Paga contas em dia, tem o nome limpo, e ainda está se perguntando “por que meu score caiu do nada?” Conheça quais hábitos baixam sua pontuação.

Meu score caiu do nada

Se você tem o costume de consultar sua pontuação, com certeza já se perguntou em algum momento “porquê meu score caiu do nada”.  

A pontuação do score de crédito é consultada por milhares de empresas do Brasil, e é ela que te ajuda a ganhar a aprovação de novos cartões, empréstimos e financiamentos. 

Por isso é tão importante entender as variações da nota, afinal, nada pior do que receber um grande “não” do banco ao pedir um dinheiro emprestado, certo?  

Entenda aqui por que o score baixou do nada e veja dicas de como recuperar a sua nota rapidamente.  

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir 🔊

Meu score caiu do nada, e agora? 

Se a sua pontuação score caiu do nada, é hora de conferir seus hábitos financeiros: essa queda na nota pode ter acontecido por causa de atraso no pagamento de contas, dívidas em aberto, ou mesmo pedir repetidamente novos cartões de crédito e empréstimos. 

O Score de crédito está 100% ligado com sua saúde financeira: quanto mais organizadas estiverem suas finanças, melhor estará sua nota. Mas se suas contas estiverem desorganizadas e atrasadas, então sua nota irá diminuir e baixar.  

Pago minhas contas em dia e meu score baixou: o que eu faço?  

O seu score de crédito pode variar por conta de vários hábitos financeiros, e não somente por causa das suas contas e boletos.  

Isso significa que para ter um score positivo e bom, não basta somente pagar as contas em dia e nem só ter o nome limpo, mas sim conferir todos os seus comportamentos e seu cuidado com o dinheiro no dia a dia. 

Não adianta nada pagar suas contas direitinho se o seu Cadastro Positivo estiver desativado ou se você fica pedindo empréstimos pessoais todo dia e em vários bancos diferentes. Por isso, o melhor caminho é consultar Cadastro Positivo, ativar e manter as informações atualizadas, ok?

Meu nome tá limpo e meu score caiu: por quê?  

Se o seu nome está limpo, você já está no caminho certo para o bem-estar financeiro: agora é só rever outros hábitos financeiros. 

Como comentamos, o score pode cair por vários motivos. Mesmo quando estamos com o nome limpo, ainda podemos cometer erros, como:  

  • Deixar cadastros nos bancos desatualizados, como renda, endereço, telefone, etc. 
  • Não ativar o Cadastro Positivo Boa Vista 
  • Atrasar o pagamento de boletos e contas  
  • Solicitar novos produtos de crédito, como empréstimos, financiamentos e cartões 

Sabemos que alguns deslizes da vida financeira acontecem de forma natural, por causa de imprevistos no trabalho, na saúde e na família, mas sempre que algo assim acontecer, observe quais foram estes erros e corra atrás do prejuízo o mais rápido possível, pois só assim você conseguirá recuperar o score de crédito. 

Fiz o cadastro positivo e meu score caiu 

É muito provável que o seu score tenha caído por outros motivos, e não porque você ativou o Cadastro Positivo, ok?  

Pode ser que na mesma semana que ativou o Cadastro, você pediu para o banco aumentar o limite do seu cartão ou então solicitou um empréstimo pessoal. Neste caso, estes pedidos de crédito que devem ter feito sua nova reduzir, e não a ativação do Cadastro Positivo. 

Ter o Cadastro Positivo ativo é essencial para manter seu score bom: sabia que as informações que estão registradas por lá impactam mais de 60% na sua nota score?  

Isso acontece porque o Score de Crédito é formado por cálculos matemáticos que levam em consideração vários fatores, como dívidas em aberto, pedidos de novos créditos e as informações do Cadastro Positivo. 

Se você ainda não o conhece, este cadastro é o inverso do Score de Crédito: enquanto o score capta todas as informações sobre o seu perfil (históricos bons e ruins), o Cadastro Positivo só registra dados bons e positivos sobre sua vida financeira, como quando você paga contas em dia, quita empréstimos, etc. 

Como funciona o cálculo do Score?

Cada Órgão de Proteção ao Crédito, como a Boa Vista e SPC, tem seus próprios critérios e formas de calcular a pontuação score de cada brasileiro.  

Ou seja, cada um dos birôs de crédito define sua própria matemática e o peso que cada critério vai ter na nota final.  

Por exemplo, um birô de crédito pode considerar mais as informações do Cadastro Positivo para calcular a nota, já outro birô leva mais em consideração as dívidas em aberto.  

Cada um dos hábitos financeiros tem pesos diferentes de acordo com o birô que está calculado a nota.  

Veja os principais comportamentos financeiros que impactam positiva e negativamente o score de crédito:  

  • Informações do Cadastro Positivo como o pagamento de créditos (pode impactar mais de 60% da nota) 
  • Comportamento de consultas de serviços de créditos, ou seja, pedir para instituições financeiras analisarem seu perfil e aprovarem mais crédito (pode impactar mais de 18%) 
  • Histórico de dívidas (pode impactar mais de 12%) 
  • Tempo usando um determinado crédito (pode impactar mais de 9%) 
  • Pagamento de dívidas (pode impactar mais de 5%) 

O que prejudica o Score? 

O seu score é prejudicado quando você deixa suas finanças desorganizadas e mantém hábitos financeiros ruins, como: 

  1. Atrasar o pagamento das contas de casa, como conta de luz, água, telefone 
  2. Não pagar as faturas do cartão de crédito e dos cartões de loja  
  3. Não quitar empréstimo 
  4. Não negociar dívidas 
  5. Ter dívida negativada
  6. Ter o nome sujo
  7. Não atualizar dados cadastrais nos bancos, como endereço e renda 
  8. Não ativar o Cadastro Positivo 
  9. Pedir empréstimos e cartões nos bancos várias vezes no mesmo dia ou semana  

O que fazer para recuperar o score? 3 Dicas

Para entender como aumentar score e aprender como recuperar o score do CPF, basta ter paciência e muito foco na sua vida financeira. 

Nossa dica de ouro é: evite cair em golpes que prometem aumentar score em 30 dias ou em 24 horas, ou aplicativo que aumenta score ou ainda empresas que aumentam score.  

Nada disso existe, pois a responsabilidade de fazer a nota melhorar é somente sua, e não é possível pagar para empresa ou pessoas subirem a pontuação para você, ok? 

Agora veja formas fáceis, práticas e gratuitas para recuperar o score de crédito: 

1 – Faça o Cadastro Positivo 

Como já citamos aqui, o Cadastro Positivo é um dos grandes responsáveis pela variação da sua nota. E sabe o que é mais legal? O seu Cadastro Positivo já existe, só é necessário que você o ative. 

A Lei 12.414, aprovada em 2019, permite que todas as pessoas (físicas e jurídicas) sejam incluídas automaticamente, e sem autorização, no Cadastro Positivo. Mas apesar disso, você ainda precisa ativar o cadastro no site da Boa Vista

Depois de ativar, você permite que este cadastro registre as informações positivas da sua vida financeira, como quando você paga as contas em dia, quita dívidas e empréstimos, etc.  

2 – Se tiver nome sujo, negocie suas dívidas 

Mais uma forma prática de recuperar seu score é negociando dívidas, principalmente se você já está negativado por conta delas.  

Ao renegociar, os birôs de crédito que calculam a sua nota percebem que você está organizando sua vida financeira, e então valorizam essa informação na hora de atribuir a sua nota.  

Siga esta dica: depois de renegociar suas dívidas, aguarde algumas semanas. Depois, monitore seu CPF aqui na Acordo Certo e confira se o seu score aumentou: com certeza o monitoramento vai mostrar que você ganhou pontos ?  

Lembrando que você pode negociar todos os seus débitos aqui na Acordo Certo: faça acordo de dívidas atuais e até de dívidas negativadas aqui, de forma 100% online e com descontos exclusivos.  

3 – Atualize seus dados 

Por fim, outro jeito super simples e gratuito de fazer a recuperação do score é atualizar dados cadastrais nas instituições financeiras e nos Órgãos de Proteção ao Crédito. 

Muita gente esquece dessa opção por parecer boba, mas ela faz muita diferença na sua pontuação score, pois quanto mais atualizados estiverem estes dados, mais confiança e segurança você passa para as instituições financeiras.  

Por isso, sempre que mudar de endereço, alterar o telefone, tiver atualização na sua renda, trocar de emprego ou ganhar novos membros na família, lembre-se de atualizar tais informações tanto nos seus bancos, quanto no Cadastro Positivo Boa Vista.  

Você pode atualizar através dos aplicativos dos bancos, no internet banking ou nos sites das instituições.  

Quanto tempo demora para aumentar o score? 

Não é possível estabelecer o tempo que demora para aumentar sua pontuação, mas uma coisa é certa: não é possível aumentar score em 30 dias, e muito menos em 24 horas.  

Também não existe empresa que aumenta score e nem aplicativo, ok? Tudo isso são truques que pessoas mal-intencionadas inventam para tirar dinheiro de você.  

A grande verdade é que o seu score vai aumentar conforme seus hábitos financeiros ficam positivos, e isso pode levar mais do que um mês.  

Os birôs de crédito demoram um pouco para atualizar a sua nota pois eles levam em consideração milhares de informações financeiras suas, como:  

  • Compras feitas recentemente 
  • Históricos antigos e atuais 
  • Dívidas antigas 
  • Dívidas atuais 
  • Possíveis atrasos em pagamentos 
  • Pedidos de novos cartões de crédito e de empréstimos 
  • Novas contratações de créditos 
  • Dados cadastrais de renda e residência 
  • Limite comprometido da sua renda 

Enfim, são muitos dados par conferir antes de atribuir a nota. E a grande questão é: é necessário conferir as informações de milhões de brasileiros diariamente para calcular a nota score de cada um.  

Imagina ter que ver todas essas informações de milhões de brasileiros todos os dias? Não é à toa que o score de crédito demora para atualizar! 

De toda forma, por mais que algumas ações positivas ou negativas demorem para entrar na sua nota, com certeza elas serão computadas em algum momento, e essa atualização ficará registrada no monitoramento de CPF

Por isso é importante manter os hábitos financeiros positivos e organizados, monitorar o CPF aqui na Acordo Certo com frequência para acompanhar em primeira mão as variações da sua nota score ?  

Acompanhe o histórico do seu score na Acordo Certo 

Sabia que aqui na Acordo Certo, além de visualizar seu score de crédito, você ainda consegue saber quantos pontos ganhou ou perdeu? 

Através do monitoramento de CPF, é possível analisar o Acordo Certo Score e conferir sua pontuação mês a mês, ver exatamente a quantidade de pontos que foram movimentados nos últimos meses. 

Além disso, você consegue também ver quais empresas consultaram o seu nome, além de poder conferir e negociar dívidas online, tanto negativadas ou não.  

Qual Score é bom? 

“Meu score caiu do nada: minha nota ficou boa ou ruim?” 

“Existe score para financiamento e para empréstimo?” 

“Score 450 é bom?”

“Quanto é um score alto?” 

Essas são algumas das perguntas que recebermos aqui no blog, e por isso queremos fechar esse conteúdo com chave de ouro esclarecendo essa questão polêmica: afinal, qual score é bom?  

Para garantir um score positivo e fazer com que ele fique verde na hora de consultá-lo, você precisa ter uma nota acima de 625, segundo o Score Boa Vista. Esta nota vai garantir ofertas de crédito muito boas e com condições atrativas, como juros baixos e mais opções de parcelamentos.  

Entre 550 e 624 o score é regular e médio, e fica na cor amarela quando você consulta. Esta nota não é muito legal, pois você ainda pode ter dificuldades que conseguir a aprovação de créditos, cartões, empréstimos e financiamentos. Abaixo de 550, o score é baixo e é a faixa de risco do score, pois com ele dificilmente você conseguirá aprovação de crédito.  

Agora que você já entendeu a nota ideal, não precisa mais se preocupar e se perguntar “porque meu score caiu do nada”, afinal, essa pontuação varia de tempos e tempos e você consegue recuperar a nota se manter um bom comportamento financeiro.  

Não sabe qual é a sua pontuação e quer ver as variações da nota? Consulte seu score de crédito gratuitamente agora mesmo pelo site da Acordo Certo: aqui você consegue ver sua nota e os históricos de movimentações de pontos através do monitoramento de CPF. Clique abaixo e consulte! 

FAQ: Perguntas frequentes 

Por que meu score baixou? 

Se está se perguntando “por que meu score baixou”, você precisa saber que é um conjunto de hábitos financeiros negativos que reduzem a sua pontuação, como atrasar contas, não pagar dívidas, não fazer nenhuma movimentação nas suas contas bancárias, etc.  

Entretanto, saiba que se o score caiu, lembre-se que essa nota não ficará assim para sempre e você pode fazê-la subiu: basta manter comportamentos financeiros positivos.  

Por que o Score baixa? 

Se você já se perguntou por que o score baixa, saiba que são diversos motivos, e os principais são: ter dívidas em aberto, atrasar o pagamento de boletos e contas, deixar os dados desatualizados nos bancos e birôs de crédito, deixar o Cadastro Positivo desativado, pedir empréstimos e cartões de crédito de forma frequente e em um curto período de tempo.