Quer saber de um truque para aumentar seu score? Entenda agora o que é Score Turbo e como você pode turbinar sua pontuação. 

Score Turbo

Quer saber de um truque para aumentar seu score? Entenda agora o que é Score Turbo e como você pode turbinar sua pontuação. 

Calculado a partir da sua relação com o dinheiro e hábitos financeiros, o score de crédito é uma pontuação que identifica o quão bom pagador você é. Através dos seus pontos, as instituições financeiras, bancos, lojas e empresas conseguem saber qual é o grau de risco que uma pessoa tem de ficar inadimplente. 

Na prática, isso significa que se você tem o score baixo, você terá maiores dificuldades para conseguir financiamentosempréstimos ou para contratar alguns serviços como cartão de crédito, telefone e etc.

Para saber qual é a sua pontuação score, basta fazer uma consulta CPF e conferir se há dívidas no seu nome.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. ?

O que é score turbo?

Score turbo é uma função gratuita que alguns Órgãos de Proteção ao Crédito oferecem para te ajudar a quitar suas dívidas e aumentar seu score de forma mais rápida.

Ele só está disponível para consumidores que possuem dívidas para negociar e não são todas as dívidas que contam com ofertas turbo.

Esta turbinada no score acontece quando você faz um acordo para negociar a dívida que possui uma oferta de Score Turbo.

Ao consultar seu CPF, você pode encontrar ofertas que te oferecem uma pontuação de score a mais caso você quite aquela dívida.

No momento da negociação, o próprio sistema te informará se a sua oferta possui Score Turbo e quanto a sua pontuação vai subir se você fizer o acordo proposto.

Assim que seu pagamento é compensado, o seu score do CPF aumenta, de acordo com a pontuação acordada na oferta.

Ah, e se o sistema verificar que os pagamentos foram feitos com atrasos, é bem provável que a função de “turbinar” seja desativada, então toma cuidado hein?

É importante saber, também, que o score turbo só funciona se você tiver seu Cadastro Positivo ativado, por isso, antes de procurar um acordo, fazer sua negociação e começar a quitar suas dívidas, assegure-se de ativar o seu Cadastro Positivo para aproveitar o score turbo.

Como aumentar o score rápido?

Diante das dificuldades encontradas quando se tem o score baixo, existem muitas empresas que vendem o sonho de aumentar o score rápido para que seu nome saia logo do vermelho, e prometem aumentar através de serviços, de aplicativo para aumentar score, etc.

Acontece que, na realidade, esta tarefa só depende de você e dos seus hábitos financeiros e você não precisa pagar nada a mais por isso (além das suas contas em dia, é claro).

Qualquer promessa de aumento de score onde você precise fazer um pagamento por isso pode ser uma fraude. 

Se você quer ter um score campeão e garantir mais pontos positivos, basta cumprir com suas obrigações financeiras, como por exemplo fazer seus pagamentos com antecedência ou no mínimo em dia.

Como citamos antes, também ajuda manter o Cadastro Positivo ativo e evitar pedir com grande frequencia novos créditos, como empréstimos e cartões. Por fim, se caso você tiver dívidas, busque fazer acordos para negociá-las e mantenha suas contas sempre em dia.

Aos poucos, os sistemas dos Órgãos de Proteção ao Crédito vão entender que você é sim um bom pagador e seu score irá aumentar.

O que é cadastro positivo?

O cadastro positivo é como se fosse uma versão positiva do Score: da mesma forma que o score acumula pontos negativos quando você atrasa algum boleto, o cadastro positivo acumula pontos quando você paga com antecedência uma conta.

Ou seja, ele reúne informações positivas sobre seus hábitos de consumo, como quando você faz o pagamento de um boleto corretamente, ou da fatura do cartão de crédito, ou ainda das suas contas de água e luz, etc.

Você já deve estar se perguntando: e como eu crio meu cadastro positivo?

Na verdade, ele já está criado e sendo atualizado desde 2019, quando a Lei 12.414 passou por um ajuste e definiu que todas as pessoas que possuem CPF ou CNPJ já estão automaticamente inscritas no Cadastro Positivo.

Se você não quer ter um cadastro positivo, é possível pedir a remoção dele nos Órgãos de Proteção ao Crédito. Para isso, basta entrar em contato diretamente com eles. Mas pense bem: ter seu cadastro positivo e mantê-lo ativo é sinônimo de aumento de score e de conseguir score turbo.

Qual a importância de ter um score alto?

O score é como se fosse a sua reputação em instituições financeiras. Por isso é importante manter o score alto: você não quer que sua relação com o dinheiro seja motivo para que os bancos te evitem, né?

Porque é mais ou menos isso que acontece: quando um consumidor tem um score baixo, ele passa a ter dificuldades em conseguir produtos e serviços relacionados à crédito, como cartões, empréstimos, financiamentos, etc.

Logo, é importante cuidar da sua nota e deixar seu score alto para que você não tenha problemas inesperados na hora de realizar um sonho, como conquistar um carro, moto ou casa por exemplo.

Quais os benefícios do Score Turbo para os consumidores? É vantajoso?

O principal benefício do Score Turbo é ter acesso a algumas ofertas de negociação de dívidas mais atrativas e que tem a vantagem de oferecer pontos positivos extras para seu Score, caso esta dívida seja quitada dentro dos prazos combinados no acordo.

Se é vantajoso ou não, quem responderá é você consumidor: ao analisar as propostas para negociação de dívidas, veja aquelas que possuem a função turbo. Em seguida, confira quantos pontos extras (“turbinada”) aquele acordo vai te dar.

Lembre-se que para seu score ser considerado pelo menos médio, ele precisa estar acima de 550. Então, se faltam apenas alguns pontos para alcançar um score melhor, então pode ser que não seja tão vantajoso. Mas se você precisa de muitos pontos, esta função pode te ajudar de forma mais eficaz.

De toda forma, é um benefício interessante, mas vale lembrar que não está disponível para qualquer dívida que você tem. Então, se tiver mais de uma dívida, talvez você não consiga usar a função turbo em todas elas, ok?

Score turbo é confiável?

Sim, o Score turbo é confiável. Porém, ao analisar os relatos de usuários, é possível encontrar pessoas afirmando que a política para análise e cálculo dos pontos não é muito transparente. 

Mas vale lembrar que para o score aumentar, de fato, é preciso que o pagamento do seu acordo seja feito em dia e registrado pelo sistema. Isso leva em torno de cinco dias úteis. 

É importante lembrar também que o Score Turbo, por si só, não te garante um score excelente.

Você precisa ter uma vida financeira organizada e cumprir com suas obrigações financeiras para atingir uma pontuação equilibrada em seu score de crédito.

Outro ponto de atenção é que, se você fizer novas dívidas ou atrasar seus pagamentos, seu score será afetado novamente, independentemente do Score Turbo.

Isso acontece porque o score é uma pontuação dada de acordo com a sua performance como pagador.

Ou seja, se você atrasar seus pagamentos ou ficar inadimplente, ele tende a cair, agora se você pagar tudo em dia, seus pontos tendem a aumentar.

Conclusão

O score de crédito é a pontuação mais importante da sua vida financeira. Isso porque é ela que vai dizer se você tem bons hábitos financeiros, se paga suas contas em dia, se possui dívidas e etc. 

Por isso, quanto maior é o seu Acordo Certo Score, mais possibilidades de conseguir contratar alguns produtos e serviços em instituições financeiras. Ou seja, para ter um score para financiamento, empréstimos ou qualquer outro crédito, o ideal é que a nota esteja sempre alta.

Para além do acesso, quando se tem uma score alto você tem também melhores ofertas como juros mais baixos e melhores condições de pagamento.

Diante disso, é fundamental ter uma vida financeira equilibrada para conquistar uma boa pontuação, e não há caminho curto para aumentar seu score. Isso só acontece a partir de um conjunto de bons hábitos financeiros.

Perguntas frequentes

Quem tem direito ao Score Turbo?

Todo consumidor brasileiro que tenha o Cadastro Positivo ativo e que esteja com um score baixo. Se o seu score Boa Vista estiver alto, é bem provável que as ofertas para negociação de dívidas não apareçam com a opção de turbinar, pois os sistemas que calculam o score entendem que você já está melhorando seus hábitos financeiros.

Quais contas aumentam o score?

Todas as contas que estão no seu nome tem o poder de aumentar ou reduzir seu score, como a conta de água, luz, telefone ou até faturas de cartões de crédito. Para aumentar o score, lembre-se de pagá-las dentro do prazo ou ainda com antecedência.

O que é um score alto? 

Score alto é quando sua nota score está acima de 700, geralmente entre as faixas de 700 a 799 (muito bom) ou entre 800 e 1.000 pontos, que é o limine máximo do score. Estas notas mostram que o consumidor tem uma relação com o dinheiro muito saudável e positiva, e que ele quase não apresenta risco de inadimplência.

Qual pontuação é boa para o score?

Uma pontuação de score é considerada boa a partir de 625. Nesta faixa de pontos você já é um bom pagador e fica mais fácil ainda obter boas condições de crédito no mercado.

Quanto é um score bom?

Um score bom precisa estar acima de 625. Acima de 700 já é considerado muito bom e acima de 800 é excelente.

As pontuações consideradas boas, que são entre 625 e 699, mostram que você saiu da faixa média de pontuação (que é de 550 a 624) e já está evoluindo seus hábitos financeiros, tornando-os mais positivos.

Score 450 é bom?

Se você tem um score de 450, você tem um score regular.

Um score abaixo de 549 é considerado um score baixo. Isso significa que, para os Órgãos de Proteção ao Crédito, este consumidor tem um alto risco de inadimplência. Ou seja, mais provável de ter contas atrasadas, protestos e até mesmo ações judiciais.

Qual score é bom para pedir cartão de crédito?

Depende! Não existe um Score mínimo para cartão de crédito. Isso porque o mercado financeiro conta com um amplo catálogo de soluções de crédito voltadas para todos os tipos de consumidores.

Você pode conseguir cartões de crédito com o score baixo, mas com taxas e condições mais rigorosas, por exemplo.

Mas, de modo geral, pessoas com pontuação entre 0 e 300 dificilmente vão conseguir uma opção de crédito interessante, seja para cartão, empréstimos ou financiamentos. 

Qual o melhor cartão de crédito para score baixo?

Não existe o melhor cartão de crédito para consumidores com score baixo. O que existem são opções de instituições financeiras que oferecem cartões e cabe a você definir quais são as suas prioridades e necessidades. Lembre-se que o cartão de crédito pode te ajudar mas também pode te prejudicar muito.

De toda forma, temos algumas dicas: O Itaú tem opção de cartão de crédito que pode ser aprovado mesmo com score baixo, assim como o Pagbank.

Hoje em dia existem inúmeras fintechs onde o foco é ajudar justamente os consumidores com pouco crédito. Algumas instituições financeiras maiores também tem se atentado à esta necessidade dos consumidores.

Web stories