Consulte seu CPF e negocie suas dívidas

Consulte já

PIX Aumenta Score? 8 Mitos e Verdades Sobre o PIX 

Será que é verdade que o PIX aumenta o score? Para evitar fake news e prevenir problemas, veja aqui o que é verdade e o que é mentira sobre PIX e score de crédito.

PIX Aumenta Score? 8 Mitos e Verdades Sobre o PIX 

É tanta fofoca pra lá, tanta fake News pra cá, que as vezes fica difícil saber as informações sobre as novas tecnologias que existem.  

É o caso do PIX: depois do seu lançamento em 2020, já foram criadas muitas notícias citando melhorias, produtos relacionados a PIX, ofertas de PIX, robôs de PIX…. Mas afinal, o que é verdade e o que é mito?  

Hoje vamos conversar sobre dois assuntos polêmicos: PIX e score de crédito!  

Existe a oferta por aí na internet que promete que o PIX aumenta score. Será que é verdade? Siga a leitura para descobrir.  

Afinal, PIX aumenta Score ou não? 

Por enquanto, fazer transferências via PIX não aumenta e nem diminui a sua pontuação score. As movimentações do PIX são protegidas pela Lei do Sigilo Bancário, logo, os sistemas com inteligência artificial que calculam o score não podem captar informações relacionadas ao PIX.  

Existem muitas outras promessas e supostas oportunidades da internet que podem grades mentiras, e que servem apenas para enganar os consumidores que estão precisando aumentar o score. Veja o que é verdade e o que é mentira em relação ao PIX e ao Score:  

  • O PIX NÃO impacta sua nota score, ou seja, não aumenta e nem diminui a pontuação 
  • Não é possível aumentar a pontuação somente com score turbo
  • Não existe aplicativo para aumentar score 
  • Não é possível aumentar o score em 30 dias 
  • Não é possível aumentar o score em 24 horas 
  • O Cadastro Positivo ajuda a aumentar o score 
  • Fazer um PIX para uma pessoa ou empresa aumentar seu score NÃO funciona (e pode ser golpe) 

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

É possível usar o PIX para aumentar score?

Não é possível usar somente o PIX para aumentar o score

Para conseguir aumentar sua pontuação e tornar o seu score positivo, é preciso ficar de olho nos seus hábitos financeiros: pague suas contas em dia e com antecedência, evite pedir novos cartões de créditos, não peça muitos empréstimos ou financiamentos, e quite suas dívidas e limpe seu nome. 

Então, que tipo de conta aumenta o score? 

Seu score aumenta quando você cadastra qualquer conta no seu CPF e paga-as em dia ou com antecedência, como por exemplo a conta de água, de luz, de telefone, internet, convênio, aluguel, condomínio, cartão de crédito, etc. 

Muitas pessoas querem aumentar o score, mas esquecem que a nota é concedida através do CPF de cada brasileiro. 

Vamos ver um exemplo?  

O Alex começou a trabalhar e mora com seus pais, e ele quer aumentar o seu score, entretanto, todas as contas da casa estão no nome do seu pai e da sua mãe, pois são eles quem pagam quase todas as despesas da casa, como conta de água, luz, internet, etc.  

Para mudar esta situação, o Alex combina com seus pais de assumir a conta de internet e então colocá-la em seu nome, para que então tenha um impacto positivo no seu score. 

Os pais do Alex topam a sugestão e então eles pedem para que a operadora de internet faça a troca do titular da conta da casa.  

O Alex se compromete em pagar a conta todos os meses e sempre antes do vencimento.  

Depois de alguns meses já pagando a conta certinho e sempre em dia, ele percebe que o seu score teve um impacto positivo e aumentou.  

Ou seja, se você quer aumentar o seu score, qualquer tipo de conta pode ajudar, basta pagá-la no dia do vencimento ou com antecedia, e lembrar de deixar a conta no seu nome e CPF.  

CONSULTE SEU SCORE

CONSULTE SEU SCORE

Formas de aumentar o score

1 – Quite suas dívidas 

Os sistemas de inteligência artificial que calculam o score pegam somente seus históricos financeiros negativos, ou seja, eles reduzem sua nota score sempre que você atrasa o pagamento de uma conta, quando deixa uma dívida aberta, etc. 

Por isso, a dica mais importante que podemos compartilhar com você é: consulte seu CPF e confira se existe alguma dívida no seu nome, e se tiver, faça uma negociação e quite suas dívidas.  

Deixar dívidas no seu nome é uma atitude que impacta negativamente a sua nota, fazendo com que você tenha score baixo.  

Quando você faz um acordo de negociação de dívidas e paga a primeira parcela, a empresa credora precisa tirar seu nome da negativação, ou seja, pedir a remoção nos Órgãos de Proteção ao Crédito.  

E então, quando você começa a pagar seu acordo da dívida e seu nome fica limpo, então seu score aumenta.  

NEGOCIE SUAS DÍVIDAS

NEGOCIE SUAS DÍVIDAS

2 – Ative o Cadastro Positivo 

Ao contrário do score, que capta somente as informações negativas do seu comportamento financeiro, o Cadastro Positivo só pega os dados bons.  

Ele funciona como o score, mas só registra quando você paga em dia as contas que estão no seu nome, como as faturas do cartão de crédito, o pagamento de empréstimos, o pagamento de contas de água e luz, etc.  

Por isso, ativar o Cadastro Positivo é uma grande vantagem, pois ele ajuda a aumentar o seu score: ele representa mais do que 60% da sua pontuação! 

A ativação é gratuita e você pode ver como fazer clicando aqui.  

3 – Coloque contas no seu CPF 

Como você viu, não adianta nada pagar as contas em dia se elas não estão no seu nome e CPF, não é mesmo?  

Então se você mora com seus pais, ou com seu esposo ou esposa e vocês dividem as contas, confira se algumas destas contas estão no seu nome. 

Caso não estejam, tente passar pelo menos uma conta para seu nome.  

Desta forma, os sistemas do score Boa Vista vão conseguir captar esta informação e aumentar o seu score depois de um tempo. 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Mitos e Verdades sobre o PIX

Tudo que é novo gera muita notícia, entretanto, algumas informações são verdadeiras, e outras são fake news, ou seja, somente mentiras que atrapalham a vida do brasileiro.  

Como toda nova tecnologia, é claro que existem muitas dúvidas do que é verdade ou mentira. É por isso que separamos os primaciais mitos e verdade sobre o PIX:  

1 – O PIX só pode ser usado por pessoas 

MITO.  

As empresas (pessoas jurídicas) de qualquer tamanho e porte também podem fazer e receber pagamentos por PIX.  

2 – Os bancos sempre fazem o estorno de PIX  

MITO.  

Os bancos avaliam os casos que são apontamos como golpes e fraudes, e para devolver o valor, é preciso uma análise completa da situação. Logo, podemos afirmar que não é sempre que fazem o estorno de PIX.

3 – PIX impacta sua nota score 

MITO.  

Como já vimos neste post, usar transferências PIX não aumenta e nem diminui o seu score.  

VEJA SUA NOTA SCORE

VEJA SUA NOTA SCORE

4 – O PIX foi desenvolvido para substituir o TED e DOC

MITO.  

Esta não foi a ideia do Banco Central ao desenvolver o PIX. Na verdade, o objetivo sempre foi agregar mais uma forma de transferência e oferecer uma modalidade de pagamentos extra, que fosse mais moderna, prática e rápida. Desta forma, as pessoas têm mais flexibilidade e mais opções de escolha.  

5 – O PIX cai mais rápido do que TED e DOC 

VERDADE.  

O PIX foi desenvolvido para ser uma transação financeira instantânea, por isso ela é concluída em até 10 segundos. Já o TED e DOC podem demorar algumas horas para caírem na conta destinatária. 

6 – PIX Parcelado é um tipo de empréstimo 

VERDADE.  

Após notícia que o Banco Central estava desenvolvendo uma modalidade de PIX chamada PIX Garantido, os bancos se apressaram e desenvolveram seus próprios produtos, conhecidos como PIX Parcelado, que é uma linha de crédito como um empréstimo pessoal. Veja mais explicações do PIX parcelado clicando aqui.  

7 – Precisa ter saldo na conta para fazer um PIX 

VERDADE. 

Na hora de fazer um PIX, é necessário ter o valor na sua conta corrente. Caso contrário, o PIX não será concluído, ou então será cobrado do seu cheque especial (caso esta opção esteja ativada no seu banco).  

8 – Quem tem o nome sujo pode ter o PIX? 

VERDADE. 

Mesmo se você estiver com o nome sujo e negativado conseguirá fazer e receber PIX. 

CONFIRA SEU SCORE GRÁTIS

CONFIRA SEU SCORE GRÁTIS

Existe taxa para usar PIX?

Para pessoas físicas, não existe taxa nenhuma para usar o PIX.  

Somente pessoas jurídicas (empresas) precisam pagar taxas para movimentações PIX, e são os bancos que definem as suas próprias taxas. Ou seja, em alguns bancos, as empresas vão pagar mais taxas, e em outros estas mesas taxas serão reduzidas. 

PIX é seguro?

Sim, o PIX é seguro, e a cada dia o Banco Central desenvolve mais mecanismos para melhorar ainda mais a segurança deste método de pagamento.  

Posso usar a mesma chave PIX em diversos bancos?

Não é possível cadastrar a mesma chave PIX em vários bancos.  

Por exemplo: você usa o banco Next e o Banco Itaú, mas só conseguirá cadastrar seu telefone celular como chave PIX em apenas um destes bancos, mesmo que você use os dois com frequência. Neste caso, você terá que escolher em qual dos dois você vai cadastrar seu telefone, e aí no outro banco você pode escolher outra chave PIX para cadastrar, como seu CPF ou e-mail.  

Posso cancelar um PIX?

Não é possível cancelar um PIX após a transferência ser concluída pois ela acontece de forma instantânea, entretanto, em casos de golpes ou fraudes, você tem a opção de conversar com seu banco e pedir a avaliação através do novo Mecanismo de Devolução (MED), desenvolvido pelo banco Central. 

Ainda não existem uma forma de cancelar um PIX por causa de uma transferência feita por engano ou errada. Para tentar pegar o dinheiro de volta, a única opção é conversar com a pessoa que recebeu o dinheiro por engano e pedir a devolução.  

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

PIX tem limite de valor?

Sim, o Banco Central instituiu um limite de R$1.000 reais para PIX feitos entre os horários das 20:00h às 06:00. 

Não existem outros limites de PIX além deste, entretanto, as instituições financeiras criaram suas próprias regras em relação aos limites, e em alguns casos, você mesmo pode ajustar os limites de PIX da sua conta corrente. Para isso, basta conferir as opções de PIX do eu banco no aplicativo dele ou no internet banking.  

E para fechar com chave de ouro: para aumentar o score, você precisa se comprometer  

Nossa dica final sobre o aumento de score é justamente em relação aos seus hábitos financeiros. Não adianta nada fugir dos mitos sobre PIX e das propostas estranhas de aumento de score, se você não cuida da sua vida financeira e a manter saudável.  

Para fazer isso, esteja sempre comprometido com as suas contas. Isso significa tentar pagar sempre com antecedência e de forma organizada. Evite esquecimentos: coloque alertas no celular, lembretes pela casa ou cadastre suas contas no débito automático.  

Não importa o método, só não deixe o pagamento das suas contas atrasarem, principalmente se elas forem de renegociação de dívidas, pois acordos precisam ser pagos em dia, senão são cancelados.  

Tenha disciplina com seu dinheiro e não acredite em truques especiais, ferramentas, aplicativos, robôs ou dicas mirabolantes para aumentar seu score de crédito: no fim, a única coisa que importa é a sua relação com dinheiro. 

FAQ: Perguntas e respostas

Como criar uma chave PIX? 

Para criar uma chave PIX, você precisa acessar a área de PIX no aplicativo ou internet banking do seu banco preferido, e então escolher qual chave você quer criar: se será com a numeração do seu telefone, do seu CPF, do seu e-mail, ou então uma chave aleatória. 

Depois de escolher, basta seguir os passos que o seu próprio banco irá recomendar.

Posso fazer PIX para lojas? 

Sim, é possível fazer PIX para pagar suas compras em lojas, restaurantes, padarias, e em qualquer outro comércio. Para isso, é preciso que a loja disponibilize um QR Code ou então a numeração de uma chave PIX, que pode ser o CNPJ, e-mail da loja, ou telefone. 

0 resposta para “PIX Aumenta Score? 8 Mitos e Verdades Sobre o PIX ”

  1. Raoni Alves disse:

    Muito Top

    • Renata disse:

      Olá Raoni, tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário! Ficamos felizes em te ajudar com o conteúdo.

      Conte sempre conosco. 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.