Será que você tem dívida negativada? TUDO sobre dívida negativada: o que é, como funciona, as diferenças entre dívida atrasada e negativada e os benefícios em quitar.

Dívida negativada

O problema do nome sujo está muito presente no nosso país: já são mais de 64 milhões de dívidas negativadas, ou seja, 4 em cada 10 brasileiros estão com o CPF negativado e tiveram uma dívida atrasada que chegou nos Órgãos de Proteção ao Crédito, de acordo com pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). 

Mas afinal, só atrasar uma conta já a transforma em uma dívida negativada? Como a dívida entra na negativação? Quem manda o seu nome para os birôs de crédito?  

Aqui explicamos tudo para você! Siga a leitura.  

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. ?

O que é a dívida negativada? 

Ter uma dívida negativada significa que você deixou de pagar uma conta para uma empresa, e depois de um tempo ela pediu para um birô de crédito inscrever seu CPF na lista de nomes sujos

Ou seja, quando você deixa de pagar uma conta, as empresas credoras te cobram várias vezes. Após um período, como forma de ainda recuperar este dinheiro, elas enviam notificações te informando que irão inscrever seu nome em um órgão de Proteção ao Crédito, como Boa Vista, SPC ou Serasa.  

Se depois desta notificação você ainda não conseguir pagar a conta, então as empresas de fato pedem que seu nome seja inscrito nos birôs de crédito.  

Essa inscrição gera restrições de crédito e score baixo, afinal, ela significa que o seu nome ficou sujo.  

E a grande responsável por isso é a dívida negativada.  

Diferença entre dívida negativada e dívida atrasada 

De forma simplificada: todas as dívidas negativadas são dívidas atrasadas, mas nem todas as dívidas atrasadas se transformam em dívidas negativadas. 

Você pode ter várias contas atrasadas, mas nem todas elas serão dívidas negativadas, afinal, nem todas as empresas mandam o seu nome para a negativação.  

Toda dívida negativada já foi apenas uma dívida atrasada, ok? Mas nem toda dívida atrasada fica uma dívida negativada. 

Por exemplo: se você esquecer de pagar sua conta de água, você não será negativado imediatamente. Nesta fase, você tem apenas uma dívida atrasada. Se não retornar nenhuma cobrança e tentativa de negociação da empresa, então elas vão negativar seu nome por causa dessa conta de água, e só aí você fica com uma dívida negativada. 

Para manter o bom relacionamento com o cliente, as empresas costumam aguardar um período em média de 30 a 60 dias antes de mandar o nome para a negativação. 

Durante este período, a empresa irá fazer cobranças e até tentar negociar para conseguir recuperar o dinheiro e reduzir a inadimplência. 

Quanto tempo fica uma dívida negativada? 

Uma dívida fica negativada por até 5 anos.  

Depois desses anos, os Órgãos de Proteção ao Crédito precisam tirar a negativação deste débito e também limpar o nome, ou seja, tirar as restrições que estão registradas no seu CPF.  

Mas fique atento: mesmo que a dívida saia dos birôs de crédito, ela não some do mapa não viu?  

Na verdade, a empresa credora que é dona da dívida ainda pode te cobrar, mesmo que ela não esteja mais negativando o seu nome.  

E a nossa recomendação é: sempre pague as suas dívidas, mesmo que seja uma dívida caduca, ou seja, que já tenham passado estes 5 anos.  

Mesmo que elas saiam dos birôs e não deixem mais seu nome sujo, essa dívida ainda fica no seu cadastro e enquanto ela estiver pendente, ela trará várias desvantagens para sua vida financeiras, como:  

  • Irá reduzir a sua pontuação score Boa Vista 
  • As instituições financeiras não vão te oferecer novos cartões 
  • Seu limite de cartão de crédito não irá aumentar automaticamente 
  • Os bancos não vão aprovar pedidos de empréstimos e financiamentos 

Benefício de quitar uma dívida negativada

Ao pagar uma dívida negativada, você garante vários benefícios para sua vida financeira, como: 

  1. Limpar o nome 
  2. Ficar sem restrições de crédito 
  3. Aumentar score de crédito ao garantir mais pontos 
  4. Aumentam as oportunidades de contratar créditos, como empréstimos, cartão de crédito
  5. Sua saúde mental melhora, afinal, você tira uma preocupação das suas costas  

Como consultar dívidas negativadas? 

É muito fácil conferir quais são as dívidas registradas no seu nome: basta consultar seu CPF na Acordo Certo! 

Quando você consulta o CPF, além de conferir suas dívidas, nós também te mostramos quais delas estão negativando o seu nome na Boa Vista SPC. 

Aparece assim para você: 

Primeiro você confere a sua pontuação score de crédito e o monitoramento do seu CPF, ou seja, quantos pontos você ganhou ou perdeu nos últimos meses.  

Logo abaixo, irá aparecer uma caixinha escrita “Encontramos essas dívidas que está negativando o seu nome na Boa Vista SCPC”. E então, você vai conferir quais são as dívidas e as empresas que negativaram o seu nome.  

Como pagar a dívida negativada? 

Você também pode negociar as suas dívidas negativadas aqui na Acordo Certo através de negociações com até 99% de desconto! 

Funciona assim: 

  1. Consulte o CPF no nosso site 
  2. Se for o primeiro acesso no site, será necessário preencher algumas informações e criar uma senha de 6 números 
  3. Quando você entrar na plataforma, você já vai conseguir ver todas as suas dívidas, e aquelas que estão negativadas ficarão separadas e destacadas   
  4. E para pagar tais dívidas, tanto as normais quanto as negativadas, basta clicar nelas e ver as oportunidades e ofertas de negociação que nossos parceiros oferecem 
  5. Selecione o acordo certo para você, escolhendo as formas de pagamento e a quantidade de parcelas que prefere
  6. E pronto! Você já consegue fechar o acordo de dívida no mesmo momento, de forma 100% online e segura 

“Não esquece de pagar o boleto até o vencimento, senão a dívida não vai embora hein?” Eduardo Feldberg – Primo Pobre

@acordocerto Dica do dia com o @Eduardo Feldberg l Primo Pobre 💙 #dividas #primopobre #acordocerto #renegociaçãodedívidas #educacaofinanceira #financaspessoais #dinheiro #cartaodecredito ♬ Funk de Natal – Dj Rique Sales

E a nossa dica final é: sempre consulte seu CPF para evitar dívida negativada 

Para ficar por dentro da sua saúde financeira e acompanhar de perto as variações do seu score de crédito, consulte com frequência o seu CPF. 

Desta forma, você vê se existem novas dívidas, evita que suas dívidas fiquem negativadas e ainda consegue resolver rapidamente se caso acontecer algum golpe ou cobrança indevida no seu nome: quanto mais rápido você conferir algo estranho no seu CPF, mais rápido você consegue resolver o problema. 

E não se esqueça: conte com a Acordo Certo para melhorar sempre o seu bem-estar financeiro. 

FAQ: Perguntas frequentes 

Paguei a dívida e meu nome continua negativado. O que fazer?  

Mas afinal, o que significa negativado? Quando quitar a pendência, eu saio dessa situação? As empresas credoras têm até 5 dias úteis para solicitar a remoção do seu nome nos Órgãos de Proteção ao Crédito, e esse período começa a contar à partir da compensação bancária do pagamento, ou seja, quando acontece a baixa dele. Se depois deste período a empresa não retirar o seu nome, então você deve pedir ajuda e entrar em contato com a empresa credora. Caso não tenha nenhum retorno, você pode acionar o Procon ou um advogado.

Como saber a empresa que negativou meu nome? 

Para saber qual empresa negativou o seu nome e entender qual é a dívida negativada, basta fazer uma consulta de CPF. Esta consulta pode ser feita em diversos locais, por exemplo no site da Acordo Certo ou em um dos canais de atendimento dos birôs de crédito, como a Boa Vista, que pode ser no site ou central telefônica.
  
Ao consultar, você descobre quais são as dívidas ainda pendentes no seu nome e confere quais delas estão negativadas. 

Como localizar uma dívida antiga? 

Para localizar dívidas, sejam elas atuais ou antigas, basta fazer uma consulta de CPF no site da Acordo Certo ou então consultar os históricos do Registrato, site oficial do Governo. 

É seguro pagar dívidas na Acordo Certo?

Sim, com certeza! Um dos motivos para negociar e pagar dívidas com a nossa ajuda é que somos parceiros oficiais de mais de 40 empresas renomadas. Isso quer dizer que a Acordo Certo oferece a oportunidade de fazer negociação de dívidas online com diversas empresas, de vários segmentos. Veja alguns exemplos: Negociar Fatura Claro, Negociar Vivo Contas Atrasadas, Renegociação Bradesco, Renegociação Itaú, etc.