Empréstimo com garantia: Como Conseguir?

Se você procura um empréstimo com juros mais baixos, as modalidades de empréstimo com garantia podem ser uma ótimas opções para você.

Empréstimo com garantia: Como Conseguir?

Se você precisa de um empréstimo com mais facilidades e juros mais baixos para conseguir quitar, o empréstimo com garantia pode ser uma ótima opção. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é uma modalidade onde o consumidor oferece algum bem como garantia à instituição em troca de crédito. Assim, é possível conseguir juros mais baixos e até mesmo prazos maiores para pagar.

A garantia nada mais é do que esse bem — que pode ser um carro ou imóvel, por exemplo — que é colocado no contrato do empréstimo para, no caso de não ser possível quitar a dívida, servir de pagamento.

Taxas de juros menores

Esse tipo de modalidade oferece taxas de juros menores por conta de o risco para a instituição financeira ser reduzido.

A garantia é oferecida para incentivar que o consumidor cumpra com o pagamento do empréstimo, já que, em caso negativo, o bem atrelado ao acordo é tomado.

Pagamento como compromisso

A ideia é diminuir o risco de o valor devido não ser integralmente pago. Além disso, saber que o bem colocado em garantia pode ser tomado funciona como um incentivo para que o cliente mantenha os pagamentos em dia. As instituições podem aceitar diversos bens como garantia: o imóvel, o veículo, joias e até mesmo o seu próprio salário.

Empréstimo com garantia de imóvel

Também conhecida como refinanciamento de imóvel ou home equity, o empréstimo com garantia de imóvel é a linha de crédito com as menores taxas de juros do mercado.

Como dito acima, a garantia do seu empréstimo é o seu próprio imóvel. Portanto, o valor do crédito deve estar relacionado com o valor do imóvel (que é estipulado por um especialista). Como o objetivo da instituição que oferece o empréstimo com garantia de imóvel é reduzir ao máximo os riscos de prejuízo, a análise de crédito é bem detalhada.

Com o passar do tempo, um imóvel tende a ser valorizado. Assim, o pagamento do empréstimo pode ser dividido em até 20 anos. Porém, mesmo com a propriedade colocada como garantia, é necessária a comprovação de renda para que o consumidor prove que tem como arcar com as parcelas ao longo do período de tempo estipulado.

Documentos necessários

Serão solicitados documentos como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovantes de renda e residência. Além disso, também é preciso apresentar a documentação do imóvel como a Matrícula, Certidão Negativa de Débito, Capa de IPTU, entre outros.

O empréstimo com garantia de imóvel também pode ser solicitado se você tem pequenas restrições no seu nome.

Empréstimo com garantia de veículo

Nesta modalidade, também conhecida como refinanciamento de veículo, a garantia é o seu automóvel. Mesmo com juros um pouco mais altos do que o de imóvel, é uma boa alternativa que vem com juros mais baixos do que os de empréstimo pessoal.

Ao solicitar o empréstimo com garantia de veículo, o consumidor tem a opção de continuar utilizando o carro normalmente e pode até mesmo vendê-lo — mas, em caso de venda, o valor deve ser destinado ao pagamento da dívida.

Também, o carro deve estar no nome de quem solicitou o empréstimo, o que o torna, de fato, garantia da instituição até que o pagamento da dívida seja finalizado.

Documentação solicitada

A documentação também é mais simples e é possível conseguir o valor solicitado mais rapidamente, em média dentro de uma semana.

No caso de refinanciamento de veículo, para solicitar, não é permitido ter restrições no CPF. Os juros e condições de pagamento estão diretamente relacionadas ao perfil do consumidor e à situação do veículo (conservação, modelo e ano).

Em caso de não pagamento, a instituição financeira pode ter a posse do veículo e, então, levá-lo a leilão para quitar o restante da dívida.

Se você tem pendências no seu CPF, existem algumas alternativas de empréstimos para você, confira nosso artigo sobre empréstimo para negativado. Além disso, aqui na Acordo Certo,  você pode quitar suas dívidas de forma rápida e segura, consulte os acordos disponíveis para você em nosso site.

4 respostas para “Empréstimo com garantia: Como Conseguir?”

  1. Veras disse:

    Quero quitar minhas dívidas e limpar meu nome

    • Williane disse:

      Oi! Que maravilha! Esse é o primeiro passo para organizar a sua vida financeira. Acesse o nosso site http://www.acordocerto.com.br, consulte seu CPF e confira as ofertas de negociação disponíveis para você. Lá você encontrará condições que cabem no seu bolso, com descontos de até 99% para limpar o seu nome.

  2. Marco Aurélio figueira disse:

    Olá boa tarde como faço para fazer um empréstimo de r$ 3000

    • Williane disse:

      Oi, Marco! Tudo bem?
      Para conseguir ter acesso a um empréstimo, basta procurar seu banco de confiança ou fintechs especializadas neste tipo de produto e verificar as ofertas e condições disponíveis para você.
      Qualquer dúvida, estamos por aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.