda à sexta-feira 
  • Preço: R$ 7,00 
  • Entidades Públicas conveniadas, sem custo de emissão
  • Depende da Entidade, confira a lista completa aqui 
  • Preço: Grátis 
  • No site da Receita Federal 
  • Apenas para brasileiro maior de 16 anos e menor de 25 anos que já possua o título de eleitor
  • Preço: Grátis 
  • Diretamente na Receita Federal para os seguintes casos: não residente no Brasil, inscrição de pessoa já falecida, ou se solicitação de órgãos da administração pública em função da incapacidade de comparecimento da pessoa física nas entidades conveniadas (órgãos carcerários para os presos, SUS para os internados).  

Para fazer essa solicitação, lembre de ter todos os documentos em mãos como:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, caso não conste no documento de identificação oficial apresentado a naturalidade, a filiação e a data de nascimento; e 
  • Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral (obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos). 

Para os cidadãos com 16 e 17 anos é necessário também um Documento de identificação oficial de um dos pais e para os menores de 16 anos, o documento que comprove tutela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, do incapaz e se necessário (caso não tenha a Certidão de Nascimento disponível). 

Para te ajudar, deixamos aqui o link do site do Governo do Brasil com todos os links e informações: Inscrever-se no CPF

Caso você precise apenas emitir a sua segunda via do CPF ou a carteirinha de identificação, não deixe de consultar neste site da Receita Federal: Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF.

Existe idade certa para ter um CPF?

Não existe idade certa, aliás, é possível emitir o CPF já nos primeiros dias de um bebê, pois desde 2015 os pais podem solicitar o Cadastro de Pessoa Física enquanto emitem a certidão de nascimento, e assim já adicionar neste mesmo documento.

Pode fazer o CPF antes da identidade?

Caso o nascimento da pessoa tenha sido depois do ano de 2015, a resposta é sim, afinal, o número do CPF já vem na certidão de nascimento, que é o primeiro documento de todos os brasileiros, e só depois a pessoa fará a carteira de identidade RG.

Entretanto, se você ou um dependente seu não nasceu depois do ano de 2015, será necessário seguir o processos normal de solicitação do CPF, ou seja, não será possível tirar o CPF antes do RG, pois um dos documentos solicitados para tirar o CPF é justamente a carteira de identidade.

Como Consultar CPF Online?

Existem várias formas de consultar o status do seu CPF de forma online, mas os canais mais seguros são através dos seguintes sites:

  • Site da Receita Federal
  • Site da Boa Vista
  • Site da Acordo Certo

Vamos conferir um rápido passo a passo sobre como consultar seu CPF pela Acordo Certo? Olha como é fácil:

  1. Entre em nosso site pelo seu celular ou computador: clique aqui
  2. Digite seu CPF no campo indicado e clique em “consultar CPF grátis”
  3. Caso seja seu primeiro acesso, você precisará preencher algumas informações cadastrais, mas é super simples e rápido
  4. No fim, você vai criar uma senha numérica de 6 dígitos
  5. Caso você já tenha acesso ao site, você vai pular direto para a parte de digitar a senha
  6. Agora é só conferir o status do seu CPF e ver se existem pendências no seu nome, como dívidas abertas, atrasadas, etc. Fácil, né?

Como limpar o meu CPF? 

Agora que você já sabe o que é o CPF, para que serve e como emitir, vamos ao assunto que interessa. Como limpar o nome, Consultar o CPF ou verificar meu CPF irregular ou CPF restrito. 

Os mesmos efeitos de não se ter um CPF são válidos para quem está com o CPF irregular. Mas, CPF irregular é diferente de estar com nome sujo. Existem vários fatores que podem restringir o seu CPF e aqui vamos explicar cada uma delas para você e como regularizar: 

  • CPF Suspenso 

Significa que seu cadastro na Receita federal está incorreto ou desatualizado. Na maioria das vezes isso está ligado ao Título de Eleitor e as eleições do seu município, estado ou federais mesmo. 

Como regularizar: Receita Federal, Agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal ou Correios .

  • CPF Cancelado 

O CPF é um número individual, único e intransferível. Caso você tenha mais de um número ou tenha algum bloqueio por alguma decisão judicial, o seu CPF pode ser considerado cancelado. 

Como regularizar: Receita Federal.

  • CPF Pendente de Regularização 

Geralmente quando você deixa de entregar alguma declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Esta declaração é anual e obrigatória.

Vale ressaltar que declarar o IRPF não significa pagar imposto. A declaração é apenas para a receita saber os seus ganhos, seus gastos, seus bens e investimentos, assim como as dívidas. Mesmo que você seja isento (não pague nenhum imposto) ou seja dependente (cônjuge por exemplo), você precisa fazer essa declaração. 

Como regularizar: Receita Federal.

Quando você tem uma dívida, seu nome entra nos Órgãos de Restrição ao Crédito e isso deixa seu CPF negativado.

Mas se você está nesta situação, saiba que nem tudo está perdido, pois é possível limpar o nome de forma justa.

Como regularizar: Negociando e quitando dívidas

Que tal um pequeno guia de como fazer essa negociação para quitar as dívidas e assim limpar o nome? Veja a seguir:

1 – Primeiro de tudo, volte na parte do texto em que explicamos “Como Consultar CPF Online?”, pois tudo começa com esta pesquisa e a identificação das suas dívidas

2 – Após ver quais são as dívidas e as propostas de negociação apresentadas pelos parceiros da Acordo Certo, é hora de fazer um planejamento financeiro e entender o quanto da sua renda mensal ficará comprometida caso você faça um acordo. Lembre-se das contas básicas para sobrevivência, e que o valor do acordo não pode atrapalhar o pagamento destas despesas básicas

3 – Depois de entender seu orçamento, é hora de fechar o acordo! Escolha a melhor forma de pagamento para você. As opção são: boleto, cartão de crédito, pagar à vista ou parcelado

4 – Agora é a parte delicada, em que será necessário muito foco e disciplina: não esqueça de pagar seu acordo religiosamente ANTES do vencimento. Apenas assim você conseguirá quitar a dívida e tirar seu CPF da negativação. Tome muito cuidado para não atrasar, pois se isso acontecer, o acordo é cancelado e você acaba perdendo as condições especiais oferecidas na hora do fechamento da proposta de negociação.

5 – Após pagar todas as parcelas do acordo, é hora de aguardar a mudança do status do seu CPF (de sujo para limpo) e também o aumento do seu score de crédito ?

Como faço para saber o meu CPF?

Seu CPF pode estar em vários outros documentos, como no novo RG digital, na CNH, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e até mesmo na certidão de nascimento, por isso, antes de tudo, busque a numeração do seu CPF nestes outros documentos.

Mas se você infelizmente perdeu seu número de CPF e não tem a numeração em nenhum outro documento, então será necessário entrar em contato com a Receita Federal, pois não é possível consultar CPF pelo nome.

Para isso, você pode mandar um e-mail para eles solicitado ajuda para regularizar seu CPF. Geralmente, eles pedem outro documento para analisar o caso, como o RG. Veja os passos no site oficial. Não esqueça de conferir, no final da página, os diferentes endereços de e-mail para enviar as informações, pois cada um deles atende um estado diferente do Brasil.

É possível ainda ir presencialmente em uma unidade de atendimento da Receita Federal (conhecida também como Unidades de Atendimento ao Contribuinte). Para fazer desta forma, será necessário marcar um horário na unidade mais próxima da sua casa. O agendamento pode ser feito pela internet.

Nesta página estão todos os endereços das unidades de atendimento espalhadas pelo Brasil. Clique no seu Estado, e depois na sua cidade. Em seguida, confira os serviços prestados na unidade que você escolheu e siga para o agendamento do horário. Para casos de CPF, as opções são: Serviços de CPF (consulta, inscrição, alteração e regularização de CPF Suspenso).

CPF irregular pode gerar problemas com a Receita Federal?

Sim, o CPF irregular gera uma série de problemas que atrapalham muito a vida do brasileiro no dia-a-dia.

Como o seu CPF é cadastrado pela Receita Federal, é este órgão que administra o status do CPF e consequentemente gera os problemas para as pessoas, como por exemplo:

  • Bloqueios em contas bancárias: com o CPF irregular, você não consegue abrir e nem movimentar contas correntes, poupanças, digitais, etc.
  • Também não consegue pedir novos créditos, como empréstimos, financiamentos, cartões de créditos, etc.
  • É impedido de fazer grandes compras ou vendas, como imóveis
  • Os benefícios são bloqueados, como o recebimento de aposentadoria
  • Fica impedido de tirar novos documentos, como passaporte

3 dicas para proteger seu CPF nas redes sociais

A internet chegou para ajudar muito as nossas vidas, entretanto, existe um lado bem negativo, que são os golpes e fraudes.

É por isso que fizemos uma pequena lista que vai te ajudar a se prevenir de golpes e fraudes e proteger seu CPF principalmente nas redes sociais:

  1. Não compartilhe seus dados em desafios da internet
  2. Sempre confira o cadeado de segurança dos sites
  3. Monitore e consulte seu CPF com frequência

Veja mais a seguir:

1 – Não compartilhe seus dados em desafios da internet

Com frequência vemos desafios ou “correntes” aparecerem nas redes sociais, e rapidamente muitas pessoas participam.

Por exemplo, há um tempo atrás, estava acontecendo nos Stories do Instagram um desafio para as pessoas compartilharem suas chaves PIX, e outro desafio para desenharem suas rubricas.

Este tipo de informação é muito delicada e não deveria ser compartilhada assim na internet, afinal, muitas chaves PIX são justamente o número do CPF, e as rubricas são usadas para validar documentos importantes.

Por isso, por mais que muitas pessoas estejam compartilhando e participando destes desafios, tente ficar de fora quando tiver que envolver alguma informação ou documento seu, ok?

2 – Sempre confira o cadeado de segurança dos sites

Antes de acessar qualquer site, até mesmo as redes sociais, confira se do lado do endereço existe um ícone de cadeado. Este ícone significa segurança e mostra que o site é verdadeiro e validado.

Você encontra este ícone sempre no seu navegador de internet (Google Chrome, Firefox, Safari, Edge, etc.), lá no canto superior esquerdo, ao lado do endereço do site.

Nunca acesse sites que não possuem este cadeado de segurança, pois podem ser falsos e feitos justamente para a aplicação de golpes e fraudes.

É possível até encontrar sites que replicam perfeitamente as páginas do Facebook e Instagram, mas que na verdade são de mentira e servem só para fazer as pessoas caírem em golpes.

Então fique de olho no cadeado, hein?

3 – Monitore e consulte seu CPF com frequência

Já explicamos aqui como consultar seu CPF de forma fácil. Como é um serviço gratuito, consulte o seu com frequência para ver se não existem movimentações estranhas.

Se caso notar que tenham pendências no seu nome que você não reconhece, entre em contato com a instituição o mais rápido possível.

Conclusão 

Independente do que seja, manter o seu CPF regularizado e limpo é a melhor forma de ter uma vida emocional, financeira e profissional bem sucedida. O CPF é o principal documento que você carrega além de outro com foto de identificação como o RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte. 

Portanto, seja qual for o problema com seu CPF, regularize. Mantenha seus dados atualizados, fuja de fraudes e sempre fique atento aos golpes de clonagem de CPF.

Fazer consultas recorrentes, pelo menos 2 vezes por ano no site da Receita Federal e também nos sites da Acordo Certo ou Consumidor Positivo, te permite verificar qualquer movimentação suspeita no seu número de identificação do CPF. 

Ele é único e intransferível. Seja realizar sonhos ou até mesmo conquistar um emprego, esses 11 dígitos valem ouro para você. 

Pense nisso! 

E se precisar, conte com a gente para consultar o CPF grátis, conferir o seu Score de Crédito e claro, negociar as suas dívidas. 

Consulte seu CPF e negocie suas dívidas com até 99% de desconto! É rápido, fácil e 100% online.

Na Acordo Certo, sua negociação é feita em um ambiente seguro e de maneira totalmente transparente.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?