É possível consultar e regularizar o CPF direto pelo site da Receita Federal. Você não precisa sair de casa e pode fazer tudo em apenas alguns cliques.

Regularizar o CPF

Ter o CPF regularizado é uma das exigências para receber os benefícios de programas do governo como, por exemplo, o Auxílio Emergencial e cotas do PIS.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo 🔊

Como verificar a situação do CPF?

É possível verificar a situação do seu CPF fazendo uma consulta pelo site da Receita Federal. Siga os passos abaixo:  

  • Acesse o site da Receita clicando aqui
  • Insira os seus dados cadastrais, como CPF e data de Nascimento 
  • Clique na caixinha de validação “eu não sou um robô” 
  • Pronto! 

Agora, o site irá te apresentar um documento da situação do seu CPF e ele pode ser usado para diversos fins, como para finalizar cadastros, solicitar o Auxílio Emergencial, usar para comprovar finanças e pedidos de créditos, em motivos fiscais e até comerciais.  

Status da situação do CPF

Quando você faz a consulta da situação do seu CPF, é possível ter vários resultados que são chamados de status. São eles: 

  • CPF Regular: significa que está tudo certo com a situação do seu CPF 
  • Pendente de regularização: quando você deixa de fazer a declaração d imposto de renda, a Receita Federal coloca este status no seu CPF, que significa que você pode ter caído na malha fina 
  • CPF Suspenso: este status mostra que existem erros no seu cadastro ou que ele está incorreto, por isso fica suspenso até você fazer o ajuste 
  • CPF Cancelado: pode acontecer por vários motivos, como decisões da justiça, número de CPF duplicado ou até quanto o titular falece 
  • Titular Falecido: acontece quando o dono do CPF falece 
  • CPF Nulo: pode significar que o CPF passou por uma fraude  

CPF cancelado? O que fazer?

Se o status do seu CF está como “cancelado”, a primeira coisa que você precisa fazer é entrar em contato com a Receita Federal para solicitar um novo documento. 

É bem raro ter situações em que o CPF foi cancelado, pois isso só acontece por decisões judiciais ou administrativas. 

Por exemplo: pessoas que se casaram antigamente acabaram ganhando um novo CPF depois de alterar o nome, então é preciso cancelar. 

Como regularizar o CPF online?

Se você identificou pendências em seu nome, não deixe de conferir a opção de regularizar CPF online direto pelo site da Receita Federal.  

O serviço é gratuito, mas é cobrada a taxa de R$ 7 aos usuários da rede conveniada Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou cartórios. 

“O cidadão que receber alerta de algum problema relacionado com seu CPF deve, primeiramente, verificar qual sua situação. Para isso não é necessário ir presencialmente ao atendimento da Receita Federal. Essa consulta pode ser feita de forma rápida e segura por meio da seção ‘Meu CPF’ no site da Receita ou baixando o aplicativo CPF Digital no seu celular”, explica a analista tributária da Receita Federal, Patrícia Antoniete Ferreira. 

Quem pode regularizar o CPF online?

Apesar de ser a opção mais prática e rápida, nem todos os casos podem regularizar CPF online:  somente titulares que estão com o CPF Suspenso ou Pendente de Regularização podem regularizar no site da Receita Federal. 

Para isso, basta preencher o formulário no site do Governo clicando aqui, ou então preencher o pedido de regularização no site da Receita Federal clicando aqui.   

Como regularizar o CPF pelo celular?

Se o seu CPF estiver como suspenso, então é possível regularizar a situação através do aplicativo Pessoa Física. Siga os passos: 

  • Baixe o aplicativo “Pessoa Física” na lojinha do seu celular (pode ser Android ou IOS) 
  • Faça login no aplicativo com o número do seu CPF e data de nascimento 
  • No app, selecione a opção “Serviços CPF” 
  • No menu, terá a opção “Regularização de suspensos”: clique nela 
  • Siga os passos indicados na tela para regularizar CPF pelo celular 

Condições para realizar o pedido de regularização pela Receita Federal

Para regularizar o CPF pelo site da Receita, o contribuinte precisa ser maior de 16 anos (ou ter um representante legal, judicial ou procurador).

Também, é necessário estar com a situação cadastral suspensa. Isso significa que o cadastro do contribuinte deve estar incorreto ou incompleto, ou seja, deve faltar alguma informação no cadastro com a Receita Federal ou algum dado deve estar incorreto (em muitos casos, o motivo que leva ao CPF ficar suspenso está ligado com o Título de Eleitor).

Além disso, o solicitante não deve ter sido obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos cinco anos.

Se você se encaixa nas condições citadas acima, é só preencher o Pedido de Regularização de CPF. E se você não tem certeza sobre a situação do seu CPF. consulte online e obtenha o comprovante oficial também no site da Receita.

Documentos necessários para regularizar o CPF

Em alguns casos de regularização, você terá que apresentar documentos na Receita Federal para concluir o processo (seja online por e-mail ou presencialmente). Os documentos solicitados são:  

  • RG 
  • Título de eleitor (e-Título)
  • Comprovante de endereço  
  • Foto selfie com o documento aberto na mão (caso você esteja enviando os documentos por e-mail) 
  • Número do protocolo de atendimento 

Veja mais informações na página oficial do Governo.  

Conte também com a ajuda da Acordo Certo

A Acordo Certo é uma empresa de renegociação de dívidas online, que possibilita quitar suas dívidas com até 99% de desconto. 

FAQ: Perguntas frequentes

Documentos para regularizar o CPF 

Você vai precisar principalmente do Título de eleitor e de um documento com foto, como RG, para regularizar o CPF. Além disso, é necessário também apresentar um comprovante de residência.  

Como consultar o CPF? 

Você pode consultar a situação do seu CPF pelo site da Receita Federal, ou pode consultar CPF para verificar se existem dívidas e pendências no seu nome no site da Acordo Certo.  

Quem pode regularizar o CPF online? 

Quem pode regularizar o CPF online pelo computador ou celular são apenas as pessoas que estão com a situação cadastral de CPF Suspenso ou Pendente de Regularização (devido a não declaração do imposto de renda). 

É possível consultar CPF pelo nome? 

Não é possível consultar CPF pelo nome: somente empresas que são conveniadas com birôs de crédito podem fazer a consulta de CPF pelo nome, logo, pessoas físicas não podem fazer esta consulta desta forma. Também é possível consultar CPF pelo nome através da Receita Federal, mas para isso é necessário ir presencialmente em uma unidade da sua cidade e somente o titular do documento (ou representantes legais) podem consultar. 

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?