Consulte seu CPF e negocie suas dívidas

Consulte já

Qual Score é Bom para Financiamento? Saiba a Nota Ideal 

Seu maior sonho é ter a casa ou carro próprio? Então é muito importante saber qual score é bom para financiamento! Veja qual é nota ideal e como conseguir.

Qual Score é Bom para Financiamento? Saiba a Nota Ideal 

Seu maior sonho sempre foi conseguir a casa ou carro próprio? Então sem dúvidas você já deve conhecer os financiamentos que ajudam a alcançar este sonho da sua vida, né?  

Entretanto, sabemos que nem sempre é fácil conseguir a aprovação de um financiamento. Mas calma que existe uma solução!  

Para conseguir aprovação, é importante ficar de olho no seu score de crédito, afinal, é ele que mostra como está a sua reputação financeira e como é sua relação com o dinheiro.  

E é por isso que hoje vamos te apresentar qual score é bom para financiamento, como conquistar uma boa nota e também o que os bancos levam em consideração na hora de fazer a análise de crédito do seu perfil. Confira! 

O que é score? 

A palavra “score” quer dizer “pontuação”. Aqui no Brasil, o termo “score de crédito” ganhou um novo significado: é ele que apresenta a pontuação que os Órgãos de Proteção ao Crédito dão para cada consumidor, de acordo com a sua relação e comportamento com o dinheiro.  

Essa pontuação, que vai de 0 a 1000, é calculada através de sistemas com inteligência artificial, que captam informações de meses e anos atrás relacionadas às finanças de cada consumidor.

Resumidamente, o score de crédito é como um histórico da sua vida financeira. É ele que mostra qual a sua probabilidade de ficar inadimplente e deixar de pagar uma conta no dia a dia.  

É por isso que quando você está precisando de um empréstimo ou financiamento, os bancos e instituições financeiras conferem seu score, para ver se você tem uma boa reputação financeira e se é um bom pagador.  

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

CONSULTE SEU SCORE GRÁTIS

Como é feita a análise de crédito para o financiamento?

A análise de crédito para fazer o financiamento passa por várias etapas, como:

  • a conferência de restrições cadastrais;
  • comprovantes de renda;
  • a análise do perfil do cliente que está solicitando o crédito;
  • relacionamento com a instituição financeira (tempo que é cliente, se já contratou outros créditos, etc.). 

Esta análise acontece antes da aprovação do financiamento e é feita pelas instituições financeiras. Cada uma delas tem as suas próprias regras, por isso, algumas são mais flexíveis e outras mais criteriosas e rígidas.

Ao fazer simulações de financiamentos em bancos e instituições diferentes, você perceberá que em algumas as taxas de juros são mais altas, e em outras são mais baixas.

Tudo isso está relacionado com a análise de crédito que a instituição fez do seu perfil e como consideraram seus históricos financeiros.

Se a instituição acredita que você oferece risco de inadimplência e pode não conseguir pagar o financiamento, então eles aumentam a sua taxa de juros, para então correrem menos riscos.

Mas se a instituição achar que o seu score está alto e sua análise de crédito está boa, então a sua taxa de juros é menor, pois você não apresenta riscos de inadimplência.

Qual score é considerado bom?

De acordo com o Score Boa Vista, a pontuação 625 é considerada boa.  

Existem vários níveis de notas, e cada um deles mostra o risco de inadimplência do consumidor. Veja mais sobre cada faixa de pontuação:  

  • De 0 a 549 pontos, o score é baixo: o consumidor que tem esta nota é considerado com alto risco de inadimplência. Ou seja, ele é mais provável de ter contas atrasadas, protestos e até mesmo ações judiciais; 
  • De 550 a 624 pontos, o score é médio: com esta nota, o consumidor apresenta risco moderado de inadimplência. Logo, a chance de se obter crédito pode ser maior, porém ainda fica em observação em muitas instituições financeiras. Esta nota é dada para quem acabou de limpar o nome, por exemplo. 
  • De 625 até 699 pontos, o score é bom: esta pontuação mostra que o consumidor é um bom pagador, por isso, garante mais chances de obter boas condições de crédito no mercado. 
  • De 700 a 799 pontos, o score é muito bom: neste nível de pontuação, o consumidor já consegue boas condições de créditos em bancos, financeiras e até em lojas. Inclusive, esta é o nível mais recomendado para conseguir um financiamento.
  • De 800 e 1.000 pontos, o score é excelente: Nesta faixa de nota, você tem ofertas ilimitadas de crédito e as melhores condições do mercado. Este é o melhor nível, mas também o mais difícil de ser alcançado. Sabia que poucos brasileiros conseguem chegar nesta pontuação? São mais de 60 milhões de endividados no Brasil e isso influencia negativamente para ter um percentual maior de um excelente score. Mas calma que não é impossível de chegar nesta nota! Isso leva tempo e precisa ser definido como meta.

 
CONSULTE SEU SCORE AGORA

 
CONSULTE SEU SCORE AGORA

Afinal, qual score é bom para financiamento?

Cada instituição financeira que oferece financiamentos tem suas próprias regras, mas normalmente notas score acima de 625 são consideradas boas para solicitar e ter mais garantia de aprovação.  

Lembre-se que quanto maior a pontuação score, mais fácil e rápido será a aprovação do financiamento.  

Destacamos também que quanto maior o valor solicitado, mais aprofundada e criteriosa será a análise de crédito do seu perfil. 

Qual score é bom para financiamento de imóvel?

Para fugir do aluguel e conseguir um financiamento de imóvel, garanta que sua pontuação score esteja acima de 700, que é considerado muito bom.  

Notas acima de 625 já são consideradas boas, pois mostram que o consumidor apresenta pouco risco de inadimplência, mas como os valores para financiar um imóvel geralmente são grandes, então é melhor garantir uma pontuação mais alta também.  

Qual score é bom para financiamento de veículo?

Para conseguir um financiamento de veículo, recomendamos que você garanta um score acima de 700 também, pois esta nota é considerada boa. 

Apesar de ser um valor mais baixo do que um imóvel, os valores para financiar um veículo costumam ser altos também, então é importante deixar sua nota alta.

Caso você ainda não tenha o score 700, tente garantir pelo menos a nota de 625, que já é uma nota boa.  

DESCUBRA QUAL SEU SCORE

DESCUBRA QUAL SEU SCORE

Como aumentar o score para financiamento

Ao contrário do que muitas pessoas dizem na internet, não existe uma fórmula mágica para aumentar o score em 30 dias ou algum aplicativo de score que aumenta a nota em algumas horas.  

O que existe são hábitos financeiros positivos, que se você os seguir, acaba conseguindo um aumento na sua nota.  

Então, se você quer aumentar o score para fazer um financiamento, siga as seguintes dicas:

  1. 1 – Ative o Cadastro Positivo 
  2. 2 – Negocie dívidas e pendências 
  3. 3 – Evite pedir vários créditos ao mesmo tempo 

Ative o Cadastro Positivo

Se você ainda não conhece o Cadastro Positivo, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de aumentar o score! 

O Cadastro Positivo é como se fosse o contrário do score de crédito: enquanto o score capta históricos negativos financeiros (como o atraso de um pagamento), o Cadastro Positivo pega informações positivas da sua vida financeira, como: 

  • Pagar contar em dia 
  • Pagar contas com antecedência 
  • Quitar dívidas 
  • Quitar financiamentos 

A ativação deste cadastro é gratuita e pode ser feita diretamente no site do Consumidor Positivo.  

Negocie dívidas e limpe seu nome

Para aumentar o score, uma das dicas mais valiosas que podemos compartilhar com você é esta: consulte seu CPF, verifique se existem dívidas no seu nome e então faça uma renegociação. 

Ao começar a pagar um acordo de negociação, a empresa credora precisa tirar o seu nome dos Órgãos de Proteção ao Crédito, ou seja, limpar o seu nome.

Confira as dívidas e negocie com até 99% de desconto aqui na Acordo Certo: todo o processo é feito de forma 100%.

NEGOCIE SUAS DÍVIDAS

NEGOCIE SUAS DÍVIDAS

Evite pedir vários créditos ao mesmo tempo

Se o seu foco é conseguir um financiamento para comprar a casa ou carro dos sonhos, então evite solicitar outros tipos de créditos ao mesmo tempo, como empréstimo pessoal, aumento de limite de cartão de crédito, usar o cheque especial, etc.  

Ao pedir vários créditos, as empresas entendem que você está desesperado e por isso apresenta grande risco de gerar inadimplência, o que acaba reduzindo a sua nota score.

E para finalizar, aqui vai nossa dica final: faça um planejamento financeiro antes de contratar um financiamento

Antes de contratar qualquer crédito, mesmo que seja com um valor pequeno como o empréstimo FGTS ou consignado, faça um planejamento financeiro e entenda o que você está gastando e também recebendo a cada mês.

Muitas pessoas ficam superendividadas porque escolhem assumir contas que não conseguem pagar de verdade, e isso acontece por não saberem ao certo qual o orçamento disponível na sua conta a cada mês.

Se um crédito for atrapalhar o pagamento das suas contas básicas (alimentação, transporte, saúde, moradia e educação), não contrate-o, ok? Sempre priorize o pagamento destas contas, para que o seu bem-estar e o da sua família não sejam afetados.

Não adianta ter um score bom para financiamento, se este crédito for atrapalhar a sua vida e te deixar no vermelho, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.