Consulte grátis seu score de crédito

O que é Débito Automático? Conheça Vantagens e Desvantagens 

Se você quer ganhar agilidade ao pagar faturas, boletos e contas recorrentes, então o serviço de débito automático é para você

O que é Débito Automático? Conheça Vantagens e Desvantagens 

Que a vida é muito corrida a gente nem precisa dizer né? Temos que trabalhar, estudar, arrumar a casa, cuidar dos filhos e também cuidar das contas da casa, que chegam todos os meses repetidamente.  

Pensando nestes pagamentos “repetidos”, os bancos desenvolveram o serviço de débito automático, que é justamente para você não perder tanto tempo pagando boletos e organizando todos os meses as mesmas contas.  

Conheça tudo sobre este serviço e como cadastrar as suas contas em débito automático.  

O que é débito automático?

O serviço de débito automático, disponível em bancos e instituições financeiras, serve para programar pagamentos de contas recorrentes, ou seja, aquelas que você recebe todos os meses, como a conta de água, luz, telefone, internet, gás, entre outras.  

Mas não esqueça: para pagar a conta cadastrada no débito automático, você precisa ter o saldo na sua conta corrente!

Como funciona

O débito automático funciona como um robô, que te ajuda a pagar suas contas na data combinada.  

Depois de cadastrar o pagamento de uma conta como débito automático, é o seu próprio banco que fará o pagamento desta conta de forma automática, descontando o valor dela do saldo da sua conta corrente.

Se você não tiver saldo no dia em que o débito automático é cobrado, então o pagamento não é feito, mesmo estando programado.  

Há também a possibilidade desse pagamento ser feito com o cheque especial, o que é bastante perigoso, pois os juros são bem altos.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como solicitar o débito automático?

Cada banco faz a liberação do débito automático de diferentes formas, mas aqui estão alguns passos que você pode seguir: 

  1. 1 – Primeiro, acesse o seu banco pelo aplicativo ou internet banking 
  1. 2 – Depois, pegue uma conta que é recorrente, por exemplo a de água 
  1. 3 – Faça o cadastro desta conta no seu banco: vá até a área de “débito automático” no aplicativo ou internet banking 
  1. 4 – Depois, é hora de procurar a empresa que faz a cobrança da sua conta: veja as opções de serviços, órgãos ou concessionaria disponíveis para cadastrar débito automático no seu banco. No Banco Next por exemplo, é possível cadastrar contas de consumo (água, luz, telefone, gás, assinaturas etc.), tributos (municipais, estaduais e federais, contribuições do INSS e outras) e ainda convênios, seguros, financiamentos, escolas e mais.  
  1. 5 – Agora preencha as informações da sua conta, como Estado, tipo de serviço e nome da empresa que faz a cobrança 
  1. 6 – Finalize colocando o “código de identificação”, também conhecido como “identificação de débito automático” ou “código do consumidor”: este código está presente em todos os boletos 
  1. 7 – Revise a data de pagamento 

Prontinho! Agora é só acompanhar suas contas sendo pagas de forma automática, sem que você precise parar para digitar um número gigante de código de barras e nem imprimir o boleto – o planeta agradece! 

Como cancelar o débito automático?

Se você pode cadastrar um débito automático, você também pode cancelar: para fazer isso, é necessário ir ao aplicativo ou internet banking onde você cadastrou e cancelar o serviço.  

Em alguns bancos, também e possível cancelar este serviço através dos canais de atendimento, como chat e e telefone. Tudo depende dos canais que o seu banco disponibiliza.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como colocar a fatura do seu cartão de crédito em débito automático?

Para pagar sua fatura do cartão de crédito também no débito automático, basta conferir se o seu banco oferece esse serviço e depois cadastrar a conta.

Cada banco tem suas próprias regras e passos para fazer o cadastro, mas no geral é bem fácil e todo o processo pode ser feito pelo seu celular, no aplicativo do banco.  

Muitos bancos e fintechs já oferecem este serviço. Para te mostrar um exemplo mais prático, trouxemos o passo a passo do Banco Next

  • Primeiro, acesse o app do Banco Next 
  • Depois, vá até a opção “Perfil” e de pois em “Configurações de Pagamento” 
  • Em seguida, escolha a opção “cartão de crédito” e escolha “débito automático” 
  • Agora é só salvar! 

Vantagens do débito automático

  • É um serviço gratuito oferecido pelos bancos 
  • É fácil de usar e dá para cadastrar tudo pelo celular  
  • Evita atraso em pagamentos e consequentemente o endividamento e o nome sujo
  • Você pode escolher pagar sua conta de forma antecipada, o que aumenta seu score 
  • Alguns bancos oferecem benefícios para as pessoas que colocam as contas no débito automático, como descontos, pontos de relacionamento, etc.  

Desvantagens do débito automático

  • Se você não tiver uma boa organização financeira, tem que ter muito cuidado com o débito automático para não pagar contas duas vezes e para não esquecer de pagar outras contas que não estão no débito automático 
  • Para quem conta com uma renda variável, pode ser mais difícil controlar os pagamentos em débito automático 
  • Há a possiblidade de existirem cobranças indevidas (valores errados sendo descontados) 
  • Se a conta corrente não tiver saldo e o cheque especial estiver ativado, o cliente entrará neste crédito, que é um dos créditos que possuem os juros mais altos do mercado 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como o débito automático afeta minhas finanças pessoais?

O débito automático pode afetar de forma positiva ou negativa a sua vida financeira. 

Se você for uma pessoa organizada, que já anota todos os seus gastos, que sabe exatamente o quanto entra e o quanto sai da sua conta mensalmente e que tem as parcelas do cartão de crédito sob controle, então o débito automático pode afetar positivamente sua saúde financeira.  

Para as pessoas já organizadas, o débito automático entra como um facilitador, tornando mais prático o pagamento de contas e podendo até melhorar o score de crédito, pois é possível cadastrar as contas para serem pagas com antecedência, que é uma atitude que faz o score subir.  

Entretanto, se você não tem tanto controle do seu dinheiro e não acompanha de perto os seus gastos, então o débito automático pode atrapalhar e prejudicar a sua saúde financeira. 

Já que as contas são pagas de forma automática, então podem acontecer pequenas variações dos valores pagos nas contas, e se você não acompanhar essas alterações, pode acabar gastando mais dinheiro. 

A mesma coisa para o pagamento da fatura do cartão de crédito no débito automático: se ela já será paga automaticamente, algumas pessoas deixam de olhar o valor da fatura, o que pode ser bem perigoso. 

Devo usar o débito automático?

Sim, se você já for uma pessoa organizada financeiramente, você deve usar sim o débito automático para ganhar tempo no seu dia e aproveitar a ajuda deste serviço para controlar seus pagamentos.  

Entretanto, se você não tem um dia fixo para receber sua renda ou se tem chances de perder o controle financeiro por causa do débito automático, então evite usá-lo.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Cuidados

Existe um grande cuidado que você deve ter ao usar o débito automático: o cheque especial.  

Se o seu dinheiro entra na conta corrente de forma separada durante o mês, ou os dias e valores dos seus pagamentos acabam variando bastante, então o débito automático pode te prejudicar justamente por causa do cheque especial. 

Que tal um exemplo? 

A conta de água do Pedro está agendada para ser paga todo dia 10 de cada mês. Entretanto, o Pedro é autônomo, e por isso precisa prestar vários serviços para receber sua renda.  

Neste mês, o Pedro prestou poucos serviços antes do dia 10 e o dinheiro que recebeu teve que usar para pagar o aluguel. Mas e então, o que acontece com a conta de água que estava no débito automático? Não vai ter dinheiro na conta corrente para que o boleto seja pago! 

Então, no dia 10, a conta é cobrada automaticamente, mas não existia o saldo completo na conta corrente do Pedro. Entretanto, o banco do Pedro oferece cheque especial, e este crédito estava ativado. Ou seja, quando a conta de água foi cobrada e não tinha o saldo completo, então ela acabou sendo paga com o cheque especial, que é como um empréstimo, mas com juros muito altos.  

Como o Pedro só percebeu que a conta tinha sido paga com o cheque especial muitos dias depois, então o banco foi cobrando juros, o que aumentou o valor da conta de água e tornou a despesa muito mais cara do que era no início.  

Neste exemplo, vimos que o Pedro acabou entrando no cheque especial por conta do débito automático.

E então, neste exemplo, o que poderia ser feito?  

  • 1 – Ele poderia ter colocado a data do pagamento para outro dia, talvez no fim do mês, quando já tivesse mais dinheiro
  • 2 – Ele poderia pedir para o banco desativar o serviço de cheque especial 
  • 3 – Ele poderia pagar a conta diretamente, sem cadastrar no débito automático 

Este é o principal cuidado que você tomar ao cadastrar contas no débito automático! 

O débito automático diminui score? 

Não, cadastrar contas no débito automático não diminui o seu score! Na verdade, fazer esse cadastro pode até te ajudar a melhorar o seu score, pois você evita de atrasar contas e também tem a possibilidade de fazer os pagamentos com antecedência. 

 Você só terá problemas com o score se ficar sem saldo na conta corrente, deixar uma conta ser cobrada no débito automático e então cair no cheque especial, como citamos no exemplo anterior.  

FAQ: Perguntas frequentes

Débito automático cai que horas? 

Cada banco tem seus horários de funcionamento, então, o pagamento das contas em débito automático pode acontecer a qualquer momento durante as 24 horas de um dia. Aqui vai uma dica: muitos bancos fazem cobranças ou pagamentos automáticos logo de manhã, então, garanta que vai ter o valor na sua conta corrente já nas primeiras horas do dia.  

É possível fazer débito automático em conta poupança? 

Sim, é possível, mas não esqueça de verificar se o seu banco oferece essa função. Alguns exemplos de bancos: Bradesco, CAIXA Econômica e Banco do Brasil.  

O que significa identificador do débito automático? 

Este é o código que você vai precisar para adaptar uma conta no débito automático. Ele é encontrado em um boleto de uma conta e pode ter outros nomes também, como: “código de identificação”, “identificação de débito automático” ou “código do consumidor”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.