Consulte seu CPF e negocie suas dívidas

Consulte já

Empréstimo FGTS: Como Pedir e 5 Dicas para Usar

Se você está precisando de dinheiro emprestado, mas quer pagar juros baixos, então o empréstimo FGTS pode ser uma opção para você! Conheça mais e veja como pedir o seu.

Empréstimo FGTS: Como Pedir e 5 Dicas para Usar

Está precisando limpar o seu nome, mas o dinheiro está apertado? Então o empréstimo FGTS pode ser uma boa saída para você. 

A Antecipação do Saque-aniversário, ou empréstimo FGTS, é um crédito oferecido por alguns bancos brasileiros e tem juros bem abaixo do que outras opções de empréstimos disponíveis no mercado financeiro.  

Além de não precisar pagar mensalmente o valor do empréstimo para o banco, você consegue pedir mesmo se estiver com o score baixo e nome sujo. Legal, né? 

Então vem conhecer mais esta opção de crédito e veja como pedir o seu.  

O que é empréstimo do FGTS?

O empréstimo FGTS é uma forma de pegar dinheiro emprestado com o banco, ao antecipar o recebimento do seu saque aniversário.  

Este produto de crédito pode ser usado somente pelos trabalhadores que optaram pela modalidade Saque Aniversário do FGTS, por isso, ele também é muito conhecido como antecipação do saque aniversário.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como funciona o empréstimo do FGTS

Este tipo de empréstimo FGTS funciona através da antecipação do saldo que já está na conta FGTS da pessoa, por isso, quando você contrata o crédito, você deve colocar qual o saldo disponível do seu saque aniversário em um determinado ano, e então o banco faz o cálculo de quanto você irá receber se contratar o crédito, afinal, para poder liberar este dinheiro, o banco precisa aplicar juros. 

Em alguns bancos, é possível antecipar até 7 anos de parcelas do saque aniversário. Isso significa que você pode pedir o empréstimo FGTS várias vezes, pois o banco calcula o valor da antecipação de acordo com o saldo que você tem disponível e o ano.  

Então lembre-se: quanto mais distante o ano, mais juros são cobrados.  

Vamos ver um exemplo?  

Estamos no ano de 2022, e a Rafaella, em janeiro de 2022, pediu um empréstimo FGTS que levava em consideração seu saque aniversário de 2023.  

Entretanto, chegou no mês de junho e a Rafaella notou que precisava de mais um dinheiro para pagar dívida e limpar seu nome, logo, ela pediu o empréstimo FGTS referente ao seu saque aniversário de 2024.

É claro que neste segundo empréstimo FGTS ela recebeu menos de dinheiro do que recebeu com o primeiro empréstimo, pois o banco cobrou um pouco mais de juros por ser uma antecipação de um saque aniversário que aconteceria somente em 2 anos.  

Conseguiu entender melhor como funciona o empréstimo FGTS?  

AH, vale lembrar que este tipo de empréstimo está liberado apenas para aquelas pessoas que optaram pela modalidade Saque Aniversário e que também tenham mais do que R$400 reais de saldo no FGTS.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Como fazer o empréstimo do FGTS

Para fazer o empréstimo FGTS, é preciso fazer a adesão da modalidade saque aniversário do FGTS através do site ou aplicativo, e depois ir até um banco que ofereça este tipo de produto de crédito para então concluir o empréstimo e receber o dinheiro.  

Primeira etapa: aderir ao saque aniversário 

Bem, você viu que a primeira etapa é fazer a adesão da modalidade de saque aniversário. Vamos ver quais são os passos para concluir esta etapa?  

  1. 1 – Primeiro, baixe o aplicativo do FGTS no seu celular. Ele está disponível para celulares Android e IOS 
  2. 2 – Depois, faça acesso com seu login do FGTS. Se ainda não tiver um login, será necessário consultar o CPF, completar os dados cadastrais e então criar uma senha 
  3. 3 – Depois de fazer o login a sua conta FGTS, vá na opção “Meus Saques” e então escolha a opção “Modalidade Saque aniversário”. Você verá que tem outra opção também, chamada de “Modalidade Saque Rescisão”, que é a tradicional 
  4. 4 – Depois de clicar na opção de “saque aniversário”, você verá uma opção de “alterar sistemática saque FGTS”. Clique e confira as opções desta modalidade.  
  5. 5 – Se estiver de acordo, é só confirmar a mudança.  

Pronto, a primeira parte está concluída e agora você terá direito ao saque aniversário. Mas o nosso objetivo aqui é te ensinar como fazer o empréstimo FGTS, então vamos para a segunda etapa. 

Segunda etapa: contratar o empréstimo FGTS 

  1. 1 – Vá até o aplicativo de um banco que oferece o empréstimo FGTS, como o Banco PAN, Banco do Brasil, Itaú, entre outros 
  2. 2 – A partir daqui cada aplicativo contará com suas próprias instruções, mas no geral será necessário acessar a área de “empréstimos” 
  3. 3 – Depois, busque a opção “FGTS” ou “Antecipação de saque aniversário” 
  4. 4 – Para continuar, o banco precisará que você faça mais uma liberação antes de fazer a contratação do empréstimo: ele irá te enviar novamente ao aplicativo do FGTS para que selecione o seu banco de preferência, para então fazer a liberação de dados – você precisa aceitar que o banco confira o seu saldo FGTS para que ele possa calcular o valor do seu saque e os juros que irá cobrar de você no empréstimo  
  5. 5 – A partir daqui você segue para o fechamento do empréstimo FGTS, onde terá que indicar qual ano do seu saque você quer adiantar, vai conseguir aprovar o valor que vai receber, conferir os juros que serão cobrados, entre outros detalhes do contrato.  

E pronto: depois de aprovar, basta aguardar algumas horas para o dinheiro cair na sua conta corrente.

E lembre-se: como você aprovou que o seu banco consulte o seu FGTS, ele também ficará liberado para cobrar o valor do FTGS quando cair na sua conta, de forma automática.  

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Quem faz empréstimo do FGTS tem direito ao saque aniversário?

Não, quem pede o empréstimo FGTS não irá receber o saque-aniversário.  

Isso acontece porque os bancos que oferecem o empréstimo FGTS levam em consideração o saldo do FGTS para conceder o dinheiro emprestado.  

Logo, quando chega o mês do seu aniversário e você recebe o dinheiro, banco acaba pegando o valor do saque para quitar o empréstimo FGTS, afinal, foi exatamente este saldo que você optou por antecipar quando contratou o empréstimo.  

Veja mais detalhes sobre o saque aniversário neste vídeo da nossa educadora financeira Bruna Allemann:  

Vantagens de fazer um empréstimo pelo FGTS

O empréstimo do FGTS tem várias vantagens que podem ajudar as pessoas que estão endividadas a saírem das dívidas e finalmente sair do nome sujo. Veja:  

  • Você pode usar o dinheiro como quiser 
  • Pessoas que estão com o nome sujo conseguem contratar o empréstimo FGTS 
  • É possível pagar dívidas e limpar o nome com o valor do empréstimo
  • O valor do empréstimo FGTS cai rapidamente na conta, geralmente em até 24 horas 
  • As taxas de juros são baixas, se comparado com outros produtos de crédito 
  • Não é necessário quitar o empréstimo mensalmente: o valor é quitado à vista e automaticamente quando o saque aniversário cai na conta do cliente 

Desvantagens de fazer um empréstimo pelo FGTS

Assim como toda linha de crédito, o empréstimo FGTS também tem suas desvantagens, que precisam ser analisavas antes da contratação. Veja quais são: 

  • Se você for dispensado da empresa, não será possível sacar o saldo do FGTS, pois ao escolher a modalidade saque aniversário, você perde o direito de fazer o saque rescisão
  • Você deixa de receber seu saque no mês do seu aniversário, pois já terá comprometido o valor na hora que contratou o empréstimo FGTS 
  • Você recebe um pouco menos do valor original do seu saque aniversário, afinal, quando você antecipa o saque, o banco cobra juros 
  • Juros vão aumentando quanto maior for o tempo da antecipação do saque

CONSULTE SEU CPF

CONSULTE SEU CPF

Quais bancos oferecem empréstimo pelo FGTS  

São várias opções de bancos que oferecem o empréstimo do FGTS. Os juros por mês vão de 0,99 até 2,1%. Confira a lista: 

Banco Quantos saques dá para antecipar?  Taxa de juros ao mês 
Banco PanAté 7 anos 1,99%  
Itaú Até 7 anos 1,89%  
Banco Safra Até 7 anos 1,59% 
Banco BMG Até 5 anos 2,1%  
Banco do Brasil Até 3 anos 0,99%  
Caixa Econômica Federal Até 3 anos 1,49% 

5 dicas para usar o seu empréstimo do FGTS

Já vimos as vantagens que o empréstimo FGTS tem, inclusive, uma delas é poder usar o dinheiro como você quiser, diferente de um financiamento, onde você pega emprestado um valor, mas que precisa ser determinado para fazer alguma coisa, como comprar uma casa, um carro. Etc. 

Vem ver algumas ideias de como usar o seu empréstimo FGTS de forma eficaz, sem fazer novas dívidas:  

  1. 1 – Você pode limpar seu nome e quitar dívidas através de renegociações na Acordo Certo
  2. 2 – Adiantar o pagamento de parcelas e boletos 
  3. 3 – Fazer uma compra à vista para conseguir desconto, pois às vezes é melhor comprar à vista do que parcelado 
  4. 4 – Poupar para pagar contas grandes, como IPVA e IPTU 
  5. 5 – Começar a sua reserva de emergência 

E para concluir…  

Não se esqueça que o empréstimo FGTS, mesmo usando o seu saldo do saque-aniversário, não deixa de ser um produto de crédito, onde você paga juros.   

Isso significa que você deve avaliar bem se vale a pena fazer a contratação, afinal, muitas pessoas optam por não mexer no FGTS para poder usar um valor maior no futuro, para por exemplo comprar um carro, moto, apartamento, casa ou realizar outros sonhos e objetivos.  

Então não deixe de calcular bem e pense principalmente em qual será o objetivo do seu empréstimo FGTS, afinal, esse dinheiro pode fazer a diferença na sua vida daqui há alguns anos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.