Entenda TUDO sobre o Grupo Recovery: o que é, como funciona a recuperação de crédito, por que estão te cobrando e como renegociar dívidas.

Recovery

Mas afinal, Recovery o que é?

O grupo Recovery é uma empresa confiável de recuperação de crédito que busca, através de negociações atrativas, com descontos e de forma 100% segura, trazer a melhor possibilidade de pagamento para você quitar seu débito com uma das suas empresas parceiras.  

Para que a Recovery consiga te ajudar, ela compra a dívida de outra empresa ou então auxilia no processo de cobrança.  

Sabe aquele susto que você toma quando está devendo para seu banco, mas o grupo Recovery que te manda um e-mail cobrando? Pois é, isso pode acontecer pois seu banco provavelmente vendeu sua dívida para ela.  

Mas não se preocupe, vamos te explicar como funciona todo esse processo. 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. ?

Recovery faz cobrança para quais empresas? 

As principais empresas que fazer parte da Recovery e para as quais ela faz cobrança são:  

  • Bancos como Itaú, Bradesco, Caixa, Santander, etc. 
  • Natura 
  • Marisa 
  • Cielo 
  • Carrefour
  • Entre outras

Como você viu, a Recovery trabalha com recuperação de crédito para as mais diversas empresas, desde dívida com banco, contas de luz, água e gás até o famoso cartão de loja.  

Ah, e vale dizer que a Acordo Certo é parceira oficial Recovery e Desenrola Brasil: você pode aproveitar para negociar suas dívidas com bancos com desconto e tirar seu nome da negativação. Aproveite! Entenda mais aqui:

BradescoRecoveryCarrefour

O que é recuperação de crédito? 

A recuperação de crédito é um recurso que ajuda empresas a reduzirem a inadimplência e conseguirem recuperar valores que seus consumidores não conseguiram pagar.  

As empresas credoras (aquelas que tem o direito de receber algum valor dos consumidores inadimplentes, como por exemplo Itaú, Santander, Marisa, etc.), buscam a ajuda de empresas especializadas na recuperação de crédito, como o grupo Recovery, para de fato conseguirem o reembolso das dívidas. 

Na prática, a empresa recuperadora de crédito compra a dívida da credora e inicia então o processo de recuperar o crédito, através de equipe especializada e condições especiais e atrativas.   

Você deve imaginar como o processo de cobrança de dívidas é longo e burocrático, além da necessidade da implementação de sistemas de controle e cobrança muito rigorosos.  

É por isso que muitas empresas e bancos decidem terceirizar, principalmente quando se trata de uma carteira de dívidas mais antigas (aquelas que não podem mais ser cobradas judicialmente, também conhecida como “dívida caduca”). 

Como funciona a recuperação de crédito? 

O processo de recuperação de crédito começa com as empresas recuperadoras, que são especializadas em dívidas e na quitação das mesmas.  

Ou seja, por serem focadas somente neste mercado, elas possuem diversas ferramentas que auxiliam os consumidores a pagarem suas pendências financeiras e consequentemente a limparem seus nomes e retomarem a independência financeira, garantindo assim mais ofertas de crédito no mercado.   

Para que isso aconteça, as recuperadoras de crédito compram as dívidas de outras empresas, como lojas varejistas, bancos, financeiras, etc. 

Vamos de exemplo.

Supondo que anos atrás você contratou um empréstimo pessoal no seu banco.

Quando você assinou o contrato, mesmo que digitalmente, havia uma cláusula onde especificava a(s) empresa(s) que eventualmente poderia(m) comprar aquela dívida caso você se tornasse inadimplente.

Você não conseguiu quitar suas dívidas em dia e, anos após inúmeras tentativas de acordo e cobrança, você se depara com um e-mail de empresas securitizadoras de crédito, como o grupo Recovery. 

Neste contato vem uma oportunidade de quitar sua dívida com desconto da taxa de juros anteriormente praticada e opções de pagamento diferenciadas com o boleto Recovery. 

E assim, neste período, o seu banco, após um longo processo de cobrança e tentativa de negociação, vendeu uma parte das dívidas em aberto para a recuperadora de crédito.

Assim, você deixa de dever para o seu banco e inicia um novo processo de condições de pagamento e cobrança. Isso se chama recuperação de crédito.

Nada mais é do que a venda da dívida para empresas como a Recovery e a transferência do papel de tentar reaver este débito.

Inclusive, caso você se veja nesta situação, se você fizer a negociação através da recuperadora de crédito (por exemplo ao fazer um acordo e emitir um Boleto Recovery) e deixar de pagar alguma parcela do acordo, a negativação virá com o nome da empresa que comprou a sua dívida.

Mas é vantajoso para o banco?

Sim. Normalmente nesta negociação ele vende a dívida com desconto da taxa de juros e em seu balanço financeiro deixa de apresentar essa perda.

Isso é muito importante para empresas e bancos que precisam ter um balanço sempre em ordem, principalmente se falarmos de empresas abertas em bolsa (voltadas para investimentos).

Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito? 

Ambos os termos se referem ao processo de diminuir a inadimplência de uma empresa e regularizar e quitar as dívidas dos consumidores, mas existem algumas diferenças.  

Cobrança 

O processo de cobrança normalmente é feito pela empresa credora.  

Podemos considerar a cobrança como um processo inicial para regularizar uma dívida, porque basta alguns dias, semanas ou meses de atraso do pagamento de uma conta para que ela seja iniciada.  

Vamos conferir um exemplo?  

Você compra uma camiseta na Lojas Renner e faz o pagamento parcelado pelo cartão da loja, que tem vencimento no dia 25 de todo mês. Então, chega o dia 25 e você não consegue pagar.  

Alguns dias depois o sistema da Lojas Renner percebe que o pagamento está atrasado e começa o processo interno de cobrança.  

Nesta fase inicial, onde o débito está somente há pouco tempo em atraso, as empresas geralmente usam equipes internas para fazer a cobrança.  

Recuperação de crédito 

O processo de recuperação de crédito já está em um cenário diferente, pois envolve dívidas que estão há mais tempo pendentes.  

Como são dívidas mais antigas, as empresas credoras optam por contratar empresas especializadas na recuperação de crédito, a fim de garantir maior sucesso nas negociações e acordos e realmente reembolsar os valores pendentes. 

Ao contrário da cobrança, que podem iniciar após alguns dias de atraso de um pagamento, o processo de recuperação de crédito geralmente começa com anos de atraso de uma dívida.  

As empresas credoras costumam passar primeiro pelo processo de cobrança. Após muito tempo de tentativas, muitas delas optam por vender suas dívidas para outras empresas para que então seja iniciado a recuperação de crédito.

A Recovery é confiável?

A Recovery é sim confiável! Contando com mais de 20 anos no mercado financeiro e equipe especializada, o grupo tem processos muito bem estabelecidos para negociar as dívidas dos consumidores.  

De acordo com as informações em seu site, são mais de 300 mil acordos diretos e 3 milhões de brasileiros impactados mensalmente através da base de negociação Recovery. 

Através da compra das dívidas de empresas que explicamos acima, o Grupo Recovery oferece taxas atrativas, com descontos e oportunidades de pagamento que cabem no bolso. Uma grande chance de quitar sua dívida com juros mais baixos que os praticados no mercado.  

É possível negociar, de forma 100% confiável, com grandes empresas do mercado que são parceiras da Recovery.  

De toda forma, sabemos que estamos em tempos de grandes fraudes financeiras e é super comum ter receios quando alguma recuperadora de crédito entra em contato. Mas não se preocupe, existem empresas de extrema confiança e não é difícil saber se a cobrança é verdadeira ou não. 

Confira algumas dicas importantes para se assegurar de que não é uma fraude:

1- Sempre fique de olho no seu contrato de empréstimo, financiamento ou cartão. Muitas vezes neste documento já vem especificado quais as empresas que o banco, financeira ou loja pode vender sua dívida no caso de inadimplência.

2- Entre em contato com a própria empresa que você estava devendo para saber informações e se realmente sua dívida foi vendida.

3- Entre no site oficial da recuperadora de crédito, e confira se a sua dívida está mesmo no sistema deles. No caso do grupo Recovery, o sistema é 100% online, transparente e seguro.

4- Em sites oficiais de renegociação de dívida como a Acordo Certo, você também pode encontrar as condições de pagamento e com quem está aquela sua dívida antiga.

A Recovery é uma recuperadora de crédito com mais de 19 anos e que ajuda brasileiros e brasileiras a limpar o nome diariamente e a melhorarem o seu bem-estar financeiro. Atualmente, ela atua com dívidas dos maiores bancos e empresas do Brasil, e nos mais diversos segmentos: 

  • Lojas de Varejo
  • Bancos
  • Operadoras de Telefonia
  • Cartão de Crédito
  • Água, Luz e Gás
  • Entre outras.

Quais serviços a Recovery oferece?

Uma empresa de recuperação de crédito muitas vezes não oferece somente um serviço para a empresa que a contrata. Existem várias formas que a Recovery pode trabalhar com essas empresas.

1 – Cessão de Crédito

Neste modelo de contratação a Recovery compra a dívida da instituição. A partir deste momento você não deve seu banco, por exemplo, e sim a Recovery.

Ela tem os direitos de negociar dívida da forma que quiser e receber o dinheiro daquele débito, através de boleto Recovery por exemplo. 

2 – Cobrança extrajudicial e judicial

Na cobrança extrajudicial, a empresa que contratou a Recovery solicita que as negociações sejam parte de um acordo extrajudicial (sem a necessidade da justiça) para poder reaver seu débito.

Muitas vezes, neste caso, as dívidas ainda são do banco que você está devendo, mas a Recovery faz o trabalho de cobrança. 

Já no judicial, feito em último caso e antes dos 5 anos de inadimplência, o trabalho é o mesmo que o anterior. Uma terceirização do serviço de cobrança, mas agora em esfera da justiça.

Neste caso pode inclusive haver a penhora de bens.

3 – Gestão de ativos

Muitas vezes neste tipo de serviço existem três empresas envolvidas: a Recovery e dois bancos, por exemplo. O trabalho da empresa é organizar essa transferência de dívidas e gestão de cobrança.

Como consultar minha dívida com a Recovery?

As duas formas mais simples de você consultar a sua dívida com a Recovery são através do seu site oficial ou do site da Acordo Certo.

1 – Consultando minha dívida com a Recovery através do site oficial:

  1. Acesse o site da empresa
  2. Consulte seu CPF no campo que aparecerá na tela inicial. Caso não tenha cadastro, basta preencher os dados solicitados e seguir para a consulta;
  3. Depois de fazer seu login, visualize as dívidas em aberto.

2 – Consultando minha dívida com a Recovery no site da Acordo Certo:

  1. Acesse o site da Acordo certo: https://www.acordocerto.com.br/parceiros/recovery;
  2. Faça seu cadastro ou preencha as informações caso já tenha consultado seu CPF na nossa plataforma;
  3. Confira as suas dívidas e acordos disponíveis para você. Depois, é só emitir seu boleto Recovery para começar a quitar a dívida.  

Como negociar minha dívida com a Recovery?

Dando continuidade na consulta, em ambos os casos (seja no site da Recovery ou da Acordo Certo), após o login você vai conseguir visualizar não só as dívidas que possui em aberto como também as opções de negociação disponíveis e com desconto para você. 

No caso de fazer a negociação das suas dívidas com a Recovery ser realizada pela Acordo Certo, as condições são:

  • Parcelamento em até 48x
  • Parcela mínima de R$ 60,00
  • Todas as parcelas devem ser iguais
  • Possui uma parcela de entrada para firmar a negociação

Lembrando que em qualquer negociação a carta de quitação somente estará disponível em um determinado prazo após o pagamento da última parcela do acordo vigente.

Como emitir meu boleto Recovery?

O primeiro passo para emitir boleto Recovery é escolher a parcela que cabe no seu bolso. 

Muitas vezes escolhemos a opção em menor parcelas mas que ao longo do tempo não conseguimos cumprir.

Isso se deve ao fato de que, pela nossa emoção, tentamos nos livrar o quanto antes daquela dívida.

Mas será mesmo que pelos meses em que você está se comprometendo, essa parcela está dentro do seu orçamento?

Neste momento trazemos a razão. Veja todas as condições disponíveis e se ao longo do tempo você vai cumprir com todas as datas de vencimento.

Selecione a melhor opção e, assim que fizer a escolha das condições de pagamento, emita o seu boleto.

No caso da Acordo Certo, antes do vencimento enviamos um lembrete por SMS com a linha digitável para você.

Ainda dentro do seu cadastro é possível obter informações sobre os próximos pagamentos, 2ª via do boleto e demais dívidas em aberto.

Caso você precise emitir a 2ª via do seu boleto da Recovery, basta acessar seu cadastro em uma das plataformas disponíveis.

Qual a diferença de negociar dívida direto com a Recovery e a Acordo Certo?

A Acordo Certo é uma empresa de intermediação de dívidas, ou seja, não só dívidas da Recovery mas também das demais empresas parceiras você consegue encontrar em um só lugar.

Nós da Acordo Certo não recebemos o pagamento, apenas negociamos para a Recovery e demais empresas.

O boleto emitido vem como o nome da empresa que você está devendo e a própria Recovery ou empresa parceira da Acordo Certo que paga para nós a nossa comissão de intermediação. 

Lembrando que isso não interfere ou encarece sua dívida. As condições que você encontra aqui e no site oficial da Recovery são as mesmas.

A Acordo Certo limpa meu nome se eu negociar minha dívida da Recovery?

Não é de responsabilidade da Acordo Certo limpar seu nome. A Acordo Certo, assim que o pagamento for compensado, aciona a Recovery e solicita a baixa da restrição do seu nome. 

A própria Recovery ou empresa parceira que faz essa baixa da restrição do “nome sujo”.

Veja mais: empresa especializada em limpar nome existe?

Conclusão

Agora que você sabe o que é Recovery, você viu que negociar sua dívida através de plataformas 100% digitais, de forma transparente e segura é o mais importante.  

Portanto, mesmo que sua dívida tenha sido vendida para uma recuperadora de crédito como a Recovery, não custa dar uma olhada no seu contrato. 

Busque saber as informações e condições da sua dívida para não cair em nenhuma fraude. E lembre-se sempre, seus dados através de empresas como a Recovery e Acordo Certo estão 100% seguros. 

A recuperação de crédito visa facilitar as suas negociações e a Acordo Certo ajuda a trazer, em uma só plataforma, todas suas dívidas, para melhor organização rumo ao seu bem-estar financeiro.

Perguntas frequentes

Como pegar a carta de quitação da Recovery?

Assim que todas as suas parcelas forem quitadas, junte todos os comprovantes de pagamento e solicite no canal de atendimento da Recovery sua carta de quitação.

Muitas vezes esse serviço é automático, mas para não correr riscos, guarde todas as informações e cobre assim que for possível.

Essa carta de quitação deve ser guardada, assim como qualquer documento importante.

Como quitar minha dívida com a Recovery?

Você pode quitar sua dívida com a Recovery através do site oficial www.gruporecovery.com.br ou pela Acordo Certo em https://www.acordocerto.com.br/parceiros/recovery. Em ambas as plataformas as condições de negociação, pagamento e descontos são exclusivas e visam trazer o melhor benefício para você cliente que busca se positivar.

De qual banco é a Recovery?  

A Recovery faz parte do Grupo Itaú, que como você já deve conhecer, oferece várias soluções financeiras e de crédito. 

Como renegociar com a Recovery? 

Veja como é fácil negociar com a Recovery: aqui na Acordo Certo você pode renegociar dívidas com a Recovery sem burocracia, sem complicação e do seu jeito, de forma 100% online e com desconto. Para conferir as ofertas de negociação, é só consultar o seu CPF em nosso site clicando aqui. Este pode ser o recomeço da sua saúde financeira: limpe seu nome negociando aqui na Acordo Certo. 

A Recovery é confiável? 

Sim, a Recovery é confiável! Você pode fechar o acordo certo com muita segurança e sem burocracia. 

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?