Diferenças entre conta salário e conta corrente

Tem dúvidas sobre conta salário e conta corrente? Aqui te explicamos as diferenças e vantagens de cada modalidade. Confira!

Diferenças entre conta salário e conta corrente

Você começou a trabalhar em uma nova empresa e eles te pediram para abrir uma conta salário? Se essa situação já aconteceu com você, saiba que ela é bem comum, pois a conta salário ajuda as empresas a se organizarem na hora de programar os pagamentos dos colaboradores. 

A conta salário conta com benefícios, como não fazer a consulta de CPF dos trabalhadores, ou seja, ela pode ser aberta por pessoas endividadas e negativadas. Mas é claro que por ser focada no recebimento de salários, este tipo de conta tem várias restrições se comparada a uma conta corrente.  

Neste conteúdo vamos te explicar todas as diferenças entre estas modalidades de contas, assim você conseguirá analisar a melhor opção para você neste momento. Vamos lá? Siga a leitura.  

Como funciona uma conta salário?

A conta salário é aquela focada para receber salários, vencimentos e benefícios, como pensões e aposentadoria por exemplo.  

É importante destacar que somente as empresas empregadoras podem solicitar a abertura e o encerramento de uma conta salário para seus colaboradores, através de uma carta de recomendação e encaminhamento para o banco e agência.  

Ou seja, se você trabalhador quiser este tipo de conta, será necessário que a sua empresa solicite a abertura, pois você não conseguirá abrir diretamente sozinho.  

Ela funciona com algumas restrições, afinal, seu foco é movimentar as receitas entre empregador e empregado.  

Na conta salário do Banco do Brasil, por exemplo, não é possível que outras instituições financeiras façam depósitos na conta salário, pois somente a empresa empregadora pode fazer depósitos de créditos. Aliás, a maioria dos bancos que oferecem este tipo de conta tem esta restrição também.  

NEGOCIE SUAS DÚVIDAS

Como funciona uma conta corrente?

A conta corrente é aquela mais comum e que é super completa, pois você pode movimentar como quiser, sem restrições de empregador, como existe na conta salário.  

Ela existe na maioria dos bancos e pode ser gratuita, individual, em conjunto, etc.  

Com a conta corrente, você garante grande liberdade financeira e um grande leque de serviços e produtos, como:  

  • Pedir cartão de crédito 
  • Fazer PIX 
  • Cadastrar constas em débito automático 
  • Solicitar créditos, como empréstimos e financiamentos 
  • Movimentar seu saldo como quiser, sem restrições 

NEGOCIE SUAS DÚVIDAS

Qual a diferença entre uma conta salário e uma conta corrente?

Existem várias diferenças, pois a conta salário é bem mais restrita do que a conta corrente. Com a conta corrente você fica muito mais livre para receber receitas de qualquer lugar e movimentar seu dinheiro como quiser, enquanto na conta salário existem alguns impedimentos, justamente por ser uma conta exclusiva para receber os valores apenas da sua empresa empregadora.  

Veja algumas das diferenças:  

 Conta salário Conta corrente 
Acessar conta por app ou internet banking É possível em alguns bancos É possível 
Cartão de débito É possível pedir É possível pedir 
Saques É possível fazer, mas existem bancos que colocam limites mensais  É possível fazer 
Movimentação e transferência do saldo  É possível movimentar, mas de forma restrita: apenas para outras contas em que o consumidor seja titular também É possível movimentar livremente 
Cartões de crédito Não tem É possível pedir cartão de crédito após análise de crédito do consumidor 
Movimentar cheques Não é possível movimentar É possível movimentar  
Cheque especial Não tem É possível habilitar 
Conta conjunta Não tem: só é possível ter um titular da conta É possível solicitar 
Depósitos  Somente o empregador pode depositar  É possível, de forma  ilimitados e sem restrições 
PIX Não é possível fazer PIX*. De acordo com o Banco Central, o PIX só é permitido entre contas correntes É possível e de forma ilimitada 
Débito automático Não tem  É possível colocar diversas contas em débito automático 

*Informação validada em Abril de 2022. Podem existir mudanças na sistemática a qualquer momento.  

NEGOCIE SUAS DÚVIDAS

Quais os benefícios da conta salário?

Apesar de existirem restrições na conta salário, ela também tem benefícios, como poder abrir conta mesmo tendo score de crédito baixo ou nome sujo e negativado.  

Além disso, você também garante o recebimento do seu salário de forma rápida, sem tarifas extras para manutenção da conta e com serviços especiais oferecidos pelo banco.  

As empresas geralmente pedem a abertura desta conta pois já estão acostumadas a trabalharem com um determinado banco. Ou seja, se você opta por receber através de outro banco que não seja o indicado pela sua empresa empregadora, pode ser que o seu salário demore algumas horas a mais para cair, se comparado com aqueles que mantem o recebimento de salário na conta indicada pela empresa. 

Então, nossa recomendação é que você siga a recomendação da sua empresa empresadora, caso ela solicite a abertura de uma conta salário ou de uma conta corrente em um determinado banco, assim você não prejudica seus recebimentos e nem a relação com seu empregador.  

Quem pode ter conta salário

Todos os trabalhadores podem ter uma conta salário, independente de restrições e dívidas no CPF ou score baixo. A única regra é que a empresa empregadora tenha uma parceira ou convênio com um banco e que ela faça o encaminhamento da abertura da sua conta salário.  

Como comentamos, só é possível abrir este tipo de conta se a empresa onde você trabalha fizer o pedido para você, afinal, ela servirá apenas para o deposito dos salários e vencimentos.  

Aliás, é ela quem escolhe em qual banco será aberta a conta salário. Isso acontece para que a própria empresa ganhe produtividade no dia a adia, na hora de agendar os pagamentos de salários e benefícios.  

NEGOCIE SUAS DÚVIDAS

Quais bancos possuem conta salário?

Apesar de ser seus patrões que escolhem em qual banco a sua conta salário será aberta, é possível conferir as diferenças entre eles e as vantagens de cada um. São várias opções de bancos disponíveis no mercado, então veja abaixo os benefícios de alguns deles:  

Banco do Brasil

Na conta salário do Banco do Brasil é possível receber salários e também aposentadorias, vencimentos e pensões.  

As vantagens de abrir conta no BB são:  

  • Possiblidade de emitir cartão de débito 
  • Saque dos saldos da conta 
  • Emissão de extratos da conta 
  • Movimentações na conta podem ser feitas pelo internet banking ou aplicativo oficial do Banco do Brasil 
  • Possibilidade de transformar a conta salário em conta corrente (conta completa do BB) 

Bradesco

Para que a sua conta salário seja aberta na Bradesco, é necessário que sua empresa tenha um convênio com eles. Além dos salários, também é possível receber vencimentos pensões e aposentadoria (menos beneficiários do INSS).  

Os benefícios de abrir a conta salário pelo Bradesco são:  

  • Emissão do cartão de débito sem tarifas 
  • Pagamentos e agendamento de contas 
  • Consulta do saldo e extrato da conta  
  • Saques 
  • Fazer recargas de celular pela conta  

Itaú

No Banco Itaú também é possível ter uma conta salário com os seguintes benefícios:  

  • Conta sem taxas 
  • Até 5 saques  
  • Até 2 emissões de extrato do saldo por mês
  • Possibilidade de fazer portabilidade para outras instituições 

NEGOCIE SUAS DÚVIDAS

O que posso fazer com a minha conta salário

Os principais recursos em comum em todos os bancos são: transferir o saldo da conta salário para outras contas em que você também seja o titular, fazer saques, emitir um cartão físico de débito, conferir o extrato da conta e fazer a portabilidade do salário para que o saldo seja transferido automaticamente para outra conta.  

Além dessas possiblidades, cada banco também oferece diferenciais pontuais, como a possiblidade de fazer recargas de celular no Banco Bradesco, transformar a conta salário em conta corrente no Banco do Brasil e acesso a aplicativo para gestão financeira no Santander.  

Pode descontar dívida da conta salário?

O banco não tem permissão de fazer descontos de dívidas na sua conta salário, a não ser que exista um contrato específico para esta ação e que você tenha combinado isso previamente com a instituição.  

Caso algum desconto aconteça sem você saber, entre em contato imediatamente com o banco para entender a situação, pois se você não combinou isso antes, não é permitido nenhum desconto de acordo com o artigo 649 do Código de Processo Civil.  

banner-curso-endividado

Estou devendo no banco, posso abrir conta salário?

Você poderá abrir uma conta salário independente da sua situação financeira e restrições. Ou seja, mesmo que precise limpar o nome, esteja endividado ou com score baixo, o banco não pode negar de abrir um conta salário para você. 

O requisito solicitado é apenas o encaminhamento da empresa empregadora ou comprovante empregatício.  

NEGOCIE SUAS DÚVIDAS

Para concluir, aqui vai nossa dica bônus: veja a possibilidade de portabilidade 

Após conhecer mais as diferenças entre conta salário e conta corrente, você deve ter percebido que a segunda opção tem mais benefícios e é mais flexível. 

Mas e se sua empresa pediu para você abrir uma conta salário em uma instituição que você não é acostumado a usar? A resposta desta pergunta é: faça a portabilidade!  

O melhor a se fazer é o que sua empresa empregadora pediu, ou seja, seguir com a abertura da conta salário. Mas isso não significa que você precisa usar somente esta conta.  

É para isso que existe a portabilidade de salário, que é quando você pede para seu banco preferido “buscar” os valores depositados na sua conta salário e trazer para a conta corrente que você mais usa no dia a dia.  

Então, se você usa contas digitais como a Next, Digio, Nubank, Neon e qualquer outra, procure pela opção de portabilidade e torne sua rotina financeira mais prática.  

Conte conosco caso fique com dúvidas! 

NEGOCIE SUAS DÚVIDAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.