Banner Banner

Por que Pagar uma Dívida que já Caducou?

Por que pagar uma dívida que caducou? Entenda os motivos e veja como uma dívida que já caducou pode afetar a sua vida financeira.

Por que Pagar uma Dívida que já Caducou?

Você provavelmente conhece alguém que está devendo a alguma empresa mas, em vez de tentar pagar, prefere esperar que a dívida “caduque”. Embora o nome de quem está devendo suma dos birôs de crédito, esperar a dívida caducar não é a melhor solução.

Pode parecer bobagem, mas além de ficar com nome positivo e finalmente realizar seus sonhos, você pode conseguir descontos incríveis ao negociar algum débito antigo. Nesse contexto, vamos explicar o que é e por quais motivos é interessante pagar uma dívida caduca.

O que é uma dívida caduca?

Dívida caduca é aquela que existe há mais de 5 anos e, por isso, não aparece mais nas empresas que mostram o comportamento financeiro do consumidor. Você pode, por exemplo, consultar uma dívida antiga e não encontrá-la mais disponível para pagamento, mas isso não significa que ela não exista — apenas não está mais visível. Para o credor, ou seja, a empresa para a qual você deve, a pendência ainda existe.

Muitas pessoas enxergam uma grande vantagem na dívida caduca, já que ela também para de impactar o seu score. Mas se a sua dívida é com um banco, por exemplo, isso impacta na hora de pedir empréstimos ou de conseguir um cartão de crédito. 

CONSULTE SUAS DÍVIDAS

Qual a diferença entre uma dívida caduca e uma prescrita?

Como falamos acima, a dívida caduca é aquela que, após 5 anos, não aparece mais nos serviços de proteção ao crédito. Já a dívida prescrita é aquela que não pode mais ser cobrada após o registro de inadimplência.

Isso acontece quando o credor envia um aviso de cobrança, o devedor paga e a empresa não toma mais nenhuma atitude. Então, quando a dívida prescreve, o credor não pode mais cobrá-la judicialmente. Afinal, a Justiça entende que ele não tem mais interesse em receber o que lhe é devido. 

Infelizmente, se a Justiça agir a favor da empresa credora, o devedor pode passar por diversos problemas, como bloqueio da conta corrente e até mesmo penhor de bens.

De acordo com o art. 205 do Código Civil, uma dívida prescreve em 10 anos. No entanto, a maioria prescreve em 5 anos e, em algumas exceções (art.206), o tempo pode ser até menor. Veja alguns exemplos:

  • 1 ano: despesas de hospedagem, segurado contra seguradora, credores não pagos contra os sócios ou acionistas e os liquidantes;
  • 2 anos: pensão alimentícia;
  • 3 anos: aluguéis, ressarcimento de enriquecimento sem causa, reparação civil, restituição dos lucros ou dividendos recebidos de má-fé, contra fundadores, administradores ou liquidantes por violação da lei ou do estatuto, título de crédito.

Quando a dívida caduca, a empresa pode cobrar?

Depois que a dívida caducou, seu nome não deve aparecer nos órgãos de proteção ao crédito. Se seu nome continuar aparecendo negativado mesmo após 5 anos, você pode acionar judicialmente por danos morais.

No entanto, a empresa pode continuar a cobrar, já que a dívida ainda existe. Porém, essa cobrança deve ser feita de maneira moderada, ou seja, sem assédio. Se a empresa passa o dia inteiro ligando para seu telefone fixo, celular e, além disso, manda mensagens, você também pode recorrer judicialmente. 

Aproveitando, lembramos que a Acordo Certo não realiza contatos por telefone. Somos uma empresa 100% digital e nosso atendimento é feito por e-mail, redes sociais e pela nossa central de ajuda.

Se as cobranças param, então por que pagar uma dívida que caducou?

Pode parecer vantajoso esperar uma dívida caducar ou prescrever, mas não é bem assim que funciona. Veja porque fazer um acordo e positivar seu nome seu nome são as melhores escolhas:

Você não consegue crédito

Como visto, se você fica devendo para algum banco, a dívida continuará pendente mesmo se ela caducar. Desta forma, isso pode atrapalhar até na obtenção de crédito e em empréstimos para momentos de emergência.

Então, o sonho de uma casa própria, de ter um carro e até de abrir de um negócio podem ser prejudicados por uma dívida que você deixou caducar.

Raramente uma dívida prescreve

Empresas (e até mesmo bancos) podem vender sua dívida a empresas que trabalham com a aquisição e cobrança de carteiras de créditos vencidos. Então, sua dívida agora pertence a uma securitizadora, que é uma empresa especialista em cobranças. Por conta disso, provavelmente o débito não vai prescrever.

O problema é que, quando a empresa aciona judicialmente, você pode perder bens e até mesmo o acesso à própria conta. Imagine o problemão de não conseguir mexer no seu dinheiro (nada bom, não é?).

Se a empresa acionar a Justiça, o prazo é suspenso

Como você viu, a dívida pode prescrever quando a empresa não envia comunicados ou não entra na Justiça. Mas pense o seguinte: a dívida leva 5 anos para prescrever. Se a empresa acionar judicialmente depois de 4 anos e 11 meses, o prazo será suspenso e você terá que responder pelo débito. Complicado, não é verdade?

Os juros continuam correndo — e você será cobrado

Pense na dívida como uma bola de neve. Quanto mais tempo você demora a pagar, mais juros e taxas vão se somando ao montante. Daí, um débito relativamente pequeno se transforma em uma dívida monstruosa. E, é claro, a empresa continuará te cobrando (mas deve ser de maneira moderada, vale ressaltar).

Seu nome não vai sumir totalmente

É um direito do consumidor que seu nome e seu score não sejam mais afetados por uma dívida que já caducou. No entanto, a dívida vai continuar armazenada — dessa vez, em um banco de dados do Banco Central. Assim, ela pode ser consultada por empresas que tenham algum interesse em saber mais sobre o seu histórico de finanças.

É por isso que, mesmo que você esteja devendo no banco A e queira um empréstimo no B, o pedido pode não ser aprovado.

Quero pagar minha dívida, mas não tenho tanto dinheiro

Como você viu, pagar uma dívida que caducou é a melhor decisão para quem deseja realizar aqueles sonhos que exigem um bom investimento financeiro. Além disso, você se livra de qualquer risco com dívidas prescritas. Como conclusão, fazer um acordo é sempre a melhor opção para ambas as partes.

Parceira de bancos e empresas por todo o país, a Acordo Certo oferece os melhores descontos para você positivar seu nome. Consulte seu CPF e confira as melhores condições para renegociar sua dívida!

NEGOCIE SUAS DÍVIDAS

29 respostas para “Por que Pagar uma Dívida que já Caducou?”

  1. Avatar for Fabiano Santos Pereira Fabiano Santos Pereira disse:

    Muito bom

  2. Avatar for Ronaldo Maetins Costa Ronaldo Maetins Costa disse:

    Olá bom dia!

    Como que eu encontro uma dívida que já tem quase vinte anos?
    Quero pagar mas não achei aqui com no acordo certo!

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Ronaldo! Tudo bem?
      Talvez você não tenha encontrado sua dívida aqui porque a empresa que está com ela ainda não é nossa parceira.
      Por ser uma dívida antiga, é possível que a empresa tenha vendido a sua dívida para uma recuperadora de crédito, Você consegue descobrir para qual dando uma olhadinha no seu contrato. Geralmente nas letras pequenas há descrito para quais recuperadoras de crédito a empresa pode vender sua dívida.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 🙂

  3. Avatar for Elvis assis passos Elvis assis passos disse:

    Queria ver se tenho algumas dívidas uma empresa me ligou cobrando umas despesas referentes aos cheque q já dizendo q é referente a despesas do banco central esses cheque s já tem mais de 5 anos q já paguei mais não dei baixa no banco

  4. Avatar for Maria Aparecida de Oliveira Barbosa Vitório Maria Aparecida de Oliveira Barbosa Vitório disse:

    Bom dia ja estou começando a negociar minhas dúvidas, agora depois de ler este post que entendi o porque da cobrança de uma divida com mas de dez anos .Estou fazendo acordo através de vocês. Muito obrigada pela ajuda a mim dispensada.

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Maria! Que ótimo, ficamos muito felizes em te ajudar nesse importante passo para uma vida financeira mais saudável! Conte sempre com a gente 🙂

  5. Avatar for Mara Silvia cuppari vigarani Mara Silvia cuppari vigarani disse:

    Quero pagar minha dívida mais as parcelas são muito alta e ainda não consigo pagar

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Mara! Tudo bem?
      Todos os valores, descontos, números de parcelas e datas de vencimento são condições estabelecidas por cada empresa em particular. Por isso, a Acordo Certo não consegue alterar as condições de pagamento ou os descontos concedidos em seu acordo.

      De qualquer forma, a Acordo Certo sempre está trabalhando para conseguir levar até você as melhores condições de acordo. Fique de olho em nosso site para novidades! 😉

  6. Avatar for Dianadaysecorreadapaz Dianadaysecorreadapaz disse:

    Peguei o acordo serto e não chegou comprovante para mim

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Daiana! Tudo bem?
      Como a Acordo Certo faz o intermédio entre você e a empresa parceira, a gente não emite cartas de quitação. Quem pode emitir este documento é a empresa parceira com a qual você negociou. Para isso, entre e contato diretamente com a empresa e solicite uma comprovação de quitação dos seus débitos.

  7. Avatar for Jair Gomes de Jesus Jair Gomes de Jesus disse:

    Favor tirar do meu nome pois não conheço esta dívida nunca tive telefone fixo

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Jair! Tudo bem?
      A Acordo Certo facilita a conexão entre nossas empresas parceiras e seus consumidores. Somos uma empresa de renegociação de dívidas e, por isso, não somos o destinatário final dos valores pagos.

      O que a Acordo Certo faz é facilitar a renegociação de dívidas com as nossas mais de 30 empresas parceiras.

      Sendo assim, não temos como eliminar essa dívida, mas você pode sinalizar no nosso site que se trata de um débito que você não reconhece. Dessa forma, a gente para de te enviar mensagens sobre oportunidades de acordo relacionadas a essa dívida, e ela deixa de aparecer pra você em nosso site.

      Para isso, siga o passo a passo abaixo:

      – Entre no nosso site e faça o login com seu CPF e data de nascimento;
      – Encontre a dívida que você não reconhece e clique nela;
      – Depois, clique em “Não reconhece essa dívida?”;
      – Leia as informações que aparecerão na tela com os contatos da empresa parceira (com quem você deve falar para questionar o débito e esclarecer a situação), marque a caixa de seleção e clique em “Ocultar essa dívida”.

      É importante ressaltar que isso não significa que a dívida foi quitada, ok? Recomendamos que você entre em contato diretamente com a empresa parceira (que é a “dona” da dívida) para entender a origem desse débito e o que fazer para resolver a questão.

  8. Avatar for Edinilce Silva do Nascimento Edinilce Silva do Nascimento disse:

    Meu e- mail mudou como faço para atualizar?

  9. Avatar for Mara Regina Guedes Mara Regina Guedes disse:

    Quero pagar minha dívida como faço ?
    Por favor mande um boleto para pagar
    Se puder pagar eu pago . Obrigado

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Mara! Tudo bem?
      Normalmente, quando se fecha um acordo, o boleto é enviado diretamente para o seu email cadastrado e você também pode acessar diretamente em nosso site. Basta acessar http://www.acordocerto.com.br, fazer login com os seus dados de acesso e ir até a aba “Meus acordos”, lá você encontrará todas as informações sobre o seu acordo, inclusive o boleto.

      Se ainda assim você não conseguir acessar seu boleto, entra em contato com o nosso time pelo https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, lá conseguiremos te ajudar melhor, ok?

  10. Avatar for Mara Regina Guedes Mara Regina Guedes disse:

    Quero pagar minha dívida como faço?

  11. Avatar for Antonio Reginaldo Vieira Ferreira Neto Antonio Reginaldo Vieira Ferreira Neto disse:

    Boa tarde, nem sei que dívida é essa que vcs estão cobrando.

  12. Avatar for roniere Gomes roniere Gomes disse:

    Oi manda o boleto prar mim ve as fomas de pagamento ok

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Roniere! Tudo bem?
      Ao consultar o seu CPF em nosso site, você terá acesso a todos os detalhes e ofertas de negociação das suas dívidas.

      Normalmente, quando se fecha um acordo, o boleto é enviado diretamente para o seu email cadastrado e você também pode acessar diretamente em nosso site. Basta acessar http://www.acordocerto.com.br, fazer login com os seus dados de acesso e ir até a aba “Meus acordos”, lá você encontrará todas as informações sobre o seu acordo, inclusive o boleto.

      Se ainda assim você não conseguir acessar seu boleto, entra em contato com o nosso time pelo https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, lá conseguiremos te ajudar melhor, ok?

  13. Avatar for Valmir Feijó Valmir Feijó disse:

    Quero saber qual dividida que eu tenho?

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Valmir! Tudo bem?
      Acesse nosso site http://www.acordocerto.com.br, consulte o seu CPF e confira as dívidas que estão vinculadas ao seu CPF. Lá você encontrará todos os detalhes como valor do débito, empresa com a qual você possui pendência e ofertas de negociação.

      Qualquer coisa, estamos por aqui, ok?

  14. Avatar for Cristiano Cristiano disse:

    a única coisa que eu possa falar pra vcs só posso pegar 275,00R$
    porque não tenho condições
    estou disposto mais só tenho
    condições de pagar esse valor

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Cristiano! Tudo bem?
      Todos os valores, descontos, números de parcelas e datas de vencimento são condições estabelecidas por cada empresa em particular.

      Por isso, a Acordo Certo não consegue alterar as condições de pagamento ou os descontos concedidos em seu acordo.

      De qualquer forma, a Acordo Certo sempre está trabalhando para conseguir levar até você as melhores condições de acordo. Fique de olho em nosso site para novidades! 😉

  15. Avatar for Francisco Augusto do Carmo Francisco Augusto do Carmo disse:

    Será que haveria possibilidade de parcelar 4 dívidas que tenho com a oi. Gostaria que somasem todo o valor. É parcelar em até 10 vezes. Dívida passada e possível um acordo de parcelamento

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Francisco! Tudo bem?
      Todos os valores, descontos, números de parcelas e datas de vencimento são condições estabelecidas por cada empresa em particular.

      Por isso, a Acordo Certo não consegue alterar as condições de pagamento ou os descontos concedidos em seu acordo.

      De qualquer forma, a Acordo Certo sempre está trabalhando para conseguir levar até você as melhores condições de acordo. Fique de olho em nosso site para novidades! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.



    Anúncio Blog - Acordo Certo