Consulte seu CPF e negocie suas dívidas

Consulte já

E-Título: O Que É? Como Fazer e Usar?

Baixe já o e-Título e fique com tudo pronto para votar nas próximas eleições! Ele é cheio de vantagens e recursos e você pode ter o seu em só 7 passos. Confira!

E-Título: O Que É? Como Fazer e Usar?

O documento e-Título já está presente na vida dos brasileiros desde 2018, e aos poucos vem conquistando seu espaço. 

Desde sua criação, ele já passou por reformulações que o deixaram muito mais fácil e prático de usar.  

E não precisa se preocupar: para tirar o seu e-Título para as próximas eleições, não precisa pagar nada e nem ir presencialmente em algum lugar. 

Continue a leitura para descobrir tudo sobre esta nova versão do título de eleitor.  

O significa título de eleitor?

O título de eleitor é um documento obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos, que comprova que o cidadão está inscrito no Tribunal de Justiça Eleitoral e que está apto para votar nas eleições do Brasil.  

Neste documento, estão presentes informações como:  

  • Nome completo do eleitor 
  • Data de nascimento 
  • Número do título de eleitor 
  • Zona eleitoral e número da seção de votação 
  • Cidade 
  • Estado 

Brasileiros que tem entre 16 e 17 anos, mais de 70 anos ou que são analfabetos não são obrigados, mas podem emitir o título de eleitor e participar das votações de forma facultativa.  

Atualmente é possível emitir a primeira via do documento direto pela internet. Para isso, é necessário digitalizar os seguintes documentos:  

  • Carteira de identidade RG (frente e verso) 
  • Comprovante de residência atual 
  • Comprovante de débito com a Justiça Eleitoral (quando tiver) 
  • Comprovante de quitação do serviço militar (reservista) para homens  

Com estes documentos digitalizados, é só entrar no site TituloNET e começar o atendimento à distância.  

Saiba mais no site oficial da Justiça Eleitoral.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Existe título de eleitor digital?

Sim, existe um aplicativo título de eleitor digital, e ele se chama e-Título. 

Com ele é possível votar através do celular ou tablet, pois o documento digital é válido para qualquer eleição e apresenta todas as informações necessárias, como zona de voto, seção, endereço, etc.  

O que é e-Título?

O e-Título é um aplicativo desenvolvido pelo Tribuna Superior Eleitoral, e é a versão digital do documento Título de Eleitor, obrigatório para todos os brasileiros a partir de 18 anos e opcional para aqueles que tem 16 ou 17 anos.  

Ele é um app que pode ser instalado em celulares ou tablets Android ou IOS que conta com todas as informações necessárias para que o eleitor participe das votações, como zona eleitoral, situação do cadastro, endereço de votação, documentação de quitação eleitoral, etc.  

Como funciona?

O aplicativo funciona através de um dispositivo móvel, como celular ou tablet, e para obtê-lo, basta baixar e-Título na lojinha do seu celular e criar o seu login de acesso. 

Esta versão digital substitui o título de eleitor físico, entretanto, se o seu e-Título não tiver foto, então será necessário levar um documento físico com foto, como o RG.  

Veja como funciona e o que é possível fazer com o seu e-Título: 

  • Ver número de título de eleitor 
  • Conferir zona eleitoral com endereço completo 
  • Consultar locais de votação 
  • Ver situação cadastral 
  • Emitir certidão de quitação eleitoral 
  • Emitir certidão de crimes eleitorais 
  • Se cadastrar como mesário voluntário 

CONSULTE SEU CPF

CONSULTE SEU CPF

Como baixar o e-Título?

Para baixar título de eleitor digital, é só seguir os passos abaixo:  

  1. 1 – Procure o aplicativo pelo nome “e-Título” 
  2. 2 – Certifique-se que o aplicativo é o oficial: basta conferir quem é o desenvolvedor, que no caso é o Tribunal Superior Eleitoral (essa informação está logo abaixo do nome do aplicativo) 
  3. 3 – Depois de conferir, baixe o app na Play Store (Android) ou App Store (IOS) 
  4. 4 – Abra o app e se for sua primeira vez acessando, ele irá pedir algumas validações e o famoso “check” nos Termos de Uso 
  5. 5 – Depois de conferir os termos, é só preencher seus dados, como seu nome, nome da mãe e do pai, data de nascimento e CPF 
  6. 6 – Responda as perguntas para mostrar para o aplicativo que você é você mesmo (validação de identidade) 
  7. 7 – Crie uma senha de 6 números para acessar sempre o aplicativo 

Pronto, agora você não precisa mais do título de eleitor físico! 

Como colocar foto no e-Título?

Se você já cadastrou a sua biometria (cadastro da impressão digital), então a sua foto aparecerá automaticamente no e-Título, depois de finalizar seu cadastro e gerar a senha. 

Entretanto, se você ainda não cadastrou a biometria, então será necessário levar um documento com foto além do e-Título no dia da votação.  

Para colocar foto no e-Título, é preciso cadastrar a sua biometria em um cartório eleitoral, entretanto, desde 2020, o serviço de cadastramento biométrico está suspenso devido a pandemia de covid19, para então atender o Plano de Segurança Sanitária.  

É por esse motivo também que os eleitores não serão impedidos de votar em 2022 caso ainda não tenham a biometria cadastrada, afinal, o cadastramento teve que ser interrompido para evitar aglomerações.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como votar com o e-Título?

Para votar com o e-Título, basta levar o seu celular ou tablet do dia da eleição, abrir o aplicativo e apresentar as informações de eleitor ao mesário presente na sua zona eleitoral.  

E lembre-se: caso seu e-Título não tenha foto, é só apresentar seu RG ou CNH junto com as informações do seu celular ou tablet.  

E-Título: vantagens e desvantagens

O e-Título tem muito mais vantagens do que desvantagens! Confira abaixo:  

Vantagens: 

1 – Mais segurança: o e-Título com a biometria aumenta a segurança na identificação do eleitor, pois valida de forma mais eficaz a identificação do mesmo e evita que outra pessoa vote em seu lugar  

2 – Evita esquecimentos no dia da votação: hoje em dia, é muito mais fácil esquecer os documentos do que esquecer o celular em casa, não é verdade? E esta é uma vantagem do e-Título, pois você sempre terá acesso a ele pelo celular 

3 – A justificativa de ausência pode ser enviada mais facilmente: o e-Título também facilita o envio da justificativa de ausência, pois pega inclusive a sua localização através do aplicativo. Esta funcionalidade fica disponível no dia das eleições, das 7h às 17h.  

4 – É possível emitir documentos de forma prática: pelo e-Título, você conseguirá emitir facilmente as certidões de quitação eleitoral e também as de crimes eleitorais. Antes, era necessário ir presencialmente fazer estas emissões 

5 – Fácil acesso: centenas de dispositivos móveis, entre celulares e tablets, comportam o aplicativo e-Título.  

Desvantagens: 

1 – Dispositivo sem bateria:  para conseguir usar as funções do e-Título, é necessário que o celular ou tablet tenham bateria. Já pensou chegar no dia da votação e o seu celular descarregar bem na hora? Por isso, antes de usar o e-Título, certifique que o seu dispositivo esteja com a bateria carregada. 

2 – Dificuldades para baixar o app: se o seu celular ou tablet for Android com uma versão anterior a 6.0, então você não conseguirá fazer o download do aplicativo. É necessário também ter internet para baixar o app, então é importante que você se programe para baixar e completar o cadastro quando estiver em um local com Wi-fi ou com pacote de dados disponíveis no seu celular ou tablet (3G, 4G). 

CONSULTE SEU CPF

CONSULTE SEU CPF

Como imprimir e-Título?

O aplicativo e-Título não tem opção para fazer a impressão das informações, inclusive, não é necessário imprimir o seu e-Título. A ideia é usá-lo através do seu celular ou tablet.  

FAQ: Perguntas frequentes

Por que não consigo baixar o app? 

O Tribunal Superior Eleitoral informou que o e-Título não está disponível para ser baixado em celulares Android com versão anterior a 6.  Esta foi uma medida tomada para melhorar a segurança do aplicativo, pois celulares com esta versão de Android são mais suscetíveis a ataques e golpes maliciosos.  

O título de leitor impresso continua valendo? 

Sim, mas para usar a versão impressa, você ainda terá que apresentar também seu RG ou CNH no dia da votação.  

Como emitir certidão de crimes eleitorais? 

Basta entrar no aplicativo e-Título e acessar a aba “Mais opções”. Nela, você encontrará a opção de emitir a certidão. Estará escrito assim “Emita sua certidão de nada consta criminal eleitoral”. A emissão é gratuita.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.