Banner Banner

O que é Score Baixo? 7 Passos para Resolver

Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e muitas vezes define a viabilidade de você receber determinado crédito ou até a aprovação do limite do financiamento da sua casa própria. Ter score baixo geralmente significa ter uma pontuação abaixo de 500 e é uma atenção para o banco, ele pode te considerar […]

O que é Score Baixo? 7 Passos para Resolver

Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e muitas vezes define a viabilidade de você receber determinado crédito ou até a aprovação do limite do financiamento da sua casa própria.

Ter score baixo geralmente significa ter uma pontuação abaixo de 500 e é uma atenção para o banco, ele pode te considerar um mau pagador. 

Mas não se preocupe, essa não é uma pontuação fixa, ela se atualiza diariamente. Além disso, seguindo o passo a passo que vamos mostrar por aqui e melhorando seus hábitos de consumo você conseguirá melhorar semanalmente seu score de crédito.

Antes de mais nada, vale te avisar sobre algumas mentiras que contam por aí sobre score de crédito:

  • A pontuação do seu score não te impede te tirar documentos como visto e passaporte;
  • CPF na nota não aumenta seu score
  • Ganhar mais não significa que você vai ter um score mais alto;
  • Pagar sua dívida não faz seu score aumentar no mesmo momento, tenha paciência;
  • Meu score baixou, posso fazer o curso de como aumentar o score rápido? Não! Não é possível pagar para aumentar seu score, fuja de golpes!

Agora sim que você está por dentro dos golpes que podem surgir por aí, vamos conversar sobre o score baixo.

Como resolver o score baixo?

Não estar endividado e hábitos financeiros bons são de fato a regra número 1 para você resolver seu problema de score baixo. Mas isso parece ser muito raso, afinal o que é ter bons hábitos financeiros?

Em alguns casos específicos é interessante saber se este score baixo não está sendo impactado por cobranças indevidas. Portanto, inicialmente, mantenha seus dados atualizados para não correr este risco.

Vamos aos conceitos para que você consiga, de uma vez por todas, sair dessa situação.

CONSULTE SEU SCORE

O que é score?

Provavelmente o que é score é a pergunta mais buscada na internet. Então aqui vai: Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e define com uma nota a sua relação com o dinheiro. 

Os Órgãos de Proteção ao Crédito possuem sua matemática para definir essa pontuação que vai desde um comportamento de 5 anos até 15 anos atrás.

Portanto, já saiba que se você pagar uma dívida hoje seu score não muda automaticamente. Ele somente se altera quando entender que você não é mais um endividado e sabe gastar corretamente seu dinheiro, não se tornando inadimplente novamente.

Quanto maior sua pontuação, maior a chance de você conseguir crédito como empréstimos, financiamento e cartão de crédito nos bancos.

Algumas empresas de crédito definem que abaixo de 700 você já está na linha de um score médio a baixo.

O maior reflexo disso é que mesmo que você consiga algum tipo de crédito, ele pode custar bem mais caro do que uma pessoa com score acima de 700.

Abaixo de 500, definitivamente você está em um estado de atenção e score definido como baixo.

7 passos para fugir do CPF negativado e aumentar seu score

O cálculo para definir seu score não depende só de uma matemática simples, mas sim de um conjunto de fatores. Seguindo esses 7 passos você vai fugir do score baixo e chegar no seu objetivo de positivado com uma alta nota de crédito de uma forma educativa e disciplinada.

Vamos lá!

1 – Quitar dívidas junto aos credores

O primeiro passo sem dúvidas é limpar o nome. Não tem como ter nenhuma pontuação de crédito boa com o CPF negativado. Isso porque a inadimplência por si só já te define em palavras curtas como um mau pagador. 

O sistema entende que, enquanto você tiver contas em aberto, não tem condições de ser uma pessoa disciplinada financeiramente. Então já corre para os sites de negociação de dívidas e faça seus acordos.

2 – Manter o nome limpo

Não basta renegociar as dívidas para ter um nome limpo. Se você não se disciplinar e arcar com o compromisso do início até o fim das suas obrigações com as parcelas deste acordo, você vai continuar com o score baixo.

Você já deve ter se visto nesta situação: fez um acordo em 10x, pagou as 3 primeiras parcelas e já quis pedir um cartão de crédito, afinal seu nome estava limpo. Como provavelmente o limite te dado foi muito baixo ou mesmo negado, você desmotivou e deixou de pagar a próxima parcela do acordo.

Pois é, sinto lhe informar que isso é um péssimo hábito financeiro. Quando bem entender você pede o crédito, mas esquece totalmente das suas obrigações.

Dificilmente a operadora de cartão entende, em tão curto espaço de tempo, que você já seja um bom pagador e, fazendo essa quebra de acordo, você está mostrando que realmente não tem capacidade financeira e disciplina para ter crédito.

Portanto, sua responsabilidade é quitar da primeira à última parcela religiosamente e, de preferência, de 1 a 3 dias antes do vencimento.

NEGOCIE SUAS DÍVIDA

3 – Ter contas em seu nome

Sabia que a pontuação de crédito não é só de coisas negativas? Pois é, essa você não imaginava!

Ter contas em seu nome é um exemplo de disciplina financeira. O sistema do Cadastro Positivo beneficia aqueles que pagam as contas em dia. Portanto, se você não tiver nenhuma conta em seu nome, como ele vai entender que você é um bom pagador?

Na sua casa faça o seguinte: coloque uma conta no nome de cada integrante que recebe renda e ajuda nas despesas de casa. Isso ajuda todos a terem sempre um score positivo.

4 – Pagar todas as contas em dia

Acho que nem precisaria dizer isso, mas temos uma dica neste passo.

Pagar as contas de 1 a 3 dias antes do vencimento ajuda a aumentar o seu score. Isso porque, apesar de ter um vencimento determinado, o sistema entende que você está se comprometendo antes do vencimento da sua obrigação.

Isso significa que você é uma pessoa organizada e já tem aquele dinheiro para pagar a sua conta. Pode não fazer sentido, mas em alguns casos as pessoas colocam o vencimento na data que recebe o salário.

O problema é que se eventualmente seu salário atrasar e você não tiver uma reserva, com certeza deixará de pagar essa conta no dia certo, não é?

Então pense nisso!

5 – Faça compras parceladas

Olha só, quem diria. Enquanto nossa educadora fala para não parcelar, vocês me chegam com esse passo 5 me incentivando a parcelar. Não entendi!

Se você chegou até este passo, quer dizer que agora sim está apto para parcelar alguns ítens que você compra.

Isso porque pode ser que você tenha adquirido uma melhor disciplina financeira, entendendo que, às vezes, pode sim parcelar e que precisa ter controle para essas parcelas não virarem uma bola de neve.

Quando falamos que não pode parcelar é muito para quem ainda está com o CPF negativado e querendo sair das dívidas.

Se você está nesta situação e com CPF negativado, para essas pessoas, a prática não é recomendada, pois dificilmente vai conseguir ter esse controle.

Mas sim, parcelar mostra para o sistema que você está arcando com compromissos financeiros de longo prazo. Mas precisa pagar, senão de nada vale esse passo 5.

6 – Evite pedir novos cartões de crédito e aumento de limite

Pedir cartões de crédito, ter muitas pesquisas no seu nome e solicitar aumento de limite pois você acha que por estar no passo 6 já pode tudo, você se enganou.

Espere o seu banco entender que suas contas estão em dia e ser proativo de te liberar esse aumento de limite.

Caso você ainda não tenha cartão de crédito, espere que o banco te ofereça essa possibilidade ou se for abrir uma conta, tente em apenas um banco. 

Não faça testes para ver onde você vai conseguir um limite maior.

Foco!

CONSULTE SEU SCORE

7 – Mantenha seus dados atualizados

Pode não influenciar muito, mas manter seus dados atualizados nos Órgãos de Proteção ao Crédito, assim como na Receita Federal ajuda bastante o sistema a entender que você se preocupa com sua situação financeira.

Siga estes passos. Tenho certeza de que com o tempo você vai conseguir identificar a melhora no seu score e o principal, ter novos hábitos e preocupações financeiras.

Por que score baixo do nada?

São vários os motivos que podem fazer o score baixar. Não é apenas uma simples atitude como pesquisar por cartões de crédito. 

Portanto, não se preocupe! Muitas vezes ele baixa, mas volta em uma questão de semanas. Quando falamos de score, precisamos pensar em hábitos de longo prazo que vão fazer a diferença para ele se manter alto.

Abaixo alguns dos fatores que podem influenciar negativamente o seu score:

  • Dados desatualizados;
  • Dívidas;
  • Pouco relacionamento com bancos;
  • Muitas solicitações de crédito de forma frequente;
  • Deixar de pagar suas contas dentro do prazo de vencimento;
  • Não movimentar dinheiro na conta;
  • Não autorizar o cadastro do Consumidor Positivo.

Siga em frente, não se preocupe com pequenas mudanças e sim o que você pode fazer para manter ele na nota que busca.

Consulte seu score Boa Vista

Consultar seu CPF é o primeiro passo para saber não só o seu score, mas também começar a entender sua positivação. Por isso, aqui vai um resumo de como é simples, online e 100% grátis ter essas informações.

Confira este passo a passo de como consultar grátis o seu score Boa Vista 

1 – Entre no site do Consumidor Positivo;

2 – Digite seu CPF;

3 – Crie ou coloque sua senha;

4 – Logo na página inicial você terá a nota do seu score assim como dicas do que pode estar influenciando este score baixo;

5 – Procure informações sobre a renegociação de dívidas, se este for o seu caso;

6 – Caso seja apenas alguns hábitos, clique em saber mais para identificar que atitudes você pode mudar para aumentar seu score;

7 – Não esqueça de autorizar o Cadastro Positivo nas configurações  para mostrar seus pagamentos em dia e boa relação com dinheiro: nota positiva para seu score.

Conclusão

Não é apenas uma atitude, mas sim um conjunto de hábitos que vão te deixar com uma nota alta de crédito. Portanto, tenha paciência e disciplina afinal:

“Só alcança o sucesso quem suporta o processo.” – Bruna Allemann

Não pule etapas, faça isso por você e pela sua família.

Perguntas Frequentes

Qual pontuação é considerada score baixo?

Isso depende da empresa que você está consultando, mas geralmente score baixo é uma nota abaixo de 500. Com esta pontuação fica mais difícil conseguir crédito no mercado.

Entre 500 e 700 podemos considerar um score médio, que ainda não é o ideal, mas já te deixa mais perto de um bom score de crédito para ter boas opções de taxa de juros de financiamento da casa própria, por exemplo.

Por que o score baixa sem motivos?

O score não baixa sem motivos, o ponto é que não é só deixar de pagar uma conta que ele muda, e sim um conjunto de hábitos e informações sobre sua relação com o dinheiro.

Dados desatualizados, pedir aumento de limite, pouco relacionamento com bancos, não movimentar dinheiro na conta e não ter contas em seu nome são alguns outros exemplos que podem fazer seu score diminuir. Portanto, crie bons hábitos financeiros e não se preocupe com mudanças de curto prazo.

Qual banco aprova com score baixo?

Isso é muito relativo pois não é só o score que define se o banco vai aprovar ou não seu limite e cartão de crédito.

Lembrando que praticamente todos os bancos digitais aprovam a abertura da conta, mesmo com CPF negativado e score baixo, o que ele reprova é a solicitação de crédito (cartões, cheque especial, empréstimo, financiamento, etc).

Geralmente o banco que aprovar seu limite com score baixo pode estar te cobrando altas taxas de juros. Nem sempre buscar crédito enquanto você não é disciplinado financeiramente é a melhor solução.

Melhore seus hábitos financeiros primeiro.

6 respostas para “O que é Score Baixo? 7 Passos para Resolver”

  1. Avatar for Edite de Azevedo Barbosa Edite de Azevedo Barbosa disse:

    Gostaria de saber como está o meu score

  2. Avatar for Maria Vaneris Silva E Silva Maria Vaneris Silva E Silva disse:

    Paguei a conta da vivo e meu celular Tá uma semana cortado,deem baixa na empresa por favor

    • Avatar for Williane Williane disse:

      Oi, Maria! Tudo bem? O prazo para a baixa de pagamento do seu boleto, pode levar de 3 á 10 dias úteis, a contar da data do pagamento.

      Isso porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.



    Anúncio Blog - Acordo Certo