Evite ter cartão de crédito e empréstimos reprovados e entenda TUDO sobre score de crédito, que é uma nota de 0 a 1.000 para seus hábitos financeiros.

Como funciona o score de crédito

O score de crédito é um dado que tem por objetivo medir o grau de risco que uma pessoa tem de entrar em situação de inadimplência. Recentemente, essa informação começou a ser divulgada, gerando muitas dúvidas nos consumidores.

Mas, afinal, o que significa esse termo e qual a sua real função? Neste artigo, vamos responder a essa pergunta, bem como mostrar como aumentar o seu score. Acompanhe!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. 🔊

O que é score de crédito?

Basicamente, é uma pontuação atribuída a cada indivíduo que mostra a probabilidade de ele ficar negativado em uma operação de crédito ou de concessão de serviços em que os pagamentos são feitos mensalmente.

Por meio dele, as operadoras, lojas e prestadores de serviços consultam o seu histórico de crédito, refletidos na pontuação score. Em outras palavras, atualmente, um CPF sem restrições não é suficiente para que uma empresa ceda um crédito ou serviço.

Como mencionamos, o score de crédito é uma espécie de pontuação recebida. Ele é atribuído tomando como base as operações de pagamentos ocorridas dentro de um período de 12 meses.

O sistema utiliza as informações públicas que são divulgadas por bancos, instituições financeiras e demais empresas que trabalham com crédito. A pontuação pode variar entre 0 a 1.000, sendo a classificação do risco atribuída da seguinte forma:

  1. de 0 a 300 pontos é considerado um consumidor com alto risco de inadimplência;
  2. 301 a 700 pontos pode ser indicador de um risco moderado;
  3. acima de 701 até 1.000 estão classificados aqueles com baixíssimo risco de inadimplência;

A primeira faixa de pontos é conhecida também como “score baixo“, pois representa as menores pontuações e consequentemente mostram que o consumidor tem um histórico financeiro negativo. Já a partir da segunda faixa de pontos já é possível considerar que o consumidor tem um score positivo.

Entendido o que é score de crédito bem como a forma que classifica e atribui a sua pontuação, vamos mostrar qual é a importância de ter uma boa numeração. Continue lendo!

Qual é a importância do score de crédito?

O score já é uma realidade para a maioria dos brasileiros que desejam pegar empréstimos, fazer financiamentos ou realizar algum contrato de execução ou concessão de serviços.

Ou seja, as empresas estão utilizando essa informação para decidir se vão ou não fazer negócios com você — e isso já é motivo suficiente para que você queira ter uma boa pontuação.

Imagine se você precisa de um empréstimo com urgência e, mesmo sem nenhuma restrição, não consegue porque o seu score é baixo?

Seria frustrante e prejudicial à realização dos seus objetivos. Por isso é importante que você consulte o seu score e siga as dicas que vamos passar no próximo tópico para conseguir aumentar a sua pontuação e garantir um score alto.

Como aumentar o meu score de crédito? Siga estas 6 ações infalíveis

1. Positivar o nome

Ter um CPF livre de restrições é o primeiro passo para aumentar o seu Score Boa Vista — afinal, esse é o principal elemento para que você tenha acesso às linhas disponíveis e serviços que podem ser contratados.

Alguns Órgãos de Proteção ao Crédito oferecem, ainda, o score turbo, uma função gratuita para te ajudar a quitar suas dívidas e aumentar seu score de forma mais rápida.

Você pode consultar o CPF grátis e ver se tem alguma dívida com as empresas parceiras da Acordo Certo, para então fazer um acordo online pelo site clicando aqui.

2. Mantenha seus dados atualizados

Essa dica é bem simples, mas é extremamente eficiente para aumentar o seu score. Mantenha informações como idade, endereço, telefone e local de trabalho sempre atualizados nos órgãos de proteção ao crédito. Dessa forma, o sistema entenderá que seus dados são confiáveis e atribuirá uma pontuação melhor ao seu CPF.

3. Faça o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um sistema que armazena informações importantes para uma empresa na hora de conceder crédito. Portanto, também influencia positivamente no cálculo do seu score do CPF. Ative gratuitamente o seu Cadastro Positivo Boa Vista aqui.

4. Pague suas contas em dia

Como mencionamos, o sistema que calcula a pontuação faz um comparativo de todos os pagamentos que você efetuou ao longo de 12 meses. Assim, se você pagou todas as suas contas em dia, ele atribuirá um score maior ao seu perfil.

Portanto, faça o possível para sempre honrar com os compromissos financeiros assumidos — principalmente aqueles que são pagos por boletos registrados, faturas ou demais cobranças recorrentes. De preferência, coloque tudo no débito automático em seu banco.

Dessa forma, você não corre o risco de esquecer e acabar sendo prejudicado com uma pontuação baixa.

5. Pague dívidas que já caducaram

Muita gente confunde a prescrição de dívidas com extinção. O fato de ter decorrido o prazo de 5 anos e o seu débito ter saído dos serviços de proteção ao crédito não significa que ele deixou de existir.

Portanto, ao deixar uma dívida como essa caducar, você pode prejudicar o seu score de crédito, uma vez que o sistema entenderá que ela ainda está em aberto. Além disso, mesmo após esse prazo, o seu credor poderá cobrar o valor novamente e colocar o seu CPF em restrição. Confira porque pagar uma dívida que já caducou.

Também devemos considerar que uma dívida que fica por muito tempo em aberto pode ficar bem mais cara e ainda aumenta o risco de o credor acionar a justiça para receber determinados valores. Nesses casos, a conciliação é o melhor caminho. Fazendo isso você se livra de pagar juros altos, começa a ficar longe do score baixo e contribui para melhorar a sua pontuação.

6. Faça um planejamento financeiro

Por mais básico que possa parecer, é sempre importante ressaltar a relevância que um planejamento financeiro consistente e realista tem na hora de manter as finanças em dia. Não existe uma fórmula única a ser seguida, mas, no geral, o ideal é anotar todas as despesas e os ganhos, a fim de identificar para onde o dinheiro está sendo direcionado.

O objetivo é que, com esse controle, a pessoa consiga identificar a aplicação precisa do orçamento e, até mesmo, realizar cortes sempre que necessário. É importante, no entanto, que realmente todas as despesas sejam anotadas — até mesmo, as menores e banais —, pois, dessa forma, as informações apresentadas serão totalmente confiáveis.

Agora que você já sabe o que é como funciona o score de crédito, pode organizar o orçamento e planejar-se financeiramente para manter as contas sempre em dia e ter um bom histórico de pagamento no mercado. Com foco, comprometimento e disciplina, é possível alcançar ótimos resultados e chegar ao final do mês sempre no azul.

Gostou do conteúdo? Você pode consultar o CPF e conferir se tem alguma dívida com as empresas que são nossas parceiras e fazer o acordo certo online.

Confira nosso infográfico completo sobre score de crédito!

Score de Crédito

Que tal compartilhar com seus amigos e familiares?

FAQ: Perguntas frequentes

Como funciona o score de crédito?

O score de crédito é uma nota que cada brasileiro recebe, e tem como base as operações de pagamentos ocorridas dentro de um período de 12 meses. O sistema de score usa informações públicas que são divulgadas por bancos, instituições financeiras e demais empresas que trabalham com crédito.

Como ver o meu score?

Você pode consultar score grátis e ver sua nota consultando o CPF gratuitamente na Acordo Certo! É só acessar o site e conferir seu Acordo Certo Score. Oferecemos também o serviço de monitoramento de CPF gratuito, onde você pode conferir as atualizações de pontos do seu score.

Qual é o melhor site para ver o score?

O melhor site para ver sua pontuação e monitorar seu CPF é o da Acordo Certo, pois oferecemos consulta gratuita, online, pelo celular ou computador e ainda a possibilidade de renegociar dívidas.

Qual é o score ideal para crédito?

O score ideal deve estar acima de 701, pois os consumidores que tem esta pontuação tem baixíssimo risco de inadimplência, logo, tem mais vantagens e melhores condições na hora de contratar um crédito.

Como ter 1.000 pontos no score?

Para chegar na pontuação máxima do score, você deverá ter paciência (pois o aumento pode demorar) e sobretudo comportamentos financeiros positivos, como quitar dívidas, manter o nome limpo, atualizar seus dados cadastrais em bancos e birôs de crédito, ativar o Cadastro Positivo, pagar contas em dia ou com antecedência, não pedir empréstimos e financiamentos com muita frequência, monitorar seu CPF com frequência, etc.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?