Consulte seu CPF e negocie suas dívidas

Consulte já

Empréstimo com Juros Baixo: Como fazer? 

Para sair de um sufoco financeiro ou de uma emergência, o empréstimo com juros baixo pode ajudar: veja quais são os tipos e como pedir o seu hoje mesmo.

Empréstimo com Juros Baixo: Como fazer? 

Os boletos não param de chegar, mas parece que nosso dinheiro está sempre mais curto… E na hora do aperto, o que fazer? 

Uma solução muito famosa entre os brasileiros são os empréstimos, que ajudam a sair do sufoco em um momento financeiro difícil ou que até salvam em situações de emergência.  

Hoje em dia existem vários tipos, mas afinal, qual deles é o melhor empréstimo com juros baixo? Quais são as modalidades que existem e como fazer? Confira tudo neste post! 

O que é um empréstimo?

Um empréstimo é um produto financeiro, oferecido para pessoas físicas e jurídicas por empresas relacionadas com dinheiro, como bancos, instituições financeiras e fintechs.  

Este tipo de produto de crédito serve para emprestar dinheiro para quem está precisando, e ele é contratado após os dois lados (cliente e instituição financeira) combinarem, em um contrato, um prazo para pagamento do empréstimo e também a taxa de juros que será acrescida no valor que foi emprestado.  

Ao contrário do financiamento, onde é necessário ter um motivo para pegar o dinheiro emprestado, como comprar uma casa ou um carro, no empréstimo não é necessário ter um motivo pré-definido. Ou seja, o valor emprestado pode ser usado como a pessoa quiser, sem ter que apresentar o motivo para o banco.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como funciona a taxa de juros do empréstimo?

A taxa de juros dos empréstimos funciona através de três fatores, que são os juros, as taxas e o prazo de pagamento que foi acordado no contrato. Logo, quanto maior for o tempo para quitar o empréstimo, maior serão os juros e taxas cobradas.  

Geralmente, a taxa de juros é calculada de acordo com o valor inicial que foi pego emprestado com uma instituição financeira, somado com os juros que foram cobrados no mês anterior.  

Taxa Selic

A Taxa Selic é a taxa básica da economia. Ela é muito usada como referência pelos bancos e instituições financeiras para determinar as cobranças de juros em qualquer tipo de empréstimo.  

Por isso é tão importante ficar de olho nas notícias de altas e baixas da Taxa Selic: quanto maior estiver a taxa, maiores serão as cobranças de juros em um empréstimo.  

Em junho de 2022, a Taxa Selic está em 13,25% ao ano.  

A menor taxa Selic que já existiu foi 2% ao ano, em 2020, e a maior ultrapassou 100% ao ano, e ocorreu em 1989, quando o país estava passando por um momento de hiperinflação.   

Custo Efetivo Total – CET

Além das famosas taxas de juros que já citamos, é importante lembrar que existem outros tipos de cobranças embutidas em um empréstimo: a junção desses custos é conhecida como CET, ou Custo Efetivo Total. 

O CET é composto por tarifas e impostos, como: 

  • IOF (Operações Financeiras): cobrança obrigatório presente em empréstimos, financiamentos, etc. Na contratação de um empréstimo, geralmente o valor do IOF vem informado no contrato 
  • Tarifas relacionadas à Cadastro ou Análise de Crédito: não é uma cobrança obrigatória, mas muitas instituições financeiras adicionam no CET os custos que tiveram para fazer análise de crédito do consumidor 
  • Seguro: Também não é obrigatório, mas alguns bancos adicionam a cobrança para ter uma segurança maior, para casos de o cliente perder o emprego e não conseguir mais pagar as parcelas do empréstimo 

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

Como fazer empréstimo com juros baixo? 

O primeiro passo para conseguir empréstimo com juros baixos é manter o seu score de crédito com uma pontuação alta (veja aqui como aumentar seu score) e limpar o seu nome, caso ele esteja sujo.  

Quando uma pessoa já está endividada e pede um empréstimo para uma instituição financeira, ela acaba correndo o risco de ter o pedido negado, ou então de ter o crédito aprovado, mas com taxas e juros mais altos do que o normal, afinal, ela já se comprometeu antes, mas não conseguiu cumprir com os pagamentos da dívida. 

Por esse motivo, os bancos acabam sendo mais cautelosos antes de liberar um novo crédito para as pessoas que estão com o nome sujo.  

Então, para conseguir juros baixos em um empréstimo, primeiro foque em quitar as dívidas que estão em aberto e em limpar o seu nome, ok?  

Já o segundo passo para conseguir empréstimo com juros baixos é procurar a modalidade de crédito que mais atende a sua necessidade, comparar as taxas de juros entre os bancos e fazer simulações, para assim garantir a melhor condição para seu bolso. 

Para isso, recomendamos que você conheça mais sobre os seguintes tipos de créditos, que são muito conhecidos por obterem os juros mais baixos:  

  1. 1 – Empréstimo com Garantia de Imóvel 
  2. 2 – Empréstimo com Garantia de veículo 
  3. 3 – Empréstimo FGTS (ou Antecipação do Saque Aniversário)
  4. 4 – Empréstimo 13º Salário (ou Antecipação do 13º)
  5. 5 – Empréstimo Consignado
  6. 6 – Empréstimo Pessoal

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Qual o empréstimo com juros mais baixo?

Existem diversas modalidades de empréstimos no mercado hoje, como empréstimo pessoal, consignado, FGTS, com garantia de imóvel e veículo, entre outros, então para descobrir qual deles possui a taxa mais baixa, é importante conferir todas essas opções.  

Dê uma olhada nestes exemplos de empréstimos e o menos juros encontrados em cada um: 

Tipos de empréstimos Menor juros ao mês 
Empréstimo com Garantia de Imóvel 0,75% (Finanzero) 
Empréstimo FGTS 0,99% (Banco do Brasil) 
Empréstimo Consignado 1,23% (Banco CCB Brasil) 

Empréstimo com Garantia

O empréstimo com garantia é um tipo de produto financeiro onde você oferece um bem que está no seu nome (como sua casa ou carro) para uma instituição financeira, e em troca você recebe crédito.  

Logo, se caso você não conseguir pagar o empréstimo com garantia, o banco tem a liberdade de ficar com o seu bem e colocá-lo em leilão, a fim de quitar a dívida do empréstimo.  

Assim como na maioria dos empréstimos, para conseguir a aprovação deste, será necessário passar por uma análise de crédito.  

Empréstimo FGTS

O empréstimo FGTS também é muito conhecido como Antecipação do Saque aniversário.  

Ele é um tipo de crédito onde você precisa optar pela modalidade Saque Aniversário do FGTS para ter acesso a ele, e então, os bancos usam o seu saldo FGTS como garantia do pagamento do dinheiro emprestado.  

Muitos bancos oferecem este tipo de empréstimo com juros baixos, como o Banco PAN, Banco do Brasil, Itaú, entre muitos outros. 

Empréstimo Consignado

Já o empréstimo consignado é um tipo de crédito pessoal que é exclusivo para pessoas que tem carteira assinada (CLT), ou que são aposentados, pensionistas, ou ainda servidores públicos.  

Este crédito é bem conhecido pois as suas parcelas são descontadas diretamente do holerite do salário (folha de pagamento), ou do benefício recebido.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimos?

Existem várias opções de fintechs, bancos e instituições financeiras com taxas de juros baixas em empréstimos, como o Banco do Brasil, a Juros Baixos, a Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, etc.  

É essencial fazer uma pesquisa no mercado para comparar não somente as taxas de juros, mas também os custos “extras” como o CET, que já falamos por aqui.  

Tabela da taxa de juros por banco

Reunimos exemplos de ótimas empresas que oferecem modalidades diferentes de empréstimos e que contam com taxas de juros bem baixas! Confira:  

Instituição Financeira Tipos de empréstimos Menor juros ao mês 
Finanzero Empréstimo com Garantia de Imóvel 0,75% 
Creditas  Empréstimo com Garantia de Imóvel 0,99% 
Banco do Brasil  Empréstimo FGTS 0,99%  
Juros Baixos  Empréstimo com Garantia A partir de 0,99% 
Banco PAN Empréstimo Consignado 1,20% 
Caixa Econômica Federal Empréstimo FGTS 1,49% 
Bradesco  Empréstimo Consignado 2,14% 

6 formas de conseguir crédito com juros baixos  

No geral, para conseguir as taxas de juros mais baixas, é importante ter uma boa saúde financeira e também fazer várias simulações e comparações entre os bancos, para enfim encontrar as melhores condições para você.  

Veja mais algumas formas de conseguir:  

  1. 1 – Limpe seu nome antes de pedir um empréstimo: desta forma você consegue juros mais baixos e condições mais atrativas  
  2. 2 – Pesquise e conheça todas as modalidades de empréstimos do mercado 
  3. 3 – Faça simulações e descubra quanto ficará o valor final do empréstimo  
  4. 4 – Antecipe o 13º Salário 
  5. 5 – Antecipe o Saque-aniversário  
  6. 6 – Utilize plataformas online de empréstimos 

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

E para finalizar, vamos deixar mais 3 dicas de ouro 

Você deve ter percebido que são inúmeras opções de empréstimos e de instituições financeiras que oferecem boas condições e juros baixos, né?  

Entretanto, queremos reforçar mais uma vez: antes de pedir qualquer crédito, confira como está o seu score de crédito e também consulte seu CPF.  

Quando seu score está baixo, você acaba conseguindo condições ruins para contratar um empréstimo, pois as instituições financeiras, depois de analisarem o seu perfil de crédito e conferirem sua pontuação, acham que você pode apresentar riscos de inadimplência e assim dificultam o seu acesso as linhas de crédito.  

E não precisamos nem falar que isso piora quando você está com dívidas em aberto e o nome sujo, não é? Ao consultar seu CPF, você confere se existem pendências no seu nome e tem a possibilidade de fazer uma negociação de dívidas, para assim melhorar sua saúde financeira, restaurar sua reputação nos bancos e conseguir ótimas condições em um empréstimo. 

Depois de conferir seu score e consular seu CPF, também garanta que você terá um bom parceiro ao seu lado na hora de fechar um empréstimo.  

Isso significa pesquisar bem sobre a instituição financeira que você escolher e ler todas as condições, taxas de juros, encargos e tudo mais que estiver no contrato de empréstimo.  

Dê prioridade para empresas que são 100% online, rápidas e seguras, como nosso parceiro Juros Baixos, que conta com taxas de juros a partir de 0,99%.  

EMPRÉSTIMO COM JUROS BAIXOS

EMPRÉSTIMO COM JUROS BAIXOS

FAQ: Perguntas frequentes

Como fazer empréstimo na conta de luz com juros mais baixos? 

Nesta modalidade de empréstimo, a cobrança das parcelas vem diretamente na conta de luz, logo, durante o período determinado no empréstimo, você pagará a fatura da conta de luz + a parcela do empréstimo.  

Para fazer este tipo de empréstimo, você precisará morar em uma região que é atendida pelas concessionárias Enel, Celesc, CPFL ou Light, que são as que oferecem o crédito. Também é preciso ter pelo menos 21 anos, ter conta em um banco, ser o titular da conta de luz e estar com as faturas da conta em dia.  

Qual o empréstimo pessoal com juros mais baixo? 

O Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú contam com as taxas mais baixas de empréstimo pessoal comum, indo de 2,89% a 3,98%. Entretanto, se você tem interesse em outros tipos de empréstimo, como o Consignado ou com garantia, então conseguirá juros ainda mais baixos.  

0 resposta para “Empréstimo com Juros Baixo: Como fazer? ”

  1. Osvaldo Fiorezi disse:

    Tem uma senhora com 80 anos de idade aposentada pelo Paraná previdência com desconto de consignado em torno de R$ 3.000,00 tem chance de negociação, redução de valores?

    • Renata disse:

      Olá Osvaldo, tudo bem?

      A melhor solução é conversar diretamente com a instituição financeira que concedeu o empréstimo consignado, ok? Sem dúvidas eles terão uma proposta para negociar o valor do consignado.

      Você pode conferir mais informações de empréstimo consignado clicado aqui.

      Conte sempre conosco.

  2. Johilmar Machado Barros disse:

    Eu tenho diversos empréstimo consignado que tô achando muito alto as parcelas tem como reduzir

    • Renata disse:

      Olá Johilmar, tudo bem?

      Para suspender ou ajustar seus empréstimos consignados, será necessário fazer uma proposta ao banco ou instituição que concedeu o crédito consignado para você, e eles não são obrigados a conceder.

      Esta opção de suspensão foi desenvolvida no ano da pandemia (2020) e a ideia inicial era que as pessoas poderiam solicitar esta suspensão apenas até o dia 11 de março de 2021. Entretanto, o Projeto de Lei foi sancionado e virou a Lei 14.131, logo, esta suspensão pode ser solicitada a qualquer momento.

      Para solicitar, você precisa ser aposentado, pensionista do INSS, servidor público ou militar e seguir alguns passos, que você pode conferir clicando aqui.

      Conte sempre conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.